Gatinho sem mãe! Não sei o que fazer...

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
bonekita
Membro
Registado: sexta ago 29, 2003 4:29 pm
Localização: 1 cadela, 1 cão e 2 gatitas. Varios peixes e passaros, 2 chinchilas e 7 coelhos...

terça set 09, 2003 12:20 am

Boa noite!

Acabei de adoptar um gatinho bebé! Pelas caracteristicas deve ter cerca de 2 meses... Já lhe dei leitinho e um pouquinho de fiambre e de queijo (sei que faz mal mas não estava preparada para o receber...). Neste momento ele está a dormir na minha cama, e embora já tenha tido muitos gatitos quem costuma tratar deles nos primeiros dias é a minha cadela, mas como está com um tumor q não sei se é contagioso tam,bém com os gatos tenmho receio de os deixar juntos... A cadela não se cala, ele ou dorme ou pede mimo e atenção...

Amanhã vou com os dois ao veterinário, mas entretanto será que alguém me pode dizer se haverá algum problema de por os dois em contacto???

Infelizmente, receio que a mãe do gatito tenha sido atacada por cães vádios que andassem aí, e o filhote que por vezes aparecia aqui em casa veio para a minha janela!!!

Teitei dar-lhe banho mas não consegui, sei que não deve adiantar de muito mas pus-lhe frontline para q ele possa dormir aqui!!!

Obrigada!!!
Miadores
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm

terça set 09, 2003 1:03 am

Olá!

Várias coisas não dê banho! os banhos assim bébés são perigosos, podem constipá-los, e duma forma grave.
Que Frontline pôs? o das pipetas é muito cedo ainda. Só o spray, e com muito cuidado para ele não respirar, e já agora era fundamental por-lho logo? Ele tem pulgas? Fiambre e queijo nem pensar, é para lhe provocar problemas gastrointestinais.
Desculpe estar já com este discurso, mas como não tem experiência com gatinhos, é para evitar que lhe cause algum dano grave. E não, não deve juntá-lo à cadela!

Se de facto vai amanhã ao vet, é a atitude mais certa, para ele fazer um exame ao gatinho, e lhe dar indicações. Ele sabe de certeza, mas já agora peça para ver as orelhas (pode ter àcaros), a boquinha, os olhos e certifique-se se não estará constipado (eventualmente com coriza).
E peça-lhe para ele lhe explicar bem a alimentação.
E ... BOA SORTE!!
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p>&nbsp;</p>
bonekita
Membro
Localização: 1 cadela, 1 cão e 2 gatitas. Varios peixes e passaros, 2 chinchilas e 7 coelhos...

terça set 09, 2003 1:15 am

Miadores,

Eu tenho duas gatitas mas estavam "planeadas"... Os outros que páram por aqui é a minha cadela que cuida deles... Neste momento estão os dois, um de cada lado da porta a choramingar... A minha cadela era como uma segunda mãe...

Ele quer ir lá para fora, penso que ter com a mãe! Mas está um bando de cães abandonados à porta, os quais eu penso que devem ter apanhada a pobre da gatita!!

Pus-lhe o Frontline em Spray e tomei todas as precauções, olhos,nariz e boca! Pedi ao meu namorado para ir buscar uma latita de comida para gato a casa do pai, já lha demos e até comeu bem...

Entretanto já estive a ver se tem pulgas e não me pareceu... Eu e a minha tia "tratávamos" deles... Dávamos-lhes comida e quando conseguiamos lá ia um banhinho e desparasitante... Também já lhe consegui dar banho... Com água morna e agora está embrulhado numa toalha e dentro de dois cobertores...

Penso que já estará tudo bem.. Agora é só ele entender porque não pode estar com a mãe!! (Amanhã antes de ir para o veterinário vou ter o cuidado de ver se a mãe não está na minha porta e caso esteja enterro-a!!)

Agora penso que seja esperar e rezar para o gatito não ter nenhuma doença...

Obrigada pela atenção...
Miadores
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm

quarta set 10, 2003 9:30 pm

OLÁ!!

Então? Como estão a correr as coisas?
Como está o gatinho? Já foi ao vet?
E chegou a encontrar a mãe?

Dê notícias!!
;) ;)

Espero que esteja tudo bem!! ;)
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p>&nbsp;</p>
Bernardinha
Membro Veterano
Registado: terça mai 06, 2003 11:08 am
Localização: 2 Gatas - Margarida & Teresa, uma cadela, a Bia e 2 tartarugas, Frida e Gala

quinta set 11, 2003 12:26 am

Quando trouxe a minha pekerrucha pra casa, nas mesmas condições, dava-lhe com uma pipeta e um biberom, um leite em pó especial para o efeito de 3 em 3 horas, conforme o conselho da vet. Não dê banho!!! os bicharocos perdem a imunidade durante dias.
Felicidades e montes de beijinhos pro pekenino. :))
<p>"N&atilde;o abandone os seus animais. N&atilde;o traia a confian&ccedil;a de quem lhe entregou&nbsp; a vida."</p>
<p>Tributo. Tenho tantas saudades tuas... <a href="http://www.slide.com/r/DP80D1jyyj-0_8g_ ... >&nbsp;</p>
Cleopatre
Membro Veterano
Registado: quinta mar 27, 2003 4:29 pm
Localização: Gata europeia tigrada tricolor (Anaïs) e 2 gatos europeus blottered (Matisse e Ankh)

sexta set 12, 2003 9:40 am

Olá! :D

Como está o gatinho? Já foi ao veterinário? Afinal quantos meses tem ele? Se tiver 2, como supões, já come perfeitamente ração seca para gatinhos e deve ser desparazitado e vacinado o mais brevemente possível. Aliás o vet. deve ter feito isso...
Chegaste a encontrar a mãe?
bonekita
Membro

domingo set 14, 2003 12:50 am

Desculpem a ausencia, mas fui uns dias para fora com os bichinhos...

O gatinho tem realmente 2 mesitos mas ainda não come bem ração seca... No entanto também não preciso de lhe dar biberon!! Tomou banho mal cá chegou e felizmente não houve problemas, é saudável e pode conviver à vontade com a cadela... Aliás com a sua nova "mamã"...

A mãe do gatinho encontrei-a morta a alguns metros de minha casa, não me pareceu que fossem os cães, pois ela não tinha marcas de dentes, mas pode ter sido atropelada e dps a fugir dos cães tenha acabado por morrer... :cry: Enterrei-a no meu quintal, mas como o filhote não saá do sítio onde está enterrada fui de férias com eles...

Ele aceitou bem a cadela e agora está a correr tudo bem!!!

Obrigada!
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

domingo set 14, 2003 11:22 am

Olá

Ainda bem que tudo está bem com o filhote, é uma pena o que aconteceu com a mãe. Já o levou ao vet? Não se esqueça que tem de ser desparasitado e vacinado.
Se ele ainda não come bem a ração pode ser por falta de habito ou pode ter algum problema de dentição que convém verificar.

Beijokas
kathleen
Responder

Voltar para “Gatos”