Diferente técnica de esterilização em gata

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

daisypipoca
Membro Júnior
Registado: segunda jul 27, 2009 8:41 pm

quarta fev 03, 2010 6:00 pm

Boa tarde

Os meus pais teem uma gata com cerca de 8 anos que foi esterilizada ainda em pequena, por altura do primeiro cio dela.

Agora eu tenho uma gata, que é a daisy, com quase 10 meses que ira ser esterilizada sexta ou segunda, mas segundo o que o veterinário me explicou agora utilizam uma tecnica que, ao contrário da gata dos meus pais, nao leva costura exterior.

Já pesquisei na net mas nao encontrei nada sobre esta nova tecnica, mas tambem sou algo trenga com as pesquisas da net :oops:

Será que alguem conheçe ou ja teve alguma gata esterilizada por esta técnica?? :oops:
seal
Membro Veterano
Registado: terça jan 06, 2004 9:34 am

quarta fev 03, 2010 6:21 pm

Será a costura intradérmica? Os pontos são internos e fica apenas uma pequena linha visível, que é a linha do corte.
É uma maravilha :wink:
daisypipoca
Membro Júnior

quarta fev 03, 2010 6:26 pm

É esse o nome sim :oops: ao escrever o tópico esqueci-me do nome e nao tinha aqui os anotamentos que fiz.

O vet explicou-me que o corte também é mais pequeno visto que utilizam uma especies de "sondas" logo o "buraco" é menor e a recuperação mais rápida.

Da gata dos meus pais sei que a fui levar de manha e só a a noite a fui buscar, no caso da Daisy entra as 15 e por volta das 18 ja pode vir para casa.
Mindless
Membro Veterano
Registado: quarta nov 25, 2009 9:52 am

quarta fev 03, 2010 8:54 pm

Eu ouvi falar nessa técnica uma semana depois :( da minha gata ser esterilizada. De qualquer forma, aqui não a faziam, portanto também não teria escolha.

Mas parece que o pós-operatório acaba por ser muito mais fácil e assim nem têm que usar vestido, o que para a minha Sakura foi um stress.
elsasmc
Membro Veterano
Registado: terça jun 17, 2008 2:46 pm
Localização: Kikas, Xaninha, Luna, Fofinha e Babsy mais todos os outros q entram e saem em FAT

quarta fev 03, 2010 9:25 pm

A nossa ver só usa essa técnica, quer para as gatas da rua quer para as gatas com dono. Incisão mínima, pós operatório que é uma maravilha e nada de colares nem vestidos.
<p>O ronronar sai de uma v&aacute;lvula de seguran&ccedil;a existente no pesco&ccedil;o do gato para atenuar o excesso de satisfa&ccedil;&atilde;o.
</p>
<p>ADAP - Associa&ccedil;&atilde;o de Defesa dos Animais de Portim&atilde;o <a href="http://animaisdeportimao.blogspot.com">http://animaisdeportimao.blogspot.com</a></p>
SofiaRakel
Membro Veterano
Registado: sexta ago 08, 2008 4:21 pm

quinta fev 04, 2010 7:11 pm

A minha gata também foi esterilizada com essa técnica..Eu deixei-a no vet e praí 1hora ou 1.30h depois fui buscá-la..Ela ainda vinha anestesiada, tive que a manter num local quentinho, ela foi recuperando, umas horas depois já se queria levantar e andar pela casa, claro que não conseguia manter o equilíbrio..Mas na manhã seguinte já estava perfeita :D
Também não usou colar nem vestido nem coisa nenhuma..Também não tomou antibiótico porque foi administrado internamente :wink:
E cicatriz nem vê-la :lol:
daisypipoca
Membro Júnior

sexta fev 05, 2010 8:24 pm

A Daisy já está em casa, correu tudo bem. Deixei-a na clinica as 15 e fui busca-la era 18:30 ja fez um xi-xi e ja comeu.

A diferença nesta tecnica é que para alem de a sutura ser intra dermica, a incisão é lateral e nao ventral.
Bingley
Membro Veterano
Registado: sexta jan 22, 2010 4:41 pm

sexta fev 05, 2010 8:41 pm

Ah, as minhas 2 mais novas que foram esterilizadas em Dezembro, também foi assim. Usaram colar apenas 3/4 dias e notei que cicatrizou muito mais rapido que as anteriores, com incisões na barriga. E o desconforto é menor
elsasmc
Membro Veterano
Registado: terça jun 17, 2008 2:46 pm
Localização: Kikas, Xaninha, Luna, Fofinha e Babsy mais todos os outros q entram e saem em FAT

sexta fev 05, 2010 8:53 pm

Tanto quanto sei quando a incisão é lateral é apenas ovariostomia, são removidos os ovários e o útero fica. A ovariohisterecotmia, remoção de ovários e útero é mais benéfica, pois se o útero fica a probabilidade de cancro no útero ou piómetra existe à mesma. Confirmem com os vets se tiraram tudo.
<p>O ronronar sai de uma v&aacute;lvula de seguran&ccedil;a existente no pesco&ccedil;o do gato para atenuar o excesso de satisfa&ccedil;&atilde;o.
</p>
<p>ADAP - Associa&ccedil;&atilde;o de Defesa dos Animais de Portim&atilde;o <a href="http://animaisdeportimao.blogspot.com">http://animaisdeportimao.blogspot.com</a></p>
SofiaRakel
Membro Veterano
Registado: sexta ago 08, 2008 4:21 pm

sexta fev 05, 2010 10:32 pm

elsasmc Escreveu:Tanto quanto sei quando a incisão é lateral é apenas ovariostomia, são removidos os ovários e o útero fica. A ovariohisterecotmia, remoção de ovários e útero é mais benéfica, pois se o útero fica a probabilidade de cancro no útero ou piómetra existe à mesma. Confirmem com os vets se tiraram tudo.
Elsa e não é só isso..Acho que as gatas com útero têm na mesma o cio mas não fazem ovulação
E terem cio sem ovários também não é nada benéfico..Além dos problemas que também falaste :wink:
Acho que estou a dizer tudo certo :roll:
daisypipoca
Membro Júnior

sábado fev 06, 2010 10:42 am

No caso da Daisy foi retirado tudo sim, hoje ja comeu mas so se for dado na mão, aiiii que agora é que vai ficar mimada :D
Bingley
Membro Veterano

sábado fev 06, 2010 3:02 pm

SofiaRakel Escreveu:
elsasmc Escreveu:Tanto quanto sei quando a incisão é lateral é apenas ovariostomia, são removidos os ovários e o útero fica. A ovariohisterecotmia, remoção de ovários e útero é mais benéfica, pois se o útero fica a probabilidade de cancro no útero ou piómetra existe à mesma. Confirmem com os vets se tiraram tudo.
Elsa e não é só isso..Acho que as gatas com útero têm na mesma o cio mas não fazem ovulação
E terem cio sem ovários também não é nada benéfico..Além dos problemas que também falaste :wink:
Acho que sem ovários não pode haver cio - estes é que são responsáveis pela produção de hormonas que levam ao cio.

seja como for, confirmei com o vet e foi tudo retirado sim. Nem o meu vet faria doutra forma :wink:
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sábado fev 06, 2010 9:40 pm

Bingley Escreveu:
SofiaRakel Escreveu:
Acho que sem ovários não pode haver cio - estes é que são responsáveis pela produção de hormonas que levam ao cio.

seja como for, confirmei com o vet e foi tudo retirado sim. Nem o meu vet faria doutra forma :wink:
So existe cio e ovulacao aquando da existencia de ovarios ou pela existencia de tecido ovarico remanescente apos uma ovariohisterectomia - Síndrome do Resto Ovárico, que, apesar de nao ser "regra", chega a acontecer...

:wink:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
marcii
Membro
Registado: sábado set 19, 2009 12:42 am

sexta fev 26, 2010 3:50 am

boa noite, e poderiam indicar me por favor em quanto ficaria esterlizar gatinhas om esta tecnica e se conhecem algum vet em lisboa que as faça

Obrigado
Bingley
Membro Veterano

sexta fev 26, 2010 11:53 am

O preço que paguei por esterilizar com esta técnica foi exactamente o mesmo que paguei 6 meses antes por esterilizar de forma clássica. O vet é que mudou o procedimento.

Não posso indicar preços nem vets, porque estou no Porto e o preço varia um bocado de local para local
Responder

Voltar para “Gatos”