URGENTE- Adoptou-se gato abandonado com 3 dias

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

JTDias
Membro Júnior
Registado: sexta abr 09, 2010 8:39 am

segunda abr 12, 2010 3:11 pm

Mais uma vez obrigado... :) Vou já telefonar aos meus pais, para lhes dar indicações...
Realmente, criar uma cria desta idade, é puxado... Nenhum ser vivo devia ser afastado da progenitora tão novo... :(
Mas estamos a tentar compensá-lo... :)
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

segunda abr 12, 2010 3:19 pm

Só uma coisa, em que por acaso discordo da Mihos: não lave o gatinho com toalhetes para bebés. Eu lavava a minha todos os dias com uma toalhinha turca macia, mergulhada em água morna e depois torcida. Depois secava-a com uma toalhinha seca.

E em relação aos biberãos, vão ter de fazer turnos durante a noite... É mesmo uma grande empreitada. :)
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
JTDias
Membro Júnior

segunda abr 12, 2010 3:25 pm

Está feito, estive a falar com os meus pais, e eles já acordaram o bichinho, e estimularam-no e ele lá fez as necessidades... :) Agora ficou a mamar o leite... :) Lá apetite, ele tem... :) Tou mais contente...
A nível de lavar, temos feito com um ou dois discos de algodão, molhados em água morna, principalmente nas partes baixa, onde faz necessidades...
Como tinha lido que não era conveniente dar-lhe banho antes de ter as vacinas em dia... :) Será suficiente? (E pronto lá estou com mais perguntas...) :D

Obrigado pela vossa atenção...
Tassebem
Membro Veterano
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

segunda abr 12, 2010 3:33 pm

JTDias Escreveu:Está feito, estive a falar com os meus pais, e eles já acordaram o bichinho, e estimularam-no e ele lá fez as necessidades... :) Agora ficou a mamar o leite... :) Lá apetite, ele tem... :) Tou mais contente...
A nível de lavar, temos feito com um ou dois discos de algodão, molhados em água morna, principalmente nas partes baixa, onde faz necessidades...
Como tinha lido que não era conveniente dar-lhe banho antes de ter as vacinas em dia... :) Será suficiente? (E pronto lá estou com mais perguntas...) :D

Obrigado pela vossa atenção...
Faz muito bem em colocar todas as dúvidas que tiver.
Banho, não. (Provavelmente, nunca precisará na vida.) Só passar os discos de algodão ou a toalhinha no pêlo.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
Mihos
Membro Veterano
Registado: sexta abr 09, 2010 11:30 am

segunda abr 12, 2010 3:43 pm

[quote="Tassebem"]Só uma coisa, em que por acaso discordo da Mihos: não lave o gatinho com toalhetes para bebés. Eu lavava a minha todos os dias com uma toalhinha turca macia, mergulhada em água morna e depois torcida. Depois secava-a com uma toalhinha seca.

E em relação aos biberãos, vão ter de fazer turnos durante a noite... É mesmo uma grande empreitada. :)[/quote]

não é lavar o gatinho tassebem, é limpar as fezes da zona do rabinho depois da estimulação dos intestinos.

mas pode ser uma toalha com agua morna também. desde que fique bem limpinho, a mãe iria tratar disso... na falta dela é remediar da melhor forma.
Tassebem
Membro Veterano

segunda abr 12, 2010 3:50 pm

Mihos Escreveu:[quote="Tassebem"]Só uma coisa, em que por acaso discordo da Mihos: não lave o gatinho com toalhetes para bebés. Eu lavava a minha todos os dias com uma toalhinha turca macia, mergulhada em água morna e depois torcida. Depois secava-a com uma toalhinha seca.

E em relação aos biberãos, vão ter de fazer turnos durante a noite... É mesmo uma grande empreitada. :)

não é lavar o gatinho tassebem, é limpar as fezes da zona do rabinho depois da estimulação dos intestinos.

mas pode ser uma toalha com agua morna também. desde que fique bem limpinho, a mãe iria tratar disso... na falta dela é remediar da melhor forma.[/quote]

Pois, mas às vezes, a rastejar, eles não se sujam só nessa zona... :wink:
E, apesar de eu mudar a mantinha todos os dias (eram uns quadrados pequenos), a Cristas ficava com algum cheiro a urina.
JTDias
Membro Júnior

segunda abr 12, 2010 3:53 pm

Vamos passar a mudar tb a manta onde ele dorme... :)
Pode, sem nos apercebermos, de fazer alguma coisita lá, né?
Thks
Mihos
Membro Veterano

segunda abr 12, 2010 3:56 pm

fico feliz de ver que ainda existe gente Humana neste mundo.

muitas felicidades nesta missão.

e duvidas pode mandar vir com fartura, que vamos sempre respondendo dentro do possivel.

muito boa sorte :D
Miboki
Membro Veterano
Registado: quinta dez 18, 2008 9:51 pm

segunda abr 12, 2010 6:15 pm

JTDias antes de mais parabéns pela sua familia ter adoptado o/a gatinho/a e estarem a tentar salva-lo; não era qualquer pessoa que se metia nessa missão!
Espero que tudo corra bem e que o/a gatinho/a cresça saudável, concerteza irá vos retribuir o que estão a fazer por ele.
Eu como nunca criei gatinhos tão novos não posso ajudar, mas se tiver dúvidas não hesite em coloca-las como pode ver há aqui alguém para ajudar.
JTDias
Membro Júnior

terça abr 13, 2010 9:14 am

O mérito é todo da minha mãe... ;) Ela é que aceitou trazer o bichinho para nossa casa e que trata mais dele... Bem, uma vez estando lá em nossa casa, como seria possível não nos dedicarmos ao máximo em ajuda-lo? :)
É extremamente importante que ele resista forte e saudável, acho que já estamos muito apegados a ele...
Esta noite ele comeu benzinho e fez as suas necessidades normalmente.
Estive a ler nas instruções do leite, que na primeira semana, devem ser cerca de 7 refeições diárias e entre 2 a 4 ml de leite por refeição... No primeiro dia em que lhe comprei o leite, ele bebeu bastante cerca de 4/5ml por refeição, agora baixou embora continue dentro do intervalo definido: 2,5ml... Vamos a ver como ele evolui... Nas instruções diz que na segunda semana o número de refeições deve baixar e aumentar a quantidade ingerida em cada refeição... Espero que assim seja...
Força ele tem bastante, e gosta ás vezes antes e depois das refeições de explorar a caixa onde dorme, e as mantas... Quando pego nele ao colo, gosta imenso de subir... :) É bastante curioso... Acho que isso é bom sinal, sinal de vitalidade, né? Reparo que quando ele dorme, fica confortável, e gosta de espreguiçar... Estou atento a todos os sinais que ele vai dando, para ver se detecto algum mau-estar, ou algo do género...

Cumps,
Mihos
Membro Veterano

terça abr 13, 2010 10:26 am

JT se a sua mãe tiver ai em casa uma botija de agua quente, pode colocar no cestinho por debaixo da manta. vai faze-lo sentir-se mais aconchegado.

daqui a pouco tempo vai ter aí um belo gatarrão! :wink:
daisypipoca
Membro Júnior
Registado: segunda jul 27, 2009 8:41 pm

terça abr 13, 2010 11:00 am

Eu tambem criei uma gatinha a biberão, mas quando a recolhi ja tinha os olhitos abertos. No que toca a estimulação para as necessidades, a minha teve que ser mesmo com um fiozinho de água morna corrente no bidé, com algodão e toalhinhas humidas não ia lá, talvez por isso hoje com 7 anos ainda goste tanto de saltar para dentro de água :roll:

Os meus parabens pela vossa atitude.
JTDias
Membro Júnior

terça abr 13, 2010 11:02 am

Mihos Escreveu:JT se a sua mãe tiver ai em casa uma botija de agua quente, pode colocar no cestinho por debaixo da manta. vai faze-lo sentir-se mais aconchegado.

daqui a pouco tempo vai ter aí um belo gatarrão! :wink:
Metemos uma botija de água quente desde Sábado, apercebemo-nos que só as mantas não seriam suficientes... :) Em cima da botija, temos algumas mantas para não estar em contacto directo com ele... :) Desde então, nota-se que gosta imenso do quentinho e que se sente confortável... :)
Liguei para casa há pouco, e já urinou, voltou a ter mais uma refeição e agora tá a descansar... :)
Tassebem
Membro Veterano

terça abr 13, 2010 11:09 am

Óptimas notícias. O gatinho está a fazer pela vida. É o essencial. :D
Já tentei criar gatinhos bebés que não queriam comer, e aí é que não foi mesmo possível, infelizmente.
martasal
Membro Veterano
Registado: terça dez 22, 2009 6:48 pm
Localização: Nina, Tété e Ruca; mais os que vão aparecendo em condições especiais...

terça abr 13, 2010 11:21 am

JTDIAS muitos parabéns pelo seu empenho e o da sua família em proporcionar a este bichanito(A) o melhor k lhe podem dar, nesta fase é mto difícil não nos envolvermos com estas criaturas adoráveis! :lol: :P

Falo por experiência própria, pois já passei por várias situações dessas, e na época ainda não havia Arca de Noé para dar dicas e conselhos... a minha gata mais nova (hoje com 11 anos) quando foi abandonada juntamente com um irmão, dentro de um caixote, á porta do prédio onde vivia, ainda tinha poucos dias de vida e penso k ainda não tinha aberto os olhitos... essa foi a 1ª vez...

Há cerca de 3 anos atrás, eu ainda não conhecia este petsite, e á hora de almoço, quando me dirigia junto com o meu marido ao sítio onde íamos almoçar, encontro mesmo ao lado de uima mercearia, 3 gatitos bébés a miar desalmadamente, dentro de um papelão... áquela hora da tarde, várias pessoas passavam mesmo junto a eles no passeio, e no entanto, ninguém quis saber... Eu confesso k nem tive vontade de comer... e logo k pude, fui perguntar ao merceeiro se sabia como aqueles gatitos ali tinham ido parar, e ele nada...mas o sítio onde os bixanos estavam pertencia-lhe e eu comecei a desconfiar,então ele disse-me k os podia levar, e perguntou-me se os queria levar num SACO????! Agarrei neles e saí dali disparada, e até hoje não o posso ver, embora me cruze com ele frequentemente... Bem o k interessa é k tinha 3 bébés e tinha de aprender a cuidar deles sem grandes ajudas, mas felizmente correu tudo mto bem e consegui arranjar donos para os 3 ,inclusive dois ficaram juntos... foi a minha maior alegria e ainda hoje penso neles mtas vezes, como foi bom olhar e cuidar pelo bem-estar de uns seres tão divinais...
<p>Se os humanos t&ecirc;m Alma,os animais tamb&eacute;m t&ecirc;m Alma. Se os humanos t&ecirc;m Livre Arb&iacute;trio, os animais tamb&eacute;m o t&ecirc;m. Se n&atilde;o podermos saber isto com toda a certeza,ao menos poderemos dar-lhes o benef&iacute;cio da d&uacute;vida!&nbsp; </p>
<p>Marc Bekoff</p>
Responder

Voltar para “Gatos”