Gato com lábio inchado

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Mihoshi
Membro
Registado: terça out 19, 2004 12:59 pm

sexta ago 21, 2009 10:03 pm

Boa noite

Há 3 semanas levei o meu Iori (2 anos) à veterinária por causa de umas peladas e feridas que teimavam em não cicatrizarem. A início pensei tratarem-se de feridas causadas pela brincadeira que tem com o irmão (que pesa quase o dobro), mas ao fim de 1 mês a não melhoria das feridas começou a deixar-me preocupada. Na consulta descobri também que tinha o lábio superior um pouco inchado e que tanto as peladas como o inchaço do lábio eram resultado de alergia a algo a que a veterinária me disse que teria que investigar (ou pagar uma análise ao sangue que não é muito barata...).

Após um tratamento de 4 dias à base de uns comprimidos, finalmente a pele cicatrizou e tudo voltou ao normal.

Em casa, mudei os comedouros para metal em vez de plástico, alterei a areia deles para uma areia ecológica sem pesticidas nem químicos e com pouco pó.
A comida é a mesma há quase ano e meio por isso não a alterei.
O detergente que uso para desinfectar as caixas de areia bem como o chão da casa sempre foi de uma marca pouco tóxica e ecológica.
Ele passa o tempo todo em casa, e apenas vai por 15-20 minutos por dia para o jardim da casa (sob vigilância para evitar contacto com outros gatos pois não está vacinado contra a leucemia felina e até para evitar que coma algo que não deva).

Quando pensava que provavelmente tinha resolvido a causa da alergia, chego a casa hoje ao fim do dia e o lábio inferior do Iori estava inchado. Amanhã terei que ir com ele à veterinária, mas agora não faço a mínima ideia a que ele terá feito alergia... é que ainda por cima ele não vai para o jardim (o único ambiente que não controlo completamente) há coisa de 2 dias.

Alguém passou por algo semelhante?
Aceito sugestões sobre possíveis alergéneos...
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sexta ago 21, 2009 10:07 pm

Não faço a mínima ideia... :| Felizmente nunca tive episódios desses...

Só me ocorre perguntar-lhe se ele mesmo de dentro de casa, não apanhará Sol em demasia? Não será alergia ao Sol?

Costuma ter ervas de cheiro em tacinhas, pela casa?

Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Mihoshi
Membro

sexta ago 21, 2009 11:05 pm

Não possuo quaisquer plantas de interior nem uso nada que dê muito cheiro à casa porque há cheiros que mexem bastante comigo e facilmente fico enjoada ou com dores de cabeça. Por isso, não uso velas nem ambientadores...mesmo o detergente para o chão é bastante diluido.

Por acaso não sabia que o sol podia causar alergias mas, desde o ínicio deste calor que tanto ele como o irmão evitam estar ao sol. Por causa do calor também, as janelas de casa têm estado fechadas com as persianas, excepto as que não têm sol directo para manter a casa fresca.

De qualquer modo, fico agradecida pela resposta. :)
Suzana1
Membro Veterano
Registado: sábado fev 09, 2008 6:56 pm

sábado ago 22, 2009 8:27 am

Não seria o caso de fazer um esforço e optar pela analise ao sangue? É que é realmente estranho :o Também pensei logo em plantas mas se não tem plantas em casa, não que lhe diga :o
Su
leonildecarvalho
Membro Veterano

sábado ago 22, 2009 10:01 am

Por acaso não terá o gato acesso a alguma arrecadação de detergentes, mesmo que ecológicos? Quando digo arrecadação, refiro-me a uma dispensa ou armário que possa fechar mal, onde guarda produtos de limpeza ou higiene.
É que por vezes acontece haverem recipientes que após utilização, ficam com algum produto escorrido por fora do mesmo, mesmo que já seco nas paredes exteriores do recipiente, o gatito pode, quiçá, andar a "lava-lo" com a língua... :?

Le4mbro-me agora que uma das minhas gatas teve uma situação de abcesso no lábio, mas era por acne. Andou a tomar AI e passou. Mais tarde voltou a encher... e só da segunda vez, após tratamento local acompanhado com AB e AI, passou de vez :wink:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Mihoshi
Membro

sábado ago 22, 2009 3:23 pm

Boa tarde,

Ontem ao ir-me deitar lembrei-me que comprei umas bases de plástico para colocar debaixo dos comedouros para ser mais fácil limpar a comida que cai para o chão e que a alergia apareceu no mesmo dia que as coloquei. Fui logo removê-las.
Hoje o Iori tinha o lábio com melhor aspecto, mas ainda um pouco inchado. Por precaução, e como o lábio é um local propício a desenvolver infecções, levei-o na mesma à veterinária.

Expliquei o sucedido e, como a pele estava branquinha, não apresentava sequer indícios de pulgas, é muito provável que tenham sido mesmo as bases de plástico. Se calhar ele foi comer a ração o que caiu para cima das bases e ao encostar o lábio a pele dele reagiu.

Mas de qualquer modo, lá levou uma picasita e tem de repetir o tratamento.

Quanto aos detergentes, mantenho-os dentro de caixas de organização num armário fechado na cozinha. E a cozinha só está acessível quando estamos lá. Com animais e crianças não podemos facilitar...

Bem...espero que seja mesmo isso: alergia ao plástico. É que ele é tão franzininho que vê-lo doentito é de partir o coração :(

De qualquer modo fico agradecida com as respostas e vou postando desenvolvimentos :wink:
leonildecarvalho
Membro Veterano

domingo ago 23, 2009 9:04 pm

Olá Mihoshi.

Ainda bem que se lembrou do que pudesse estar na origem da situação... :wink: Agora é aguardar e esperar que seja mesmo isso... que, levo en crer que acertou na mouche :wink: :D

Boa sorte,

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
elsasmc
Membro Veterano
Registado: terça jun 17, 2008 2:46 pm
Localização: Kikas, Xaninha, Luna, Fofinha e Babsy mais todos os outros q entram e saem em FAT

segunda ago 24, 2009 9:56 am

Apanhei uma gata aí há tempos com granuloma eosinofílico, tinha no lábio uma lesão com uma zona mais endurecida. Pergunte ao vet essa possibilidade.

Exemplos:
Imagem
Imagem
<p>O ronronar sai de uma v&aacute;lvula de seguran&ccedil;a existente no pesco&ccedil;o do gato para atenuar o excesso de satisfa&ccedil;&atilde;o.
</p>
<p>ADAP - Associa&ccedil;&atilde;o de Defesa dos Animais de Portim&atilde;o <a href="http://animaisdeportimao.blogspot.com">http://animaisdeportimao.blogspot.com</a></p>
leonildecarvalho
Membro Veterano

segunda ago 24, 2009 10:23 am

Não assuste a forista... :|
Se o gatinho está a ser seguido por uma Vet, levo em crer que ela; Vet, saberá detectar granuloma, caso fosse a situação... :|

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
elsasmc
Membro Veterano
Localização: Kikas, Xaninha, Luna, Fofinha e Babsy mais todos os outros q entram e saem em FAT

segunda ago 24, 2009 10:28 am

Não pretendo assustar até porque é tratável com medicação e trata-se de um processo alérgico, mas além de acne e alergia a plástico lembrei-me logo disto. Depois dê notícias do gatinho. :wink:
<p>O ronronar sai de uma v&aacute;lvula de seguran&ccedil;a existente no pesco&ccedil;o do gato para atenuar o excesso de satisfa&ccedil;&atilde;o.
</p>
<p>ADAP - Associa&ccedil;&atilde;o de Defesa dos Animais de Portim&atilde;o <a href="http://animaisdeportimao.blogspot.com">http://animaisdeportimao.blogspot.com</a></p>
JuSi
Membro
Registado: sexta set 14, 2007 9:31 am

segunda ago 24, 2009 11:12 am

espero que o seu gatinho já esteja melhor... mas olhe se isso é um inchasso que aparece e desaparece isso pode ser uma picada de mosquito... ainda há dias eu acordei com a palpebra inchada que nem conseguia abrir o olho e era uma picada de mosquito... e já aconteceu com a minha gata ser picada nas patas (porque ela corre atras dos mosquitos para apanhá-los)... e o seu gatinho pode ter sido mordido ao tentar morder o mosquito... :?

as melhoras
elsasmc
Membro Veterano

quarta set 09, 2009 10:17 am

Novidades?
</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano

quarta set 09, 2009 9:59 pm

elsasmc Escreveu:Novidades?
E vão duas :wink:

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Mihoshi
Membro

domingo out 25, 2009 7:30 pm

Tenho novidades :)

Já descobri o que causa a alergia ao meu pequenino.
Tenho um produto que se diz "suave para a pele" e ecológico mas contém limonene. O que me fez desconfiar foi que, num dia o Iori fugiu-me para a sala cujo chão tinha acabado de ser limpo e ainda estava meio humida . Estava a meio do tratamento da alergia, mas começou-se a coçar quase de imediato e de uma forma "aflita". Lavei-lhe logo as patitas. Li o rótulo de uma ponta a outra e lá estava "limonene pode causar alergias" em letras pequenas.

Investiguei e eis o que descobri:

Limonene é uma substância retirada dos citrinos e que é um bom solvente (daí ser usado em detergentes) e óptimo no tratamento de pulgas. É usado em alguns shampoos e coleiras para animais de estimação para controlo de pulgas.

Para ser mais exacta, o que causa alergias não é do limonene, mas sim da reacção que este tem com o ar. O óxido resultante dessa reacção está na origem de alergias em pessoas e animais mais sensiveis.

Conclusão: comprei um aspirador a vapor e não tenho usado detergentes para limpar o chão nem para sitios onde os gatitos tenham acesso.

Mas infelizmente, da última vez que foi tratado, ele fez reacção a uma das substâncias que estava na injecção que lhe permitiu parar a comichão e impedir o alastramento das feridas nas costas causadas pela alergia.
O resultado foi que, ganhou uma espécie de crosta redonda com cerca de 2cm de diametro de pele com necrose nas costas. A veterinária explicou-me que não é grave, vai demorar cerca de meio ano até essa crosta sair e que nesse local não irá nascer pêlo. :(
Anotou de imediato na ficha dele a reacção para futuras situações.
SCRMD
Registado: sábado jul 04, 2009 12:52 am

segunda nov 23, 2009 6:38 pm

Olá Mihoshi

Também tenho uma gata com alergia, coça-se muito às vezes até fazer feridas :(
A veterinária falou-me das análises mas, além de serem incrivelmente caras disse-me que provavelmente ou não detectariam o agente que lhe provoca a alergia, ou então seria algum que não conseguiriamos eliminar...
Ela ja fez tratamentos e melhora, mas quando acaba um ciclo de tratamento volta ao mesmo.
Ao ver o seu tópico comprei 1 detergente para limpar o chão que não contém limonene (havia 1 também ecológico mas que tinha esta substância). Hoje já o experimentei e vou ver se há melhorias.
O seu gato desde que eliminou esta substância tem melhorado?

Obrigada :)
Responder

Voltar para “Gatos”