A decisão...

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Bernardinha
Membro Veterano
Registado: terça mai 06, 2003 11:08 am
Localização: 2 Gatas - Margarida & Teresa, uma cadela, a Bia e 2 tartarugas, Frida e Gala

segunda set 29, 2003 2:12 pm

Este sábado decidi-me por marcar finalmente a esterilização da Margarida. A Margarida faz cios frequentes, e por isso começa a perder peso. A conselho da vet, optei mesmo pela esterilização da minha menina. Confesso que me custou a decidir, mas sem dúvida que será o melhor para ela. Ao esclarecer com a vet alguns pontos e dúvidas que tinha, perguntei pela alteração de comportamento (li que os bichanos ficavam tipo "amochadinhos", ao que a vet me disse, que por vezes isso acontece, mas nos gatos, nas fêmeas não. O controle do peso, será outra coisa que terei de ter muita atenção.
Curioso também, foi o que me disse acerca de esterilizar uma gatinha de cada vez, o que não aconselhou. Quem tem 2 bichanas como eu, ao esterilizar apenas uma, ao leva-la para casa, a outra acho que se vai PASSAR ao ver uma criatura entrar pela casa de funil na cabeça, penso e com cheiro a anti-séptico. Disse-me que chega mesmo a ser problemático, e au acho que tem lógica. O que acham?
Sei tb que poderei trazer a minha menina para casa no proprio dia e que a recuperação total são 10 dias, sendo que ao 3º dia +- já ela estará novamente activa.

O que acham? penso que me informei de todos os pontos importantes, e a vet é sempre muito atenciosa, mas gostava de saber as vossas opiniões experientes, visto que isto para mim, é o mesmo que levar um filho ao hospital para ser operado. :|

Obrigado :)
<p>"N&atilde;o abandone os seus animais. N&atilde;o traia a confian&ccedil;a de quem lhe entregou&nbsp; a vida."</p>
<p>Tributo. Tenho tantas saudades tuas... <a href="http://www.slide.com/r/DP80D1jyyj-0_8g_ ... >&nbsp;</p>
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

segunda set 29, 2003 2:17 pm

Olá

Parece-me que faz bem em operar as duas ao mesmo tempo, é mais fácil.

Vai ver que a operação é simples e tudo corre bem. tem de ter cuidado depois para não as deixar andar aos saltos.

Se quiser procurar, há um tópico meu que é "A Amélia vai ser esterilizada hoje" em que explico mais ou menos a forma como tudo se passa.

Sabe que tipo de pontos utiliza a vet que vai fazer a operação?
Beijokas
Kathleen
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

segunda set 29, 2003 2:19 pm

Os meus parabéns pela decisão acertada ;) .

Não é só pelo facto da outra se assustar, bem como pelo facto das brincadeiras...é que a que não for operada, pode tentar brincadeiras, com a outra, que a podem transtornar no pós operatório... ;) e separá-las pode trazer outros problemas... psicológicos,p.e., prq já basta a que é operada estar a sofrer uma alteração, para ainda ser separada da companheira... ;) . assim sendo as duas ao msm tempo, estão, ambas, em igualdade de circuntancias... ;) .

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Anii
Membro
Registado: sexta mai 16, 2003 7:42 pm
Localização: dois gatos: Jonas Pat e Lestat. Afinal já são 3 gatos...falta a Julia

segunda set 29, 2003 2:24 pm

Em Maio adoptei a Julia, já adulta, assim que lhe foram dadas as vacinas mais importantes levei-a a ser operada. Aproveitei que o meu irmão estava cá com a Loui e foram as duas ao mesmo tempo...faz um bocadinho de impressão a barriguinha delas com os pontos mas.....
Na primeira semana estiveram mais ou menos isoladas, por causa das bricadeiras...
Mas para os nossos dois gatos foi terrivel, sentiam as amigas fechadas nos quartos e queriam ir er com elas....era miadeira de noite e de dia.
A barriguinha da Loui inchou um pouco, foi dos pinotes que deu, portanto muito cuidado.....
Quanto à comida, a Julia por enquanto continua com a Eukanuba ou Imas nrmal....se engordar passa para uma ração especial da Royal Canin....
Não esteja preocupada porque a elas não custa nada...o pior é o funil acredite....
carlaaoliveira
Membro Veterano
Registado: terça ago 26, 2003 10:33 am

segunda set 29, 2003 2:33 pm

A minha dúvida também é essa.

A Becky está com 6/7 meses e a vet aconselhou a fazer a esterilização agora no inicio do mês.

O que acontece é que tenho a Abby em casa de 1 mês e meio e claro está que ainda não está na altura dela e qd vir a Becky de funil ou mesmo c a gase vai ser um filme daqueles.

Também fiquei um pouco traumatizada com a esterilização da Licas que não reagiu à anestesia e teve de ir para o vet no dia seguinte.

Agora que vou esterilizar a Becky e a Abby, isso vou mas estou muito indicisa acerca de quando o irei fazer.

Beijinho e boa sorte.
Bernardinha
Membro Veterano
Localização: 2 Gatas - Margarida & Teresa, uma cadela, a Bia e 2 tartarugas, Frida e Gala

segunda set 29, 2003 2:34 pm

Obrigado kath e Leo :P

Em relação aos pontos que ela irá levar, não faço ideia, sou sincera que nem sequer sabia que existiam vários :| , mas eu confio plenamente na minha vet. De qualquer das formas assim que tiver um tempinho vou ler o teu tópico acerca da Amélia.
Leo, tb concordo em fazer às duas ao mesmo tempo por todas as razões já enumeradas. Vou ver o que posso fazer... a disponibilidade financeira também não está das melhores, :p mas como agora terei mais tempo disponível para estar com elas em casa, se optar primeiro por uma e depois pela outra, também penso que tudo se há-de resolver. A Margarida, neste momento é a que está mesmo mais necessitada

Beijokas e obrigado, porque isto tá-me mm a custar, sei k não tem muita lógica, mas o que hei-de fazer? Preocupo-me tanto..eu até perguntei à vet se podia lá ficar à espera que acabassea operação e ela até se riu, dizendo-me que era melhor ir para casa e esperar pela noite para ir busca-la. Enfim..
<p>"N&atilde;o abandone os seus animais. N&atilde;o traia a confian&ccedil;a de quem lhe entregou&nbsp; a vida."</p>
<p>Tributo. Tenho tantas saudades tuas... <a href="http://www.slide.com/r/DP80D1jyyj-0_8g_ ... >&nbsp;</p>
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

segunda set 29, 2003 2:47 pm

Olá

Estar assim preocupada é normal. Mas tente manter-se calma pois vai ver que é muito simples a cirurgia.
Se falar com a vet talvez ela opere as duas ao mesmo tempo e lhe deixe dividir o pagamento. Do que tenho ouvido é mais fácil serem as duas ao mesmo tempo.

Quanto aos pontos à vets que usam pontos absorviveis, outros em que os pontos se tiram ao fim de 10 dias. Há uns em que a costura se vê outros que as gatinhas vêm com um body para casa..

Beijokas
kathleen
noggy
Membro Veterano
Registado: segunda ago 26, 2002 3:23 pm

segunda set 29, 2003 3:18 pm

A decisão é simples terrível!
Sei que estive uns dias sem dormir!!

E nas vésperas das datas, tanto da esterilização da Baixinha como da castração do Eco, pensei em desistir de tudo!!! Olhava para eles tão confiantes em mim e pensava: "se tu soubesses ao que te vou sujeitar amanhã..."

Os pós-operatórios podem ser um bocadinho aborrecidos (não vale a pena dourar a pílula) mas tudo passa e no máximo 3/4 dias após a cirurgia estão já quase como antes...

Por mim falo, passado que está tudo, penso que foi o melhor a fazer!! Qualquer um dos dois é activo, feliz e saudável e é isso que realmente importa, não é? ;)
Anii
Membro
Localização: dois gatos: Jonas Pat e Lestat. Afinal já são 3 gatos...falta a Julia

segunda set 29, 2003 4:16 pm

Eu nunca pus utra opçaõ que operar os meus gatos...já o fizemos a dois meninos e duas meninas...todos no mesmo vet, e correu maravilhosamente.....qd chegam do ve ficam um pouquinho moles mas depois passa.....e as meninas ficam um charme com o funil e o lacinho de gaze....
bem o pior o pior são os comprimidos...elas a escorregarem que nem umasminhocas, nós sem querermos apertar muito..... isto aqui era um forró....
se a sua gata for muito activa é melhor pedir aos vet que lhe "vistam" um body em gaze....sempre está mais protegida.
Bernardinha
Membro Veterano

segunda set 29, 2003 8:15 pm

Muito obrigado a todos. Eu sei que sem duvida é muito melhor e vou aproveitar os dias que estarei em casa para lhes dar a assistência necessária. Acho mesmo que vou optar pelas duas ao mesmo tempo, porque tb não estou a ver como as vou separar, são muito unidas uma à outra. Mas é mm assim...como se disse acima..."confias tanto em mim, e se soubesses o que te vou fazer amanhã!" :P
Mas fico descansada, previne-se muitas complicações, durante a vida delas, mas uma coisa é certa, vou dar-lhes muitos muitos beijinhos qd regressarem :)

beijinhos para todos vocês :)
speedy666
Membro
Registado: sexta dez 14, 2001 6:40 am

segunda set 29, 2003 8:39 pm

oi ppl

a minha iris foi á pouco tempo esterilizada. fui leva-la por volta do meio-dia fui dar uma volta e ás duas e picos ja la estava á espera dela parecia um doido sera que correu bem sera que nao estava mesmo mal humorado só fiquei mais ao menos quando a vi bem. a medica disse-me que a podia ir buscar ás 18 H eram 10 para as 18 ja la estava para trazer a pequena. depois foi a angustia de 10 dias de ve-la com o cone e sabendo o que ela mais adora é fazer a sua higiene e nao conseguia, andava pela casa tristinha de tal maneira.
eu sei que foi para o bem dela mas foi angustiante e correu tudo bem nem alergia ao penso ganhou o que costuma ser usual.

:evil:
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

segunda set 29, 2003 8:56 pm

Bernardinha Escreveu: ...isto tá-me mm a custar, sei k não tem muita lógica, mas o que hei-de fazer? Preocupo-me tanto..eu até perguntei à vet se podia lá ficar à espera que acabassea operação e ela até se riu, dizendo-me que era melhor ir para casa e esperar pela noite para ir busca-la. Enfim..
Pessoa que não se preocupe... é dono que não se preza... ;)
Bem... estou mt inspirada...! ;) :p

cuidado que esta tem direitos de autor ;) " moi, je " ;) :p

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Anii
Membro

segunda set 29, 2003 9:03 pm

..."confias tanto em mim, e se soubesses o que te vou fazer amanhã!"

oiça se levar um filho a uma vacina tb pensa assim???
Já viu como ficará se algo correr menos bem???
As suas meninas vão-lhe agradecer.....são umas horas que passam num instantinho para eles.....e depois... nunca mais à TPM às dores..... elas se soubessem o que lhes vai acontecer enchiam-na já de beijinhos e faziam a maleta para ir a correr para o vet....hmhm
noggy
Membro Veterano
Registado: segunda ago 26, 2002 3:23 pm

terça set 30, 2003 11:08 pm

Up...
Responder

Voltar para “Gatos”