Gestão de alimentação

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
PP72
Registado: sábado out 25, 2008 1:22 am

terça jan 05, 2010 9:05 pm

Caros(as),

Temos 2 gatas, por sinal mãe e filha (=filha da Mãe).
Uma foi esterilizada por motivo de doença em Junho do ano passado (filha com 4 anos), a mãe está integral.
A filha agora parece uma popota. Esta semana comprámos ração comercial com menos 20% de gordura.

A nossa duvida é: como gerir a alimentação das gatas tendo em conta que sempre tiveram comida à disposição durante o dia todo. Normalmente uma malga tipo almoçadeira cheia dá para as duas por um dia.

Tiramos a comida à disposição e damos-lhes comida uma vez por dia à noite? E a diferença fisiológica das gatas é problemática? Introduzimos a dieta progressivamente ou de imediato?

Obrigado
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quarta jan 06, 2010 1:25 pm

Olá,

Eu não aprecio nada animais gordos e quando vi os meus gatos começar a ficar bolas cortei o mal pela raiz, comida doseada. A maioria das pessoas acha mal este procedimento, mas foi a única forma de controlar a obesidade e a quantidade de alimento ingerida. Animais magros, vida mais longa e muito mais saudável.

Eu como vou a casa à hora de almoço, divido a dose diária por três refeições. Se andam em fases de apetite devorador a refeição da noite divido em duas, a primeira quando janto e a 2a quando vou para a cama.

Se ela agora está popota mesmo, se calhar o melhor é dar-lhe durante uns tempos ração light. Lembre-se que tem de respeitar as doses indicadas ou o facto de ser light não serve para nada.

Ponha-as a fazer exercício também. Pode ser complicado colocar um gato a fazer exercicio, mas acabamos sempre por descobrir aquele brinquedo que põe o nosso gato a correr. Eu por exemplo, arranjei duas cadelas. Foi fantástico na dieta dos meus gatos :D

E é um facto, animais gordos, vida mais curta e com problemas de saúde :wink:
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
marymartins
Membro
Registado: quarta nov 21, 2007 1:11 am

quarta jan 06, 2010 1:48 pm

Com o meu gato tem que ser mesmo assim. Ele é daqueles que se lhe desse a comida que ele quisesse, dá-me a impressão que comia um kg por dia... :?

Portanto faço a divisão exactamente como disse a LuMaria, em 3 vezes ou, às vezes, 4. Tem que ser. Ele não acha grande graça mas paciência, sei que é para bem da saúde dele e para poder cá andar mais uns aninhos. :wink:

Abaixo as Popotas peludas!! :mrgreen:
Mariana
LuMaria
Membro Veterano

quarta jan 06, 2010 2:01 pm

marymartins Escreveu:Abaixo as Popotas peludas!! :mrgreen:
:lol: :lol: I agree!
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Lira93
Membro Veterano
Registado: segunda mar 09, 2009 12:32 pm

quarta jan 06, 2010 2:53 pm

Eu tive que começar a controlar a quantidade de ração, que é própria para gatos esterilizados. Quando a Eva foi lá para casa era um exagero, a Lira devia ter medo que não chegasse para ela, então devorava a parte dela, e mais o que conseguisse abarbatar da Eva, num instantinho, e andava sempre a pedir comida e a miar como se passasse fome :lol:

Fiz-me forte, e continuei a pôr a mesma quantidade de ração, adequada ao peso delas. Em pouco tempo aprenderam a comer juntas e a controlar a quantidade de ração.

Dou-lhes metade de manhã, metade à noite. Como já se habituaram à rotina, já não comem tudo a correr de manhã. A comida já dura mais no prato, e já vão fazer várias pequenas refeições (o normal) em vez de duas mega-refeições por dia.

Convém ser ração própria para gatos esterilizados, e controlar a quantidade de acordo com o peso do animal (ou eventualmente um pouco menos nesta fase, visto que está com excesso de peso, mas nesse aspecto terá que se aconselhar com o vet).

De início queixam-se muito e parece que andam esfomeados, mas habituam-se. Os gatos aprendem facilmente a racionar.
<p>Turrinhas e lambidelas,</p>
<p>Lira - Eva Mel - Santi</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quarta jan 06, 2010 3:02 pm

LuMaria Escreveu:Olá,

(...)
Eu como vou a casa à hora de almoço, divido a dose diária por três refeições. Se andam em fases de apetite devorador a refeição da noite divido em duas, a primeira quando janto e a 2a quando vou para a cama.

(...)
LuMaria:
Lembra-se do Pilinhas...? Apesar de ser agora um gato de grande estrutura, pesa 6 Kg e 50 grm :| . Vou mais logo busca-lo a Clinica pois "perdeu hoje a fruta..." e a partir de hoje, tanto ele como o amiguito Peewee irao ter as doses repartidas.... :wink:

E mesmo o melhor a fazer-se quando comecam a engordar.

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Mindless
Membro Veterano
Registado: quarta nov 25, 2009 9:52 am

quarta jan 06, 2010 5:33 pm

Lira93 Escreveu:Eu tive que começar a controlar a quantidade de ração, que é própria para gatos esterilizados. Quando a Eva foi lá para casa era um exagero, a Lira devia ter medo que não chegasse para ela, então devorava a parte dela, e mais o que conseguisse abarbatar da Eva, num instantinho, e andava sempre a pedir comida e a miar como se passasse fome :lol:
Então não é só a minha gata que mia como se não comesse há 3 dias?!
Depois da esterlização tivemos de racionar a comida dela, mas quando ela andou mais murchita e tivemos medo que deixasse de comer, demos-lhe mais um pouquinho, para ver se não se ia abaixo. Agora parece outra vez o fim do mundo. Está sempre a pedir.

Mas, não fugindo ao tópico, o que fazemos é dar-lhe os 45 gramas de ração (é mesmo muito pouco, coitadinha) 3 vezes por dia: de manhã, à hora de almoço e à noite. Se ela pedir muito, damos-lhe a 3ª parte em 2 vezes. Assim ela cala-se um bocadinho. :D
LuMaria
Membro Veterano

quarta jan 06, 2010 6:39 pm

leonildecarvalho Escreveu:
LuMaria Escreveu:Olá,

(...)

(...)
LuMaria:
Lembra-se do Pilinhas...? Apesar de ser agora um gato de grande estrutura, pesa 6 Kg e 50 grm :| . Vou mais logo busca-lo a Clinica pois "perdeu hoje a fruta..." e a partir de hoje, tanto ele como o amiguito Peewee irao ter as doses repartidas.... :wink:

E mesmo o melhor a fazer-se quando comecam a engordar.

Leo
:D Tá com sorte Leo, quando verifiquei que era demais o meu gato já ía para os 8.5 Kg. A barriga varria o chão. Passou para os 6.5 Kg, que mantém, apesar de ser quase obrigatório baixar para os 5 por causa dos ossos. Mas está dificil. Não o posso pôr a correr por causa dos ossos, acho que com quase 18 anos é um crime racionar-lhe a comida. Enfim, um bico de obra.

Vou fazer como fiz à minha Mimo, a partir de uma determinada idade vale tudo e seja o que Deus quiser.

Mas aí o seu menino bem precisa de mão na comida :lol:
leonildecarvalho
Membro Veterano

quarta jan 06, 2010 7:31 pm

LuMaria Escreveu:
:D Tá com sorte Leo, quando verifiquei que era demais o meu gato já ía para os 8.5 Kg. A barriga varria o chão. Passou para os 6.5 Kg, que mantém, apesar de ser quase obrigatório baixar para os 5 por causa dos ossos. Mas está dificil. Não o posso pôr a correr por causa dos ossos, acho que com quase 18 anos é um crime racionar-lhe a comida. Enfim, um bico de obra.

Vou fazer como fiz à minha Mimo, a partir de uma determinada idade vale tudo e seja o que Deus quiser.

Mas aí o seu menino bem precisa de mão na comida :lol:
Ja o fui buscar e esta com menos umas gramitas... :wink: e que ja eram assim "pro grandote... e tambem somavam ao peso total do bichano" 8)

Tambem sou da opiniao de que a partir duma certa idade e deixa-los "serem felizes" mesmo com tudo...! :wink:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
MiausRafa
Membro Veterano
Registado: quarta out 17, 2007 6:52 pm

quarta jan 06, 2010 10:09 pm

Fugindo ao tópico, coitadinho do Pilinhas, já começou a perder peso e sem dieta :oops:

Também não gosto de gatos gordos...mas os meus são "godos", os mais velhos apanharam a fase em que eu estava fora de casa cerca de 16 horas, era difícil de controlar a alimentação, uma nunca engordou o peso máximo foi 3,700Kg, já a outra ficou com as banhitas da barriga a abanar...o gato como é grande engordou, mas não em excesso.
Entretanto chegou outro gato, acabado de castrar que em 3 meses ficou uma bola...
Foi detectado um distúrbio hormonal e também calculos renais...a partir daí a ração teve que ser diferente e portanto tive que me adaptar à nova situação, ajuda-me ter neste momento um horário flexivel controlado por mim...

À noite peso a dose diária para cada um deles ( o tipo de ração e a quantidade está adaptada à condição fisica e idade de cada um) coloco em caixinhas.
Essa quantidade é dividida por seis refeições diárias:
1ª - Quando me levanto ( ou antes porque um deles não deixa passar um minuto e acorda-me com patadinhas na cabeça).
2ª - Antes de saír de casa ou depois de passear a cadela ( depende da minha disponibilidade)
3ª - Na hora de almoço ( tenho hipótese de estar em casa a essa hora)
4ª - Ao fim da tarde
5ª - Antes ou depois de eu jantar ( não janto a uma hora muito certa)
6ª - Antes de me deitar ( Deito-me bastante tarde).

Posto isto é como diz o meu marido: Estes gatos passam o dia a comer...A diferença é que comem só a parte deles...se eu deixásse à disposição uns comiam a sua parte e a dos companheiros...e não me era possível dar rações diferentes a cada um deles só fechando-os...e eu sou contra ter animais separados...a não ser por motivos de força maior...

LuMaria, também adoptei uma cadela e ajuda alguns a fazer exercício fisico, mas ao Ulisses " o barriguinhas" que é o que mais precisa, não adianta, porque passa a vida enroscado nela...a esse valeu mais a presença de um gatito pequeno...
Lira93
Membro Veterano
Registado: segunda mar 09, 2009 12:32 pm

quinta jan 07, 2010 10:51 am

Mindless Escreveu:
Então não é só a minha gata que mia como se não comesse há 3 dias?!
Depois da esterlização tivemos de racionar a comida dela, mas quando ela andou mais murchita e tivemos medo que deixasse de comer, demos-lhe mais um pouquinho, para ver se não se ia abaixo. Agora parece outra vez o fim do mundo. Está sempre a pedir.
Nada disso!! :lol: :lol: A Lira é terrível. Agora que já se tinha habituado a racionar com a Eva, foi o Santi lá pra casa. Passados os primeiros dias em que ainda se acanhava com os rosnados dele, não é que a partir de ontem começou a comer da comida dele como se não a alimentassem há 3 dias (depois de esvaziar o prato dela :lol: ), e ele já nem se queixa! Nem mesmo encostando o pratinho à cama dele, porque ela já lhe perdeu o respeito todo :lol:

Estou tramada.. E o Santi, ou se faz à vida, ou vai ter ração reduzida à conta da mana mai'nova :lol:

Infelizmente não consigo dar-lhes mais do que duas refeições por dia (manhã e noite), o que impede totalmente o controlo de quem come o quê, visto que são 3 gatos e a quantidade total que ponho nos pratos é grande. A Lira arrebata o que puder. Posso enxotá-la 10 vezes seguidas do prato do Santi em menos de 10 minutos, que ela volta sempre à carga. Nunca vi gata mais casmurra, não vale a pena enxotá-la, dizer que não, mesmo comigo lá ao pé ela vai lá comer :evil: Agora já partilha bem com a Eva, mas o Santi está tramado mesmo..

Em Fevereiro quero mudá-los todos para RC sem falta, e espero que daqui até lá a coisa normalize.
<p>Turrinhas e lambidelas,</p>
<p>Lira - Eva Mel - Santi</p>
catlover22
Membro
Registado: segunda jan 04, 2010 5:12 pm

segunda jan 11, 2010 3:28 pm

Peço desculpa de me estar a intrometer neste tópico, mas tenho pouca experiência com este fórun e com felinos e não sei se posso deixar aki a minha dúvida ou devo abrir um novo tópico.
De qualquer forma, a minha dúvida está relacionada: eu acho que o meu laranjinha adoptado também está a ficar "godo". Actualmente, estou a dar-lhe a ração seca da da RC para gatos esterilizados, tal como a vet recomendou.
Inicialmente, como ele estava desnutrido (estava abandonado na rua), a vet disse que ele podia comer tudo o que quizesse pois precisava era de ganhar peso e forças para combater os inúmeros problemas de saúde que trazia e porque só tinha pele e osso.
Entretanto, tenho a sensação que actualmente já está acima do peso.
Se não fosse abusar, poderiam dar-me uma ideia aproximada sobre qual será o peso ideal para um gato de dimensões grandes castrado.
leonildecarvalho
Membro Veterano

segunda jan 11, 2010 4:22 pm

catlover22 Escreveu:Peço desculpa de me estar a intrometer neste tópico, mas tenho pouca experiência com este fórun e com felinos e não sei se posso deixar aki a minha dúvida ou devo abrir um novo tópico.
De qualquer forma, a minha dúvida está relacionada: eu acho que o meu laranjinha adoptado também está a ficar "godo". Actualmente, estou a dar-lhe a ração seca da da RC para gatos esterilizados, tal como a vet recomendou.
Inicialmente, como ele estava desnutrido (estava abandonado na rua), a vet disse que ele podia comer tudo o que quizesse pois precisava era de ganhar peso e forças para combater os inúmeros problemas de saúde que trazia e porque só tinha pele e osso.
Entretanto, tenho a sensação que actualmente já está acima do peso.
Se não fosse abusar, poderiam dar-me uma ideia aproximada sobre qual será o peso ideal para um gato de dimensões grandes castrado.
Um gato de dimensoes grandes...e muito relativo e dou-lhe um exemplo:

Uma amiga minha ha muito que me andava a dizer que o gato dela era gigante sem ser gordo. Quando veio a minha casa e viu os meus gatos, ficou de queixo caido. Portanto, o que para ela era "grande", para mim e comparativamente com os meus, o dela e normalissimo e nao como ela referia :wink:

Agora, se entende que ele esta a ficar gordo, nada como mostra-lo a Vet que o segue para avaliacao e combinarem uma racao ainda menos calorica, como p.e. a da gama Light :wink: Para alem duma racao adequada, nao esqueca que ele precisa de exercicio. Se nao tiver tempo suficiente para o incentivar a tal, arranje-lhe outro amiguinho felino :wink:

Boa sorte,

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano

segunda jan 11, 2010 4:26 pm

MiausRafa Escreveu:Fugindo ao tópico, coitadinho do Pilinhas, já começou a perder peso e sem dieta :oops:

(...)...
Claro. Ja era altura de comecar a perder alguma fruta... :P :lol:

Hoje, estao agarradinhos os dois. Ca para mim, qualquer dia exigem casamento. :twisted: :P :lol:

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
catlover22
Membro
Registado: segunda jan 04, 2010 5:12 pm

segunda jan 11, 2010 4:50 pm

Pois... a questão das dimensões é muito relativa, eu sei...
Quando digo que é grande é com base no que a vet e uma amiga que tem 6 gatos (e bastante experiência de felinos) me disseram: que é um gato maior que a maioria. É muito comprido e tem pernas muito altas...
Claro que irei consultar a vet que o segue. Na última vez que ele lá esteve para vacinação em Setembro ainda não estava tão "godo" e por isso ela não fez nenhum reparo a não ser que ele estava em excelentes condições.
Entretanto, já me deram uma amostra light da RC e vou experimentar dar-lhe a ver se ele lhe pega, porque apesar de ser um gato trazido da rua, é muito esquisito :) . Só pega em ração RC e mais nenhuma...
Acho que o mimei demasiado 8)
Responder

Voltar para “Gatos”