Terrorista

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Spalma
Membro Júnior
Registado: terça ago 05, 2003 4:09 pm

segunda ago 25, 2003 4:20 pm

Ola a todos(as)
Tenho uma gatinha desde o dia 11 de Agosto. Nunca tinha tido um gato e eté ao momento está a revelar-se uma experiência fantástica (e eu que não gostava de gatos). Mas tenho um problema, a Emilia tem agora 2 meses e é uma autentica terrorista :evil:, desde que chegou já me estragou um candeeiro em papel recicledo e já me arranhou o sofa de pele. Qual é a melhor forama de a repreender? a vet diz-me para lhe agarrar por trás e ralhar, mas ela simplesmente não me liga. mal a largo volta a fazer exactamente o mesmo. Preciso de algumas dicas para a ensinar...
Obrigado
Sgomes
Membro Veterano
Registado: quarta ago 06, 2003 9:04 am

segunda ago 25, 2003 4:27 pm

Acho que deve vedar o local onde se encontram os sofas. Eu tb tenho sofas de pele, no entanto, fecho a porta da sala.

Qt ao resto, penso que ela ainda tem é mta falta de jeito. Pois não é normal eles partirem seja o que for. Dê-lhe tempo.

Mas espere que outros foristas com 100% :lol: mais de experiencia lhe dêem mais umas dicas, pois eu tb só tenho o Fred á apenas 2 anos e meio.

Parabens, por ter adquirido um gato, vai ver que vai valer a pena. Eles são fatasticos e mto inteligentes :D

Miaus

Sgomes
Phil
Membro
Registado: segunda fev 03, 2003 1:03 pm
Localização: 2 gatos: O Garfield e a Cali (e a Kira, do outro lado do arco-íris)
Contacto:

segunda ago 25, 2003 4:47 pm

Em primeiro lugar, parabéns pela sua aquisição. Estou certa que a gatinha lhe proporcionará muitos prazeres. :D

Se a gatinha tem apenas 2 meses, esse comportamento é perfeitamente normal.

A melhor forma de proteger os seus bens, neste momento, é vedar-lhe o acesso a zonas da casa com móveis ou artigos mais susceptíveis de serem "assassinados" quando não está em casa. Quando está, dê-lhe acesso, mas controle-a. O melhor dissuador dessas tropelias, segundo vários foristas aqui da Arca, é um borrifador de água. Sempre que ela fizer algo que não deva, borrife-lhe um pouco de água para cima. A maioria não gosta. Outra coisa de que não gostam é de sons agudos ou desagradáveis, pelo que a 2ª hipótese é arranjar algo como um apito ou outro objecto que faça barulho ou mesmo bater as palmas, e accionar esse som na altura da "asneira". É importante que a reprimenda seja feito naquele momento, caso contrário não existirá elemento de associação.

Deve também comprar (ou fazer, se for imaginativa e tiver os recursos para isso) um poste para ela arranhar.

Uma vez que é "nova" (ou novo?) nestas andanças de gatos, outra dica: se lhe arranjar um/a companheiro/a, ela ficará mais ocupada com as brincadeiras com o outro animal e deixará em paz os seus móveis. Isto tem ainda outras vantagens: a gatinha terá uma companhia durante o dia, altura em que a maioria dos donos está a trabalhar, e não se sentirá tão sozinha (situação que, em alguns gatos, pode levar à depressão) e não será tão dependente dos donos quando estes regressam a casa (o comportamento tipicamente chamado de "melguice") :lol:

Ao contrário do que pode pensar, 2 animais não dão muito mais trabalho ou despesa que um.

Espero ter ajudado e fico a aguardar por notícias dessa sua nova experiência! :D
Roxanne
Membro
Registado: terça ago 12, 2003 12:35 pm

segunda ago 25, 2003 5:16 pm

Olá Spalma, parabéns pela aquisição...o meu Merlin mudou a minha vida para melhor!! Ele agora tem 6 meses e ainda é bem traquina, mas está mais calmo...mal ele entrou lá em casa tinha uma torre de sisal à espera (obrigada pela prenda ChinaBlue) e felizmente não tive muitos prejuízos...eu ensinei-o a ir para lá indo eu mesma e afiando as minhas unhas também, e ele aprendeu depressa...quanto a reprimendas eu uso as palmas (bem sonoras) e sempre a mesma palavra no mesmo tom: Não!
;)
Mas não me posso queixar, ele é um príncipe, porta-se muito bem...
Quanto a ter companhia, eu estou 99% decidida a adoptar uma felina depois de vir de férias para que ele não passe tantas horas sozinho...faz-me pena...

beijinhos Roxanne
ronrons do Merlin
ChinaBlue
Membro Veterano
Registado: segunda set 30, 2002 8:28 am
Localização: 3 Gatas (Maga, Charlie e Kika) e 4 Gatos (Sebastião, Alfredo, Samuel e Simão)

segunda ago 25, 2003 6:41 pm

Olá

Eu comecei a minha aventura felina em 9 de Setembro de 2002 com a Maga. princesa negra de olhos verdes que conquistou o meu coração e nunca me deu despesas ... mas como estava muito sozinha veio o Sebastião e as copisa melhoraram 100% ...
Neste momento vou no 5º gato e não me arrependo um minuto ... eles deram todo um novo sentido a minha vida ...
Todos os foristas vão dizer que um é pouco e dois é optimo ;) ... com os gatos tambem e assim

Jokas
ChinaBlue
zirita
Membro Veterano
Registado: quinta ago 07, 2003 11:12 am
Bolinha, x Cão d'água
Pequenina, Podengo

terça ago 26, 2003 8:49 am

Olá Spalma e restantes participantes deste tópico.
Quero apenas dar o meu pequeno contributo tendo em consideração a experiência de apenas uma gata, agora com 1 ano e 2 meses, que tenho praticamente desde que nasceu. Nunca fechei a Bê em divisão nenhuma nem a privei de entrar em lado nenhum, o que lhe possibilitou investigar tudo o que queria sem ficar com a curiosidade de tentar descobrir à primeira oportunidade. Tem a tal torre de sisal e a própria carpete da sala, que também é de sisal, onde afia as unhas e eu também a provoco a ir lá. De qualquer modo, no início, ainda arranhou o sofá e tentou trepar pelos cortinados 2 vezes. Ralhei na altura e dei-lhe uma palmada. Felizmente não repetiu nos cortinados nem no sofá, talvez porque foi precisamente quando comprei a torre. Agora a pancada é com uma planta em particular... nas outras não mexe. No entanto, o conselho do borrifador/vaporizador é óptimo. Já nem a borrifo! Basta dizer-lhe: "Olha, queres ver?" e é suficiente ela ver o vaporizador. Pára e desaparece! ihihih ;)
<p>Beijinhos meus, turrinhas da B&ecirc; e lambedelas do Bolinhas e da Pequenina!</p>
<p><a href="http://cantinhodosanimais.blogspot.com">http://cantinhodosanimais.blogspot.com</a></p>
<p>&nbsp;</p>
Bernardinha
Membro Veterano
Registado: terça mai 06, 2003 11:08 am
Localização: 2 Gatas - Margarida & Teresa, uma cadela, a Bia e 2 tartarugas, Frida e Gala

terça ago 26, 2003 5:30 pm

Também concordo em não privar os gatinhos de entrarem em qualquer divisão da casa. Pelo contrário. Isso promove muito mais a sua curiosidade. Eu tenho 2 gatinhas desde bébés, e a forma que usei de não ver estragos em casa foi estar com elas e vigia-las enquanto elas estavam nas suas investigações. De-lhe algo com que brincar. Mas não é só por os ditos brinquedinhos no chão e pronto...nã nã...tem de pegar neles e chamar a atenção! O alvo da devoção das minhas bichanas é neste momento um cartão dum rolo de cozinha, com uma linha presa! Qd tentam fazer asneira (sim, porque isso é inevitável para qualquer gato e seja com que idade for), digo a famosa palavra NÃO! e "QUIETA sua MALUCA". e pronto, um miauzinho e já está! Meus amigos, um gato parte do principio que você lhe pertence, e NUNCA o contrário!
:?
Beijinhos
Spalma
Membro Júnior

quarta ago 27, 2003 9:11 am

Ola a todos(as)

A ultima da Emilia (a terrorista) é subir pelas calças acima, hoje de manhã estragou umas calças á minha mulher... :( . mas quando está calma é a coisinha mais fofa do mundo....
De qualquer forma já me decidi a adoptar um amigo ou amiga para a Emilia, teria é de ter mais ou menos 2 meses para que sejam do mesmo tamanh e para que a amizade entre eles cresça depressa :D
Alguém me sabe dizer onde posso encontrar um amigo para a Emilia???

Obrigado a todos(as) pelas respostas e dicas...
Phil
Membro
Localização: 2 gatos: O Garfield e a Cali (e a Kira, do outro lado do arco-íris)
Contacto:

quarta ago 27, 2003 9:24 am

Spalma Escreveu:
Alguém me sabe dizer onde posso encontrar um amigo para a Emilia???
Meu caro Spalma,

Verifique os classificados aqui da Arca (Em "Adopte Um animal"). Há neste momento 202 anúncios de gatos para adoptar. Com certeza que encontrará um/a companheiro/a para a sua gatinha. Não se restrinja a um gatinho/a de 2 meses. Mesmo que tenha até 4/5 não terá problemas em entrar nas brincadeiras.

Se mesmo assim, nenhum lhe agradar, existem muitos outros sites de adopção. E eu própria tenho conhecimentos pessoais de gatos para adoptar. Se estiver interessado, mande-me uma PM (Private Message). Terei muito gosto em ajudá-lo.

Felicidades!
mike2002
Membro Veterano
Registado: sexta jan 31, 2003 10:10 am
Localização: Cães (Charro, Ganza, Juma, Nina, Preto, Joly, Bart, Patusco) e Gata (Teka, Miks e Micas)

quarta ago 27, 2003 10:25 am

Spalma Escreveu: Alguém me sabe dizer onde posso encontrar um amigo para a Emilia???

Obrigado a todos(as) pelas respostas e dicas...
Caro amigo,

gatos para adopção é o que não falta por aí.

Posso dar-lhe o contacto de varias pessoas, caso esteja interessado.

Os classificados da arca tb é boa opção.

A Associação Catus tb é opção, mas o site deles está em baixo ... alguém sabe o que se passa com a Catus?

Miguel
Spalma
Membro Júnior

quarta ago 27, 2003 2:37 pm

Boa tarde a todos(as)

Quro desde já agradecer a ajuda, e tenho uma boa notícia :) , a partir de domingo a Emilia terá uma nova companheira de brincadeira.

Quero agradecer em especial á Phil pela ajuda

Obrigado
Phil
Membro
Contacto:

domingo ago 31, 2003 10:18 pm

Olá Spalma!

Sempre foi buscar a companheira para a sua terrorista? Estou curiosa por saber como está a ser a adaptação das duas. Qual foi o nome que escolheu? :D

Dê-nos notícias e assim que puder coloque algumas fotos.

Muitas felicidades!!! :D :D :D
Spalma
Membro Júnior

segunda set 01, 2003 8:39 am

Olá Phil, bom dia

Claro que fui buscar uma menina linda (completamente preta de olhos verdes) que se chama maga. Decidi-me chamar-lhe Maga porque tem pelo preto mas por cima dos olhos é um pouco mais claro, parece que está maquilhada.
A adaptação das duas correu bem, no icicio espancaram-se uma á outra :) mas entretanto foi-lhes passandp e á noite até já comiam do mesmo prato.
A primeira coisa que noto é que como está entretida com a nova amiga (um pouco mais pequena que a Emilia mas nem por isso submissa) anda muito mais calma e com menos tendencia para morder e arranhar...
A Maga ainda não me deixa pegar-lhe, mas a minha mulher já consegue fazer festas sem ela reclamar...

Resumindo, estou extremamente contente por ter adoptado mais uma menina, a minha familia ficou ainda mais rica.

Obrigado por tudo, quanto a fotos não sei o que se passa porque as que pus na semana passada (terça) ainda não estão no meu album...
Phil
Membro
Contacto:

segunda set 01, 2003 9:39 am

Que bom! :D Fico muito contente!!! Essa "pancadaria" inicial é normal. A Emilia já sente que o território é dela e a outra vem de certa forma invadir. Mas se ao fim de um dia até já comem juntas, não tarda nada vão dormir também juntas. :D

Não se preocupe com o não deixar pegar. Se lhe serve de consolo, os meus não gostam de colo. Já os tenho há 6 meses e só o Garfield me deixa pegá-lo ao colo e apenas por alguns segundos. Faz parte do feitio de muitos gatos, o que não quer dizer que vá ser assim com a Maga (óptima escolha, aliás, embora eu também gostasse de Jade). Com certeza que daqui a uns dias ela até lhe pedirá o colo :D

Quanto às fotos, se as colocou na terça, de facto é de admirar que não estejam ainda disponíveis. Contacte o administrador ou envie de novo. Se mais tarde aparecerem duplicadas, basta que apague as que estão a mais...

Mais uma vez muitas felicidades para todos!!! :D
Responder

Voltar para “Gatos”