esterlizaçao do Macho

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

DoLL
Membro Veterano
Registado: sábado set 20, 2003 5:06 pm
Localização: ringneck(passaro),3periquitos,tartaruga ,2peixes(1betta,1vermelho) ,gato(chip),1porquinho da india

sábado out 04, 2003 9:49 am

olá a todos...
bem tem se ouvido falar muito de esterlizaçoes das femeas ...de todo um processo doloroso para o animal pós operação e de todos os cuidados...gostaria que me dissessem se com os gatos(machos)o processo é assim tao complicado? :oops: :oops: :roll: :oops:
como funciona? :roll: :roll: :?
beijinhos
Luar_de_Prata
Membro Júnior
Registado: quarta out 30, 2002 10:28 pm

sábado out 04, 2003 11:32 am

Olá.
Eu tenho um gato que foi castrado já com um ano e meio. A única parte que foi difícil foi a ida ao vet e a anestesia.
Foi difícil ver a cunfusão dele por o estarem a agarrar e os efeitos da anestesia: visão desfocada (notava perfeitamente as pupilas dilatas), cambaleava, etc. Mas por isto passam sempre as gatas ou quando t~em de fazer algum tratamento/operação.
De resto não teve mais problemas, não foi preciso desinfectar, usar pensos ou funil. Como qualquer cirurgia, os riscos vêm da anestesia e de infecções, mas penso que não devem ser muito comuns nos machos, dado não ser uma operação profunda e a uma zona sensível como o abdómen - isto é válido tanto para gatos como para todos os outros animais, incluindo o homem.

Espero ter sido esclarecedora.

Beijinhos e miaus
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

sábado out 04, 2003 11:42 am

Mas levou o gato para casa logo após o procedimento ? e pôde observar ? :o
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
sregina
Membro Veterano
Registado: quinta mar 13, 2003 4:12 pm

sábado out 04, 2003 8:47 pm

Nos gatos(machos) a cirurgia é muito mais simples.

Não têm que mexer nos intestinos, pois não é uma cirurgia de "barriga aberta", não tem que fazer tratamentos, nem retirar pontos. O pós-operatório é,por isso, muito mais simples. O único problema é com a anestesia, que é geral. De qualquer modo, cada gato reage de modo diferente. O meu gato foi castrado há 15 dias(com 5 meses e meio) e apesar do vet. dizer que poderia andar "taralhoco" :) durante umas horas, a verdade é que não andou. Mal chegou a casa (só deixaram vir para casa já bem acordado, para verem se não haveria alguma reação não esperada ao anestésico),passadas 5 horas da cirurgia, andou logo pela casa e foi logo ao caixote.
O único cuidado que o vet. me disse para ter foi trocar a areia por pedaços de papel higiénico durante 2-3 dias, para não se ferir,pois eles ao urinar baixam-se muito.
Anii
Membro
Registado: sexta mai 16, 2003 7:42 pm
Localização: dois gatos: Jonas Pat e Lestat. Afinal já são 3 gatos...falta a Julia

domingo out 05, 2003 12:42 pm

nos machos tudo é mais fácil....a operaçao é + simples e eles recuperam muito rapidamente....nos meus mal se notou que tinham passado pela vet....
não precisam de funil é são só um ou dois pontinhos.....
Os meus nem tiveram que tomar medicamentos no pós operatório.
Luar_de_Prata
Membro Júnior
Registado: quarta out 30, 2002 10:28 pm

domingo out 05, 2003 7:45 pm

Olá outra vez.

Sim, pude assistir à operação, por não ser de "barriga aberta". Não teve qualquer assistência pó-operatório, como já foi referido e levei-o logo para casa. O vet só disse para ter cuidado com as tonturas dele nas primeiras horas.

Com os machos o maior problema é a anestesia, embora eu imagine que possa existir algum caso de complicações por infecções - mas deve ser muito raro.

Talvez por isto não se fale da castração dos machos.

Miaus para todos[/quote]
igualdade
Membro Veterano
Registado: terça abr 08, 2003 11:23 am
Contacto:

domingo out 05, 2003 7:52 pm

Olá,

Castrar os gatos actalmente é a coisa mais simples que há é muito raro os casos onde algo de mal pode acontecer....os bichanos passado umas horinhas estão finos :D

Guida
everblue
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Cães Catarina e Jack; Gatos Loki, Ema e Lara; Peixes

domingo out 05, 2003 7:56 pm

É um processo bastante mais simples do que no caso da esterilização das fêmeas. O pós-operatório só nas primeiras horas é que é mais complicado por causa da recuperação da anestesia. Posso dizer que os meus gatos foram castrados há um ano e pouco, às 6 da tarde, e nessa mesma noite fugiram pela frincha da janela para os quintais dos vizinhos... :o :?
Ainda assim ouvia no sábado passado um senhor dizer que "isso" (a castração) não fazia aos animais, que lhe metia muita impressão... à pergunta "e acha o mesmo das fêmeas?", respondeu "ah, isso é diferente!" :roll: Enfim...
<p>Elsa Oliveira
Gatos Loki, Ema e Lara
Cães Catarina e Jack
Saudades do Ticker, do Kami e da Leya...</p>
anabapt
Membro Veterano
Registado: sexta mar 21, 2003 11:23 pm

domingo out 05, 2003 8:00 pm

Olá DoLL

A castração do machos é muito fácil e o maior risco que há é mesmo o da anestesia.
Os meus foram castrados já muito tarde, porque eu tinha receio de os estar a fazer sofre, mas qualquer um deles reagiu muito bem, até aquele que eu mais receio tinha, o Tico, na medida em que é um gato mais sensível. Mas correu tudo optimamente e não tiveram qualquer problema no pós-operatório.

Os meus ainda vieram para casa sobre o efeito da anestesia, e só queria alertar para o facto de que os gatos anestesiados ficam com os olhos abertos, o que faz realmente alguma impressão.
Brum
Membro Veterano
Registado: quarta jul 16, 2003 1:23 pm

segunda out 06, 2003 10:08 am

Os meus gatos já foram castrados à muito tempo, mas correu sempre tudo bem.
O Tigrinho está quase na altura de ser castrado, aliás vou meter uns diazinhos de férias quando isso suceder, e queria ver se conseguia assistir, e quero trazê-lo logo para casa, pois quando a Kikas foi esterilizada ficou lá para observação e vinha muito nervosa e cansada, pois na recuperação tinham posto o caixotinho dela ao pé de um cão e ela não conseguiu estar sossegada.
É uma operação muito fácil e que geralmente não acarreta nenhum problema.
Roxanne
Membro
Registado: terça ago 12, 2003 12:35 pm

segunda out 06, 2003 12:00 pm

Olá a todos...
DoLL, obrigada pelo tópico, interessa-me muito e é oportuno pois o Merlin está com 8 meses e já me decidi pela castração, mas ando apreensiva, claro...
Aproveito para por uma dúvida...a vet dele disse-me que a partir dos 8 meses podia marcar a castração e eu perguntei se não era preciso esperar pela primeira marcação de territorio e ela disse que não, desde que fosse depois dos 8 meses...tudo bem....
Já ouvi dizer que era melhor fazer só depois da primeira marcação (xixi) para ter a certeza que o aparelho dele estava todo formado...mas também já ouvi dizer que não se deve deixar ele fazer a primeira marcação para ele não se habituar a fazer o xixi fora do sitio...
Não sei se espere se não...com os vossos machos como foi??

Obrigada
Beijinho e ronrons do Merlin

Roxanne
Brum
Membro Veterano
Registado: quarta jul 16, 2003 1:23 pm

segunda out 06, 2003 1:06 pm

Ola Roxanne
Também já me disseram isso, mas eu não vou esperar.
Pois essa marcação de territóro que eles fazem tem um odor muito forte, e depois eles podem ter a tendência de lá voltar, mesmo depois de castrados.A mim disseram-me que só aos nove meses é que fazem a castração do Tigrinho, embora eu ache que ele já está bem formado, aliás na minha opinião formado até demais. Parece tarado.
Para o mês que vem lá vai ele, vou à União Zoofila, pois lá eles tem imensa experiência e posso trazê-lo logo para casa. coitadinho, mal ele sabe ...... :cry: :cry:
sregina
Membro Veterano
Registado: quinta mar 13, 2003 4:12 pm

segunda out 06, 2003 1:15 pm

Roxanne Escreveu: ...Já ouvi dizer que era melhor fazer só depois da primeira marcação (xixi) para ter a certeza que o aparelho dele estava todo formado...mas também já ouvi dizer que não se deve deixar ele fazer a primeira marcação para ele não se habituar a fazer o xixi fora do sitio...
Não sei se espere se não...com os vossos machos como foi??

Obrigada

Roxanne
Olá Roxanne,

Parece que cada vet.sua sentença ;) . O Óscar foi castrado há 3 semanas, com 5,5 meses. Não deves esperar que ele comece a marcar território. Quanto ao aparelho estar formado, o que o vet. fez foi verificar se os testiculos já tinham descido...e como já tinham...foi fácil.

Se fosse a ti não esperava mais. O Merlin está em muito boa idade de perder os tintins :oops: ;)
Roxanne
Membro
Registado: terça ago 12, 2003 12:35 pm

segunda out 06, 2003 3:03 pm

Olá a todos...
Brum e sregina...obrigada pelas vossas respostas...
Eu também vou à União Zoofila e até agora não tenho razão de queixa...
Pois foi exactamente o que eu ouvi: que depois da primeira marcação eles têm tendencia a voltar ao "local do crime" :D :D
Acho que não vou esperar...e vou confiar na vet da União...
Brum, o que quer dizer com o Tigrinho parecer tarado? É que de umas semanas para cá, o Merlin começou a fazer o seguinte: dobra-se todo, lambe a zona do "pirulito" e depois fica com uma cara de parvo, de boca meio aberta por uns segundos...a ChinaBlue já o viu a fazer isso...é demais...
tenho uma suspeita do que seja...mas..para mim ele ainda é um bebé...a propósito já aparecem 2 fotos dele no meu album, estou à espera das restantes...

Roxanne
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

segunda out 06, 2003 3:11 pm

Olá

tenho de lhe dar os parabéns o Merlin é uma maravilha de gato ;)

Beijokas
kathleen
Responder

Voltar para “Gatos”