Gato com lábio inchado

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Mihoshi
Membro
Registado: terça out 19, 2004 12:59 pm

quarta jan 20, 2010 11:48 am

Boas,

Isto das alergias do meu gatito tem-me dado uma valente dor de cabeça, para não falar do meu pequenito andar desesperado com as coceiras.
São coisas que vão e vêm... Quando penso que já descobri, passado algum tempo volta a coçar-se até fazer ferida, o lábio incha ou o queixo incha.
Mudei ração, optei por detergentes naturais (como o vinagre), acabei com as saídas dos gatos até ao jardim, mudei areia... fiz tudo o que me lembrei e sem resultado.
Mesmo sabendo que as análises da alergia poderiam não me dar a resposta do agente que causa alergia e que são bastante caras, resolvi fazer.
Recebi o resultado.. não é alergia! :o
Estaca zero...

Marquei agora uma consulta de na especialidade de dermatologia no Hospital Veterinário do Porto e vou ver.
Espero que descubram... aquele gatito já passou por tanto e é tão meiguinho que me corta o coração vê-lo naquele estado.

Mal tenha novidades coloco aqui.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quarta jan 20, 2010 7:00 pm

Mihoshi Escreveu: (...)
Marquei agora uma consulta de na especialidade de dermatologia no Hospital Veterinário do Porto e vou ver.
Espero que descubram... aquele gatito já passou por tanto e é tão meiguinho que me corta o coração vê-lo naquele estado.

Mal tenha novidades coloco aqui.
Foi o mais sensato fazer :wink:

Boa sorte e as melhoras do gatinho. Depois va dando novidades, por favor.

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Mindless
Membro Veterano
Registado: quarta nov 25, 2009 9:52 am

quarta jan 20, 2010 9:26 pm

Por acaso pensava que fosse mesmo alergia e que o assunto já estivesse resolvido.
Coitadinho do gatinho. Já passou tanto tempo e ele não está bem :( .
Mihoshi
Membro

sexta jan 22, 2010 3:22 pm

Já fui à consulta.

A vet. esteve a examina-lo e ele tem todos os sinais de uma dermatite miliar (alergia).
Ela explicou-me que os exames de alergia para gatos não estão tão desenvolvidos como os exames para cães. Logo, o resultado pode ser um falso negativo ou então o causador da alergia já ter sido eliminado mas devido à sobre-limpeza que ele faz no pêlo com a lingua, as feridas nunca tenham tido a hipótese de cicatrizar.

Já começou uma dieta de proteina hidrolizada, vai tomar corticosteroides (mas só durante 15 dias, devido aos efeitos secundários) e vou ter que lhe dar banho com um produto próprio 1 vez por semana. Vamos a ver se levando a pele até à cura total ele fica normal (provando que o alérgeno já foi eliminado) ou não (e aí temos que repetir as análises).

A parte do banho preocupa-me.. nunca lhe dei banho (tirando no dia em que me parou às mãos) e o produto tem que estar no pêlo durante uns 5 minutos.
Como ele é assim para o brincalhão, vamos lá ver se através da brincadeira lhe consigo dar banho... :roll:
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

sexta jan 22, 2010 8:32 pm

precisa mesmo de lhe dar banho? a estrela é cadela mas odeia o secador. por isso em vez de banho, diluo o medicamento com água e esfrego a zona das lesões com algodão. em vez do colar, vesto-lhe o fatinho porque o produto é um bocado tóxico
anjjazul
Mihoshi
Membro

sábado jan 23, 2010 12:36 pm

Infelizmente, parece que vou mesmo ter que dar.
A ideia é que, se o alérgeno for algo ambiental, ele pode estar depositado no pêlo. Ao dar banho e aplicar o produto indicado pela vet, não só estarei a desinfectar o sítio onde possui feridas, mas também a eliminar as possíveis partículas alergéneas que possam estar no pêlo. O objectivo é chegar à cura total da pele, fazer com que o pêlo cresça totalmente para ver se o que ele tem neste momento ainda é alergia ou se é o resultado de ele estar sempre a lamber-se por a pele estar desprotegida.

Já passei meia-hora a ver se ele por ele perdia o medo da água através da brincadeira.
Conclusão: Quem achou piada e até foi para o meio da água buscar os brinquedos foi o irmão, mas não o doentinho. :lol: O universo funciona mesmo ao contrário.

Hoje tirei umas 2 horitas para isto.. por isso, daqui a pouco volto a tentar e se não conseguir vai ter que ser à maneira tradicional: 2 pessoas - uma a segurar e outra a dar banho. :(

Quanto à parte do secador... não vou o vou secar com o secador porque ele tem medo. Mas ele adora estar à frente do termoventilador! Por isso, vou fechar uma divisão (para evitar correntes de ar) e vou lá por o termoventilador. O resultado será o mesmo.
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

domingo jan 24, 2010 12:11 am

muito cuidado com o termoventilador. não o deixe sair dessa divisão enquanto estiver quente. desligue-o assim que o gato secar.
tive uma experiencia quase fatal com um termoventilador
anjjazul
Mindless
Membro Veterano
Registado: quarta nov 25, 2009 9:52 am

quinta fev 04, 2010 10:35 pm

Como está o gatinho?
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quinta fev 04, 2010 11:26 pm

Faco votos para que tudo esteja a correr bem.

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Jackchan
Registado: domingo abr 17, 2011 6:52 pm

domingo abr 17, 2011 7:01 pm

Olá
Não sei se já sabe o que o seu gato tem, mas a mim parece-me ser uma Úlcera indolente estendendo-se por todo o lábio superior num gato com síndrome do complexo eosinofilico felino.

Tive um Gato com o mesmo problema, que tentei curar pelo vetrenário da clinica João 21, nomeadamente o Drº Nuno um exelente veternario.
Fizemos um tratamento com injectaveis que manda-mos vir de França, mas não conseguimos tratar o gato na totalidade este tratamento atenuo a Úlcera no entanto acho que não tem cura, isto sem querer assustar porque pode não ser o mesmo, so que vendo as fotos fez-me logo lembrar o meu gato.

As melhoras do seu gato
Responder

Voltar para “Gatos”