Quando os animais são mais humanos que certas pessoas...

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
PedrocasPT
Membro Veterano
Registado: segunda mar 01, 2010 10:32 am

segunda abr 12, 2010 5:12 pm

Aqui na rua onde habito há um grupo de gatos, são cerca de 4, 3 machos e 1 fêmea, vivem na rua. Num recanto formado por dois prédios, onde um deles tem uma varanda saliente que forma uma espécie de abrigo ao nivel do rés-do-chão encontravam-se duas caixas de papelão com umas mantas lá dentro onde os gatos se abrigavam durante a noite. Também tinham duas tigelas onde se colocava ração e água fresca todos os dias. Os gatos não incomodam ninguém, até porque essa casa da varanda está desabitada.

A minha Yuffie é filha da gata e de um dos machos, inclusive todos os gatinhos que ela teve irmãos da minha foram adoptados.

Não é que ontem fui para colocar alguma ração e água aos pobres animais e descobri que tinham limpo todo aquele recanto, deitando fora as caixas e as mantas e as tigelas? E isto feito por um grupo de velhos alentejanos reformados que passam o dia encostados à esquina do prédio do outro lado da rua e que andavam sempre a reclamar com quem alimentava os gatos e mantinha aquele espaço em condições para os animais.

Então os velhos decidiram-se a deitar tudo fora, sendo que fui dar com uma das mantas no latão do lixo mais próximo.

Depois disto já tive uma conversa azeda com os canalhas, mas só me apetecia era partir-lhes aquelas trombas! Se não gostam dos animais, pelo menos deixem-nos em paz!

Só quando levam os cãezinhos à rua e os metem a mijar e a cagar em frente à porta de entrada do prédio é que já não se incomodam, mas o abrigo dos gatos num recanto por onde ninguém passava é que estava mal.

Fico piurso com estas coisas, como é que há gente assim tão desumana, quanto mais lido com gente desta mais amor tenho aos animais.

Já sei que vão dizer que devia era resgatar os gatos da rua e encontrar familias para eles, mas isso para mim é impossivel de fazer porque não tenho condições nem conhecimentos e os gatos já são adultos, ninguém os quer. Mais não posso fazer do que alimentá-los e dar-lhes algum conforto. Já quanto às ninhadas que, de vez em quando nascem, essas sim consigo dar solução em conjunto com uma pessoa que mora no prédio do lado, temos encontrado familias que adoptam os gatinhos, tal como eu adoptei a minha.
Mihos
Membro Veterano
Registado: sexta abr 09, 2010 11:30 am

segunda abr 12, 2010 5:16 pm

não era a situação ideal mas era a possivel. agora os pobres vão deambular sem abrigo por aí....

que crueldade.
Miboki
Membro Veterano
Registado: quinta dez 18, 2008 9:51 pm

segunda abr 12, 2010 5:30 pm

Há pessoas que gostam de implicar só porque sim.

Quanto a dizer "os gatos já são adultos, ninguém os quer" é mentira, e neste forum e no forum das adopções há vários casos de gatos adultos que encontraram novas familias e que são felizes e fazem felizes os donos.

Acho que era boa ideia estilizarem a gata; a animais de rua fazem esterilizações a gatos de rua mais baratas, é preciso padrinhos/madrinhas de estilização e um local para fazer o pós-operatório.
Não sei como é o processo talvez alguém do forum saiba explicar melhor.

Ah podia abrir tópicos de adopção dos machos e da fémea? Quem sabe , podem ter sorte e não custa tentar!

Podia por fotos dos gatos.
Fitinhas
Membro Veterano
Registado: sexta jun 26, 2009 9:05 pm

segunda abr 12, 2010 6:16 pm

Eu gosto muito de bichinhos, mas n me peçam para viver paredes meias com um monte de gatos e gatas, ainda por cima inteiros!

É desagradável sim, qd as gatas entram no cio é uma sinfonia que n se pode.
Os gatos urinam em tdo lado e o cheiro é insuportável.

Portanto, entendo perfeitamente!
<p>Cumps, S&oacute;nia.</p>
PedrocasPT
Membro Veterano

segunda abr 12, 2010 9:27 pm

Fitinhas Escreveu:Eu gosto muito de bichinhos, mas n me peçam para viver paredes meias com um monte de gatos e gatas, ainda por cima inteiros!

É desagradável sim, qd as gatas entram no cio é uma sinfonia que n se pode.
Os gatos urinam em tdo lado e o cheiro é insuportável.

Portanto, entendo perfeitamente!
Pois, eu também compreendo que tudo isso incomode, mas o recanto onde estavam instalados as barraquinhas dos gatos, numa das paredes não apanha habitações nem janelas sequer, porque é a fachada lateral do edificio, na outra parede tem a varanda cerca de 1 metro acima, mas nessa casa não habita ninguém, nem na imediatamente acima, pelo que também ninguém se incomodava desse lado. E os gatos só iam ali para comer e dormir, porque junto aqui à rua há um descampado enorme com mato alto que é onde eles se passeiam durante o dia e acasalam e fazem as necessidades.

Se soubesse que os caixotes estavam a incomodar alguém, eu era o primeiro a resolver a situação a bem para ambos os lados: o das pessoas e o dos gatos. Mas naquela situação isso não acontecia. No entanto, alguém se incomodou com aquele aparato apenas por olhar para lá e nem sequer pensou no parco bem-estar dos pobres animais.

Um dos machos que anda aqui na rua é o pai da minha Yuffie, cuja foto coloquei hoje no tópico das Malas Feitas. Os outros 2 machos e a fêmea não são tão socializáveis e fogem das pessoas a menos que lhes mostremos ração.
martasal
Membro Veterano
Registado: terça dez 22, 2009 6:48 pm
Localização: Nina, Tété e Ruca; mais os que vão aparecendo em condições especiais...

terça abr 13, 2010 11:36 am

Pedrocaspt subscrevo tudo o k disse miboki
<p>Se os humanos t&ecirc;m Alma,os animais tamb&eacute;m t&ecirc;m Alma. Se os humanos t&ecirc;m Livre Arb&iacute;trio, os animais tamb&eacute;m o t&ecirc;m. Se n&atilde;o podermos saber isto com toda a certeza,ao menos poderemos dar-lhes o benef&iacute;cio da d&uacute;vida!&nbsp; </p>
<p>Marc Bekoff</p>
Miboki
Membro Veterano
Registado: quinta dez 18, 2008 9:51 pm

terça abr 13, 2010 12:23 pm

Era importante estilizar a gata, pois se ela tiver filhotes em cada cio não vão conseguir arranjar sempre donos para todos!!
Falem com alguma instituição ou com alguém da Animais de Rua que muitas vezes estilizam gatas e voltam a por no sitio; podiam fazer isso, apanham a gata com uma armadilha para a estilizar e depois voltam a por aonde ela habitualmente está!
Quanto aos machos, ao mais sociável podiam tentar arranjar donos; ao outros talvez com tempo também pudessem tornar se meigos.

É que por agora são 4 mas se a gata for ter alguns filhos longe e se eles se tornarem ariscos; depressa chegam aos 10!!

A gata é meiga? É que se tem uma filha dela é porque a mãe deixou mexer nas crias.
martasal
Membro Veterano
Registado: terça dez 22, 2009 6:48 pm
Localização: Nina, Tété e Ruca; mais os que vão aparecendo em condições especiais...

terça abr 13, 2010 6:07 pm

Idem Aspas 8)
<p>Se os humanos t&ecirc;m Alma,os animais tamb&eacute;m t&ecirc;m Alma. Se os humanos t&ecirc;m Livre Arb&iacute;trio, os animais tamb&eacute;m o t&ecirc;m. Se n&atilde;o podermos saber isto com toda a certeza,ao menos poderemos dar-lhes o benef&iacute;cio da d&uacute;vida!&nbsp; </p>
<p>Marc Bekoff</p>
PedrocasPT
Membro Veterano

terça abr 13, 2010 6:49 pm

A gata não é lá muito meiga, mas a senhora que a acolheu quando deu à luz a ninhada na qual nasceu a minha Yuffie tinha um salão de cabeleireira por baixo do prédio onde moro, não sei como é que ela conseguiu recolher a gata antes desta dar à luz, mas assim aconteceu, a senhora manteve-a dentro do salão enquanto amamentava os gatinhos, mas deixava-a ir à rua e voltar quando queria.

Eu não tenho possibilidades de ajudar estes gatos mais do que aquilo que faço, não tenho conhecimentos de associações à excepção da Sobreviver, mas essa está a rebentar pelas costuras e compreendo que não possa fazer nada neste momento. Se alguém aqui de Setúbal ou arredores quiser recolher os gatos e orientá-los, posso dar mais informações por PM. A fêmea é uma tartaruga como a minha Yuffie, um dos machos é todo preto, o outro é preto e branco e o terceiro não me recordo porque já não o vejo há bastante tempo. Da recente ninhada que a mãe da minha gata teve há pouco tempo, parece-me que só sobreviveram 2 gatinhos, ambos amarelos tigrados, logo o terceiro macho deve ser dessa cor.
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

terça abr 13, 2010 9:52 pm

faça apelo no felinus. procure o contacto dos animais de rua para esterelizar e dar sugestões. procure tb. o contacto da pravi em setúbal. de certezaque dão uma ajuda
anjjazul
Responder

Voltar para “Gatos”