Pois, pela experiência que estou a passar posso-lhes dizer que não reconhece. Nem a mãe nem a filha. A Lisa (mãe) e a Mikinhas (filha) foram separadas há 3 meses. Há 15 dias conseguimos trazer a Lisa e juntamos com a filha. Para a Lisa foi indiferente, não sei se reconheceu, mas parece-me que não. Ela estava muito assustada e não se manifestou. Agora a Mikinhas regeitou a mãe, assanhou-se e atirava-se à Lisa. Só podem ser ciumes, não quer dividir os mimos com outra gata, mas se a reconhece-se a reação seria diferente... ou não?
O que acham?
Miau
A gata mãe reconhece a gata filha (e vice-versa) após 3 meses sem se verem?
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta mar 06, 2003 5:39 pm
- Localização: 3 Gatinhos Europeus Comum: Patinhas, Noddy e Cascão
Olá,
Pois eu também sou de opinião que uma vez separadas, não se reconhecem, ou pelo menos não o dão a entender. Isto, pela minha experiência.
No, entanto acho que se nunca se separarem mantêm sempre a relação mãe/filha.
Picola
Pois eu também sou de opinião que uma vez separadas, não se reconhecem, ou pelo menos não o dão a entender. Isto, pela minha experiência.
No, entanto acho que se nunca se separarem mantêm sempre a relação mãe/filha.
Picola
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
- Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)
Olá
Eu não sei nada do assunto. Mas, por acaso, acho que se reconhecem. Conheço pessoas que tiveram situações dessas e dizem que a mãe reconheceu a filha e vice versa. É possível que dependa dos casos e também de a gatinha ter tomado banho e mudado de cheiro por exemplo.
No caso da Snow parece que ela reconheceu a Leo não foi?
Beijokas
kathleen
Eu não sei nada do assunto. Mas, por acaso, acho que se reconhecem. Conheço pessoas que tiveram situações dessas e dizem que a mãe reconheceu a filha e vice versa. É possível que dependa dos casos e também de a gatinha ter tomado banho e mudado de cheiro por exemplo.
No caso da Snow parece que ela reconheceu a Leo não foi?
Beijokas
kathleen
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta set 12, 2003 8:26 am
- Localização: Trinca - cadelinha e Miss - Gatinha ambas já partiram e agora os meus amores Dandy, Gastão e Cherry,
Realmente e atendendo por exemplo ao facto de que os animais recordam o nosso cheiro (humano) até um ano pelo menos, não quero crer que não façam o mesmo relativamente ao seu próprio filho e ou mãe. Agora posso estar a dar uma valente patacuada, mas vou arriscar a minha versão: A gata mãe chega ao pé da filha já na idade em que esta deve ser perfeitamente independente, pelo que não é mais do que um companheira. Já a filha muito provavelmente registou a separação da mãe e não aceitou bem estar de novo ao lado dela.
Não sei, se calhar o meu pensamento é demasiado humano, mas parece-me ter lógica.
Beijinhos e boa sorte
Não sei, se calhar o meu pensamento é demasiado humano, mas parece-me ter lógica.
Beijinhos e boa sorte

No meu entender e pela minha experiência, acho que não reconhece.
Se as gatas nunca forem separadas, talvez mantenham a relação mãe/filha, mas se o forem, com a mudança de cheiros, não têm como se reconhecer. Quer para a mãe quer para a filha, a outra não passa de uma rival, com a qual terá de disputar as atenções do dono.
Aliás, tal comportamento observa-se muitas vezes nas colónias de gatos, onde as gatas após se tornarem independentes, disputam muitas vezes o território quer com as mães quer com as outras gatas.
Acho que esgotado o "instinto maternal" que leva a gata a cuidar dos seus gatinhos até estes serem independentes, não se mantêm quaisquer laços afectivos entre mães e filhas.
Beijinhos
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm
Olá!
Eu votei sim, embora me inclinasse mais para uma terceira hipótese, depende!
Pela minha experiência, é o seguinte: o Vânias, depois de estar comigo uns mesitos, sinceramente não me lembro quantos, levei-o a "visitar" a mãe (e o pai, uma vez que a amiga que mo deu tinha o casal). Do pai ele nem se aproximou, porque era um gatão de meter respeito, e as relações são diferentes, claro!
Bem. O Vânias foi direitinho à mãe, dando-me toda a ideia de a reconhecer!
A mãe cheirou-o muito e depois mandou-lhe uma patada!
e afastou-se!
Pode ter sido de facto, de ele ter já outro cheiro!
As minhas gatas que são mãe, filha e neta - Naria, Nina e Fifi, e estiveram sempre juntas, é assim: a Nina sabe bem que a Fifi é filha e esta que ela é mãe (ainda agora, a Fifi tem 3 anos, ainda a posso apanhar a mamar nas tetinhas da mãe!
)! De vez em quando a Nina, também quer mamar na mãe! A Naria! Esta é que não está pelos ajustes! Mas já a "apanhei", a Nina de 6 anos e tal, a "mamar"! A Naria é que é mais arisca! De vez em quando manda uma sapatada à filha!! Sobretudo quando anda tolinha! A mãe "acha" que também é demais, e "pimba"! Põe-na na ordem!!
No seu caso, talvez não se reconheçam de facto ...
Por isso penso que depende das situações concretas.
Tal como a Leonilde contou, penso que a Snow reconheceu a filha, até porque quando ela viu aqui os bébés, bufou-lhes!
Só agora, e tem sido engraçado, quando os levo para apanhar solito, ela tenta aproximar-se deles (mas ainda bufando!) mas começou a dar aqueles trinaditos que as gatas mães fazem para as crias!!

Eu votei sim, embora me inclinasse mais para uma terceira hipótese, depende!
Pela minha experiência, é o seguinte: o Vânias, depois de estar comigo uns mesitos, sinceramente não me lembro quantos, levei-o a "visitar" a mãe (e o pai, uma vez que a amiga que mo deu tinha o casal). Do pai ele nem se aproximou, porque era um gatão de meter respeito, e as relações são diferentes, claro!
Bem. O Vânias foi direitinho à mãe, dando-me toda a ideia de a reconhecer!

Pode ter sido de facto, de ele ter já outro cheiro!
As minhas gatas que são mãe, filha e neta - Naria, Nina e Fifi, e estiveram sempre juntas, é assim: a Nina sabe bem que a Fifi é filha e esta que ela é mãe (ainda agora, a Fifi tem 3 anos, ainda a posso apanhar a mamar nas tetinhas da mãe!

No seu caso, talvez não se reconheçam de facto ...
Por isso penso que depende das situações concretas.
Tal como a Leonilde contou, penso que a Snow reconheceu a filha, até porque quando ela viu aqui os bébés, bufou-lhes!

Só agora, e tem sido engraçado, quando os levo para apanhar solito, ela tenta aproximar-se deles (mas ainda bufando!) mas começou a dar aqueles trinaditos que as gatas mães fazem para as crias!!

<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p> </p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p> </p>
-
- Membro
- Registado: quinta dez 13, 2001 3:14 pm
- Contacto:
Olá,
relativamente a mãe e filha não tenho nenhuma experiência,mas tenho relativamente a dois irmãos.
O meu Nico veio para a minha casa primeiro mas achei que ele estava muito tempo sozinho e trouxe de casa da minha mãe o Dinky (seu irmão) duas semanas depois.Passou tão pouco tempo,mas mesmo assim inda andaram assanhados e às turras durante 2 dias
.
Agora são inseparáveis
relativamente a mãe e filha não tenho nenhuma experiência,mas tenho relativamente a dois irmãos.
O meu Nico veio para a minha casa primeiro mas achei que ele estava muito tempo sozinho e trouxe de casa da minha mãe o Dinky (seu irmão) duas semanas depois.Passou tão pouco tempo,mas mesmo assim inda andaram assanhados e às turras durante 2 dias

Agora são inseparáveis

-
- Membro
- Registado: domingo jul 06, 2003 2:04 pm
Eu tenho duas gatas, mãe e filha, A Blackie (mãe) 15 depois de ter os gatinhos ficou doente, a vet pensou ser uma descalcificação, e desinteressou-se dos filhos! Tiveram mais duas semana separados ( a blackie estava sob medicação), por isso tive que os amamentar. Depois de ficar boa pude juntá-los novamente, os gatinhos a principio não reconheceram a mãe, viam-me mais a mim como mãe do que à Blackie, mas esta reconheceu-os imediatamente!
No entanto, passaram-se apenas 15 dias, se fosse mais tempo não acredito que se reconhecessem!
No entanto, passaram-se apenas 15 dias, se fosse mais tempo não acredito que se reconhecessem!
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
- Localização: Cães (Ming-Xu, Fofinha e Nina) e Gatos (Tico, Pitoxo, Magrezas, Shano, Alex, Mikinhas, Lisa e BC)
Olá,
Passada uma semana as coisas andam mais calmas, mas quem manda em casa é a Mikinhas (filha). Ainda lhe atira uma patada de vez em quando, mas já comeram no mesmo prato, que é bom sinal.
Por acaso, antes desta experiencia pensava que elas se poderiam reconhecer, e quando as juntei foi com um especial entusiasmo, mas as coisas não são como pensamos, enfim, hão-de ser muito felizes
Miau
Passada uma semana as coisas andam mais calmas, mas quem manda em casa é a Mikinhas (filha). Ainda lhe atira uma patada de vez em quando, mas já comeram no mesmo prato, que é bom sinal.
Por acaso, antes desta experiencia pensava que elas se poderiam reconhecer, e quando as juntei foi com um especial entusiasmo, mas as coisas não são como pensamos, enfim, hão-de ser muito felizes

Miau