Doenças transmissiveis aos humanos

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Inela
Mensagens: 2
Registado: quarta out 21, 2009 8:53 am

quarta out 21, 2009 9:48 am

Peço desculpa por abrir novo tópico, mas gostaria de saber que tipo de doenças é que os gatos "vadios" nos podem transmitir. Porque uma das desculpas para a queixa efectuada é a que "... os gatos transmitem muitas doenças.." :?
Icemoma
Membro
Mensagens: 107
Registado: sexta abr 18, 2008 11:33 pm
Localização: Tito, Fatma & Hegri

quarta out 21, 2009 11:00 am

Olá, Inela
A sua questão também me despertou alguma curiosidade, e fiz uma pesquisa. A resposta mais sucinta que encontrei foi:
( de http://br.answers.yahoo.com/question/in ... 240AAg4Lzu)


"* Ancilostomíase (Cães): Infectam o intestino delgado e podem causar pneumonia. O contágio é feito através das fezes do animal, contaminadas com vermes. Sintomas: Erupção cutânea vermelha, com intensa coceira na área onde penetrou a larva (geralmente nos pés). Causa verminose e anemia. Nos casos mais graves, chega a ser necessário uma transfusão de sangue.

* Toxocaríase (Cães e gatos): É uma doença parasitária grave. O contágio é feito pela ingestão acidental dos ovos do verme presentes nas fezes do animal. Em casos raros, o ovo do verme pode contaminar os olhos, causando deterioração da visão e até cegueira. Este tipo de contaminação ocorre com mais freqüência em crianças que brincam na terra ou areia e deve ser tratado por um oftalmologista. Sintomas: Dificuldades respiratórias, fígado aumentado e erupções cutâneas. A recuperação normalmente acontece de forma espontânea.

* Toxoplasmose (Gatos) : É uma doença do sistema nervoso central, causado por protozoário chamado "Toxoplasma gondii". O contágio é feito no contato com fezes contaminadas (limpar a caixa de areia, etc.) Sintomas: febre, visão turva, gânglios inchados, dores musculares e baço aumentado. É uma doença especialmente perigosa para as gestantes, pois pode causar o aborto ou má formação fetal. Se o contágio acontecer no final da gravidez, pode comprometer o sistema nervoso do bebê ou causar cegueira. O tratamento é complicado e necessita de um médico especialista em toxoplasmose.

* Raiva (Cães e gatos): A raiva é uma doença letal. Requer vacinação imediata. o animal raivoso, passa a apresentar um comportamento arredio e agressivo, espuma pela boca e não se alimenta. qualquer animal com suspeita de raiva deve ser isolado e colocado em quarentena. Se a doença for confirmada ele precisará ser sacrificado. Sintomas: febre, calafrios, fobia a água, delírios, seguidos de óbito. Contágio: Através de mordida ou arranhões de animais infectados com a doença.

* Doença do "arranhão de gato" ou "febre do arranhão de gato" (Gatos): essa doença começa com uma perfuração na pele, feita por um arranhão de gato, que se torna infeccionada e parece um pequeno furúnculo. Pode ser um arranhão profundo ou superficial. É transmitida por um micróbio chamado "Rochalimaea hendelae". Sintomas: aumento dos gânglios, fraqueza, náusea, calafrios, perda de apetite, dor de cabeça e febre baixa. Alguns casos vem acompanhados de uma erupção semelhante ao sarampo. Tratamento: Lavar o local do arranhão imediatamente, desinfeta-lo, e levar ao médico ou pronto-socorro. É necessário o uso de antibióticos e acompanhamento médico.

* Tinha (Cães e Gatos): É uma infecção micótica que atinge o pêlo dos animais. É causada por um fungo chamado " Tinea". Altamente contagiosa, basta brincar ou tocar no animal contaminado para contraí-la. Ataca principalmente o couro cabeludo, as unhas e a pele. Sintomas: Começa com uma lesão levemente escamosa na pele, a princípio um ponto redondo que coça. A infecção cicatriza, da parte interna da lesão, para a parte externa do círculo. Pode passar de uma área para outra do corpo. É uma doença resistente, que necessita de tratamento médico."

Espero ter ajudado...
elsasmc
Membro Veterano
Mensagens: 3116
Registado: terça jun 17, 2008 2:46 pm
Localização: Kikas, Xaninha, Luna, Fofinha e Babsy mais todos os outros q entram e saem em FAT

quarta out 21, 2009 11:12 am

Acho que se houver um esforço de um grupo de pessoas para esterilziar, alimentar com ração nada de restos e ter os animais em condições e tratados minimamente (nada de aspecto doente, raquíticos ou assim) não há muito por onde pegar.

Raiva está extinta em portugal há anos.
Toxoplasmose é mais provável por consumir legumes ou salada mal lavada o ucarne mal passada que pelos gatos, sendo inclusivé infelizmente um motivo por igorância médica e desconhecimento motivo de abandono feuquente quando as mulheres engravidam. Basta não mexer nas fezes, passar a tarefa de limpeza da areia para outra pessoa ou usar luvas.
Tinha tive cá em ca de uma ninhada que apanhei na rua, mas não apanhei. A tinha este ano está muito frequente e em vários pontos do país.
<p>O ronronar sai de uma v&aacute;lvula de seguran&ccedil;a existente no pesco&ccedil;o do gato para atenuar o excesso de satisfa&ccedil;&atilde;o.
</p>
<p>ADAP - Associa&ccedil;&atilde;o de Defesa dos Animais de Portim&atilde;o <a href="http://animaisdeportimao.blogspot.com">http://animaisdeportimao.blogspot.com</a></p>
Responder

Voltar para “Gatos”