Gatos com Gatos

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
scooby
Membro Veterano
Registado: quarta jul 10, 2002 3:02 pm

quarta jul 10, 2002 3:11 pm

Olá Pessoal,

Preciso da vossa ajuda. Tenho um gato com um ano e adorava arranjar mais um. Mas não sei quais as reacções que o Gaspar (o meu gato!) poderá ter e não sei quais as melhores atitudes a ter para os habituar um ao outro. Será que alguém me pode ajudar?

Obrigada!! :)
gwenevere
Membro Veterano
Registado: quinta jun 06, 2002 1:21 am

quarta jul 10, 2002 9:40 pm

rolá, Gaspar é um bom nome mas espero que seja mais meigo doque o da minha irmã. Que feitio tem ele, está ou não castrado, é brincalhão?
Tudo isto para te dar umas dicas e para te ajudar a procurar o feitio certo. Mas desde já te digo será sempre muito mais fácil com uma gatinha esteja ele castrado ou não. Eu tenho 19 e juntei quase tudo adulto por isso dou te ajuda

jinhos
evamiriam
Registado: quarta jul 10, 2002 6:20 pm

quarta jul 10, 2002 10:40 pm

Olá.Os gatos habituam-se uns aos outros,pois sao muito independentes e escolhem o seu "territorio" dentro de casa...Eu tenho 8 e dao-se todos bem...de vez em quando há umas "discussoes" mas nada de grave.Se o gato que arranjar for bébé,melhor ainda.Espero que arranje mais do que um gato,pois sao o animal mais querido que ha.:) ;)
icvcabral
Membro Veterano
Registado: quinta mar 21, 2002 12:44 am

quarta jul 10, 2002 11:20 pm

Olá

Embora ao princípio as bufadelas possam parecer aterrorizadoras, geralmente juntar gatos não é assim tão difícil. Basta ter paciência, dar tempo a que os bichos se adaptem e não desistir à primeira contrariedade. Regra geral, eles acabam por ficar amigos. Na pior das hipóteses, na grande maioria dos casos, ignoram-se.

Se o novo membro da família for um bébé, a adaptação é mais fácil. Sendo adulto, é preferível ser uma fêmea (sobretudo se o Gaspar não é castrado).

De resto, as dicas de que me lembro são:
- dar mais atenção ao residente mais antigo (mostrar-lhe que ele continua a ser o gato dominante) do que ao novo, que em princípio é mais flexível.
- tentar promover a aproximação dos dois, por exemplo brincando com ambos com uma fitinha (pode ser que inicialmente o mais velho amue e não queira brincar, mas depois de uns dias geralmente não resiste)
- não entrar em pânico com as bufadelas mútuas (a minha experiência é que o melhor é ignorar e só intervir se as coisas ficarem mesmo feias - nunca me aconteceu e já juntei gatos adultos)

Um problema que surge com alguns gatos (acho que é raro, mas eu tenho uma assim) é que não reagem muito aos intrusos, bufando e rosnando, mas entram em stress, o que lhes pode baixar as defesas e fazer com que fiquem doentes. Mas como disse acho que é raro e nada que não se resolva (a minha nervosinha - Scarlet - hoje não passa sem os "manos").

Espero ter ajudado alguma coisa

Boa sorte com a adopção
Isabel
Tanika
Membro
Registado: terça abr 30, 2002 8:17 pm

quarta jul 10, 2002 11:22 pm

O meu gato tinha 3 anos e já estava castrado quando a minha Nikita veio cá para casa. Ela era muito pquenina. Tinha sido abandonada pela mãe e resolvemos recolhe-la. No 1º dia fartou de bufar. Tornou-se agressivo. Era compreensível. Foi durante 3 anos filho único, agora o território e o amor da mãe estava ameaçado.
Ela ficou durante uns tempos só na cozinha e ele no resto da casa. Brincavam dirante o dia, mas à noite e com receio do que poderia acontecer, a Nikita regressava ao cantinho dela. Até ao dia que os vi dormirem agarrados. Ele lavava-a. Acarinhava-a. Era lindo de se ver. Isto no Verão, porque no Inverno, vinham dormir para o fundo da minha cama os 2 agarrados. Acho que o meu gatão adoptou a pequenina.

Penso que esta fase é normal em todos os gatos. Eles sentem-se ameaçados com a perda de estatuto em casa.
Nunca deixe de dar atenção ao mais velho. Nunca o castigue por lhe pedir atenção. E mais importante, não o ponha de parte agora que tem um novo amigo.
Se se dicidir por um outro gatinho, o Gaspar deverá estar castrado para que não haja um grande conflito. Talvez deva optar por uma gata. Mas a escolha é sua.
E...mesmo não tendo nada a ver com isso...recolha um animal abandonado. Numa associação, num canil municipal.
E boa sorte. Vá ando notícias.
gwenevere
Membro Veterano
Registado: quinta jun 06, 2002 1:21 am

quarta jul 10, 2002 11:42 pm

Tal como aconteceu com a Piolha é também importante ver qual o tipo de gato, se gostares de ler tenho n livros só sobre isso mas em inglês. Há regras muito básicas. Não os juntar logo, deixa num quarto fechado o novo e depois vais deixando conhecer a pouco e pouco até que te sintas à vontade em deixar sózinhos, trocas roupas da cama para o teu se habituar ao cheiro do outro e o mesmo com comida e claro bufar há sempre e amuos mas para nossa surpresa há gatos que aceitam lindamente.

É melhor uma gatinha mesmo castrado tem o cheiro e como ele tem um ano não escolhas muito bebe. 4 meses é ideal.

Se quizeres diz eu e piolha temos várias idades e cores.
Responder

Voltar para “Gatos”