O que significa rafeiro ou rafeira?!

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

sregina
Membro Veterano
Registado: quinta mar 13, 2003 4:12 pm

quinta out 02, 2003 2:19 pm

A ideia com que fiquei depois do que a mjoaomarques escreveu é que:

Todos os "europeus comuns" são SRD ou rafeiros

Nem todos os SRD ou rafeiros são europeus comuns(basta "fugir" ás exigências da raça).

É isso,mjoao? (que gandre confusão aqui vai :lol: )
carlaaoliveira
Membro Veterano
Registado: terça ago 26, 2003 10:33 am

quinta out 02, 2003 2:29 pm

:o
raka
Membro Veterano
Registado: quinta dez 05, 2002 4:06 pm

quinta out 02, 2003 2:36 pm

a culpa é minha, LoL. já nem percebo porque é que tomou este rumo... mas podem explicar-me se "europeu comum" é o equivalente a rafeiro? ou srd? melhor: o que é europeu comum? :o

isto dos empirismos e deduções sem base teórica não me satisfaz... :)
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

quinta out 02, 2003 3:05 pm

Olá,

A resposta a isto está num tópico antigo e a forista Abby explica o que aqui transcrevo
" A raça Europeu Comum é uma raça com características definidas pela FIFE (Federação Internacional Felina) e concorre em pé de igualdade com todas as outras raças. O Europeu Comum pode ter uma grande variedade de cores, sólidas, bicolores, tricolores e tabby, a cabeça é redonda (com buchechas), percoço forte, orelhas ligeiramente arredondadas na extremidade, patas de comprimento médio e fortes, peito largo, bem desenvolvido, olhos redondos e bem abertos, ligeiramente oblicuos de cor verde-amarelado, cobre ou azuis. Pêlo curto, denso e brilhante."
"Nas exposições os gatos estão divididos em 5 classes: Pêlos longos (Persa e Exóticos), pêlos semi-longos (Sagrados da Birmânia, Main Coon, Bosques da Noruega, Angorá Turco, etc..., pêlo curto (Abissínios, Chartreaux, British Blue, Russian Blue, Burmês, Singapura, etc..), a outra classe são os Orientais/Siameses e a 5ª que é a dos Domésticos.
Para todas as classes é preciso que o gato tenha registo, só a classe dos domésticos não o exige. Basta termos um gato que não tenha raça definida (mesmo que se note a presença de alguma raça cruzada) para podermos concorrer com ele.
Por sua vez os domésticos estão subdivididos em 4 categorias: machos, fêmeas, machos castrados e fêmeas castradas.
Escolhe-se o melhor de cada categoria que depois vão concorrer entre si para apurar o melhor doméstico da exposição de gatos inteiros e o melhor doméstico da exposição de gatos castrados, tendo como prémio uma taça e por vezes ração ou outros brindes que os patrocinadores tenham oferecido. Cada gato recebe um certificado de participação com a respectiva classificação.
O Juíz toma em consideração vários factores: qualidade e cor do pêlo, olhos (formato e cor), estrutura, cauda, orelhas bem implantadas, e acima de tudo o carácter. Ou seja, um gato doméstico muito bonito que tenha mau temperamento perde para um menos vistoso mas que tenha um temperamento dócil."
"Se fosse a uma exposição entrava na classe de domésticos.
Se recolheres na rua um gato e o levares a uma exposição na classe de domésticos e se o Juiz achar que ele está dentro do standard do Europeu Comum, pode encaminhar esse gato para se habilitar a entrar no RIex (registo inicial experimental), só é possível com esta raça. Todas as outras já têm que ter registo.
Aviso que este caso é raro. "
"No boletim de vacinas eu ponho sempre "doméstico tartaruga" ou doméstico preto e branco" porém isso não é importante, é preciso é que o gato esteja caracterizado o mais fielmente possível."
O termo "rafeiro" só se usa nos cães, o equivalente para os gatos é o doméstico porque na verdade não há gatos rafeiros, se reparares, com mais pêlo ou menos pêlo, com mais estrutura ou menos, com orelhas mais finas ou arredondadas, o gato é sempre de tamanho idêntico.
Quanto ás 2 raças puras, assim que as misturas tens um doméstico que pode lembrar uma raça, mas haverá sempre qualquer coisa que não o enquadra nessa raça que ele lembra. Sobretudo a sua descendência, que nunca será homogénea."
Espero ter ajudado

Beijokas
Kathleen
raka
Membro Veterano
Registado: quinta dez 05, 2002 4:06 pm

quinta out 02, 2003 3:10 pm

tanx, realmente ajudou.

resumindo, tenho duas gatas domésticas e posso leva-las a concurso. com aqueles temperamentos arrasam! :D
Kathleen
Membro Veterano
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

quinta out 02, 2003 3:18 pm

:lol: :lol: :lol:

beijokas
kathleen
carlaaoliveira
Membro Veterano
Registado: terça ago 26, 2003 10:33 am

quinta out 02, 2003 4:19 pm

Boa Kathleen!

Ficamos todos esclarecidos...(acho eu)!!!! :lol:
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

quinta out 02, 2003 4:36 pm

sregina Escreveu: A ideia com que fiquei depois do que a mjoaomarques escreveu é que:

Todos os "europeus comuns" são SRD ou rafeiros

Nem todos os SRD ou rafeiros são europeus comuns(basta "fugir" ás exigências da raça).

É isso,mjoao? (que gandre confusão aqui vai :lol: )
Precisamente.
Muita gente diz ter um siamês. Mas se não está registado no CPF é um srd ou (análogamente ao europeu comum) um siamês comum. Ou seja, o chamado europeu comum é um gato srd semelhante ao europeu (raça reconhecida pela FIFe).
Agora vamos complicar um pouco. É que há raças diferentes que podem ser cruzadas entre si e os descendentes serem registados no CPF. É o caso do persa e do exótico (com descendentes de ambas as raças). Nos EUA também são permitidos cruzamentos do persa com o pêlo curto americano. Aliás, são de todos estes cruzamentos que surge o persa muito tipado, o chamado linha americana, com olhos redondos muito grandes e nariz ao nível dos olhos. Embora sejam produto de raças diferentes são puros porque é permitido o registo.
Maria João
valexferreira
Membro Júnior
Registado: segunda jun 02, 2003 3:49 pm

sexta out 03, 2003 9:00 am

olá a todos!!

Com esta conversa toda surgiu-me uma dúvida!! :?

Será que também posso levar o meu Pipoca a exposições????

Ele então será um Europeu, ou Doméstico...é descendente de raças cruzadas....mas só sei dizer que ele é LINDO!! :lol:
Kathleen
Membro Veterano

sexta out 03, 2003 9:03 am

Olá

penso que se a exposição tiver para concurso a categoria de domésticos podes concorrer com o Pipoca sim.

Beijokas
kathleen
igualdade
Membro Veterano
Registado: terça abr 08, 2003 11:23 am
Contacto:

sexta out 03, 2003 2:52 pm

Olá,

Pelo que sei a nomenclatura escolhida é srd quer para os cães quer para os gatos, não se esqueçam que existe um cão rafeiro alentejano que é mesmo de raça... hoje em dia nenhum bolhetim de vacinas tem rafeiro escrito ;)

Guida
Responder

Voltar para “Gatos”