apanhar gatinhos

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Siissii
Membro Veterano
Registado: sexta jan 11, 2008 7:10 pm

domingo ago 09, 2009 7:28 pm

Olá!

Já não passava por aqui à algum tempo mas tenho uma situação complicada em mãos. O meu namorado tem uma casa no campo (mais uma quinta) onde os pais passam o verão. Têm um gato mas entretanto veio mais uma gatinha que são por lá alimentados. A gatinha emprenhou e nasceram 4 gatinhos. Agora ainda mais gatos apareceram pois sabem que ali há comida. A situação esta-se a agravar cada vez mais e como para alem de gatos ha tambem caes para alimentar é urgente encontrar casa para os quatro pequeninos. O problema é que eles são dificeis de apanhar... São muito assustados e só andam perto da mãe. Andam sempre ali são "da casa" só não se aproximam muito das pessoas...
Então o que vos venho perguntar é se alguem me sabe dar dicas de como apanhar os gatinhos para que seja possivel dar-lhes uma nova casa.

Muito obrigado
<strong>Ana</strong>
sanaMalina
Membro Veterano
Registado: terça jul 21, 2009 2:58 pm

segunda ago 10, 2009 12:29 pm

Olá Siissii.
Eu passei pela mesma situação com a Mia. Ela andava por ali tinha menos de um mês e fugia sem se deixar apanhar.
Na minha opinião deveria criar uma rotina. Demora tempo e é preciso muita paciência mas vale a pena.
Tente ir todos os dias ao mesmo sítio á mesma hora e ficar por lá um bocado a chamar para se irem acostumando á sua voz. Leve sempre comida claro. Não fique de pé, a altura intimida-os, e nem os olhe nos olhos fixamente, olhe e desvie o olhar, ele também se sentem intimidados com esse comportamento, preferem sempre as pessoas que não os olham nos olhos.
Pode também tentar levar uma daquelas bolinhas de espuma para gatos, como são vários gatinhos até pode pegar a brincadeira.
Tente aproximar-se da mãe.
Boa sorte! :wink:
<p>760 501015 - fa&ccedil;a uma chamada e ajude a alimentar um animal abandonado!</p>
<p><a href="http://www.uniaozoofila.org/index.php?o ... &acute;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>Sandra</p>
Siissii
Membro Veterano

segunda ago 10, 2009 6:46 pm

Muito obrigaa pela ajuda! O problema é que eu acho que um pouco dessa rotina ja se criou... É que os gatinhos não saem do quintal la da quinta, sabem quem os alimentam e estão na companhia dos pais do meu namorado todos os dias, eles ja os conhecem só não se chegam... Só comem quando eles estão a uma distancia consideravel...A mae ja se chega mas nao deixa que lhe toquem...
<strong>Ana</strong>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

segunda ago 10, 2009 9:10 pm

É dar-lhes 2 dias de fomeca à mãe, se é que ela ainda os amamenta e colocar a paparoca numa armadilha... :wink: Um a um, com paciência, apanham-nos todos :wink:

Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Siissii
Membro Veterano

segunda ago 10, 2009 10:46 pm

Ja consegui arranjar dono para um! Outro medo que tenho é que o gatinho não se consiga ambientar a uma casa onde vai estar sem mais nenhum irmaozinho!

Tenho aqui uma estrategia armada! Estou a pensar deixar uns dias a caixa transportadora no habitual local da paparoca e deixar la dentro a comida para ver se eles se habituam a caixa... Num dia ponho la a comidinha e a ver se apanho o primeiro... Espero que funcione
<strong>Ana</strong>
leonildecarvalho
Membro Veterano

segunda ago 10, 2009 11:10 pm

Ou então colocar a comida num local onde facilmente posssam ser encurralados e depois é apanhá-los à "la unha" como já o fiz por diversas vezes. De prémio tive umas belas "tatuagens naturais à la borliu" :P :lol:

Boa sorte :D

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
SiameseMaria
Membro Veterano
Registado: terça out 31, 2006 2:02 pm

terça ago 11, 2009 11:00 am

Outra hipótese, que faço normalmente com excelentes resultados, mas só dá se tiver uma arrecadação/anexo/garagem, qualquer coisa fechada, é colocar lá a comida no chão num prato grande, atar um fio à porta e esperar escondida… assim que entram e já estão distraídos a comer… pimba! Fecha a porta! Depois é como a Leo disse… apanhá-los “ à lá unha”, mas é bastante mais fácil estando confinados entre 4 paredes… E pode sempre “enxotá-los” para dentro da transportadora, sem ser necessário agarrá-los com as mãos…

Eu é o que faço, mas tenho um anexo que dá para a janela da cozinha. Tenho um fio preso à maçaneta da porta do anexo e vejo tudo o que se passa da cozinha. Meto a comida no chão do anexo e espero… Até agora… tenho apanhado sempre de uma só vez a família toda! Mãe e filhotes! Felizmente agora a coisa anda calma…

Boa sorte
Miboki
Membro Veterano
Registado: quinta dez 18, 2008 9:51 pm

quarta ago 12, 2009 3:33 pm

Olá Siissii
Então já conseguiu apanhar algum gatinho?

Eu também ando a tentar apanhar um gatinho que neste momento está sozinho, pois a mãe começou a rejeita lo, mas já ando nisto há um mês e já houve progressos!

Vou procura lo todos os dias, pois ele anda no terreno do vizinho, se ele tivesse no meu quintal sempre seria mais fácil, e levo sempre comida que lhe dou e fico a uma distância considerável e essa distância com o tempo tem ficado cada vez mais curta, que ontem ele comeu na minha mão e mordeu me no dedo :D !

Têm que escolher um método, ou tenta apanha los com a transportadora e depois coloca os numa divisão para socializa los e faze los confiar em si, ou tenta ganhar a confiança deles.
No meu ver ambos os métodos exigem paciência, tempo e amor mas como disse a Sanamalina valem a pena!

Boa sorte para a caçada!
leonildecarvalho
Membro Veterano

quarta ago 12, 2009 6:10 pm

Miboki Escreveu:Olá Siissii
Então já conseguiu apanhar algum gatinho?

Eu também ando a tentar apanhar um gatinho que neste momento está sozinho, pois a mãe começou a rejeita lo, mas já ando nisto há um mês e já houve progressos!

Vou procura lo todos os dias, pois ele anda no terreno do vizinho, se ele tivesse no meu quintal sempre seria mais fácil, e levo sempre comida que lhe dou e fico a uma distância considerável e essa distância com o tempo tem ficado cada vez mais curta, que ontem ele comeu na minha mão e mordeu me no dedo :D !

Têm que escolher um método, ou tenta apanha los com a transportadora e depois coloca os numa divisão para socializa los e faze los confiar em si, ou tenta ganhar a confiança deles.
No meu ver ambos os métodos exigem paciência, tempo e amor mas como disse a Sanamalina valem a pena!

Boa sorte para a caçada!
Se já come da mão e morde o dedo.... nada como pôr-lhe as "gaifanas" e vai disto... :wink: :P :lol:

Boa sorte na captura :D

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Siissii
Membro Veterano

quarta ago 12, 2009 11:03 pm

Boa noite!

Falei hoje com a senhora que quer o gatinho que me disse que fica com dois! Assim até fico mais descansada porque os gatinhos são realmente unidos!
Cá me parece que vou passar uma temporada lá à quinta onde eles estão a ver se os caço!
O pior de tudo é que a senhora quer um concretamente! Ui vamos lá ver se eçe "me vem comer às mãos"! :lol:
<strong>Ana</strong>
leonildecarvalho
Membro Veterano

sexta ago 21, 2009 9:54 pm

Já caçou os gatinhos?

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”