Despesas com a saúde dos Animais e o Fisco

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Concorda que as despesas de saúde com os animais de estimação/companhia sejam incluídas na Dedução à Colecta do IRS?

Votação encerrada em domingo nov 02, 2003 11:23 am

Sim
63
95%
Não
3
5%

Total de votos: 66
mike2002
Membro Veterano
Registado: sexta jan 31, 2003 10:10 am
Localização: Cães (Charro, Ganza, Juma, Nina, Preto, Joly, Bart, Patusco) e Gata (Teka, Miks e Micas)

segunda out 20, 2003 5:05 pm

picola Escreveu: Boa Tarde,
Se temos a obrigação de tratar deles por lei, também deveriamos ter beníficios.
Exactamente!! Estou inteiramente de acordo com a Kathleen na expressão acima!

Estou farta que os nossos animais sejam considerados um luxo! Eles são parte da familia!!!

Picola
Isto acaba por ser um pau de dois bicos.
Apesar de concordar que me dava jeito (e muito...) se as despesas dos meus animais pudessem ser abatidas no IRS, dado ter 8 canitos e 3 gatos, por outro lado sei só os tenho porque quero.
Ninguém me obrigou a tal. Nem ninguém nem nehuma lei me disse que tenho de ter um ou mais animal de estimação.
Agora tendo, é claro que tenho o dever e a obrigação por zelar pelo bem estar deles.
Daí a tal conotação (mesmo assim errada, a meu ver) de "bem de luxo"...

Quanto a fazer parte da familia.... esta fica para outro tópico ;)

Miguel
aflbs
Membro Veterano
Registado: quarta jul 02, 2003 10:16 am

segunda out 20, 2003 6:17 pm

Miguel,

Tb ninguém nos obriga a ter filhos e temos benefícios fiscais com isso. É uma maneira muito fria de falar, mas para algumas pessoas os animais são como os filhos. Fazem parte da família e pronto! ;)

Beijokitas,
Filipa
aflbs
Membro Veterano

segunda out 20, 2003 6:17 pm

Miguel,

Tb ninguém nos obriga a ter filhos e temos benefícios fiscais com isso. É uma maneira muito fria de falar, mas para algumas pessoas os animais são como os filhos. Fazem parte da família e pronto! ;)

Beijokitas,
Filipa
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

segunda out 20, 2003 7:01 pm

mike2002 Escreveu: Apesar de concordar que me dava jeito (e muito...) se as despesas dos meus animais pudessem ser abatidas no IRS, dado ter 8 canitos e 3 gatos, por outro lado sei só os tenho porque quero.
Ninguém me obrigou a tal. Nem ninguém nem nehuma lei me disse que tenho de ter um ou mais animal de estimação.
Agora tendo, é claro que tenho o dever e a obrigação por zelar pelo bem estar deles.
Daí a tal conotação (mesmo assim errada, a meu ver) de "bem de luxo
Ora aí está...
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

segunda out 20, 2003 8:41 pm

CasadeAnaval Escreveu:
alceandbabi2 Escreveu:
Considerar-se-iam as despesas com consultas médicas, internamento, cirurgias, tratamentos em Hospital ou Clínica, medicamentos (prescritos pelo Veterinário), exames de diagnóstico (prescritos pelo Veterinário) e alimentação veterinária específica para patologias claramente identificadas (prescrito pelo Veterinário).
Os seguros da Fidelidade ( passe a pub) já tratam disso...
É verdade Vasco, mas só até o ano em que o animal completar dez anos de idade. A partir daí, que por ordem natural das coisas os gastos em saúde aumentam, é somente do nosso bolso que sai.
Maria Jo&atilde;o
Elsa_Pereira
Membro Veterano
Registado: quarta dez 26, 2001 8:34 pm

terça out 21, 2003 8:44 am

Olá,

eu não utilizaria o conceito de os animais serem membros integrantes da família (....embora os meus sejam mesmo ;) ). Fartei-me de rir numa das últimas vezes em que falava com a minha mãe sobre o Chico não poder estar ao pé de mim quando pico cebola para cozinhar, pois chora dos olhinhos e ela me respondia:
- Filha, sai a nós. Nós também somos muito sensíveis...
Mas talvez se pudesse utilizar o conceito de saúde pública. Um animal cuidado impede a proliferação de doenças que podem ser transmitidas ao Homem, como por exemplo a tinha. Também a questão da toxoplasmose, quando nos referimos a grávidas ou doentes de sida que possuem o sistema imunitário debilitado.
É óbvio que alguma medicação que uso neles e é comum aos humanos deduzo nas despesas de saúde do IRS, mas seria uma possibilidade, tal como existe um parâmetro sobre as doações a instituições, que existisse um parâmetro para este tipo de cuidados relativamente a questões de saúde pública.
mike2002
Membro Veterano
Registado: sexta jan 31, 2003 10:10 am
Localização: Cães (Charro, Ganza, Juma, Nina, Preto, Joly, Bart, Patusco) e Gata (Teka, Miks e Micas)

terça out 21, 2003 9:39 am

aflbs Escreveu: Miguel,

Beijokitas,
Filipa
Filipa,

não me leves a mal com o que vou dizer, mas no meu ponto de vista (diferente de muitos outros, claro ;) ) não posso igualar o nascimento de uma criança com a adopçãp/compra de um animal.

Tenho muitos animais como já disse, mas isso não faz com que os considere parte integrante da minha familia.

Fazem parte, isso sim, do meu quotidiano familiar, do meu dia a dia.
Não consigo imaginar a minha vida sem a presença deles, quer dos cães quer dos gatos.

Mas daí a considerar que são "familia".... no meu ponto de vista, e no meu conceito de familia, não são.
Elsa_Pereira Escreveu: Mas talvez se pudesse utilizar o conceito de saúde pública. Um animal cuidado impede a proliferação de doenças que podem ser transmitidas ao Homem, como por exemplo a tinha. Também a questão da toxoplasmose, quando nos referimos a grávidas ou doentes de sida que possuem o sistema imunitário debilitado.
Este poderá, eventualmente, ser um ponto de partida.
Pessoalmente, penso que em certas situações já seria aceitavel ter as despesas dedutiveis no IRS, como por exemplo os cães-guias dos invisuais.

Miguel
ALONGO
Membro
Registado: quarta out 08, 2003 4:24 pm

quinta out 23, 2003 1:31 pm

Esta situação é um bocado complicada, porque se calhar muitas pessoas que não têm vocação nenhuma para ter animais, iriam adquirir um o mais animais para ter mais alguma despesas e não para ser tratado como um ser vivo que necessita de atenção e de carinho.

Não sei muito bem se concordo com a dedução no IRS, e também se fosse dedutivel deveria ser sempre inferior ao das crianças.

E uma criança não faz grande diferença do IRS, nem temos assim tantos beneficios como se fala.

Eu tenho uma filha com 2 anos e meio e não tenho grande ajudas, se necessita-se do abono para lhe dar de comer, vestir ou para outras coisas que são necessárias ás crianças pequenas, bem que morreria á fome.

Beijinhos
Bernardinha
Membro Veterano
Registado: terça mai 06, 2003 11:08 am
Localização: 2 Gatas - Margarida & Teresa, uma cadela, a Bia e 2 tartarugas, Frida e Gala

sexta out 24, 2003 12:14 am

A realidade é que ter animais de estimação convenientemente tratados em casa, neste país, ainda se considera um luxo ou um capricho. Enfim...
Falo por mim, que já certa vez ouvi umas "bokas". Antes de se pensar mudar a lei, tem de se pensar primeiro em mudar as mentalidades.

Jokas
<p>"N&atilde;o abandone os seus animais. N&atilde;o traia a confian&ccedil;a de quem lhe entregou&nbsp; a vida."</p>
<p>Tributo. Tenho tantas saudades tuas... <a href="http://www.slide.com/r/DP80D1jyyj-0_8g_ ... >&nbsp;</p>
aflbs
Membro Veterano

sexta out 24, 2003 8:33 am

Miguel,

Não levei a mal! ;)

Os meus tb não se comparam a filhos, mas realmente fazem parte da família. Sabe porquê? Porque naquela casa não se tomam decisões sem os integrar tb (tipo férias, mudanças no "quarto" deles, etc...).

Mas não quer dizer que sejam filhos, apenas os consideramos como "a visita que veio para ficar"! :lol: :lol:

Beijokitas,
Filipa
goffy
Membro Júnior
Registado: segunda out 20, 2003 12:05 pm

sexta out 24, 2003 8:48 am

tenho a mesma opiniao com a kathleen, não vou deixar de ter um gato so por ter despesas.
Ate porque nunca tive um animal de estimaçao porque nunca me deixaram ter, agora que comprei um apartamente ( e por isso estou completamente sem dinheiro) a minha primeira ideia foi adoptar um gatinho. [color=cyan][/color] é este fim de semana[color=#004c75][/color].

mas tb concordo que dava jeito, até porque não tenho nenhuma noçao das despesas.
goffy
Membro Júnior

sexta out 24, 2003 8:49 am

tenho a mesma opiniao com a kathleen, não vou deixar de ter um gato so por ter despesas.
Ate porque nunca tive um animal de estimaçao porque nunca me deixaram ter, agora que comprei um apartamente ( e por isso estou completamente sem dinheiro) a minha primeira ideia foi adoptar um gatinho. [color=cyan][/color] é este fim de semana[color=#004c75][/color].

mas tb concordo que dava jeito, até porque não tenho nenhuma noçao das despesas.
goffy
Membro Júnior

sexta out 24, 2003 8:50 am

goffy
Membro Júnior

sexta out 24, 2003 8:50 am

Ate porque nunca tive um animal de estimaçao porque nunca me deixaram ter, agora que comprei um apartamente ( e por isso estou completamente sem dinheiro) a minha primeira ideia foi adoptar um gatinho. é este fim de semana.

goffy
Membro Júnior

sexta out 24, 2003 8:51 am

Ate porque nunca tive um animal de estimaçao porque nunca me deixaram ter, agora que comprei um apartamente ( e por isso estou completamente sem dinheiro) a minha primeira ideia foi adoptar um gatinho. é este fim de semana.

Responder

Voltar para “Gatos”