Nova Gatinha_preciso de orientação

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

WhiteMikas
Membro Júnior
Registado: terça set 23, 2008 1:39 pm

segunda nov 23, 2009 9:28 am

Olá...desde há um ano e meio que eu e meu namorado alimentamos uma ninhada de gatos...
...entre eles destacou-se sempre duas gatinhas...infelizmente uma delas faleceu nos últimos dias, foi morta ao pontapé :(
como neste momento ele possuo condições para adoptar mais um gato...queremos habituar essa linda menina a casa...

...ela nunca foi habituada à caixinha da areia (neste momento ela faz da caixinha de areia um local para dormir, quando está em casa com porta fechada pede para ir à rua...o problema é que quando nos mudarmos para um prédio ela não poderá vir à rua sozinha), a dormir num sitio quente (ela habitou-se rapidamente a uma caminha que comprei para ela :D ), ficar em casa sozinha com os outros gatos do lado de fora (neste momento a minha Kikas esta em minha casa...por isso o encontro entre as duas não será para já) :D

alguém me pode dar umas dicas ou trocar experiências que tenha passado pela mesma situação?
obrigado
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

segunda nov 23, 2009 2:13 pm

WhiteMikas, não percebi muito bem todos os contornos da situação, mas depreendo que já tenha uma gatinha em casa e aquela que quer adoptar ainda se encontra na rua, é isso?
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

segunda nov 23, 2009 2:46 pm

Boas.

Pela leitura, o que depreendo e que tem a gatinha em situacao de casa-rua, e isso?

Se assim for, sendo ela uma gatinha de rua, logicamente que quer rua, especialmente se de vez em quando e la que a deixam estar.
A partir do momento que a coloquem em "clausura": dentro de casa, ela por certo miara com os pedidos ja habituais, mas depresa se conformara em nao ir ao exterior. E tudo uma questao de tempo e finca pe.!

Os gatinhos bebes, de rua, muitos deles, quando a caixa esta limpinha, fazem dela o seu ninho porque o conteudo e diferente do que estavam acostumados anteriormente que: era terra. Depois, habituam-se a la ir fazer as necessidades porque em casa nao ha terra para o fazerem. Logo, o mais parecido e mesmo o areao que a caixa contenha.

Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
WhiteMikas
Membro Júnior

terça nov 24, 2009 11:13 am

sim...eu já tenho uma gata mas está em minha casa!
A situação passa-se em casa do meu namorado!

É uma gata de rua/casa...kuando estamos em casa dele ela tá connosco...kuando ker ir para rua deixamos ir porque também não sabemos qual a melhor maneira de a habituar a ficar fechada...se repentinamente se aos poucos...
...realmente a nossa preocupação é que ela não se habitue a ficar em casa, sozinha, porque quando está connosco nem quer sair, excepto para fazer as suas necessidades...ainda por cima a ver os amiginhos à porta...

...só mais tarde as duas gatas se irão juntar e conhecer...embora o cheiro que cada uma já conheçam...
Tassebem
Membro Veterano
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

terça nov 24, 2009 1:05 pm

Se mataram recentemente a outra gatinha a pontapé, e para que não aconteça o mesmo a essa, eu habituava-a imediatamente a estar em casa e não sair.
Além disso, esterilizava-a também muito rapidamente. Para além de ser melhor para a saúde da gata, diminui-lhe o impulso para sair.
Quanto ao areão, é como diz a Leo.
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
WhiteMikas
Membro Júnior

terça nov 24, 2009 2:26 pm

obrigada pela dica...vou colocar em pratica ainda hoje...amanhã digo os resultados :)
WhiteMikas
Membro Júnior

quarta nov 25, 2009 10:59 am

bom os resultados foram...desastrosos lol

a fioninha "dormiu" hoje à noite em casa...mas eram 4h da manhã tivemos de a deixar ir...atirava-se constantemente à porta, miando alto (como tivemos receio dos vizinhos, lá tivemos de abrir a porta e deixa-la ir vagear com os amiginhos) :oops: as necessidades fez ao lado da caixinha...apenas a usava para se deitar na areia...:roll:

:lol: ...bom o lado positivo foi que pelo menos não afiou as unhas nos moveis nem no sofá...:lol: e tambem não ligou nenhuma à arvore de natal...lool...

...vai ser um jogo de persistência... :D
Tassebem
Membro Veterano

quarta nov 25, 2009 1:06 pm

WhiteMikas Escreveu:bom os resultados foram...desastrosos lol

a fioninha "dormiu" hoje à noite em casa...mas eram 4h da manhã tivemos de a deixar ir...atirava-se constantemente à porta, miando alto (como tivemos receio dos vizinhos, lá tivemos de abrir a porta e deixa-la ir vagear com os amiginhos) :oops: as necessidades fez ao lado da caixinha...apenas a usava para se deitar na areia...:roll:

:lol: ...bom o lado positivo foi que pelo menos não afiou as unhas nos moveis nem no sofá...:lol: e tambem não ligou nenhuma à arvore de natal...lool...

...vai ser um jogo de persistência... :D
Desastrosos mas... normais, tratando-se de uma gata que nasceu e já está há muito tempo na rua.
É isso mesmo, vai ser necessário persistir. :wink:
Se puderem fazê-la rapidamente, a esterilização ajudaria bastante.
E peguem num ou dois "presentes" e ponham dentro da caixa de areia, para ela perceber que o sítio é ali e já não ter tanta vontade de se deitar lá...
Continuação de bons esforços!
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
WhiteMikas
Membro Júnior

quarta nov 25, 2009 2:18 pm

neste momento esteriliza-la já é complicado monetariamente...mas do inicio do ano não passa...porque também kero que ela faça os mesmos exames ke a Kikas fez kuando a tirei da rua (Toxoplamose, PIF, FELV...) para saber se necessito de ter cuidados especiais kuando juntar as duas (visto que a minha Kikas é PIF positiva)...

...por acaso já tinha pensado nisso do "presente" mas como não achei nenhum no momento...

...noite após noite ela vai começar a acalmar...assim o esperamos!!!
Principalmente para o bem dela...que é o que interessa!

E já agora...
Obrigado pelas dicas :wink:
Tassebem
Membro Veterano

quarta nov 25, 2009 2:30 pm

Estive a ver e a WhiteMikas é da área de Lisboa, e a UZ faz preços mais em conta. Já lá esterilizei um gato e uma gata e sem qualquer problema. É que, se ela continua a sair, qualquer dia podem ver-se a braços com a hipótese de ter uma família alargada... e depois têm de a ir esterilizar a correr.
Quanto aos testes, penso que o que a WhiteMikas queria dizer era FIV positivo.
Que continue tudo a correr pelo melhor.
Não tem que agradecer, mande sempre! :)
Lira93
Membro Veterano
Registado: segunda mar 09, 2009 12:32 pm

quarta nov 25, 2009 2:47 pm

WhiteMikas Escreveu:porque também kero que ela faça os mesmos exames ke a Kikas fez kuando a tirei da rua (Toxoplamose, PIF, FELV...)
Penso que não existem testes para despistar PIF com 100% de acuidade. Existem testes para despistar coronavirus, mas detectam todas as estirpes, e apenas umas poucas causam PIF. De qualquer forma, mesmo detectando o vírus latente, não significa que a doença se venha a manifestar.

Quanto à Toxoplasmose, penso que o teste é totalmente desnecessário. A Toxoplasmose apanha-se uma vez, e a partir desse momento o animal (ou a pessoa) fica imune. Existe risco de contágio através das fezes durante, penso eu, 14 dias, e depois disso o risco desaparece. Como tal, é uma despesa desnecessária, basta ter cuidados de higiene, sobretudo nos primeiros tempos. E claro, desparasitar o animal..
<p>Turrinhas e lambidelas,</p>
<p>Lira - Eva Mel - Santi</p>
WhiteMikas
Membro Júnior

quarta nov 25, 2009 2:57 pm

:roll: bom segundo a veterinária e o resultado do exame que ela fez à Kikas, ela tem virus causador da PIF...mas tal e qual como a Lira93 disse...poderá nunca desenvolver...e até ao momento felizmente tem sido uma gata super saudavel e muito activa...

É isso Tassebem...boa não me tinha lembrado da UZ...vou informar-me... :wink:
Lira93
Membro Veterano

quarta nov 25, 2009 3:07 pm

WhiteMikas Escreveu::roll: bom segundo a veterinária e o resultado do exame que ela fez à Kikas, ela tem virus causador da PIF...mas tal e qual como a Lira93 disse...poderá nunca desenvolver...e até ao momento felizmente tem sido uma gata super saudavel e muito activa...

É isso Tassebem...boa não me tinha lembrado da UZ...vou informar-me... :wink:
Pessoalmente sou contra a realização desse teste (não é de todo uma crítica a si, mas sim aos veterinários que o fazem). Em primeiro lugar, é um teste completamente inconclusivo. Identifica o coronavirus, mas apenas uma pequeníssima parte das estirpes PODE levar ao desenvolvimento da doença. Mesmo que o animal tenha uma dessas estirpes (coisa que o teste não identifica), pode nunca vir a desenvolver a doença. Apenas serve, na minha modesta e leiga opinião, para sacar dinheiro aos donos e até para levar a abandonos e a rejeição de animais, pois existe muita gente que fica com medo que a doença se manifeste, e simplesmente desiste do animal. Quanto ao da toxoplasmose, nem comento..
WhiteMikas
Membro Júnior

quarta nov 25, 2009 3:25 pm

o pedido das análises fui eu que insisti...em consequencia da primeira veterinária em que fui...nunca tive gatos por isso sou inexperiente...e keria tirar a "limpo" o ke a primeira veterinária me disse.

...na altura a Kikas tinha saida da rua à 2dias e levei-a ao veterinário...kuando lhe disse que era uma gata de rua, disse logo que eram animais cheios de doenças...e kuando lhe viu os dentes (que sangravam um pouco, mas que até podia ser de outra coisa kualker) virou-se para mim e disse "Pois, ela pode ter Sida Felina e se for assim não deve durar muito tempo...se calhar tem que pensar numa forma de lhe aliviar o problema"

A nova veterinaria fez-me a vontade (claro ia pagar né)...mas disse-me ke muitos gatos que tem este tipo de virus (e outros ) podem viver as suas vidinhas normalmente...

bom mas explicado como a Lira93 disse talvez tenha sido mesmo burrice minha...e a vet aproveitou claro lolol...mas o que importa é ke a Kikas está bem...e a seguir vai ser a Fioninha que virá para um lar que já a adoram... :lol:
Lira93
Membro Veterano

quarta nov 25, 2009 4:52 pm

WhiteMikas, não me interprete mal. Acho louvável a preocupação em saber se está tudo bem com a sua gatinha! Antes pecar por excesso de zelo, que pecar por falta. E na dúvida, faz bem em continuar a ter essa atitude, de perguntar, se informar, pedir segunda opinião, etc.

Espero que corra tudo bem!
Responder

Voltar para “Gatos”