Sondagem: Esterilização - Os porquês do "Não"
Moderador: mcerqueira
-
- Membro
- Registado: segunda fev 03, 2003 1:03 pm
- Localização: 2 gatos: O Garfield e a Cali (e a Kira, do outro lado do arco-íris)
- Contacto:
Nota prévia muito importante: Esta sondagem não pretende tecer críticas à sua opção, mas apenas recolher dados para um estudo, por isso seja sincero/a. Os votos são anónimos, mas sinta-se à vontade para comentar, particularmente se a sua razão não constar da lista.
Solicitamos aos defensores do Sim que se coíbam de criticar as razões dos votantes. Existirão outras oportunidades para o debate entre Sim e Não.
Os criadores, por razões óbvias, não são englobados nesta sondagem, a não ser que tenham outra razão para não esterilizar que, nesse caso, devem expressar.
Uma vez que a sondagem apenas permite seleccionar uma opção, escolha a que considera ser a principal razão.
Solicitamos aos defensores do Sim que se coíbam de criticar as razões dos votantes. Existirão outras oportunidades para o debate entre Sim e Não.
Os criadores, por razões óbvias, não são englobados nesta sondagem, a não ser que tenham outra razão para não esterilizar que, nesse caso, devem expressar.
Uma vez que a sondagem apenas permite seleccionar uma opção, escolha a que considera ser a principal razão.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
- Localização: Cães Catarina e Jack; Gatos Loki, Ema e Lara; Peixes
O facto de ainda ninguém ter respondido à sondagem pode querer dizer que são todos a favor do Sim à esterilização aqui na Arca, mas todos sabemos que essa não é a realidade extra-fórum... tenho dois gatos machos adultos castrados e duas gatas bebés, ainda não esterilizadas porque não chegaram à idade aconselhada. Devo confessar que os machos foram castrados bastante tarde, o mais velho aos 4 anos e o mais novo ao ano e meio. E porquê? Porque, como muita gente, painda pensava que era a ordem natural das coisas, e como eram machos, não me traziam os filhotes para casa, estava tudo bem... nunca tinha parado para pensar nas dezenas de gatinhos que terão gerado nos seus passeios no exterior, nem tão pouco tinha consciência de que poderiam apanhar qualquer doença. Isto, vivendo eu numa cidade e tendo estudos, o que não faz de mim uma super-mulher, mas devia ter-me alertado para os benefícios da castração/esterilização. Ora, se eu nunca tive contacto com essa informação, muita gente não terá tido também, seria de todo o interesse promover campanhas informativas acessíveis a toda a gente...
<p>Elsa Oliveira
Gatos Loki, Ema e Lara
Cães Catarina e Jack
Saudades do Ticker, do Kami e da Leya...</p>
Gatos Loki, Ema e Lara
Cães Catarina e Jack
Saudades do Ticker, do Kami e da Leya...</p>
A esterilização deve ser uma decisão bem reflectida, devemos evitar esta nossa tendência de espécie animal dominante e decidir pelo destino das espécies "inferiores".
Trata-se de uma alteração á natureza dos animais que em muitos casos é desejável mas que poderá não ser sempre assim.
Eu esterilizei a minha gata e o animal sofreu muito o que me sensibilizou bastante e me fez pensar se eu tinha esse direito?
Enfim alguém com um humor sarcástico no veterinário ao ver a minha angustia tentou-me consolar com uma palmada nas costas e informou-me:
(- Deixe lá amigo! Bem pior passam os porcos que são capados a sangue frio e tratados com vinagre!) ..............sem comentarios...............
Trata-se de uma alteração á natureza dos animais que em muitos casos é desejável mas que poderá não ser sempre assim.
Eu esterilizei a minha gata e o animal sofreu muito o que me sensibilizou bastante e me fez pensar se eu tinha esse direito?
Enfim alguém com um humor sarcástico no veterinário ao ver a minha angustia tentou-me consolar com uma palmada nas costas e informou-me:
(- Deixe lá amigo! Bem pior passam os porcos que são capados a sangue frio e tratados com vinagre!) ..............sem comentarios...............
-
- Membro
- Localização: 2 gatos: O Garfield e a Cali (e a Kira, do outro lado do arco-íris)
- Contacto:
Anjaazul,
Não há nenhum factor tendencioso nesta sondagem. Qualquer sondagem tem um "público-alvo". O desta são os defensores do Não, e a intenção é perceber as razões porque defendem o Não. Apenas isso.
Sondagens que davam a escolher entre o Sim e o Não já existiam, não havia qualquer razão para eu criar mais uma.
A sondagem tem um propósito, que não posso por enquanto revelar com o risco de influenciar os votos. Há que ter paciência e esperar pelos resultados
Não há nenhum factor tendencioso nesta sondagem. Qualquer sondagem tem um "público-alvo". O desta são os defensores do Não, e a intenção é perceber as razões porque defendem o Não. Apenas isso.
Sondagens que davam a escolher entre o Sim e o Não já existiam, não havia qualquer razão para eu criar mais uma.
A sondagem tem um propósito, que não posso por enquanto revelar com o risco de influenciar os votos. Há que ter paciência e esperar pelos resultados

-
- Membro
- Contacto:
Mylord,Mylord Escreveu: Eu esterilizei a minha gata e o animal sofreu muito o que me sensibilizou bastante e me fez pensar se eu tinha esse direito?
De que forma sofreu a gatinha?
-
- Membro
- Registado: sexta ago 09, 2002 3:17 pm
- Localização: 1 cão, 5 gatos residentes , 1 visitante, 2 penduras
- Contacto:
Eu vejo a esterilização/castração como uma necessidade.
A pilula não me parece viável. Além das contra indicações que tem, posso esquecer-me de a dar às gatas, ou a gata tem um cio tão fraco que não dou conta, ou ela cospe o comprido, ou vomita-o mais tarde e eu não vejo, e ai... lá vêm mais 6...
Sem garantias de arranjar donos para todos os descendentes dos meus felinos, sem estomâgo para os fazer "desaparecer", sem lata de fazer apelos, de "ajudem-me, senão vou ter de os matar", lá iria a familia aumentar, e eis-me a tentar controlar o cio de mais 3 ou 4 gatas... correndo o risco de falhar e... mais uma ninhada, mais 6 gatinhos, mais 3 ou 4 gatinhas para controlar o cio... Imaginando esta sequência de 6 em 6 meses, a população felina lá de casa aumentaria à velocidade da luz...
A esterilização ou castração, não é um processo barato, mas é efectuado por alguém que investiu 5 anos da sua vida para o poder fazer. À partida temos de ter confiança no veterinário que faz a operação, da mesma forma que confiamos no médico que nos examina e prescreve os nossos medicamentos. Também não é um processo indolor. É óbvio que os animais sofrem. No caso das gatas trata-se de retirar todo o sistema reprodutor, uma operação invasora. Também nem todos os animais reagem da mesma maneira. Uma das minhas gatas andava aos pulos 48 horas depois da operação e a outra andou abatida 1 semana (além de ter ficado amuada connosco). Se me custa deixá-los da clinica para serem operados? Custa-me sim, custa-me muito.
Dos meus gatos "oficiais", um gato, o Panthy não está ainda castrado, porque a saúde dele ainda não o permitiu. De qualquer modo, até agora não tem qualquer demonstração de cio, nem sai de casa para "ir às gatas". A Esperanza, que até agora também tem estado calminha não foi esterilizada ainda, mas será em breve.
Na minha opinião castrar e esterilizar deveria ser tão banal como vacinar ou desparasitar.
Para aqueles que ficarem a pensar:"Olha, esta deve ter é algum lucro com isto", eu respondo já: Não, eu não tenho nenhum familiar veterinário, nem tenho participação dos lucros de nenhuma clinica. Apenas faço parte de um grupo que tenta arranjar donos para gatinhos, faço a gestão dum site que tenta arranjar donos para gatos abandonados/indesejados, e é desesperante, frustrante, assustador para todos nós, ver sair 4 anúncios de animais adoptados e entrarem mais 10 anúncios de animais para adoptar... Para mim este é o melhor motivo para incentivar a esterilização/castração.
Tomei a decisão de em minha casa não nascerem mais gatos, pois acho que já há muitos a nascer nas ruas. Se alguém tiver dúvidas visite as associações de Norte a Sul, e vão ver quantos gatos e cães esperam um dono, alguns a vida toda. A vida toda sem uma brincadeira, uma festa, um aconchego. Isto sim, é desprezo pela vida. Quantos animais deprimidos pelo abandono haverá por este país fora?
Desculpem o texto longo, foi mais um desabafo.
A pilula não me parece viável. Além das contra indicações que tem, posso esquecer-me de a dar às gatas, ou a gata tem um cio tão fraco que não dou conta, ou ela cospe o comprido, ou vomita-o mais tarde e eu não vejo, e ai... lá vêm mais 6...
Sem garantias de arranjar donos para todos os descendentes dos meus felinos, sem estomâgo para os fazer "desaparecer", sem lata de fazer apelos, de "ajudem-me, senão vou ter de os matar", lá iria a familia aumentar, e eis-me a tentar controlar o cio de mais 3 ou 4 gatas... correndo o risco de falhar e... mais uma ninhada, mais 6 gatinhos, mais 3 ou 4 gatinhas para controlar o cio... Imaginando esta sequência de 6 em 6 meses, a população felina lá de casa aumentaria à velocidade da luz...
A esterilização ou castração, não é um processo barato, mas é efectuado por alguém que investiu 5 anos da sua vida para o poder fazer. À partida temos de ter confiança no veterinário que faz a operação, da mesma forma que confiamos no médico que nos examina e prescreve os nossos medicamentos. Também não é um processo indolor. É óbvio que os animais sofrem. No caso das gatas trata-se de retirar todo o sistema reprodutor, uma operação invasora. Também nem todos os animais reagem da mesma maneira. Uma das minhas gatas andava aos pulos 48 horas depois da operação e a outra andou abatida 1 semana (além de ter ficado amuada connosco). Se me custa deixá-los da clinica para serem operados? Custa-me sim, custa-me muito.
Dos meus gatos "oficiais", um gato, o Panthy não está ainda castrado, porque a saúde dele ainda não o permitiu. De qualquer modo, até agora não tem qualquer demonstração de cio, nem sai de casa para "ir às gatas". A Esperanza, que até agora também tem estado calminha não foi esterilizada ainda, mas será em breve.
Na minha opinião castrar e esterilizar deveria ser tão banal como vacinar ou desparasitar.
Para aqueles que ficarem a pensar:"Olha, esta deve ter é algum lucro com isto", eu respondo já: Não, eu não tenho nenhum familiar veterinário, nem tenho participação dos lucros de nenhuma clinica. Apenas faço parte de um grupo que tenta arranjar donos para gatinhos, faço a gestão dum site que tenta arranjar donos para gatos abandonados/indesejados, e é desesperante, frustrante, assustador para todos nós, ver sair 4 anúncios de animais adoptados e entrarem mais 10 anúncios de animais para adoptar... Para mim este é o melhor motivo para incentivar a esterilização/castração.
Tomei a decisão de em minha casa não nascerem mais gatos, pois acho que já há muitos a nascer nas ruas. Se alguém tiver dúvidas visite as associações de Norte a Sul, e vão ver quantos gatos e cães esperam um dono, alguns a vida toda. A vida toda sem uma brincadeira, uma festa, um aconchego. Isto sim, é desprezo pela vida. Quantos animais deprimidos pelo abandono haverá por este país fora?
Desculpem o texto longo, foi mais um desabafo.
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm
Olácamie Escreveu: um gato esterilizado pode sofrer de depressão por esse motivo??
espero que não ...senão acho vou ficar me sentindo um monstro !
Não, isso é a sindrome de Rato Mickey. Só o ser humano é que tem tanta preocuipação com o desempenho sexual.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm
Será mesmo?CasadeAnaval Escreveu:Não, isso é a sindrome de Rato Mickey. Só o ser humano é que tem tanta preocuipação com o desempenho sexual.

<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p> </p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta nov 21, 2002 7:30 pm
desempenho sexual ?
não foi bem isso que eu pensei , eu achei que eles de uma certa forma se sentissem mutilados ou sentissem algo de diferente no proprio corpo que pudesse desenvolver uma depressão ...
alguem sabe mais sobre isso ? estou preocupada
não foi bem isso que eu pensei , eu achei que eles de uma certa forma se sentissem mutilados ou sentissem algo de diferente no proprio corpo que pudesse desenvolver uma depressão ...
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm
As mudanças de humor devem-se geralmente a mudanças no seu território, nomeadamente, pessoas ou animais novos ou desaparecimento de algum animal ou pessoa, mudança de ambiente, etc.camie Escreveu: desempenho sexual ?
julgo que o melhor exemplo que existe é o de um cão com 3 patas, alegre de tal forma que nem se dá conta de que lhe falta algo.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
O meu não sofreu nenhuma depressão...só se sentiu mais leve...camie Escreveu: um gato esterilizado pode sofrer de depressão por esse motivo??
espero que não ...senão acho vou ficar me sentindo um monstro !

Leonilde
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
A minha gata tem uns 8 meses e ainda não foi castrada nem tb não teve o primeiro cio ainda. Ela será em breve, só estou esperando uma época com maior disponibilidade pra mim já q terei q cuidar do pós-operatório dela e faço questão de poder estar em casa pra isso. É claro q não tem nenhuma possibilidade dela engravidar caso venha a ter o cio antes da cirurgia, já q moro em apartamento, mas quero operá-la mais é pra prevenção de doenças do q pra evitar os incômodos do cio.
Olá.
Eu só pretendo castrar o gato quando tiver cerca de 8 meses, conforme avisou o vet.
Como acho que há já demasiados gatinhos "orfãos", acho que é a melhor solução.
É óbvio que também beneficio com isso, pois evito marcações de território, etc.
Custa-me saber que vou sujeitar o gato a uma operação que ele não pediu, mas também o "obrigo" a viver no meu apartamento e ele nunca me pediu...
É uma decisão difícil e não há que criticar a opção de quem faz e quem não faz... é mehor cada um decidir o que a sua consciência manda.
Eu só pretendo castrar o gato quando tiver cerca de 8 meses, conforme avisou o vet.
Como acho que há já demasiados gatinhos "orfãos", acho que é a melhor solução.
É óbvio que também beneficio com isso, pois evito marcações de território, etc.
Custa-me saber que vou sujeitar o gato a uma operação que ele não pediu, mas também o "obrigo" a viver no meu apartamento e ele nunca me pediu...
É uma decisão difícil e não há que criticar a opção de quem faz e quem não faz... é mehor cada um decidir o que a sua consciência manda.