Sei que este assunto já foi aqui debatido centenas de vezes e por isso peço desculpa se estou a maçar. Desta vez precisava de ouvir alguns conselhos acerca do caso concreto da operação dos meus gatos.
Tenho 2 gatos, a Tucha e o Tobias de 3 meses. Fui com eles à vet para levarem a vacina e falar sobre a castração/esterilização.
Para meu espanto a vet disse que o macho podia ser operado a qualquer altura, a partir deste memento e quanto mais cedo melhor. Depois de ter lido tanta coisa aqui na arca, perguntei-lhe logo se uma operação num gato tão novo não poderia aumentar bastante o risco de o gato vir a desenvolver problemas de incontinência. Ela respondeu-me que não. Disse que já está provado que os problemas urinários dos gatos estão mais relacionados com factores de ordem genética e que a operação não aumenta o risco de eles manifestarem esses problemas.
Ela referiu que quanto mais cedo se fizer a operação maior a probabilidade de evitar outros problemas (marcaçao de território, fugas, doenças, etc). O único senão de uma operação precoce é que os gatos crescem um pouco mais que o normal.
O que acham disto? Posso realmente fazer a operação ao gato a partir dos 3 meses?
Quanto à gata ela disse que devia ser operada a partir dos 5 meses. Os pontos são absorvíveis e vai usar funil porque ela tem medo que ela arranque o body e estrague os pontos.
Agradeço desde já os vossos conselhos!!