Sondagem: Esterilização - Os porquês do "Não"

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder

O meu gato/a tem mais de 6 meses e não está esterilizado/a porque:

a) acho que é contra a ordem natural das coisas
4
13%
b) ainda é muito novo
6
19%
c) toma a pílula
2
6%
d) tenho receio de o sujeitar a uma operação
9
29%
e) quero que tenha pelo menos um cio/ninhada antes
2
6%
f) gosto muito da personalidade e/ou características físicas dele/a e quero ficar com vários descendentes
2
6%
g) acho que a remoção do sistema reprodutivo pode causar-lhe problemas psicológicos (depressão, por ex.)
1
3%
h) receio que depois engorde demasiado
1
3%
i) não vejo necessidade porque ele/a nunca tem contacto com outros felinos
2
6%
j) acho que é apenas uma forma de os vets ganharem dinheiro
2
6%

Total de votos: 31
Elsa_Pereira
Membro Veterano
Registado: quarta dez 26, 2001 8:34 pm

segunda ago 25, 2003 12:47 pm

Olá,

Penso que o intuito deste post é debater as razões pelas quais as pessoas optam por não esterilizar o seu animal. Vou tentar, daquilo que me lembro dos tópicos dar a minha opinião fundamentada essencialmente na minha experiência.

:arrow: a) Contra a ordem natural das coisas - penso que só nós humanos temos a noção, sobretudo influenciada por toda a carga cultural e social, que obrigatoriamente nos temos de reproduzir. Felizmente a partir dos anos 60 surgiu a pílula que permitiu à mulher controlar a sua natalidade. Já li relatos de situações medonhas datadas de anos 40 e 50, relativas a não controlo de natalidade que não apresentavam nada de romantico devido ao estado de grande miséria que lhe estavam associados; por isso, por estas e outras razões não me falem em ordem natural das coisas. :evil:

:arrow: b) Muito novo -Em relação à idade com que um animal pode ser esterilizado, tenho ouvido várias versões. Sei que nos machos a esterilização deverá ser após o animal apresentar os primeiros sinais de maturação sexual, de modo a garantir todo o sistema urinário desenvolvido, pois existe uma menor probabilidade de desenvolver problemas a este nível.

:arrow: c) toma pílula - a pílula não é inócua. Tal como em nós mulheres ela poderá causar a longo prazo alguma desprotecção, sobretudo ao nível do peito, nas fémeas tal também acontece. Para além disso, normalmente a mulher que toma a pílula fá-lo por um tempo determinado, que pode ser mais ou menos longo e é sobretudo tomada por mulheres que naquela altura não pretendem engravidar, mas gostarão de engravidar mais tarde, enquanto no animal, a perscrição é definitiva, pois não se pretende mesmo uma gravidez. A tomada da pílula por tempo indeterminado pode causar a longo prazo quistos /tumores a nível de ovários e mama.

:arrow: d ) receio de sujeitar à operação - todos nós que operámos gatos tivémos medo que alguma coisa corresse mal. Os meus 4 gatos estão todos esterilizados, dos 4 fiquei nervosa, mas isso não me impediu de o fazer. Se confiamos no médico veterinário assistente, penso que é um medo que temos de superar. Podemos e devemos falar anteriormente com ele, informarmo-nos convenientemente, pois ajuda sempre a tomar a decisão.

:arrow: e) e f) quero que tenha uma ninhada - em relação a esta questão, à excepção de criadores que fazem uma reprodução consciente, tenho sérias dúvidas sobre este assunto. No meu caso, com 3 gatas e um gato estava feita.... :cry: Ás vezes oiço as pessoas dizerem, sobretudo em cadelas -"Ai, quero que ela tenha uma ninhada para saber o que é ser mãe!". Tenho sérias dúvidas sobre estes sentimentos / manifestações dos animais, mas isso deixo para quem seja neste assunto mais versado que eu. Em relação ao meu quarteto, nunca lhes notei tal vontade...

:arrow: g) Remoção causa problemas psicológicos - não notei nenhuma alteração a este nível -brincam como brincavam anteriormente, são meigos como o eram antes, comem como anteriormente, fazem as sestas que faziam....não lhes noto diferença.

:arrow: h) - Receio de engordar - dos meus 4, o Chico ficou com a barriga um pouco descaída. A Rita está claramente mais gorda mas por comer que nem uma doida. A Rita foi recolhida da rua, deve ter passado muita fome e durante muito tempo comia como se aquela fosse a última refeição. Atribuo o seu excesso de peso mais a isso que outra coisa. A Marieta e a Olívia são top models felinos. ;)
:arrow: i e j) - quando tive gatos tive logo de imediato 2. Em todo o caso, sei que optaria sempre pela esterilização. Qanto a ser um modo de os veterinários ganharem dinheiro, concerteza. Se é a sua profissão, é óbvio que ganham dinheiro com as esterilizações, mas neste momento estou perfeitamente convencida que poupo muito mais dinheiro com a esterilização do que a pagar a longo prazo todos os problemas que me surjam da sua não execução.
Sgomes
Membro Veterano
Registado: quarta ago 06, 2003 9:04 am

segunda ago 25, 2003 1:47 pm

Olá a todos,

Eu não respondi, pois tenho apenas um gato e este é castrado. Nunca fui contra á castração. No entanto o Fred foi castrado aos 8 meses pq já andava a marcar território. E como todos sabem, cheiro de urina de gato não é nada agradável.

No entanto, a Vet disse-me que até seria melhor para ele. Tb me informou que iria ficar um pouco mais mole e talvez engordasse um pouco. Mas posso adiantar-vos, que de mole não tem nada e gordo tb não. Até pq tenho cuidado com a alimentação dele.

Miaus

Sgomes
dimb
Membro Júnior
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

segunda ago 25, 2003 2:31 pm

Olá,

O meu gato tem cerca de 3 anos e foi castrado à cerca de 4 meses.
Vivemos numa casa e temos terreno à volta de casa, ele tem a liberdade de andar por casa ou pela rua.

Penso que a castração foi a melhor opção, pois ele está muito mais calmo, já não sai para namorar e já não chega arranhado, como era habitual, nas alturas do cio saltava os muros e lá ía ele, só voltava quando a fome era muita.

Agora, não salta os muros, fica no teritório dele, mas continua a defende-lo dos outros gatos, de vez em quando vem a gata de uma vizinha visitá-lo :)

Está calmo em relação ao namoro 8) , à busca de aventuras ;) mas está muito brincalhão, brinca com quase tudo que mexe. Parece-me feliz e não tem nenhum tipo de complicações.

Beijo
Dulce
MFR
Membro Veterano
Registado: sexta fev 21, 2003 3:21 pm

terça ago 26, 2003 11:07 pm

Eu, não sou contra quem esteriliza os seus animais, mas eu nunca mandei esterilizar nenhum.Porque acho que, desde que, não existam contactos com outros do sexo oposto, não existe procriação, não devo submeter os meus animais a uma cirurgia extra, já basta as que forem necessárias por questões de saúde. A estirilização/castração, é uma conveniência do ser superior que nós achamos que somos, é o incomodo da miadeira delas e a marcação de território deles.
Prefiro sofrer um pouco com o cio delas, mas não o faço.
Se colocarmos esta questão no ser humano, acho que ninguém iria gostar, que o nosso governo mandasse esterilizar as mulheres e castrar os homens só porque existem cada vez mais crianças abandonadas, familias pobres com 5 ou mais filhos e sem condições para os ter, etc..etc...
Existem outras formas de evitar a reprodução.
A pilula faz mal
mas a castração/esterilização também, altera o funcionamento hormonal do animal. Nos machos por exemplo com a idade começam a ter problemas urinários - calculos renais, e a obesidade afecta os dois sexos.
Deixamos de ter as miadeiras mensais e marcação de território, para passarmos a ter mais idas ao vet. mais gastos em medicamentos e alimentações especiais. Será que vale o sacrificio deles?, para o nosso bem estar?, é para isso que queremos animais?
Se calhar vale mais termos bonecos de peluche, não comem, não sujam, não incomodam, e alguns são a pilhas mexem, ladram e miam. ;)
noggy
Membro Veterano
Registado: segunda ago 26, 2002 3:23 pm

terça ago 26, 2003 11:48 pm

MFR Escreveu: já basta as que forem necessárias por questões de saúde. A
Só uns detalhes que estão a faltar na sua exposição:
a seu tempo a não esterelização tb dará problemas de saúde como sejam tumores e que normalmente são irremediáveis!! Ninguém está livre de uma escapadela de um gato que se não estiver castrado para além dos filhotes que fará tb lutará e poderá ser contaminado com FIV que se transmite pela dentada!

Os meus gatos não são tratados como peluches, são tratados como parte integrante da familia e por essa razão me preocupo tanto com a saúde deles. Sujam, partem, miam, comem, dão despesa no vet e para bem deles foram operados e são absolutamente felizes!!

O ser humano tb opta pela toma da pilula, laqueação de trompas, OVH e vasectomia e estou perfeitamente convencida que a minha gata teria optado pela OVH a julgar pelos cios desesperados que tinha!!! Não me incomodava que miasse, incomodava-me sim que andasse desesperada semanas a fio e sem comer!!!
Phil
Membro
Registado: segunda fev 03, 2003 1:03 pm
Localização: 2 gatos: O Garfield e a Cali (e a Kira, do outro lado do arco-íris)
Contacto:

quarta ago 27, 2003 12:21 am

Venho apenas relembrar...
Phil Escreveu: Solicitamos aos defensores do Sim que se coíbam de criticar as razões dos votantes. Existirão outras oportunidades para o debate entre Sim e Não.
Criticar as votações pode levar a que alguns foristas receiem apresentar as suas opiniões, o que minará o objectivo desta sondagem.

Mensagens de defensores do Sim serão bem vindas, desde que apresentem apenas as suas razões e não suscitem discussões.

Aproveitamos esta "intervenção" para pedir a quem já votou mas não deixou mensagem que justifique o seu ponto de vista. É importante conhecer as suas razões. Obrigada! ;)
noggy
Membro Veterano

quarta ago 27, 2003 12:25 am

Phil Escreveu: Solicitamos aos defensores do Sim que se coíbam de criticar as razões dos votantes. Existirão outras oportunidades para o debate entre Sim e Não.
Desculpa Phil mas só será possível que assim seja se os defensores do Não se limitarem a apresentar as suas razões sem criticar os defensores do Sim!
Phil
Membro
Localização: 2 gatos: O Garfield e a Cali (e a Kira, do outro lado do arco-íris)
Contacto:

quarta ago 27, 2003 12:37 am

Eu li o post do MFR como sendo apenas uma opinião, mas isso é a minha forma de ver as coisas.

Nem todos têm a mesma forma de expressar o que pensam, mas há que haver tolerância e não levar tudo para o campo pessoal.

No entanto, compreendo que haja quem possa sentir-se ofendido. Apenas peço que isto não seja o início de uma discussão.

Como já referi, haverá outras oportunidades para contrapormos opiniões. Nessa altura poderemos debater o Sim e o Não, e cada um poderá defender com "unhas e dentes" as suas razões ;)
Última edição por Phil em quarta ago 27, 2003 9:02 am, editado 1 vez no total.
noggy
Membro Veterano

quarta ago 27, 2003 12:51 am

Phil Escreveu: No entanto, compreendo que haja quem possa sentir-se ofendido. Apenas peço que isto não seja o início de uma discussão.
Por mim, fica por aqui! Não me ofendi apenas entendo que há coisas que devem ficar bem esclarecidas! ;)
Última edição por noggy em quarta ago 27, 2003 12:59 am, editado 2 vezes no total.
noggy
Membro Veterano

quarta ago 27, 2003 12:54 am

Repetida!! Sorry!
Não sei porquê mas não tem opção de apagar :?
Phil
Membro
Contacto:

quarta ago 27, 2003 10:45 am

noggy Escreveu: Repetida!! Sorry!
Não sei porquê mas não tem opção de apagar :?
Daquilo que me apercebi só temos a opção de apagar a mensagem logo depois de a criarmos ou se esta fôr a mais recente do tópico.

A partir do momento em que há respostas, perdes essa possibilidade.

Sei que isto é um off topic, mas já agora ficou a indicação. ;)

P.S. Estou a editar esta mensagem. Só dá mesmo para apagar logo a seguir à criação, e se o sistema te a apresentar em seguida. Se a página der erro (como foi o caso agora) e tiveres de ir ao index do forum e novamente ao tópico, ele já não permite apagar. E pronto, termino aqui o meu off topic ;)
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

quarta ago 27, 2003 11:52 am

Eu não vou responder pois a minha posição é a favor de esterilizar. No entanto todas as opções dadas são razões válidas mas para ser fazer uma sondagem para um estudo sério não se chega lá através da arca.

Uma pessoa que defenda o não das esterilizações pode facilmente com a criação de alter-egos falsificar a opinião geral, pelo que esta sondagem não será representativa. E com as devidas desculpas mas o fórum é um local complicado para uma sondagem pois está-se a pedir que as pessoas comentem algo mostrando só um lado e os que defendem o outro que se abstenham de falar. Algo que vai contra a razão de ser dos fóruns da net...

Fiquem bem...
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
Phil
Membro
Contacto:

quarta ago 27, 2003 12:14 pm

CasadeAnaval Escreveu: para ser fazer uma sondagem para um estudo sério não se chega lá através da arca.
Uma pessoa que defenda o não das esterilizações pode facilmente com a criação de alter-egos falsificar a opinião geral, pelo que esta sondagem não será representativa.
Tens razão. De qualquer forma, este não pretende ser um "estudo sério". Pretende-se apenas tomar conhecimento das razões e opiniões dos defensores do Não.

Ainda que não houvesse deturpações, representativa também nunca seria, pois não tenho conhecimento do total do universo para poder calcular a amostra.
CasadeAnaval Escreveu: E com as devidas desculpas mas o fórum é um local complicado para uma sondagem pois está-se a pedir que as pessoas comentem algo mostrando só um lado e os que defendem o outro que se abstenham de falar. Algo que vai contra a razão de ser dos fóruns da net...
Não pretendo que ninguém se abstenha. Como referi antes, todas as opiniões são aceites. Apenas pedi que não se criticasse directamente os foristas que votaram e apresentaram as suas razões, pois isso poderá levar a que outros deixem de responder.

Quando achar que posso dar a sondagem por terminada, eu própria apresentarei a minha posição, e nessa altura até podemos criar um tópico para, então sim, debatermos opiniões ;)
Phil
Membro
Contacto:

sábado set 20, 2003 1:55 pm

Para dar a oportunidade a foristas que regressaram de férias que vejam este tópico, estou a puxá-lo.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sábado set 20, 2003 2:15 pm

Olá.

Qnt á forma como a sondagem está efectuada, eu tenho várias respostas que se enquadram, lá.
Explico :

Claro que vai contra a natureza das coisas... mas tb há imensas atitudes que se tomam, no dia a dia, como fumar ( contra mim falo :oops: ) e que as defendemos, infelizmente. Portanto a atitude de castrar ou esterilizar gatos, hoje em dia, é mesmo uma necessidade, mesmo para aqueles que vivem com um só gato e mesmo que este esteja encerrado num andar.
Explico o meu ponto de vista :
Há a necessidade prq uns andam soltos ( o meu caso, apesar de virem para dentro de casa ás 17 horas, diáriamente ) e há que controlar a população... nós, como animais racionais ( alguns :oops: ) , é que temos que pensar por eles ( irracionais ).
Qnt aos que têm gatos en andares, qnt mais não seja pelos terríveis miados que dão qnd andam com o cio ;) e com a elevada taxa de stress que existe, em pessoas que trabalham, existe, igualmente uma enorme necessidade dos donos dos bichanos e não só... terem noites de descanso...!
Ainda há o factor, muito importante, sobre os cancros mamários, etc... sendo que a esterilização irá minorar os riscos...!

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”