"problemas" com areia silica

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
mmcoelho
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 10:21 pm

sábado ago 29, 2009 11:20 am

Alguém que tenha comparado silica no continente ou pingo doce consegue dar-me uma ideia do tempo que dura?

Normalmente comprava sanicat ou outras marcas mais caras e durava 3 a 4 semanas.

Tenho comprado as do PD e do Continente e está a durar 1 semana ou 15 dias.

Como o gato é castrado, já levei a dois vets diferentes para ver se havia algum problema de saúde, mas eles dizem que não, que está tudo bem com ele.

Será da marca?

Obrigada!

PS- já pensei comprar outras marcas para experimentar, mas agora tenho várias pacotes de silica destas marcas em reserva e não queria gastar mais dinheiro sem ter a certeza se é da marca, até porque, se não for, devo precisar dele para o vet :)
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sábado ago 29, 2009 9:46 pm

Mas, refere-se própriamente a que "defeito"? Ao odor...? O meu Matateu está castrado e a urina dele, por vezes, cheira horrivelmente mal. Há animais com o ph da urina mais ácido que outros.

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
mmcoelho
Membro Veterano

domingo ago 30, 2009 10:26 am

O odor e também o facto de a areia ficar mais rapidamente amarela, ou seja, saturada.
JuSi
Membro
Registado: sexta set 14, 2007 9:31 am

segunda ago 31, 2009 1:48 pm

olá

costumo utilizar a areia do PD ou do continente e tenho uma gata castrada. a areia dura normalmente 15 - 17 dias até ficar a cheirar mal e com necessidade de mudança...

espero ter ajudado...
pathelen
Membro Veterano
Registado: segunda out 27, 2008 9:24 am

segunda ago 31, 2009 2:00 pm

Olá!

Eu também uso a sílica.. nunca deixo mais de 2 semanas... e sim começa a ficar amarelada, mas raramente deita muito cheiro! Embora haja quem mantenha a mesma areia sílica durante 1 mês, eu não gosto de a ter tanto tempo... não gosto de pensar que está ali aquele amontoado de xi-xi a criar bactérias e mudo de 2 em 2 semanas...

Costumo comprar no continente uma da marca Mini-litter... creio... :oops:
leonildecarvalho
Membro Veterano

segunda ago 31, 2009 3:02 pm

Pois, sobre a cílica não me vou pronunciar muito, porque não a uso já que tenho 5 gatos e ficaria extremamente caro além de que já experimentei uma vez e o resultado não foi o melhor.

Eu uso a baratinha de supermercado mas mudo com bastante frequência.

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
mmcoelho
Membro Veterano

segunda ago 31, 2009 7:47 pm

O meu problema é que não costumava ficar tão saturada ou com tanto odor e estou com receio de que o "minhau" esteja doente.

Também já considerei a hipótese de ser a base do WC que esteja com o odor impregnado (estive grávida e durante a gravidez o meu marido tomou conta da limpeza do WC; entretanto descobri que ele não esfregava a base nem colocava nada para limpar, só passava por água LOL).

pathelen, o seu gato também é castrado?

Outra coisa, se a situação se mantiver...os veterinários conseguem perceber se um gato está doente dos rins, por exemplo, com mera observação externa, ou seja, sem análises ou outros exames?

É que já o levei a dois diferentes e dizem-me que está tudo ok, mas eu fico insegura porque eles só o observam....mas como de veterinária não percebo nada...
leonildecarvalho
Membro Veterano

segunda ago 31, 2009 8:56 pm

Veja se consegue no fundo do tabuleiro, depois deste bem lavado, colocar-lhe só umas muito poucas, novas, pedrinhas de cílica e tente que ele lá vá urinar. Colecte a urina com uma seringa e leve ao Vet para examinar a urina :wink:

Se conseguir o feito, a horas que a Clínica esteja já fechada, ponha a urina que tiver na seringa, no frigorifico

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
elsasmc
Membro Veterano
Registado: terça jun 17, 2008 2:46 pm
Localização: Kikas, Xaninha, Luna, Fofinha e Babsy mais todos os outros q entram e saem em FAT

segunda ago 31, 2009 10:00 pm

Eu não uso só sílica, acho dispendioso e pouco eficaz. Faço uma mistura de sílica barata e areia normal que me prolonga a duração e evita o cheiro já que os grânulos de sílica absorvem a maioria do chichi. Mas coloco mais areia que sílica. Isto é o meu método para os gatinhos que acho que não combinam muito com areia aglomerante.

Para gatos adultos prefiro a aglomerante, tendo preferência por purina tidy cats, mas vou experimentar em breve extreme classic.
<p>O ronronar sai de uma v&aacute;lvula de seguran&ccedil;a existente no pesco&ccedil;o do gato para atenuar o excesso de satisfa&ccedil;&atilde;o.
</p>
<p>ADAP - Associa&ccedil;&atilde;o de Defesa dos Animais de Portim&atilde;o <a href="http://animaisdeportimao.blogspot.com">http://animaisdeportimao.blogspot.com</a></p>
pathelen
Membro Veterano
Registado: segunda out 27, 2008 9:24 am

segunda ago 31, 2009 10:12 pm

Olá...

Sim a minha gata é castrada... tem 1 ano.

O facto da base estar com o plastico sem brilho e com calcario pode provocar mais mau cheiro... se realmente o seu marido não esfregava com detergente´é capaz de ter acontecido isso.

Mas olhe eu acho muito tempo 4 semanas de duração a areia... seja lá que tipo de areia se use...

Eu de inicio também fazia a mistura de silica com areão normal, porque a minha gata não gostava do tacto da silica, mas agora já se habituou e´passei a usar só silica.

No entanto se está com duvida, penso que nada melhor que levar o gatinho ao vet... assim fica descansada e evita problemas de maior para o animal e também para si... :wink:
Responder

Voltar para “Gatos”