Ajuda - Gato doente

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
June76
Membro Veterano
Registado: quinta jul 02, 2009 2:22 am

segunda ago 24, 2009 7:41 pm

O meu gatinho de 5 meses sofreu uma fractura na tíbia. Levei-o ao vet e já foi operado. Agora trouxe-o para casa mas esqueci-me de perguntar como devo alimenta-lo. Será que devo força-lo a comer alguma coisa ou a beber água? Ou se devo esperar que ele recupere?

Alguém pode ajudar-me sobre esse assunto? É a primeira vez que cuido de um gato convalescente...
Catih
Membro Veterano
Registado: terça mai 13, 2008 8:30 pm
Localização: Duas caturras, um bico-de-lacre e um coelhinho anão! :)

segunda ago 24, 2009 9:54 pm

Eu não sei, mas acho que comem como normalmente para ficarem fortes... Mas o melhor é mesmo ligar ao veterinário.

Boa sorte!
<strong>Encontrou um animal ferido/selvagem?</strong> Ligue para a Linha SOS Ambiente e Território: 808 200 520.
<p>
Pensamento positivo :)
<p>
<strong>Como criar Pardais Bebés: </strong>http://blogdosbichos.blogs.sapo.pt/4928 ... nomobile=1
<p>
Boa Sorte! :D
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

segunda ago 24, 2009 9:56 pm

Normalmente só após horas de terem saído da anestesia, se deve dar água e alimento. Como não há pormenores e como não estamos dentro do assunto em questão, o melhor é mesmo telefonar ao Vet :wink:

Votos de boa recuperação do bichano,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
June76
Membro Veterano

segunda ago 24, 2009 11:55 pm

Obrigada pela vossa atenção!

Felizmente dei-lhe comida e ele comeu. Parece que as dores não lhe fizeram perder o apetite.

O vet avisou-me que a fractura da tíbia vai demorar a sarar, mas como ele comeu já fiquei um pouco mais animada.
leonildecarvalho
Membro Veterano

terça ago 25, 2009 9:02 pm

Também deve ter avisado sobre alguma contenção de movimentos... certo?

As melhoras do bichano,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
June76
Membro Veterano

quarta ago 26, 2009 11:53 am

Boa tarde!

É verdade, Leonilde. O Vet disse-me que depois do décimo dia ele não irá sentir mais dores e irá "pensar" que pode pular e correr à vontade. No entanto, eu tenho que evitar que isso aconteça, pois ele só estará completamente curado daqui a 2 meses (isto se não exagerar). Ele foi atropelado e a fractura da tíbia foi muito grave.

O que me preocupa agora é que não sei muito bem como irei conseguir controlar os seus movimentos. Ele é um gato muito activo que vive no campo e que está habituado a subir às árvores e a correr pelo quintal. Provavelmente quando se sentir melhor vai querer voltar à mesma vida de antes e isso seria um desastre para a sua recuperação.
leonildecarvalho
Membro Veterano

quarta ago 26, 2009 3:42 pm

June76 Escreveu:Boa tarde!

É verdade, Leonilde. O Vet disse-me que depois do décimo dia ele não irá sentir mais dores e irá "pensar" que pode pular e correr à vontade. No entanto, eu tenho que evitar que isso aconteça, pois ele só estará completamente curado daqui a 2 meses (isto se não exagerar). Ele foi atropelado e a fractura da tíbia foi muito grave.

O que me preocupa agora é que não sei muito bem como irei conseguir controlar os seus movimentos. Ele é um gato muito activo que vive no campo e que está habituado a subir às árvores e a correr pelo quintal. Provavelmente quando se sentir melhor vai querer voltar à mesma vida de antes e isso seria um desastre para a sua recuperação.
Fale abertamente com o Vet e exponha-lhe a situação. Caso ele indique ser perigoso para o animal esses esforços após a sua recuperação, então só existe a solução de o "tornar um gato confinado à casa" :wink: como a maioria dos que têm donos :wink:

Actualmente, em repouso... coloque junto a móveis e ou camas da casa, caixas de cartão, fechadas, ou pufs, a fazerem de degraus, com a finalidade dele não ter que dar saltos para chegar a esses locais... :wink:

Boa sorte e boa recuperação do bichano,

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
June76
Membro Veterano

quarta set 02, 2009 12:35 am

A saúde do gatinho continua a preocupar-me. Ele tem estado muito quieto e sem apetite. Tem emagrecido de dia para dia. Infelizmente não tenho possibilidades de o levar novamente ao vet, pois gastei tudo o que podia na cirúrgia.
leonildecarvalho
Membro Veterano

quarta set 02, 2009 12:50 pm

June76 Escreveu:A saúde do gatinho continua a preocupar-me. Ele tem estado muito quieto e sem apetite. Tem emagrecido de dia para dia. Infelizmente não tenho possibilidades de o levar novamente ao vet, pois gastei tudo o que podia na cirúrgia.
Não é normal. Portanto, quando não é normal, é porque precisa de cuidados médicos que não será no forum que os irá encontrar.
Eu entendo a sua posição sobre os gastos mas não entendo como é que consegue ver o animal a definhar sem que o leve ao Vet.
Telefone-lhe e explique-lhe a situação do animal bem como a sua sobre o facto de não ter recursos... e estou segura que ele, sendo que o operou, não vai agora deixar o animal morrer só porque a dona não pode, actualmente, pagar! O que ele apresenta, até pode advir da própria cirurgia...!
Estou certa que se lhe expuser o seu problema e o do gatinho, ele arranjará uma solução faseada de pagamentos, no seu caso!

Juro-lhe que apesar de entender que está sem dinheiro não entendo como consegue vê-lo a ir-se "minuto a minuto... "

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
June76
Membro Veterano

quarta set 02, 2009 9:27 pm

O Bichaninho nunca foi comilão. Trocava de boa vontade um prato de ração pela brincadeira.

Antes do acidente comia Purina One Junior, mas já dava sinais de ter enjoado a ração. Ontem fui ao Jumbo e comprei um saquinho de Guabi natural para filhotes. Parece que ele gostou, pois já está a comer melhor. Comecei a dar-lhe aos pouquitos na palma da mão, mas há pouco já comeu no prato.

O "mano" mais velho é que anda ciumento. Deve achar esta ração mais saborosa do que a dele.
leonildecarvalho
Membro Veterano

quinta set 03, 2009 9:54 am

June76 Escreveu:A saúde do gatinho continua a preocupar-me. Ele tem estado muito quieto e sem apetite. Tem emagrecido de dia para dia. (...).
June76 Escreveu:O Bichaninho nunca foi comilão. Trocava de boa vontade um prato de ração pela brincadeira.

Antes do acidente comia Purina One Junior, mas já dava sinais de ter enjoado a ração.(...)
Juro que por vezes penso que: ou sou mesmo burra, ou então as pessoas escrevem sem saber bem porquê?!

Desejos da continuação das melhoras do bichano.

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
June76
Membro Veterano

quinta set 03, 2009 9:17 pm

Obrigada, Leonilde

Sim, talvez tenham sido apenas desabafos. Ninguém gosta mais do meu gato do que eu e se alcontecer algo de mal com ele ninguém irá sofrer mais do que eu.
leonildecarvalho
Membro Veterano

quinta set 03, 2009 11:07 pm

June76 Escreveu:Obrigada, Leonilde

Sim, talvez tenham sido apenas desabafos. Ninguém gosta mais do meu gato do que eu e se alcontecer algo de mal com ele ninguém irá sofrer mais do que eu.
Percebido. Só que, fiquei logo com a sensação de que o animal estava mesmo mal, mal, mal e como num pós operatório muita coisa pode acontecer…, fiquei mesmo preocupada, acredite! :|

Não lhe consegue dar uma ração um pouco melhor que a de supermercado?
É que, por vezes, mais vale fazer-se um pouco mais de sacrifício e o animal andar melhor mantido… :wink:

Continuação das melhoras.

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”