esterilização e castração

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
sararp
Membro Veterano
Registado: quarta jul 03, 2002 11:01 pm
Localização: 1 cão Serra da Estrela, 1 gata, 3 tartarugas, 3 coelhos anões

sábado out 11, 2003 6:53 pm

Oi!

Sei que este assunto já foi aqui debatido centenas de vezes e por isso peço desculpa se estou a maçar. Desta vez precisava de ouvir alguns conselhos acerca do caso concreto da operação dos meus gatos.

Tenho 2 gatos, a Tucha e o Tobias de 3 meses. Fui com eles à vet para levarem a vacina e falar sobre a castração/esterilização.

Para meu espanto a vet disse que o macho podia ser operado a qualquer altura, a partir deste memento e quanto mais cedo melhor. Depois de ter lido tanta coisa aqui na arca, perguntei-lhe logo se uma operação num gato tão novo não poderia aumentar bastante o risco de o gato vir a desenvolver problemas de incontinência. Ela respondeu-me que não. Disse que já está provado que os problemas urinários dos gatos estão mais relacionados com factores de ordem genética e que a operação não aumenta o risco de eles manifestarem esses problemas.

Ela referiu que quanto mais cedo se fizer a operação maior a probabilidade de evitar outros problemas (marcaçao de território, fugas, doenças, etc). O único senão de uma operação precoce é que os gatos crescem um pouco mais que o normal.

O que acham disto? Posso realmente fazer a operação ao gato a partir dos 3 meses?

Quanto à gata ela disse que devia ser operada a partir dos 5 meses. Os pontos são absorvíveis e vai usar funil porque ela tem medo que ela arranque o body e estrague os pontos.

Agradeço desde já os vossos conselhos!! ;)
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

sábado out 11, 2003 9:09 pm

OLá

Em relação ao gato, 3 meses parece-me demasiado cedo, espere ai pelos 6 e pode fazer a operação sem grandes problemas.
Em relação á gata, alguns vets defendem que se faça antes do primeiro cio, outros depois, a Amélia fez antes do primeiro e encontra-se perfeitamente bem. A partir dos 5/6 meses já pode fazer.

beijokas
kathleen
sararp
Membro Veterano

domingo out 12, 2003 8:55 pm

Pois, eu também achei que 3 meses era um pouco cedo mas ela garantiu-me que não havia qualquer tipo de problema e que era até melhor para o gato.
Eu gostava de saber se poderá haver algum problema em operar tão cedo...
Miadores
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm

domingo out 12, 2003 9:25 pm

Olá!
sararp, eu acho excessivamente cedo! Parece-me que iria afectar o crescimento e desenvolvimento normais do animal. Nunca ouvi falarem dessa idade! Até porque pode trazer algumas implicações a nível do sistema urinário ... :roll: :roll:
Mas não há como ouvir uma segunda oipinião!
Às vezes há veterinários com ideias muito próprias :roll:
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p>&nbsp;</p>
sararp
Membro Veterano

domingo out 12, 2003 9:52 pm

A nível de crescimento a vet disse que os gatos esterilizados cedo ficam maiores. Ela explicou-me porquê mas acho que já não consigo reproduzir a explicação.

Quanto ao sistema urinário ela disse que hoje sabe-se que os problemas urinários dos gatos não estão relacionados com a castração.
Mas como também me está a parecer que é demasiado cedo e, como ela deixou ao meu critério a decisão de quando operar, acho que vou esperar mais um tempo.

Há uma coisa que eu queria saber, qual será a idade mais indicada de forma a poder prevenir ao máximo fugas para ir atrás das gatinhas?

De certa forma a mim interessava-me que a operação fosse feita relativamente cedo, até porque também tenho uma fêmea, mas acho que ainda é muito cedo.... estou indecisa :? :? :?

Se me pudessem indicar sites que falem do assunto, agradecia pois gostaria de estar mais dentro do assunto para poder colocar as questões certas à veterinária.

Obrigada por tudo! ;)
Sara
Miadores
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm

domingo out 12, 2003 10:00 pm

Olá!
Uma sugestão:
pode pôr essa questão aqui ao veterinário da Arca!
(do seu lado esquerdo tem essa opção. É só clicar!! ;) )
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p>&nbsp;</p>
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

domingo out 12, 2003 10:13 pm

Olá

Nos Estados Unidos se não estou em erro fazem as operações assim cedo. Mas cá em Portugal não é a idade que normalmente aconselhada...

Beijokas
Kathleen
sregina
Membro Veterano
Registado: quinta mar 13, 2003 4:12 pm

segunda out 13, 2003 8:40 am

Aos 3 meses também acho muito cedo...e não vejo que vantagens possa ter castrar o gato aos 3 em vez de aos 6 meses.

O meu foi castrado com 5,5 meses PORQUE o veterinário disse que ele é estavamuito e que os testiculos já tinham descido para as bolsas. caso contrário, a cirurgia é um pouco mais complicada.

A idade para inicio da marcação de território difere um pouco de gato para gato, mas [b]não acontece antes dos 6 meses[/b]...daí eu ter operado antes dessa idade.

Se fosse a si, esperava mais 2 mesitos :)
sararp
Membro Veterano

quarta out 15, 2003 5:35 pm

Olá!
Uma sugestão:
pode pôr essa questão aqui ao veterinário da Arca!
(do seu lado esquerdo tem essa opção. É só clicar!! )
Obrigada pela dica! Nem me tinha lembrado disso!
Nos Estados Unidos se não estou em erro fazem as operações assim cedo. Mas cá em Portugal não é a idade que normalmente aconselhada
POis... a vet é brasileira, nem deve ter tirado cá o curso. Se calhar é por isso!

Estou a pensar esperar mais um pouco. Pelo menos mais 1 mês, ou 1 mês e meio.
Fourpows
Membro
Registado: segunda fev 10, 2003 11:24 pm
Contacto:

quarta out 15, 2003 5:44 pm

Nas fêmeas o objectivo é que não sofram ou sofram pouco a acção hormonal daí q o ideal seja antes do 1ºcio ou entre o 1º e o 2º. Nos machos não é assim. A testosterona tem um papel fulcral no desenvolvimento somático do animal, daí que a castração só seja efectuada quando o animal termina o seu crescimento.

Penso que era boa ideia pedir uma outra opinião noutro veterinário.

Um abraço
Responder

Voltar para “Gatos”