Vet, esse desconhecido

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

terça ago 25, 2009 11:38 am

eu sei que a vida está má e há crise, mas pasmo com alguns dos tópicos abertos recentemente. e com outros mais antigos. definitivamente, a maioria dos portugueses deve desconhecer o que é um veterenário e para que serve. se não, como se explica que animais que caem ao poço, animais com diarreia e outras maleitas nunca lá tenham posto as patas? isto é o que se sabe através dos foruns, porque a realidade é bem mais negra e triste. basta ver o número de animais existentes e os que (não) enchem as clínicas veterenárias. uma tristeza :cry:
se contarmos com a alimentação que têm, com os cuidados que lhes são dispensados, pode-se imaginar o estado de saúde da população animal deste país
anjjazul
liliana28
Membro Veterano
Registado: sexta out 17, 2008 7:16 am

terça ago 25, 2009 11:56 am

Sinceramente penso que em Portugal não há o hábito de levar os animais ao veterinário (por exemplo, para consultas de rotina, vacinas, esterilizações, etc). Quando era miúda via os animais dos vizinhos e nenhum tinha vacinas. Hoje em dia penso que a mentalidade está, felizmente, a mudar. Há um maior cuidado e sobretudo considera-se os nossos amiguinhos verdadeiros membros da nossa família.

Claro que há excepções, há pessoas que não levam os animais ao veterinário nem quando estão doentes. Por exemplo, encontrei o Branquinho com uma patinha partida na rua onde vivo. Os meus vizinhos incitaram-me a deixar o animal que aquilo “não era nada”, “ com o tempo passava”, “vais gastar muito dinheiro”, etc.

Existem tópicos com dúvidas e questões que para quem gosta de animais é difícil compreender. Mas também há o outro lado da moeda. Existem foristas a apresentar-nos os seus magníficos animais, a revelar um lado bondoso de quem recolhe um animal na rua e o ajuda a encontrar um novo dono (temos o exemplo do Obama), quem promova o tratamento de um animal, etc etc

Enfim, há pessoas para tudo….
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

terça ago 25, 2009 8:57 pm

Mas o que mais me incomoda é aperceber-me que muitas dessas pessoas, de cada vez que dão um traque ou espirram, estão caídas nos Centros Sociais de Saúde :roll: Quando se trata do animal, esse não tem direito nem a queixar-se de dor nem o de ter dor :evil:
Enfim... depois há aqueles que apesar de cá virem expor casos de arrepiar... e falarem porque a crise e tal... continuam a despender dinheiro com a net... porque os seus animais estão em último na infinita lista de "prioridades..." :evil:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Miguelpacheco
Membro
Registado: sábado set 24, 2005 7:10 pm
Localização: 3 Gatos; 3 periquitos; 1 caturra; 1 tartaruga; 6 mandarins.

terça ago 25, 2009 10:48 pm

Boas

Infelizmente o maior motivo para as pessoas não levarem o gato ao veterinário é mesmo pela razão dos euros...

Hoje em dia e após muita informação passada ás pessoas, as mesmas continuam a adoptar/comprar animais á toa só porque o filho/a pediu ou algo parecido mas depois chega a altura de o levar ao veterinário vem conversas como já ouvi e preferi afastar-me que foram do género "ahh pagar veterinário? nem penses dava para alimentar a casa por uma semana... mais fácil e meter num saco/caixa e levar-lhe para um caminho onde NÃO tenha casas" sim porque ao não ter casas ainda piora a situação porque assim pode nunca a vir ter um novo dono.

Eu admito que os veterinários hoje em dia estão a cobrar bastante por uma consulta que nem 20 minutos por vezes dura (pelo menos cá em São Miguel) mas também quem adopta um animal já tem que reservar um X de € para esse efeito.

Enfim é um assunto triste e eu próprio sei mas infelizmente haverá sempre pessoas a preferir comprar um LCD topo de gama ou um Frigorífico todo XPTO ou um telemóvel caríssimo que no fundo só faz chamadas do que levar um animal ao VET que pode estar a sofrer... para essas pessoas eu não consigo olhar para a cara delas... e se houver alguém por aqui que se sinta ofendido desculpem mas já não me importo até agradeço!!! Pensem em vocês e nós animais. Tudo o resto deverá estar a seguir.

10 a lutar pelo bem enquanto existe 100 contra eu perco a esperança que as pessoas abram os olhos um dia...

Mas é só minha opinião. Um abraço
miggas
Membro
Registado: quinta jun 16, 2005 10:56 am

terça ago 25, 2009 11:21 pm

Boa noite,

Tenho acompanhado este tópico e realmente tudo o que tem sido dito aqui são a mais pura verdade...

Eu posso vos dizer que já fui "acusada" por uma colega de trabalho de pôr a Nina em 1º lugar quando gastei 100€ na esterelização, em vez de gastar 80/90€ num médico particular para mim...Embora não tenha nada a ver com o tópico, tive 1 problema de saúde que me causou uma hemorragia interna e fui operada de urgência, problema esse que nunca foi detectado com nenhum exame médico...Enfim, voltaria a fazer td da mesma forma...

Ainda agora, há 3 semanas quando adoptei a Maya, fui com ela directa para o vet e deixei lá sem contar cerca de 65€, teve que fazer o tratamento para coriza e a vet aconselhou a fazer o teste da leucemia, devido ao facto dos irmãos da Maya terem morrido...E esta semana vai tomar a 1ª vacina...

Mesmo assim, acho que a mentalidade portuguesa tem mudado...Pouco, mas tem mudado...
E quem sabe um dia chegamos aos calcanhares dos ingleses no que diz respeito aos animais...

Vamos ter esperança :wink:
anjjazul
Membro Veterano
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

quarta ago 26, 2009 12:19 pm

Miguelpacheco Escreveu:Boas

Infelizmente o maior motivo para as pessoas não levarem o gato ao veterinário é mesmo pela razão dos euros...

nem sempre. eu dei uma gata na terceira. estava sempre a parir. falei com a dona e disse-lhe que seria esterelizada à borla. não quis. resultado - roubei-a, esterelizei-a porque já estava grávida outra vez e arranjou novo dono.

Eu admito que os veterinários hoje em dia estão a cobrar bastante por uma consulta que nem 20 minutos por vezes dura (pelo menos cá em São Miguel) mas também quem adopta um animal já tem que reservar um X de € para esse efeito.
em são miguel há de tudo o que é mau. mas tb. há de bom. pelo menos, na altura, só tive a dizer bem da drª rita. salvou o mafarrico do serafim. paguei um balúrdio, mas o gato estava muito mal
anjjazul
Gypsfulvus
Membro Veterano
Registado: segunda abr 27, 2009 9:09 pm

quinta ago 27, 2009 10:48 am

O veterinario médio cobra entre 26 a 30 euros de consulta... se é um valor caro...não tenha cães.
Paraiso
Membro Veterano
Registado: quinta nov 08, 2007 12:24 pm

quinta ago 27, 2009 11:54 am

É um forum de gatos, não de cães.
Claro que para ter animais é preciso ter consciência dos gastos futuros! Não são bonequinhos muito fofinhos e giros, bora lá ficar com um! Ter um animal à nossa guarda é um privilégio, é preciso não o esquecer! É preciso responsabilidade e maturidade para tal.
A minha vet leva 35 euros, eu pago e sei que estão em boas mãos. Se abdiquei de bens materiais aquando da esterilização/castração? Claro! São alturas em que ficamos menos "abonados", mas já sabia que assim ia ser! E, infelizmente, chegará um dia em que as despesas médicas aumentarão... E espero estar preparada para tal, faço por isso.
Se gostaria de ter mais animais? Claro, mas e a qualidade de vida deles e minha?! É preciso ponderar.
8patas
Membro
Registado: terça jul 14, 2009 4:08 pm

quinta ago 27, 2009 3:59 pm

como diz o meu namorado: eu nao me importo de gastar dinheiro com eles, desde que ficam bem...
Eu nao tnh olhos a metir em relaçoes aos meus amores...
<p>&nbsp;</p>
CrisChaves
Membro
Registado: segunda out 22, 2007 8:56 pm

quinta ago 27, 2009 10:54 pm

Algumas pessoas que eu conheço infelizmente, acham "despedicio de dinheiro" comprar comida de qualidade para meus meninos, comprar brinquedos ,ir ao veternario, não ir de ferias para fora do pais porque prefiro passar ferias cá num local onde aceitem animais.
Quando essas pessoas estupidamente gastam rios de dinheiro roupa de marca, comer todos os dias fora etc...
Se meus meninos estiverem bem, eu também estou, independente do dinheiro que tenha gastar.
MiausRafa
Membro Veterano
Registado: quarta out 17, 2007 6:52 pm

quinta ago 27, 2009 11:26 pm

No nosso país o facto de muitos donos não levarem os seus animais ao Veterinário, nem em caso de doença, não é só uma questão de Euros, mas de mentalidade. :( estamos longe de atingir a evolução necessária para a maioria aceitar que os animais são seres que tal como os humanos precisam de cuidados de saúde e de alimentação adequada. :twisted:

Claro que em muitas situações o impedimento de idas regulares ao Vet são mesmo os Euros que faltam até para os própris donos se tratarem a eles próprios. :wink:
anjjazul
Membro Veterano

sexta ago 28, 2009 1:08 am

e para agravar as coisas, há a falta de qualidade de muitos vets. já é difícil as pessoas levarem o animal ao vet. mas se vão e são mal atendidas, pedem preços exorbitantes, começam com muita mariquice, o animal não melhora, nunca mais l+a põem os pés. e muitos só vão, quando o animal está de patas para a cova. uma vez vi um cão com tanta carraça, que já não devia ter mais sangue para ser sugado. as carraças caíam por todo o lado. imagine-se o final :cry:
anjjazul
Gypsfulvus
Membro Veterano
Registado: segunda abr 27, 2009 9:09 pm

terça set 01, 2009 7:36 pm

Que raio de conversa...

A maioria dos donos de animais deste país não são como os da arca. Querem melhoras do dia para a noite e acham que basta uma pilula milagrosa e o cão cura-se ou ressuscita.
malinka
Membro Júnior
Registado: domingo jan 25, 2009 4:43 pm

terça set 01, 2009 8:27 pm

Claro que quando se adopta um cão ou gato tem de se ter consciência que mais cedo ou mais tarde vai dar despesas extra, não se pode só pensar no que se gasta com alimentação, vacinas e esterilização. E eu compreendo que os vet tenham de ganhar a vida mas não falo no preço das consultas mas sim dos medicamentos e dos exames já para não falar do preço da comida nos vets. No ano passado gastei em 21 dias mais de €300 só em exames e medicação e o meu menino acabou por falecer, em Maio fui de urgencia ao vet durante a noite e na manhã seguinte tinha €500 para pagar só em analises e exames, eu se estiver doente e precisar de exames caros vou ao medico de familia pedir uma credencial para ficar mais barato no vet já que não se pode fazer o mesmo deviam ter uns preços mais acessiveis é inconcebivel pagar €5 por uma injecção ou €2 por um comprimido quando se pode ir à farmacia e comprar uma caixa quase por esse valor e que ainda se pode por no irs.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

terça set 01, 2009 9:14 pm

Falta de qualidade é algo a que já muitos se habituaram a viver com. Contudo, não é só em profissões específicas mas sim em quase tudo e, quando não se gosta da qualidade dos serviços, parte-se para outro profissional na busca do melhor. mesmo assim, por vezes ainda não é à segunda nem à terceira. Mas, bolas, nem todos são treta! Era preciso muito azar que todos os profissionais, seja em que área for, fossem todos de fraca qualidade... né'

Só para exemplo:

Fui a semana passada com uma das minhas gatas a uma Clínica Vet. Fez repetição de raio-X que estava quase igual ao anterior. Como não haviam certezas... lá vim com uma carta para ir à FMVL mas que só iria para a semana que vem, porque o caso não foi de ocasião mas vem de já algum tempo (1 Ano, mais ou menos, mas sempre a ser acompanhada...) mas sem nunca se chegar a conclusões.
Ontem, mais um episódio igual a tantos outros... e já nem esperei pela semana que vem nem fui à FMVL. Fui a outra Clínica para segunda opinião. Clínica esta que me inspira inteira confiança até que um dia faça "borrada".

Resultado:

Saí de lá com uma nova e totalmente diferente terapeutica... Mais elucidada e com menos 65€ no bolso. Gastei mais mas fiquei mais informada e a aguardar que esta nova terapeutica tenha algum efeito positivo na gata.
Se não fizer, irei então a uma terceira opinião e aí sim na FMVL.

Isto tudo para dizer que é muito relativo uns acharem este ou aquele Vet, melhor ou pior. Tudo depende do quanto se quer gastar e se, se embarca numa segunda opinião, o que representa mais despesa em cima de despesa e a opinião de cada um, depende, também, dos efeitos que viu de melhoras no seu animal. Uns até ficam melhores mas noutros, os Vets têm o "azar" de não terem feito "bingo" no diagnóstico e outros até no prognóstico!

Um Vet, para mim, pode ser do mais sisudo ou do mais labrego que haja, que não me afecta minimamente se, for um bom Profissional. Já outros, com risinhos amarelos, não me dizem nada...a não ser quanto pagarei no final!

Enfim.. há bons e maus profissionais em tudo o que sejam profissões!

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”