É a primeira vez que participo no forum dos gatos, só tenho participado no dos cães por ter dois, mas agora o caso mudou de figura. Nas férias apareceu um gato lá na rua e as miúdas da vizihnança começaram a dar-lhe de comer à minha porta, apesar de eu lhes pedir para o fazerem fora dali. O gato foi ficando, rondando a porta, entrando na garagem e dormindo umas regaladas sonecas lá dentro para fugir do calor das tardes do verão alentejano. O gato é extremamente meigo e não tem medo dos cães e os meus cães também não lhe fazem mal algum. Bom com isto tudo, acabei por levá-lo ao vetereinário, para verificar o estado de saúde, que é bom, e aproveitei para castrá-lo, porque uma vizinha me disse que ficava com ele nessa condição. Voltou com a palavra atrás, desculpando-se com o marido

Resumindo, acabei por ficar com ele, comprei a caminha e a caixa para a areia, as malgas e ração. Ele lá está feliz da vida, entra em casa e vai-se habituando aos cães e eles ao gato.
A questão é que agora tenho de o trazer para casa (ele chega hoje). Já lhe reservei um espaço para que possa ser só dele, quando sentir necessidade de se isolar, onde tem todos os seus pertences. Mas será que ele se vai habituar ao novo ambiente, onde não pode sair à rua e apesar de a casa ser grande, a convivência com os cães é mais próxima? Será que os cães o vão aceitar num espaço que é deles há tantos anos?
Peço desculpa pelo longo texto, mas tinha de minimamente descrever a situação para que a possam avaliar e se puderem e quiserem, dar-me as vossas dicas. É que não tenho gatos há mais de dez anos...
Um abraço a todos e desde já obrigada pela vossa atenção