Bosques da Noruega

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
joana_boris
Membro Veterano
Registado: terça abr 12, 2005 7:15 pm
Jacques (Bosques da Noruega)
Quatro ratazanas(Olie, Noo, Boogie, Djibouti)

quinta abr 01, 2010 6:14 pm

Boa tarde,
sou uma leitora bastante assídua dos foruns da arca, especialmente do dos cães, uma vez que, neste momento, o meu único companheiro de quatro patas é uma Golden Retriever com quase quatro anos (um autêntico doce).
No entanto, já tive alguns companheiros felinos. Todos eles rafeiros que acabámos por recolher da rua ou do gatil. A ultima gatinha que fomos buscar ao gatil, acabou por ser etregue à minha avó que há muito queria um falino para lhe fazer companhia.
Nos últimos meses temos pensado em adquirir um novo companheiro. Pelo que decidi pesquisar algumas raças de gatos, bem como as suas características. Há muito que admirava esta raça, especialmente pela sua beleza e ao ler um pouco sobre as suas características temperamentais também fiquei maravilhada. Extremamente dócil e calmo, muito inteligente também.
Foi então que decidimos, em conjunto, procurar, na lista de criadores do Clube Português de Felinicultura, alguns contactos de criadores para que eles nos dessem a sua opinião sobre a raça. E também sobre os devidos cuidados a tomar.
Ao pesquisar nos sites dos vários criadores que contactei, apixonei-me por um Bosques da Noruega azul tabby, com uma pelagem magnífica. Fiquei deslubrada, sobretudo, com a cor, que adoro. E fiquei ainda mais feliz quando, ao falar com a cridora, soube que o nascimento de uma ninhada desse gato com uma gata de cor azul silver estava previsto para o final do mês de Março.
Os gatinhos já nasceram, na madrugada de dia 26, três machos azul tabby e uma fêmea azul silver. Estou muito feliz, já os vi em fotos e acho-os lindos.
A criadora vai-nos informando do crescimento e desenvolvimento dos gatinhos e actualizando os albúm co mfotografias. Claro que só o posso ir buscar com 3 meses de idade, vacinado, desparasitado e com o microship de identificação bem como o registo LOP.

A minha questão é a seguinte, uma vez que estou a pensar manter o gato dentro de casa (uma vez que se adaptam bem tanto fora como dentro de casa desde que tenham um arranhador para arranhar e trepar), e só penso levá-lo a passear pelo jardim com uma trela extensível (para não correr o risco de fugas), qual a vossa opinião em relação à castração do gato?
A príncipio não tive a menor dúvida de que o iria castrar, pois não pretendo fazer criação. Mas também já ouvi várias opiniões contra a castração do gato, uma vez que este irá viver dentro de casa, por parte de um veterinário e até de criadores.
Draumaland
Membro Júnior
Registado: quarta jun 11, 2008 9:18 pm

quinta abr 01, 2010 6:51 pm

Ola boa tarde
Sou criador de persas e eu vivamente aconselho a castracao de todos os gatos que vendo para companhia, pois em termos de saude e muito melhor para eles, e mesmo para os donos igualmente. nao sei se vai adquirir uma femea se um macho. Mas se for uma femea se ela nao for castrada corre o risco de ela um dia fugir e empranhar de um gato de rua. se for um macho ele tb podera fugir e claro marcara territorio e pode lutar com outros machos e chegar a casa com golpes bastantes graves.
A minha opiniao muito sincera sera castrar o seu novo menbro da familia, mas se tiver duvidas o melhor sera mesmo falar com o criador onde comprar o seu novo menbro, pois ele melhor que ningue podera indicar a melhor idade para este(a) ser castrado.
Boa sorte com o seu novo menbro da familia e que ele lhe traga muitas felicidades...
joana_boris
Membro Veterano

quinta abr 01, 2010 7:21 pm

Vou adquirir um macho.
A questão é que ele vai ficar dentro de casa e se sair será sempre com uma trela extensível, até porque, para além dos perigos que apontou, tenho medo que o gato possa ser atropelado, que o levem, por maldade, ou mesmo que, ao passear pelos jardins dos vizinhos possa ingerir algum veneno (como o veneno para as lesmas), pelo que a possibilidade de fuga do gato será mesmo muito reduzida, pois será um aspecto com que nos iremos preocupar particularmente.
A criadora assegurou-me que, caso não existissem outros gatos machos dentro de casa e que o gato não andasse pela rua, ele não iria marcar o território. Deu-me o exemplo dos gatos que tem dentro de casa e que nunca marcaram território (apenas um deles marca território mas no gatil e devido à presença de outros machos e por ser o mais velho).
A opinião da criadora é que não devo castrar. O veterinário também se mostrou contra a castração (é um veterinário em quem eu confio, uma vez que acompanha desde sempre os meus animais).
Acho que vou pedir uma segunda opinião.
Aqui no fórum, quem já castrou o seu felino notou algum aspecto negativo para a sua saúde ou, pelo contrário, acha que é uma medida vantajosa para o gato e que lhe proporciona bem estar?
Obrigada pela resposta, Draumaland.
phastet
Membro Veterano
Registado: terça mar 30, 2010 2:32 pm

quinta abr 01, 2010 7:27 pm

um gato , mesmo a viver sozinho sem outros machos ou femeas, tem um alto indice de probabilidade de marcar territorio.

eu pessoalmente não conheço excepções, embora saiba que existem gatos que não o fazem.

a esmagadora maioria fa-lo.

é muito desagradável e facilmente evitável.
a castração não envolve internamento , é rápida e quase sem riscos associados ( excepto a anestesia como qualquer cirurgia ).

no fim é sempre opção da dona mas eu sou a favor. tive gatos, castrei-os e não me arrependi.
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... start=1245

A cucumber should be well-sliced, dressed with pepper and vinegar, and then thrown out.
<strong>Samuel Johnson</strong><strong />
joana_boris
Membro Veterano

quinta abr 01, 2010 7:47 pm

E não notou problemas como obesidade? Ou esse problema é facilmente solucionado dando-lhes uma ração apropriada para gatos castrados?
Bingley
Membro Veterano
Registado: sexta jan 22, 2010 4:41 pm

quinta abr 01, 2010 8:01 pm

Nenhum dos meus gatos (e são bastantes) engordou após a castração. O único que está mais para o gorducho deve-o ao facto de ocasionalmente ter que fazer tratamentos com calmantes e ficar mais parado.
A generalidade dos gatos não castrados marca território, inclusivamente algumas femeas. E o cheiro da urina (mesmo da normal, feita no caixote) de um gato não castrado é absolutamente atroz.

Além disso, se ele sentir o cheiro de uma femea em cio (e eles sentem a leguas) ficará agitado, mião, tentará fugir (e muitas vezes conseguem, mesmo que nos pareça impossivel).
Há algumas opiniões que os machos castrados podem ter maior propensão para problemas urinários, mas também já li estudos que defendem que esses problemas são devidos ao uso excessivo de cereais nas rações.

Seja como for, sou 100% a favor da castração, a bem do gato e do dono. E é muito invulgar um vet ser contra a castração dos gatos.
Draumaland
Membro Júnior
Registado: quarta jun 11, 2008 9:18 pm

quinta abr 01, 2010 8:09 pm

Se ja falou com o criador e este a aconselha a nao castrar entao a decisao e so sua e se o veterinario tambem nao aconselha entao a decisao e mesmo so sua.
Mas desculpe e o primeiro veterinario que oico que nao aconselha.
Como ja llhe responderam anteriormente os gatos nao tem tendencia para engordar, mas pode acontecer.
Eu pessoalmente sou a favor da castracao tanto de machos como femeas,eu possue um macho e ele nunca marcou mas tb conheco criadores que os machos marcam.
Mas como lhe disse no inicio a decisao e so mesmo sua.
A melhor das sortes com o nosso novo menino...
joana_boris
Membro Veterano

quinta abr 01, 2010 8:34 pm

Obrigada pelas vossas respostas.
Acho que vou mesmo optar pela castração. Afinal, só quero o seu bem estar. E, felizmente, tenho a oportunidade de ter um óptimo fornecedor de rações, pelo que tenho à escolha uma vasta variedade de rações.
Já agora, existe alguma ração espessífica que me aconselhem para gatos castrados, ou não lhes dão nenhuma ração com dieta espessífica?
phastet
Membro Veterano
Registado: terça mar 30, 2010 2:32 pm

quinta abr 01, 2010 9:42 pm

joana_boris Escreveu:E não notou problemas como obesidade? Ou esse problema é facilmente solucionado dando-lhes uma ração apropriada para gatos castrados?
ele já era gorducho antes de ser capado!! :wink:

não ficou obeso era um poço de saude. 8)

cá está o meu menino lindo. saudade querido :|

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... start=1245

A cucumber should be well-sliced, dressed with pepper and vinegar, and then thrown out.
<strong>Samuel Johnson</strong><strong />
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

sexta abr 02, 2010 4:36 am

Joana, em primeiro lugar muitas felicidades e saúde para aquele que vai ser o seu novo gatinho.

Tenho um Bosques da Noruega e acho que é o príncipe dos gatos. Não tenho nenhum que seja tão delicado, tão bonzinho. E, ainda por cima, conversa comigo.

Tem ainda muito tempo para pensar na castração. Ainda mais pelo seguinte: os Bosques só atingem a maturidade muito tarde. O meu Torrinhas só ficou com a envergadura que tem hoje e a marcar território lá para os três anos, altura em que, como não desejava fazer criação, naturalmente o mandei castrar.

Possivelmente terá sido devido a isso a opinião do criador e do veterinário, não sei. Mas deixe que o seu gatinho se desenvolva plenamente e então castre-o. Leia bastante sobre a raça.

Boa sorte!
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
joana_boris
Membro Veterano

sexta abr 02, 2010 8:35 am

Uau, Phastet, é mesmo bonito. E como disse, parece mutio saudável e não parece nada ter peso a mais. A minha preocupação também se deve ao facto de ter uma amiga que cujo gato foi castrado e eu acho-o um pouco "barrigudo" de mais, mesmo tendo em conta que é um gato de grande porte (é um rafeiro mas a mãe era Bosques da Noruega) e sabendo que é suposto ser um pouco mais pesado do que os gatos de porte normal, penso que ficou um pouco "gorducho". E também é muito mole, mal se mexe. Daí a minha apreensão. Mas cada gato deve reagir de forma diferente, sendo que eles próprio iferem uns dos outros em termos temperamentais.
Tassebem, obrigada pela sua resposta, já tinha visto o petsite do seu Bosques da Noruega, é lindo! Bem como todos os outros (mas tenho uma paixão especial por esta raça). Eu sei que o Bosques da Noruega é um gato que demora bastante tempo a desenvolver-se podendo atingir a maturidade apenas aos cinco anos. Ainda vou pedir mais opiniões a veterinários e mesmo a criadores. Claro que também achei bem perguntar aqui na Arca uma vez que são pessoas que, por experiência própria, me podem informar sobre a sua opinião em relação às vantagens e desvantagens de uma castração.
Obrigada pelas respostas.
Responder

Voltar para “Gatos”