Esta carta destina-se a ser enviada aos vereadores do ambiente de todas as Câmaras Municipais do País quando a cadeia de
e-mails terminar e for reunida no
forum sobre gatos do
site Arca de Noé, disponível em
www.arcadenoe.pt -
http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopi ... 581#114581.
Pedimos que a leiam e agradecemos a vossa colaboração.
No caso de assinarem, por favor reencaminhem-na para os vossos contactos sempre com conhecimento (Cc:) para o seguinte e-mail:
[email protected]
Obrigada.
Ex.mo Sr. Vereador do Ambiente da Câmara Municipal de (…),
Numa recente visita ao Parque Municipal de Oeiras pudemos verificar os excelentes resultados do Projecto-piloto de Biocontrolo de Roedores posto em prática há 6 anos naquele espaço verde. Procurámos saber pormenores sobre a iniciativa e encontrámos algumas informações de extraordinário interesse num artigo da Revista Municipal de Oeiras (Outubro de 1998) disponível em
http://www.cm-oeiras.pt/Revista/1998_10/gatos.html
O Projecto-piloto de Biocontrolo de Roedores foi concebido pela bióloga Prof.ª Dr.ª Maria Webb e consiste em travar a proliferação de roedores (ratos, toupeiras, etc.) através da acção predadora de gatos, de modo a evitar a utilização de substâncias químicas (raticidas) prejudiciais ao ambiente e extremamente tóxicas para humanos e restantes animais. Para tal, foi criada uma colónia de gatos, constituída por elementos errantes – ou seja, foram recolhidos gatos abandonados que se multiplicariam descontroladamente, constituindo uma ameaça para a saúde pública – e foram feitas algumas infra-estruturas de acolhimento para estes. Paralelamente, foi promovida uma campanha de castração e esterilização dos machos e fêmeas, de forma a controlar o número de elementos da colónia, apenas substituídos em caso de morte.
Este plano de acção recebeu desde o início o patrocínio da Whiskas que assegura a alimentação essencial dos animais e providencia os cuidados veterinários periódicos (desparasitações, vacinações, assistência em casos de urgência). Uma funcionária da Câmara Municipal foi encarregue da limpeza, alimentação diária de todos os animais e vigilância de modo a evitar o aumento ilegal por abandono propositado.
Numa altura em que as questões do Ambiente, da Ecologia e da Saúde Pública ganham terreno e se afirmam como preocupações mundiais debatidas em importantes Cimeiras, este tipo de projectos afigura-se como uma solução possível para alguns dos grandes problemas dos municípios, estando a conhecer uma enorme difusão em parques urbanos dos Estados Unidos. Ao mesmo tempo, assumem uma importante dimensão pedagógica, na medida em que sensibilizam directamente as diferentes camadas da população para a preservação do ambiente e para os problemas do abandono e reprodução descontrolada de animais de companhia, salientando os benefícios dos métodos de contracepção definitiva.
Sendo, sem dúvida, uma aposta no futuro dos municípios, vimos por este meio apelar à viabilização de projectos similares por parte dos Pelouros do Ambiente das várias Câmaras do País.
Pensamos que os custos poderão ser muito reduzidos, uma vez que posto este projecto em acção não faltarão voluntários prontos a ajudar na limpeza e tratamento dos gatos e respectivos parques, e entidades interessadas em patrocinar a iniciativa. Tão nobre acção traria certamente uma grande afluência aos locais do empreendimento e promoveria os municípios aderentes a nível nacional.
Ficando à disposição para o que julgarem necessário, subscrevemo-nos com os nossos melhores cumprimentos,
1 - Cátia Rodrigues – Historiadora de Arte - Parede
2 - Susana Isabel Barradas de Almeida – Administrativa - Barreiro
3 - Joana Portelo Martins Mota Fernandes - Responsável de Recursos Humanos da Zona Norte - Coimbra
4 - Ana Margarida Pinhão - Engenheira Mecânica - S. João do Estoril
5 - Mónica Carneiro - Escriturária - Maia
6 - Sara Raquel da Cunha Pires – estudante – Mealhada
7 - Armanda Maria da Silva Martins de Brito - Administrativa - Cacém
8 - Maria Gabriela Duarte Vieira - Analista de sistemas - Lisboa
9 - Carlos Amador - Associação Sobreviver - Setúbal
10 - Susana Regina Feijóo Dias Pinto Correia Alves – Empresária –Porto
11 - Leonilde Fernandes Carvalho - S. Domingos de Rana.
12 - Ana Catarina Belejo Mora Torres - Estudante de Medicina Veterinária - Damaia
13 - Ana Filipa Lourenço Belas Serrão – Loures
14 - Ana Mónica Sousa Aguilar - Secretária (Cons. Administração) - Lisboa
15 - Alice Maria Vaz Pereira Braga – Professora - Vila Nova de Gaia