Mais uma dúvidas

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Mindless
Membro Veterano
Registado: quarta nov 25, 2009 9:52 am

quinta jan 14, 2010 9:59 am

Bom Dia,

Venho dar notícias do Yuri. :)
É um gato muito fofo, muito meiguinho. Só quer miminhos e brincadeira.

Ontem, assim que chegou a casa pusemos a transportadora com ele lá dentro em frente a Sakura. Ela começou a bufar e pôs-se logo a fugir.

Depois fechamo-lo na cozinha enquanto preenchiamos os papéis da aopção. O Yuri mostrou-se bastante esperto, sempre a cusacar tudo. Achou piada ao arranhador da Sakura e arranhou lá as unhas também. Hoje de manhã levei-o outra vez para ao pé do arranhador e lá foi ele todo contente arranhar. :)

Mas voltando a ontem, às tantas o meu marido abriu a porta da cozinha para ir ver da Sakura e lá foi o Yuri todo contente atrás dele. Deixamos ir o gatito ter com ela a ver o que acontecia. O Yuri passeou-se à frente dela e ela bufava. É engraçado que ela nunca se eriçou nem tentou dar-lhe patada nenhuma, mas estava muito nervosa.

Depois pusemos o novo hóspede no quarto das visitas com comida, água, a caixa de areia, mantas da Sakura e brinquedos da Sakura. Coitadinho do bicho, fartou-se de miar. A voluntária que o trouxe disse que ele está habituado a dormir com outros 3 gatos e ia estranhar no início.
Por cada vez que ele miava, a Sakura mandava uma bufadela. :) Foi engraçado, ele mia, ela bufa. Ele volta a miar, mais uma bufadela.

Mas a Sakura está cheia de medo. Nem foi comer durante a noite porque tinha de passar pela porta do quarto onde está o Yuri. Ela dormiu connosco, como tem feito e hoje de manhã, quando ele começou a miar, meteu-se debaixo da cama cheia de medo.

A voluntária sugeriu, como a Leonilde já tinha sugerido noutro tópico, que metessemos um fio por baixo da porta com uma rolha de cortiça em cada um dos lados para eles começarem a brincar. Vamos também trocar as caixas de areia, os comedouros e as mantas a ver se se habituam ao cheiro um do outro.

Cá vai agora a minha primeira questão: posso abrir as portas para ver se eles se dão apesar do Yuri não estar vacinado? Não me parece que eles andem à pancada. Claro que quando não estivermos em casa ou durante a noite vamos separá-los, mas durante o dia era bom que eles começassem a dar-se.
KittensLover
Membro Veterano
Registado: segunda set 14, 2009 1:15 pm

quinta jan 14, 2010 11:44 am

Bom dia Mindless!!

Em primeiro lugar, folgo em saber que a Sakura está melhor e que já têm o Yuri!!! :D

Tenho acompanhado o tópico e peço desculpa por não ter feito comentários, mas com o tempo que tenho apenas dá para fazer uma revisão rápida e actualizar o tópico do Wallee. De qualquer forma, tenho a Sakura no meu pensamento e fiquei muito feliz ao ler que está a melhorar bastante!!! :D

Quanto ao Yuri, não se esqueça que queremos fotos!! :P Eu, pessoalmente acho que os gatos "entendem-se" melhor quando nós não estamos por perto, pelo que acho que durante os primeiros dias, deve deixa-los separados, abrindo a porta enquanto está em casa, e depois, ainda que haja uma bufadela ou outra, solta-los e deixa-los "à sua mercê".

Fiz isso com a Zara e agora com o Wallee e a verdade é que já se dão todos bem, inclusivamente já dormem enroscadinhos... :wink:

Penso que deverá avaliar primeiro o comportamento dos dois, quando estes estão à vontade, em vez de estar sempre por perto com medo que aconteça alguma coisa...eles vão-se cheirando cada vez mais de perto e desconfiadamente, mas não tarda estão amigos! :)

Felicidades para a família!!! :wink: Beijinhos!
chenri
Membro Veterano
Registado: domingo out 25, 2009 4:59 pm

quinta jan 14, 2010 12:40 pm

Olá Mindless :D .

Afinal não teve de esperar pelo Natal para ter aí o Yuri :wink: .

Estou desejosa de saber como se estão a portar os meninos e, tal como disse a KittensLover, queremos fotos.

Boa sorte :wink:
anafiwipa
Membro Júnior
Registado: sábado jan 02, 2010 7:43 pm

<3

quinta jan 14, 2010 2:06 pm

:(
Última edição por anafiwipa em quinta dez 06, 2012 4:53 pm, editado 1 vez no total.
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

quinta jan 14, 2010 2:19 pm

anafiwipa Escreveu:Olá :D

Eu na minha modesta opinião, acho que as gatas engordam após esterilização.

Pois aí está. Já passaram quase 3 anos (faz agora em Março). E ela está forte e saudável.

Apesar de ter excesso de peso.

Pois ela engordou bastante, após operação.

depende. tenho animais que engordaram muito e putros continuam magros.
ser gordo ou ter excesso de peso não faz bem a ninguém. a alice que engordou depois da esterelização, esteve gravemente doente por causa disso. a carlota tb. tem excesso de peso. os trigliceridos devem andar pelos 150. ela tinha uns 500. um enfarte estava à vista. está a comer uma ração que me sai pelos olhos da cara. andou a fazer medicação.
há que ter cuidado e controlar a tempo estes problemas.
eu nunca dei ração para animais castrados, mas comecei a reduzir a dose e resultou. como estive bastante doente durante uns 2 meses, era o avô que lhes dava de comer. dona fora, dia santo na loja. os cães, pelo menos, andavam empanturrados. o max engordou 5 kgs :o comecei a reduzir a ração e já emagreceu 2.

queremos fotos novas do menino. deixar a porta aberta não faz mal nenhum. para mais com supervisão. de início, temos de contar com isso
anjjazul
anafiwipa
Membro Júnior
Registado: sábado jan 02, 2010 7:43 pm

<3

quinta jan 14, 2010 2:35 pm

:(
Última edição por anafiwipa em quinta dez 06, 2012 4:55 pm, editado 1 vez no total.
chenri
Membro Veterano

sexta jan 15, 2010 2:17 pm

Olá Mindless :D

Venha-nos contar as novidades dos seus meninos.

Espero que esteja a correr tudo bem.
Mindless
Membro Veterano

sexta jan 15, 2010 3:52 pm

Boas,

A pedido de muitas famílias :lol: venho dar notícias fresquinhas dos meninos.

Ontem, durante o dia, o meu marido abriu as portas de casa. A Sakura nem vê-la, claro, pôs-se encolhida debaixo da cama a rosnar. Então ele optou por deixar o Yuri fechado e a Sakura à vontade a maior parte do tempo. Quando a Sakura estava a dormir, fechava a Sakura e deixava o Yuri passear pela casa para ir deicxando o cheiro e para o bichano não passar o dia fechado.

Quando cheguei a casa estava a Sakura fechada e o Yuri a passear, a cheirar tudo, a ronronar. Parece um tractor aquele gato. É muito meiguinho. :D

O que é que eu fiz? Fui ter logo com a Sakura para ela não sentir o cheiro do gato, visto ela se fartar de bufar e rosnar só com o cheiro do Yuri. Só depois fiz festinhas ao Yuri.

Trocamos então as mantas. O Yuri está mesmo na boa. Só quer é companhia. A Sakura andava de volta da manta que o Yuri tinha usado, sempre a rosnar e a bufar. Mas sempre a cheirar a mantinha, curiosa.
Mas ela continuava muito agitada. Optei, então, por não estar tanto com o Yuri e o meu marido não estar tanto com a Sakura. Assim ela sabe que tem um porto seguro ao pé de mim que mal tenho o cheiro dele. O meu marido, pelo contrário, está cheio do cheiro do Yuri e vai estando com a Sakura algumas vezes para ela se ir habituando, também.

Hoje à hora do almoço deixamos ir a Sakura para a cozinha que é gigantesca e abrimos a porta ao Yuri. Ele veio logo tentar brincar com ela, mas ela sempre a rosnar. Ele a rebolar-se à frente dela e ela sempre alerta. Temos feito como aprendemos aqui, dar sempre primeiro festinhas à Sakura e só depois ao Yuri, com a comida a mesma coisa. :wink:
Apesar das sapatadas à hora de almoço. a Sakura tinha sempre as unhas encolhidas e quando o Yuri foi à caixa de areia (estava mais desprotegido), ela apenas se chegou ao pé dele para o cheirar. Nunca tentou magoá-lo, o que me parece bom. A coitadinha é mesmo cagarolas. Acho que é só isso mesmo. E o Yuri é um doce... No dia que chegou pôs-se logo a amassar pão no colo do meu marido. :D A Sakura levou 4 meses a fazê-lo.

Agora deixamo-los separados, mas espero que depois do fim de semana já possa deixar as portas abertas durante o dia. Parece-me que a coisa não está a correr mal.

Vou dando notícias, e assim que o novo membro da família se deixar fotografar (é que ele não pára) venho aqui postar.

Muitos ronrons da Sakura e do Yuri. :D

Ah! As maminhas da Sakura estão mesmo melhores. Só as últimas estão grandes, mas segundo a vet, a não ser que corte mais ainda na ração a Sakura, aquilo não vai lá. É que a pequenina está mesmo balofa. :D E não é para os lados, é só para baixo. :o Já quase não tem caroços. :D

Estou muito contente com a "cagarolas" e o "pestinha".
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sexta jan 15, 2010 6:01 pm

Mindless Escreveu: (...)Cá vai agora a minha primeira questão: posso abrir as portas para ver se eles se dão apesar do Yuri não estar vacinado? Não me parece que eles andem à pancada. Claro que quando não estivermos em casa ou durante a noite vamos separá-los, mas durante o dia era bom que eles começassem a dar-se.
Poder, pode! Mas, nao deve. :wink:

Eu nunca misturo gatos com os meus, especialmente bebes, sem a quarentena efectuada e sem vacinas. :wink: E, nao tem nada a ver com lutas...mas sim com possiveis doencas contagiosas que estejam presentes apesar que por vezes so ainda em estado de incubacao, ou que possam surgir dum momento para o outro.

Leo
Última edição por leonildecarvalho em sábado jan 16, 2010 12:58 am, editado 1 vez no total.
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sexta jan 15, 2010 6:07 pm

anafiwipa Escreveu:
Ser gorda, não quer dizer que tem problemas de saúde. Simplesmente engorda mais fácilmente que outros gatos, visto que também já não é uma jovem e gosta do seu repouso diário.
Sabe, por acaso, o que pode acontecer a um felino gordo que dum momento para o outro se demonstre sem apetite por uma eventual, facilissima e normalissima coriza, por exemplo?
Estou a perceber que nao sabe! Se nao, nao dira o que referiu sobre os gatos serem gordos e saudaveis...
Podem nao ter problemas a determinada altura mas ja noutras... eu nao arriscaria a afirmar com tanta conviccao o que quis transmitir sobre gatos gordos...!

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
chenri
Membro Veterano

sexta jan 15, 2010 10:59 pm

Boa noite Mindless :D

Fico muito feliz por saber que as maminhas da Sakura já estão bem. Corte mesmo na ração porque às vezes é muito complicado fazê-los voltar ao peso ideal. O meu Tito fez dieta (estava com 12Kg) e ainda demorou quase dois anos a voltar ao peso ideal para o tamanho dele (ele é enorme, pesa 8Kg). A Xica sempre foi uma gata balofa, desde bébé (lembra-me muitas vezes aquelas pessoas que dizem que até a água as faz engordar), mesmo a comer ração light durante anos, infelizmente, nunca perdeu uma grama.

Quanto ao Yuri, imagino a animação aí em casa. Eu confesso :oops: , tirando os estragos associados, tenho imensas saudades de ter gatos bébés. (No entanto, sou apaixonada por gatos bébés, adultos, séniores, enfim, todos :lol: )

Espero que corra tudo pelo melhor.

Muitas felicidades :D
Mindless
Membro Veterano

sábado jan 16, 2010 3:39 pm

A ver se consigo mostrar o Yuri.

Experiência falhada.
chenri
Membro Veterano

sábado jan 16, 2010 6:03 pm

Mindless, veja aqui como postar fotos:

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=63141

Boa sorte :wink:
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

sábado jan 16, 2010 8:13 pm

leonildecarvalho Escreveu:
anafiwipa Escreveu:
Ser gorda, não quer dizer que tem problemas de saúde. Simplesmente engorda mais fácilmente que outros gatos, visto que também já não é uma jovem e gosta do seu repouso diário.
Sabe, por acaso, o que pode acontecer a um felino gordo que dum momento para o outro se demonstre sem apetite por uma eventual, facilissima e normalissima coriza, por exemplo?
Estou a perceber que nao sabe! Se nao, nao dira o que referiu sobre os gatos serem gordos e saudaveis...
Podem nao ter problemas a determinada altura mas ja noutras... eu nao arriscaria a afirmar com tanta conviccao o que quis transmitir sobre gatos gordos...!

Leo
nem mais. e não só gatos como cães e pessoas. a obesidade mata. a alice esteve muito para lá. a carlota se não me pusesse a pau, para lá caminhava. agora bem podem lamber o prato vazio que não me comovem :P
anjjazul
Mindless
Membro Veterano

sábado jan 16, 2010 9:01 pm

Tentativa nº 2.

A única foto decente do Yuri
Imagem

Os dois tontinhos
Imagem

A Sakura
Imagem