Todos os "europeus comuns" são SRD ou rafeiros
Nem todos os SRD ou rafeiros são europeus comuns(basta "fugir" ás exigências da raça).
É isso,mjoao? (que gandre confusão aqui vai

Moderador: mcerqueira
" A raça Europeu Comum é uma raça com características definidas pela FIFE (Federação Internacional Felina) e concorre em pé de igualdade com todas as outras raças. O Europeu Comum pode ter uma grande variedade de cores, sólidas, bicolores, tricolores e tabby, a cabeça é redonda (com buchechas), percoço forte, orelhas ligeiramente arredondadas na extremidade, patas de comprimento médio e fortes, peito largo, bem desenvolvido, olhos redondos e bem abertos, ligeiramente oblicuos de cor verde-amarelado, cobre ou azuis. Pêlo curto, denso e brilhante."
"Nas exposições os gatos estão divididos em 5 classes: Pêlos longos (Persa e Exóticos), pêlos semi-longos (Sagrados da Birmânia, Main Coon, Bosques da Noruega, Angorá Turco, etc..., pêlo curto (Abissínios, Chartreaux, British Blue, Russian Blue, Burmês, Singapura, etc..), a outra classe são os Orientais/Siameses e a 5ª que é a dos Domésticos.
Para todas as classes é preciso que o gato tenha registo, só a classe dos domésticos não o exige. Basta termos um gato que não tenha raça definida (mesmo que se note a presença de alguma raça cruzada) para podermos concorrer com ele.
Por sua vez os domésticos estão subdivididos em 4 categorias: machos, fêmeas, machos castrados e fêmeas castradas.
Escolhe-se o melhor de cada categoria que depois vão concorrer entre si para apurar o melhor doméstico da exposição de gatos inteiros e o melhor doméstico da exposição de gatos castrados, tendo como prémio uma taça e por vezes ração ou outros brindes que os patrocinadores tenham oferecido. Cada gato recebe um certificado de participação com a respectiva classificação.
O Juíz toma em consideração vários factores: qualidade e cor do pêlo, olhos (formato e cor), estrutura, cauda, orelhas bem implantadas, e acima de tudo o carácter. Ou seja, um gato doméstico muito bonito que tenha mau temperamento perde para um menos vistoso mas que tenha um temperamento dócil."
"Se fosse a uma exposição entrava na classe de domésticos.
Se recolheres na rua um gato e o levares a uma exposição na classe de domésticos e se o Juiz achar que ele está dentro do standard do Europeu Comum, pode encaminhar esse gato para se habilitar a entrar no RIex (registo inicial experimental), só é possível com esta raça. Todas as outras já têm que ter registo.
Aviso que este caso é raro. "
Espero ter ajudado"No boletim de vacinas eu ponho sempre "doméstico tartaruga" ou doméstico preto e branco" porém isso não é importante, é preciso é que o gato esteja caracterizado o mais fielmente possível."
O termo "rafeiro" só se usa nos cães, o equivalente para os gatos é o doméstico porque na verdade não há gatos rafeiros, se reparares, com mais pêlo ou menos pêlo, com mais estrutura ou menos, com orelhas mais finas ou arredondadas, o gato é sempre de tamanho idêntico.
Quanto ás 2 raças puras, assim que as misturas tens um doméstico que pode lembrar uma raça, mas haverá sempre qualquer coisa que não o enquadra nessa raça que ele lembra. Sobretudo a sua descendência, que nunca será homogénea."
Precisamente.sregina Escreveu: A ideia com que fiquei depois do que a mjoaomarques escreveu é que:
Todos os "europeus comuns" são SRD ou rafeiros
Nem todos os SRD ou rafeiros são europeus comuns(basta "fugir" ás exigências da raça).
É isso,mjoao? (que gandre confusão aqui vai)