Areia para Gatos...conselhos!!

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Apocalptyca
Membro Júnior
Registado: quinta jan 14, 2010 1:08 pm

sábado jan 23, 2010 12:12 am

Boa noite

Gostaria de saber por membros muito mais experientes do que eu que me aconselhem qual a melhor areia para as minha gatitas, eu tenho uma que é muito boa, pois transforma a urina em bolas, mas o problema é o cheiro que fica dá sempre vontade de trocar a cada limapdela, uma de manhã outra à noite, mas fica dispendioso, e eu já tento dar boa ração, e tudo que ajude aserem mais sudaveis, mas e muito fina, a areia, e qd as malandras saem espalham-na pela cozinha, outra coisa a minha Pipoca quando vai defecar (sempre quando estou a limpar a areia) noto que por vezes deita um pouco de sangue do seu "rabo" que é muito cor de rosa nota-se td... :lol: , ela tem sempre água e a ração é kitten qq coisa e é aconselhado pelo vet... podem dizer de vossa justiça??

Ronranelas da Pipoca.... a mais descarada, e um olhar altivo da Linda...

Bom fim de semana também
:wink:
BetaPat
Membro Veterano
Registado: terça abr 22, 2008 8:51 am

sábado jan 23, 2010 11:12 am

Eu já comprei dessa que faz bolas e, sinceramente, acho-a demasiado cara para as vantagens que tem. Qt ao cheiro, há uma nos Super que tem cheiro a alfazema e que disfarça mt bem o cheiro a urina.
catrules
Membro Veterano
Registado: sábado ago 08, 2009 11:29 pm
1 Gata
1 Papagaia

sábado jan 23, 2010 12:10 pm

Para o meu gato uso a areia silica gel, para mim tem sido a melhor até agora, não deita aquele pó das areias normais, e em relação aos cheiros é muio boa a disfarcá-los, dura muito mais do que as areias normais, no entanto devo dizer que, apesar da informação desta areia de qua a mesma dura um mês, eu era incapaz de a ter lá por tanto tempo, normalmente mudo a cada 9/10 dias. Dar-lhes uma boa alimentação ajuda muito porque os cheiro das fezes não é tão intenso.

No início quando a comecei a utilizar a silica o suki andava maluco com aquilo, ele ao sair do wc, que é fechado, as poucas pérolas que vinham nas patas saltavam pela cozinha toda pareciam berlindes, ele corria atrás delas e chegava a ir ao caixote tirar mais algumas com as patas para brincar, tive de pôr um tapete debaixo do WC dele para que ao sair não as trouxesse nas patas e não andassem pela cozinha, agora também já cresceu mais um pouco e já se habituou mais já vai deixando a areia sossegada...
Sónia
Mindless
Membro Veterano
Registado: quarta nov 25, 2009 9:52 am

sábado jan 23, 2010 12:21 pm

Eu também uso silica. Apesar de ser um pouco mais cara, acaba por render porque não tenho de andara a trocar a areia quase dia sim dia não.

Não dura 1 mês, é verdade, mas como não deita o cheiro horrível da outra areia, acaba por ficar mais tempo no caixote.

Concordo plenamente com a catrules nesse sentido e também no que diz respeito à alimentação. Os cócós não deitam tanto cheiro desde que a Sakura come RC.

A Sakura também brica com os grãos de areia. Nunca tinha pensado em colocar um tapete por baixo. Vou tentar. :D Obrigada ela dica. :D
catrules
Membro Veterano
1 Gata
1 Papagaia

sábado jan 23, 2010 12:35 pm

Sim, experimente colocar um tapete por baixo do WC vai ver a diferença :D com esta areia silica até tive de comprar um tapete daqueles de casa de banho mais felpudos para que a areia ficasse lá, é que com o anterior que lá tinha, mais liso, esta areia saltava na mesma e espalhava-se pela cozinha :? Com este, quando lhe vou mudar a areia, sacudo o tapete e está lá a areia toda, que estaria espalhada pela casa se não fosse este bendito tapete :wink:
Sónia
Apocalptyca
Membro Júnior

sábado jan 23, 2010 7:39 pm

Muito obrigado

Eu por acaso tenho um tapete, porque tinha sido uma tentativa de reter a areia, mas a gatas gostam de a puxar tb e acaba por ficar enrugada... a malandras, realmente fui hoje a uma loja de animais e disseram-me o mesmo, o melhor era a silica, só tenho uma duvida, eu peneiro a areia para retirar os cócos e o xixi, e na silica como funciona é a mesma cois?... :oops: ... realmente poderia ter perguntado lá...mas esquci-me...

Imagem
Mindless
Membro Veterano

sábado jan 23, 2010 7:51 pm

Com a silica basta uma pá para retirar os cócós, visto as bolinhas ficarem agarradas. De resto, tem de ir mexendo a silica para o xixi não ficar acumulado no mesmo sítio. Pelo menos, é assim que eu faço. Volta e meia mexo a silica com a pá para que não fique tudo acumulado no fundo.

Atenção que se os seus gatos não estão habituados a silica, podem não gostar da mudança.

Depois de ler o que tinha escrito pareceu que eu nunca mudava a silica. Obviamente que mudo quando a silica começa a ficar muito amarela, cerca de 10 dias quando tinha só a Sakura. Com o Yuri ainda não fiz as contas até porque há 2 caixotes em casa e um é muito mais usado que o outro.
catrules
Membro Veterano
1 Gata
1 Papagaia

sábado jan 23, 2010 10:30 pm

Com a areia silica basta retirar os cocos e fazer como a Mindless lhe indicou, ir agitando a areia de vez em quando. Se é a primeira vez que lhes coloca este tipo de areia e se achar que elas vão estranhar, o melhor é colocar metade da areia que usava anteriormente e metade desta silica, é um conselho que vem numa embalagem de uma marca desta areia e que eu segui quando usei pela primeira vez. É que, como ao nível da consistencia a areia é diferente, os gatos são sensíveis a isso e podem não querer ir ao wc. No entanto há gatos que não estranham nada por isso não há nada como os próprios donos para saberem como devem fazer :wink:
Sónia
Apocalptyca
Membro Júnior

sábado jan 23, 2010 11:54 pm

Obrigada pelas dicas...as minhas gatitas são 5 ***** pois habituam-se facilmente, claro que a mundança é feita suavemente, já agora, a minha ração é Kitten de Bento Kronen e acho que as faz deitar um cheiro mais intenso...peço desculpa ser chata, mas já agora qual é a ração da vossa eleição? eu percebi que a areia não é para durar um mês :lol: vai também do nosso bom senso e tb da mania que temos em fazer limpezas... hihi... vou pensar bem no assunto...

Um bom fim de semana e agradecimentos das malandras

Imagem
catrules
Membro Veterano
1 Gata
1 Papagaia

domingo jan 24, 2010 12:10 am

Tão lindas essas meninas!! Foto maravilhosa com as duas agarradinhas!!
Em relação à ração eu não sou a pessoa mais experiente para lhe informar eu ao meu gato desde que chegou que lhe dou RC, 1º dei-lhe para gatinhos até aos 4 meses e agora está a comer a ração para gatos até aos 12 meses.
Estou a gostar muito desta ração pq em comparação com outro gato que tive e que comia da gama de supermercado, verifico que ao nível do cheiro das fezes com esta ração é bastante mais reduzido, não tem nada a ver.
Penso que será uma questão de ir experimentando algumas marcas, tendo sempre em conta a idade das gatinhas e se são esterilizadas ou não, também pode aconselhar-se com o vet delas :wink:
Sónia
Bingley
Membro Veterano
Registado: sexta jan 22, 2010 4:41 pm

domingo jan 24, 2010 10:36 am

As suas meninas são muito lindas - tenho uma parecida com a tigradinha.

Quanto a areia, acho que já experimentei de tudo :lol: A minha preferência vai para a areia normal, sem perfume, e para a silica. A silica torna-se um pouco cara para quem tem muitos gatos como eu, mas compensa a nível das vezes que se esvazia o caixote e no peso. Neste momento estou a usar silica e estou muito satisfeita.

Quanto à comida, a Bento Kronen é uma ração boa e com um preço muito razoável. Só não a uso porque tenho 2 gatos com problemas urinários e essa ração não garante o controlo do ph da urina.

Depois há bastantes rações muito boas, Hills, Purina Pro Plan, RC, a technical também é bastante boa. Mas não ande a mudar com frequência, para não desarranjar a barriguita das cachopas.

Acho que deve falar ao vet sobre esse sangramento da Pipoca, pode ser apenas fezes muito duras, ou parasitas
Mindless
Membro Veterano

domingo jan 24, 2010 11:07 am

catrules Escreveu:Tão lindas essas meninas!! Foto maravilhosa com as duas agarradinhas!!
Em relação à ração eu não sou a pessoa mais experiente para lhe informar eu ao meu gato desde que chegou que lhe dou RC, 1º dei-lhe para gatinhos até aos 4 meses e agora está a comer a ração para gatos até aos 12 meses.
Estou a gostar muito desta ração pq em comparação com outro gato que tive e que comia da gama de supermercado, verifico que ao nível do cheiro das fezes com esta ração é bastante mais reduzido, não tem nada a ver.
Penso que será uma questão de ir experimentando algumas marcas, tendo sempre em conta a idade das gatinhas e se são esterilizadas ou não, também pode aconselhar-se com o vet delas :wink:
Concordo com tudo. Eu não diria melhor. A única diferença é que a Sakura comia Whiskas quando era mais bébé, pois eu não fazia a mínima ideia de que havia tanta diferença nas marcas. Aos 4 meses mudou para RC (já não sei qual era a gama, mas era para pequenos com a idade da Sakura) e agora come RC para gatas esterilizadas. A diferença no cheiro dos cócós é brutal.

De qualquer forma, não escolhi essa ração por causa disso, escolhi mesmo porque fui aconselhada pela vet. A gata gosta, fica saciada e o cheiro é menos intenso :D . Conseguimos um 3 em 1. :)
MRJN
Membro Veterano
Registado: domingo abr 13, 2008 7:25 pm
Localização: PPPZ - Parece um Partido mas quer dizer Pablo/Pipa/Piggy e Zappa

domingo jan 24, 2010 11:57 am

Eu tentei as areias todas... Fiquei-me pela silica... O mes passado nao havia silica o maridão comprou daquela finissima mas nao gostei... Deita muito mais cheiro. Voltei novamente à silica sem duvida... Agora o problema é o cachorro que tenta enfiar a cabeça dentro do caixote enquanto as minhas meninas estao nos seus momentos privados. Já tive de virar o caixote de forma a que elas entrem assim de surra. Pior é para a minha mais gordinha que quando sai é de marcha atrás :lol:

Nunca me tinha lembrado do tapete para a areia nao saltar para a cozinha. Vou já tratar disso!

Realmente as mulheres têm sempre boas ideias para ter os seus bichinhos e manter a caselas em ordem 8)

Beijinhos a todos e bom fim de semana:)
Apocalptyca
Membro Júnior

domingo jan 24, 2010 10:11 pm

Agradeço a vossa ajuda, a ração trato mais tarde, pois uma gata foi recentemente esterilizada a tigrada e a pipoca irá ser depois de aparecer o 1º cio, logo comem agora aquela depois vejo, vou então tentar alterar a silica, pois já andava de olho nela, mas devagar vou voltar a colocar a portinhola, tb sempre mantêm o cheiro lá dentro :lol: ... obrigado e uma boa semana....
Unresigned
Membro Júnior
Registado: sábado jun 24, 2006 11:05 pm

segunda fev 01, 2010 2:43 am

Já vem um pouco tarde a resposta, mas fica mais uma sugestão para todos.
Experimentei várias, mas desde que uso a BioSan da Catline que não quero outra coisa. Acreditem, mesmo abrindo a caixa para a limpeza diária que não deita qualquer cheiro. Indo limpando todos os dias, dura mais que uma semana. Eu dou 8 euros por caixa de 7L.

Tem compensado e nunca mais sequer senti necessidade de ir mudando.
Responder

Voltar para “Gatos”