Ela,Eu e algumas dúvidas*

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Kellypets
Registado: quinta nov 12, 2009 6:10 pm

sexta nov 13, 2009 12:54 am

Boa noite caros foristas! :D

Primáriamente gostaria de dar os meus parabéns a todas as pessoas que fazem parte desta "comunidade" pois sem dúvida a vossa luta,o vosso amor,a vossa coragem por certas e determinadas situações é notável e é também muito bonito usarem a sabedoria que têm acerca dos pequenos GRANDES felinos para ajudar os outros e espero que isso me ajude a mim também. :wink: :wink:

É uma menina com cerca de 4 mesinhos,não sabemos precisar. De sua cor branca e preta,meiga,amiga,durminhoca,saltarica enfim tudo do melhor que pode haver. Chegou ao seu novo lar na terça-feira dia 3. Obviamente que se escondeu durante dois ou três dias,os dois primeiros dias não comeu nada,não bebeu água nem fez necessidades enfim acho que os primeiros dias não são fáceis para nós que os vemos cheios de medo e só queremos agarrar e dar beijocas mas custa muito mais a eles pois não sabem onde estão,o que lhes vai aconteçer enfim acho que é como colocar um cego no meio da estrada e pedir-lhe que conte todos os carros que vê. TAREFA DIFICILIMA. Bem no sábado estive fora o dia todo,deixei a mesma areia limpinha,paparoca suficiente até regressar e aguinha. Quando cheguei a casa já a noite,qual foi o meu espanto quando vi almofadas no chão,cortinas todas escancaradas,tapetes todos fora do sitio...Enfim.lá andou ela a brincar pela casa e a destruir um cadinho de tudo por onde passou. A sua tacinha da paparoca não tinha nem um grão para amostra,a areia estava cheia de caquitas enfim fiquei mais aliviada e contente porque se comigo ela se sentia imida sem mim estava livre. deitei-me e qual é novamente o meu espanto quando a malandra se vem deitar perto de mim a mordiscar as minhas mão e pedir brincadeira obvio que eu dei e que adorei a ideia dela. PERDI A NOÇÃO DO TEMPO. adurmeçemos e quando acordei lá estva ela a durmir na almofada como se de uma pessoa se trata-se. Ainda não está totalmente ambientada,ainda se assusta,foge quando vê um movimento mais brusco,mas´eu penso que é normal,já estou muito feliz por vir quando eu chamo baixinho,que durma comigo e me chame para brincar apenas quando ela quer. Agora tenho algumas duvidas que gostaria que me ajudassem a clarificar se possivel. :oops:

1º- Não bebe leite e a água que bebe é pouca,pode desidratar?

2º- Faz duas refeições diárias,uma matinal e uma á noite,misturo ração seca como pedaços de carne junior da wishkas acham que está bem assim?

3º- É necessário termos atenção aos dentes deles ou eles limpam-se sozinhos?

4º- Penso que ainda é cedo mas como é femêa tem obviamente o cio, como vou perceber que é o momento? ela sofre? o que fazer nessas situações? Castrar é solução? com que idade se deve castrar? É doloroso paa eles?

5º- Ela é exclusivamente miau de casa,não sai a rua pois passam muitos carros na minha rua e é um risco muito grande,ela gosta de durmir na minha cama,embora também durma no seu cestinho e em outros sitios da casa que ela gosta mas acham que é um mau habito deixa-la durmir a noite comigo?

6º- Inibi-la de ter relações sexuais pode trazer-lhe problemas?

7º- Já foi ao veterinário está desparazitada e vacinada, quando devo voltar? ou com que frequência devo lá ir?

Espero não serem muitas questões para um tópico só mas são duvidas que gostava de ver esclarecidas ou pelo menos ter uma opinião mais sábia.

Obrigada e parabens pelo forúm uma vez mais!

Em baixo deixo duas fotos que esta mariquinhas deixou tirar foi com o telemovel não são das melhores mas gostava que vissem como é gira.

http://rapidshare.com/files/306198952/Foto0047.jpg.html

http://rapidshare.com/files/306204540/Foto0031.jpg.html
Lira93
Membro Veterano
Registado: segunda mar 09, 2009 12:32 pm

sexta nov 13, 2009 2:15 pm

Kellypets Escreveu: 1º- Não bebe leite e a água que bebe é pouca,pode desidratar?

2º- Faz duas refeições diárias,uma matinal e uma á noite,misturo ração seca como pedaços de carne junior da wishkas acham que está bem assim?

4º- Penso que ainda é cedo mas como é femêa tem obviamente o cio, como vou perceber que é o momento? ela sofre? o que fazer nessas situações? Castrar é solução? com que idade se deve castrar? É doloroso paa eles?

5º- Ela é exclusivamente miau de casa,não sai a rua pois passam muitos carros na minha rua e é um risco muito grande,ela gosta de durmir na minha cama,embora também durma no seu cestinho e em outros sitios da casa que ela gosta mas acham que é um mau habito deixa-la durmir a noite comigo?

7º- Já foi ao veterinário está desparazitada e vacinada, quando devo voltar? ou com que frequência devo lá ir?

http://rapidshare.com/files/306204540/Foto0031.jpg.html
De certeza que haverá aqui gente mais experiente que poderá responder melhor, mas cá vão os meus 5 tostões sobre o assunto..

1º - Os gatos adultos não bebem leite. Os pequenitos bebem leite materno enquanto mamarem, ou então leite de substituição. Embora há quem dê, não se deve dar leite, muito menos de vaca. Muitos gatos que não são habituados a beber leite de pequenos desenvolvem intolerância à lactose. Mas mesmo nesse caso, volto a frisar, tem de ser leite específico para gatinhos, e nunca leite de vaca, que lhes faz mal. Quanto à quantidade de água que bebe, os gatos bebem pouco e de início pode ser difícil notar se estão a beber. O importante é ter sempre água limpa à disposição dela, e ir controlando na areia se ela urina, e se não nota nada de estranho (sangue na urina, cheiro anormal). Fora isso, é normal.

2º - O importante é dar uma ração de qualidade, adequada à idade dela (neste caso, própria para gatinhos até 1 ano de idade), e sobretudo dar a quantidade (peso) de ração adequada ao peso dela, indicada na embalagem. Recomenda-se normalmente que a alimentação seja à base de ração seca, ocasionalmente complementada com latinhas.

3º - Indo regularmente ao veterinário, ele indicará se for preciso fazer alguma coisa.

4º - Deve ser esterilizada, logo que o veterinário ache que já tem idade suficiente. O ideal é esterilizar ainda antes de ter o primeiro cio, pois para além de evitar reproduções indesejadas e cios, e de eliminar o risco de cancro do útero e ovários, reduz drasticamente outros tipos de cancro como o da mama se for realizado ainda antes do primeiro cio.

5º - Depende do gato e do feitio dos donos, e se têm alergias etc. Acho que não faz mal nenhum a gatinha dormir convosco, desde que não vos impeça o sono e que tenham bons cuidados de higiene.

6º - Nenhum, mas tal como referi acima, a esterilização é importantíssima, quer para efeitos de controlo de natalidade, quer em termos de saúde futura. Além de que uma gata não esterilizada e sem contacto com gatos sofre com o cio.

7º - Deve lá voltar para os reforços das vacinas, que após completar o plano de vacinação inicial deverá ser uma vez por ano. Em princípio será suficiente para fazer um check-up. De resto, quando notar algum problema de saúde..
<p>Turrinhas e lambidelas,</p>
<p>Lira - Eva Mel - Santi</p>
Kellypets
Registado: quinta nov 12, 2009 6:10 pm

sexta nov 13, 2009 2:24 pm

:) :) Muitissimo obrigado. Ela hoje está particularmente meiguinha,So quer colinho e festinha até arrebita as orelhas. hehe Não imaginam como estou feliz com esta amiguinha,ela ouve-me mais e dá-me mais atenção do que muitas pessoas! É um doce. O meu namorado está tão deliciado com ela quanto eu. Espero conseguir dar-lhe aqui tudo o que ela precissa para ser feliz...;) Amor nao falta para dar e vender. Beijinhos e obrigada

Kelly*/"Só existe uma coisa melhor do que fazer novos amigos: conservar os velhos." (Elmer G. Letterman)
Lira93
Membro Veterano

sexta nov 13, 2009 2:29 pm

Kellypets Escreveu::) :) Muitissimo obrigado. Ela hoje está particularmente meiguinha,So quer colinho e festinha até arrebita as orelhas. hehe Não imaginam como estou feliz com esta amiguinha,ela ouve-me mais e dá-me mais atenção do que muitas pessoas! É um doce. O meu namorado está tão deliciado com ela quanto eu. Espero conseguir dar-lhe aqui tudo o que ela precissa para ser feliz...;) Amor nao falta para dar e vender. Beijinhos e obrigada

Kelly*/"Só existe uma coisa melhor do que fazer novos amigos: conservar os velhos." (Elmer G. Letterman)
Ainda bem que ela já está mais dada :D Afinal parece que nem vai ser nada complicado. Tal como já aqui foi dito, é importante os donos não ficarem tensos, porque o animal sente e também se retrai. Vai ver que aos poucos ela vai ganhando confiança em vocês. Felicidades!
jujubele
Membro Veterano
Registado: sexta out 31, 2003 12:59 pm
Rita (cadela) ,Mimosa (gata), Tobias (gato) 1 caturra

quarta nov 18, 2009 4:31 pm

Olá,

Não tenho muita experiencia com gatos.
Tenho apenas dois maravilhosos felinos, uma femea, a Mimosa uma gatinha com cerca de 9 anos de idade e um macho, o Tobias, qu não sei a idade dele porque foi recolhido da rua já adulto há quase dois anos .

Pelo que tenho aprendido ao longo dos anos e pela minha experiencia vou passar a responder ás suas questões:

1º- Não bebe leite e a água que bebe é pouca,pode desidratar?

Não deve dar leite de vaca á gatinha porque pode fazer diarreias- dê-lhe leite especial para gatos de vez em quando.
A gatinha deve ter sempre agua fresca á disposição, agua essa mudada todos os dias.

O gato é um animal que gosta de beliscar a comida de dia e de noite . Deve dar-lhe uma boa ração seca, (adequada á idade da gatinha) comprada no Veterinário ou em lojas de animais.
Deve ter a ração sempre á disposição.

Se ela comer ração seca os dentes vão-se mantendo limpos.

A gata deve ser esterilizada antes do primeiro cio. Fale com o veterinário que a irá aconselhar melhor sobre o assunto.
E sim! As gatas sofrem psicologicamente se tiverem cios constantes. Por isso o melhor para a saúde da sua gatinha é esterilizar- Ao fim de dois dias após a cirurgia elas estão optimas.

Só é um mau hábito se você não gostar de partilhar a sua cama com a gatinha. O meu gato e a minha cadelinha (além do marido) também dormem comigo e eu gosto muito que assim seja.

Não há problemas nenhuns, pelo contrário. Esterilizar a gatinha livra-a de ninhadas indesejáveis e de doenças graves como é o caso de tumores mamários e uterinos.

7º- Já foi ao veterinário está desparazitada e vacinada, quando devo voltar?
Tendo as vacinas em dia e estando bem de saúde, basta ir ao Veterinário uma vez por ano para ver se está tudo bem

Espero ter ajudado.

Beijinhos
Cristina
Lira93
Membro Veterano

quarta nov 18, 2009 5:46 pm

jujubele Escreveu: A gata deve ser esterilizada antes do primeiro cio. Fale com o veterinário que a irá aconselhar melhor sobre o assunto.
E sim! As gatas sofrem psicologicamente se tiverem cios constantes. Por isso o melhor para a saúde da sua gatinha é esterilizar- Ao fim de dois dias após a cirurgia elas estão optimas.
Só um comentário: normalmente se não houver complicações, ao fim de um dia ou dois o animal está normal, ou seja, come e bebe, urina e defeca, brinca, etc. Mas durante os primeiros oito dias, ainda estará convalescente. É preciso alguns cuidados, nomeadamente evitar que ande a pular de um lado para o outro para não romper os pontos (internos ou externos) e não se magoar, além de ter geralmente de fazer antibiótico durante uns dias para evitar infecções.
sanaMalina
Membro Veterano
Registado: terça jul 21, 2009 2:58 pm

quarta nov 18, 2009 6:38 pm

Olá

A minha experiência com gatos é muito pouca mas, posso dizer que a minha gatinha Mia que adoptei á cerca de 4 meses da rua está sempre cheia de fome! Não come muito de cada vez mas come muitas vezes. Eu li algures que em média os gatos come 5 a 6 vezes ao dia a minha come mais que isso, tá sempre a pedir mais qalquer coisita :lol: :lol: :lol:
Ah e não come ração que fique na tijela de uma vez para outra tem que ser ração da embalagem, fresquinha! :wink: :lol:
A minha Mia tem mais ou menos 5 meses e é o mimo cá da casa, mas quando veio coloquei-a numa sala a parte para ela não se assustar e passou quase uma semana até que finalmente eu conseguisse brincar com ela. :roll: :wink:

Boa sorte com a sua gatinha.
<p>760 501015 - fa&ccedil;a uma chamada e ajude a alimentar um animal abandonado!</p>
<p><a href="http://www.uniaozoofila.org/index.php?o ... &acute;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>Sandra</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quarta nov 18, 2009 6:40 pm

Embora com titulo diferente, esta questao, dentro do mesmo contexto, ja foi colocada pela forista, em:

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... t=#1076415

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”