Gatos e crianças

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Rory
Registado: quarta fev 03, 2010 2:29 pm

quarta fev 03, 2010 2:33 pm

Tenho uma pequerrucha com 2 anitos que gosta de todo o tipo de animais mas tem uma preferência por gatos. Eu já tive vários animais: cães, coelhos, hamsters, pássaros... mas nunca gatos.

A pequerrucha costuma ser bastante meiga com os animais. No entanto, tenho algumas dúvidas se um gato será um bom animal de estimação para uma criança tão pequena.

Gostaria de ouvir a opinião dos amantes dos felinos.

Obrigada.
jujubele
Membro Veterano
Registado: sexta out 31, 2003 12:59 pm
Rita (cadela) ,Mimosa (gata), Tobias (gato) 1 caturra

quarta fev 03, 2010 4:33 pm

Cara rory,

O gatinho de certeza que será um boa animal de estimação , mas a sua pequerrucha de certeza que não será um "bom dono" para o gatinho.....

Eu explico: Uma criança de tão pouca idade não terá naturalmente consciencia de como se deve tratar um gatinho ou um cão. Para ela o animal será apenas um brinquedo, um peluche divertido.

Poderá apertar e /ou magoar o animal , até com gravidade se o mandar ao chão ou até pela janela .

Logo, NUNCA deverá deixar o animal junto da sua filhota sem a supervisão de um adulto, para o bem dela e do animal.

É que quando há problemas normalmente é o bichano (que não fala e nao se pode defender) que paga a factura.

Pode ter a certeza que a sua filha não precisa com esta idade de um animal de estimação (seja ele um cão ou um gato) .

Se a Rory quer mesmo ter um gatinho , poderá tê-lo é claro , mas este será exlusivamente da sua responsabilidade pelo que será sua obrigação zelar pelo seu bem estar e deverá estar sempre sob a sua supervisão quando se encontra junto da sua filha.

Também terá que ensinar a sua filhota que ele não é um boneco para a entreter mas sim um ser de carne e osso, que sofre.

Cumprimentos
Cristina
moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

quarta fev 03, 2010 6:47 pm

Eu tive gatos desde que nasci, mas dou-lhe um conselho: espere pelos 5 anos. Gatos exigem crianças mais compreensivas e calmas do que um bébé de 2 anos.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta fev 03, 2010 7:04 pm

Tudo dito. :)

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Butterfly_21
Membro Veterano
Registado: sexta nov 11, 2005 11:42 am

quarta fev 03, 2010 8:23 pm

Boa noite!

Independentemente da espécie que escolher, como já foi referido não deve deixar uma criança tão pequena sozinha com o animal.

Nessas idades elas têm tendência para assustar ou magoar os animais, que por sua vez podem magoar a criança.

Não a desaconselho a arranjar um, mas penso que deve estar sempre presente quando a sua filha for brincar com o gato.

Eu ainda me lembro da primeira gata que tive. Estava sempre a arreliá-la e ela, claro, defendia-se. A minha Mãe, quando eu me ia queixar das arranhadelas, dizia sempre: "É para aprenderes!" :twisted:
Rory

quinta fev 04, 2010 10:13 am

Olá!

Obrigada pelas respostas e percebo as vossas preocupações. Sou uma amante de animais e incapaz de levar um para casa sem ter a certeza absoluta de que o bichinho terá todos os cuidados e condições a que tem direito. :D

Sempre ensinei a minha pequenita a tratar com cuidado os animais e até à data ela nunca puxou o pêlo nem apertou nenhum cão ou gato com que tenha convivido.

Obviamente que quem cuidará do animal sou eu porque ela é muito pequena. Eu sempre tive animais desde que nasci e entendo que uma criança que cresça com um animal aprende a ser mais meiga e responsável.

A questão é que estamos as duas (eu e a minha criança) a atravessar um período menos bom da nossa vida e eu penso que um animal de estimação nos ajudaria, de certa forma, a ultrapassar determinados problemas. Por norma os animais são companheiros fantásticos. Era nessa perspectiva que também estava a pensar adquirir um gatito. :wink:
bastet1
Membro Veterano
Registado: sábado set 23, 2006 11:55 pm

quinta fev 04, 2010 8:35 pm

Rory, neste momento não tenho gato mas desde miuda que sempre tive gatos.

em adulta engravidei e tive os meus filhos e sempre com o meu gato em casa.

nunca tive problemas entre o gato e os bebés, também nunca facilitei na supervisão porque os miudos podem magoar mesmo sem querer e os animais nem sempre estão de feição.

tirando isso acho que um animal pode ser muito terapeutico na nossa vida, alegrando alguns momentos mais cinzentos e excelentes amigos na infancia.

se optar pelo gatinho penso que a sua menina só terá a ganhar! só não facilite com a supervisão :wink:

felicidades para a vossa vida, muito boa sorte.
<strong>Veni, vidi, vici </strong>- J&uacute;lio C&eacute;sar ----------------------------------------------------

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... 29317&nbsp;
Mindless
Membro Veterano
Registado: quarta nov 25, 2009 9:52 am

quinta fev 04, 2010 9:00 pm

Eu de gatos e crianças não percebo nada :oops: . Esperei quase 30 anos para ter a minha gatinha e vou esperar mais ainda pelas crianças.

Mas a verdade é que a minha Tontinha foi uma lufada de ar fresco para nós. Foi o meu presente de 1 ano de casamento para o meu marido, que teve gatos quando era miúdo e volta e meia falava-me em ter um gato. 2 meses depois já não sabia como era viver sem a minha Sakura. É uma óptima terapia para quando as coisas não nos correm de feição, quando nos sentimos mais sós ou mais carentes, e é uma alegria ainda maior quando já estamos contentes.

Isto tudo para dizer que, se está a passar por um período menos bom pode e deve juntar o útil ao agradável: dê a si mesma um presente arranjando um gatinho. :)
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quinta fev 04, 2010 11:33 pm

Gatos e criancas...tudo depende do adulto que adopte o animal e da forma responsavel de acompanhamento na interaccao crianca X animal...

Dei uma gatinha a uma jovem com uma bebe de 15 meses e, gata e filha, agora ja com 3 Aninhos, sao inseparaveis :wink:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Rory

sexta fev 05, 2010 10:50 am

Obrigada pelas respostas!

Estou em vias de comprar uma casa com terraço, o que facilita porque assim o bichano terá mais espaço. 8)

Acho muita piada aos gatos da raça british short hair. Pelo que tenho lido e ouvido de pessoas que têm animais desta raça, são gatos calmos. Não sei é se é fácil encontrar/adquirir animais desta raça.
tarasofia
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2007 5:15 pm

sexta fev 05, 2010 3:01 pm

Eu sempre tive gatos e quando o meu filho nasceu as gatas ja cá estavam e ficaram.

As vezes as brincadeiras azedam... e as gatas prontamente põem os miudos no lugar, basta uma dentadinha para eles se afastarem, nunca fizeram um furinho que fosse com os dente nos miudos, nem tão pouco um arranhão, mas claro que também nunca tiveram oportunidade para mais porque sempre que é necessário eu intervenho.

As proprias gatas têm contribuido para educar as crianças e demonstram claramente quando estão receptivas para a brincadeira e quando querem estar deitadinhas sem ser importunadas, e os miudos têm aprendido como e quando podem interagir com elas.

As minhas gatas são muito menos tolerantes que as cadelas, no entanto acho que ainda assim constituiem uma boa companhia no crescimento saudavel dos pequenos, e sem dúvida que também tornam as coisas muito divertidas... ainda esta semana o meu filho vestiu um fato do homem aranha e não é que a minha Micha odiou! enquanto o puto não se despiu ela não parava de fazer 'emboscadas', não sei o que lhe deu... até parece que se esqueceu que ja vai fazer 10 anos, pois comportou-se como um gatinho tonto e brincalhão... enfim 'gatices', coisas que so os felinos podem entender
Os meus olhos n&atilde;o&nbsp; v&ecirc;m, as minhas m&atilde;os n&atilde;o&nbsp; tocam, mas o meu cora&ccedil;&atilde;o SENTE!
Butterfly_21
Membro Veterano
Registado: sexta nov 11, 2005 11:42 am

sexta fev 05, 2010 3:04 pm

tarasofia Escreveu: As vezes as brincadeiras azedam... e as gatas prontamente põem os miudos no lugar, basta uma dentadinha para eles se afastarem, nunca fizeram um furinho que fosse com os dente nos miudos, nem tão pouco um arranhão, mas claro que também nunca tiveram oportunidade para mais porque sempre que é necessário eu intervenho.

As proprias gatas têm contribuido para educar as crianças e demonstram claramente quando estão receptivas para a brincadeira e quando querem estar deitadinhas sem ser importunadas, e os miudos têm aprendido como e quando podem interagir com elas.
Os gatos, apesar de normalmente mais imprevisíveis que os cães, podem ter um excelente papel na educação de uma criança: ensinarem-nas a respeitar o outro, a entender que os outros seres vivos têm vontade própria e não são brinquedos, a serem menos egocêntricas... Enfim, acho que ter um animal pode ser mesmo muito importante e decisivo para o carácter de uma pessoa.
Mafadocas
Membro Júnior
Registado: terça out 16, 2007 6:00 pm

sexta fev 05, 2010 6:01 pm

Quando nasceu a m/filha tinha 3 gatos, que a adoravam, nunca lhe fizeram mal.
Infelizmente os 3 morreram quando ela tinha +/- 5 e 6 anos, ela estranhou.
Encontrei a Flora, uns meses depois a Bloom, depois o Faísca, em Junho o
Sésé e o Jújú.
Neste momento são 5 gatos, e posso lhe dizer que todos eles são muito queridos e meigos.
A m/filha está com problemas de saúde, e têm sido uma grande ajuda para ela.
Por isso tente, não tenha receio.
chenri
Membro Veterano
Registado: domingo out 25, 2009 4:59 pm

sexta fev 05, 2010 7:24 pm

Como mãe de duas crianças que já nasceram com gatos cá em casa, na altura tinha quatro, considero que é uma mais valia, já que os meus filhos foram educados com base no respeito pelos animais. É claro que tem de haver sempre muita vigilância por parte dos adultos, e temos de batalhar muito para lhes mostrar que os animais não são brinquedos que se podem manipular como lhes apetece, mas considero muito benéfica a convivência entre crianças e animais.

Boa sorte e felicidades :D
Rory

segunda fev 08, 2010 3:51 pm

Obrigada pelas vossas respostas.

Estou decidida a arranjar um amigo de quatro patas para mim e para a minha filhota. Estou só àespera de adquirir uma casa com terraço para então ir à procura de um amigo peludo.
Responder

Voltar para “Gatos”