Tenho andado a falar "aos bocadinhos" dos meus bébés, mas chegou a altura de contar a história, por duas boas razões:
1ª - Graças a Deus, a luta pela sobrevivência parece estar a ser ganha!
2ª - Já tenho fotos deles no meu Álbum! Hip!Hip! Hurrah!

Tinha pensado "inaugurar" o meu Álbum com fotos do meu
menino amado VÂNIAS, como uma homenagem que lhe devo por tudo o que vivemos juntos

Mas ainda está demorado o "processo" da digitalização das imensas fotos que guardo dele (básicamente, falta de "instrumentos"

E estes lindos também merecem!
Achei que não podia esperar mais para vos contar e para os mostrar!
Mas ... vamos à História!
Nos finais de Julho, um dia que fui à casa da minha mãe, mal abri a porta comecei a ouvir uns miados aflitos de gatinho, vindos das traseiras.
Cheguei à janela e vejo no pátio que serve de arrumação (eu diria "lixeira") a um café pegado, dois gatinhos, no meio daquela porcaria toda. Um pretinho, estava meio deitado, sem se mexer. Um pretinho e branco andava para cá e para lá, numa aflição, a miar! Eram dele os miados que ouvira. Tinham caído do telhado, onde há imensos gatos, e as gatas têm ninhadas após ninhadas.

Já é habitual gatos cairem, mas adultos, e não se magoam muito (tanto quanto eu saiba). Estão a uma altura dum 2º andar alto. Mas bébés?!
Bem, fui logo ao tal café, para pedir para me deixarem ir buscá-los. Entretanto pelos vizinhos soube que já tinham caído há alguns dias!

Simplesmente dei com o "nariz na porta"! O café estava fechado. Falência segundo me disseram. Não havia outro acesso ao pátio. Mas alguém me informou que o dono se tinha ido estabelecer mais acima.
Lá fui onde me indicaram, mas o senhor, muito "simpático", despachou-me, dizendo que não sabia de nada, que não tinha nada a ver com o outro café.
Andei a tentar saber da possibilidade de contactar o senhorio. Pois sim! Uma complicação. Resolvi voltar ao tal "novo" café, mas desta vez na disposição de não me deixar "enrolar".
Perante a minha atitude, o referido senhor já não negou a sua relação ao outro, mas afirmou já ter entregue a chave, e portanto nada podia fazer (eu tinha explicado que só queria ir salvar os gatinhos).
Voltei a tentar saber da hipótese de contactar o dito senhorio.
Mas só dali a dias, se tivesse sorte!
Neste momento já estava "um bocado" enervada com a situação, como calculam. Os bichinhos não podiam continuar ali. Ainda fui atirar-lhes alguma comida da que levava, mas não ligaram

Bem, fui novamente ao tal café. Desta vez veio a mulher do tal senhor, que já estava apoplético e não queria falar mais comigo, saber o que eu queria. Mas mal comecei a falar, fui logo insultada (doida varrida e outros "mimos" mais fortes); com toda a calma expliquei que não tinha nada a ver com as Finanças, que me estava nas tintas para a situação legal (da dita "falência"), que a única coisa que me interessava era tirar de lá os gatinhos. Era apenas abrir a porta e eu tirava-os!
Pois sim! Disseram-me que já estavam fartos dos gatos, que eles morressem ou não, era igual! Tentei, tentei, falar-lhes ao "coração"
"Não tenho coração, não senhor! Quero lá saber dos gatos!"
Aqui perdi a paciência e disse que nesse caso iria recorrer a quem pudesse actuar.
Telefonei aos bombeiros, pedindo a sua ajuda, identificando-me como sócia de uma associação de protecção dos animais (a União Zoófila).
Foram impecáveis. Disseram que iriam mandar um carro para avaliar a situação. E de facto menos de meia hora depois, estava lá um carro.
Viram que era possível pôr uma escada para descer para o pátio, sem grandes problemas, a não ser os legais, claro. Tratava-se de propriedade privada. Tinham que falar com o dono do café. Informei-os do que se tinha passado, e mais uma vez fomos ao tal senhor. Bem!
Nem vale a pena contar! Claro que eles já tinham visto o carro dos bombeiros, e portanto sabiam que eu os tinha chamado. Mal me viram entrar mais uma vez foi uma cena!! Eu deixei a "tarefa" ao bombeiro responsável, e vim-me embora, a aguardar o desfecho.
Felizmente resolveram agir, e lá desceram. Não sem antes terem posto a questão se estariam "mesmo em perigo"

Lá tive que lhes mostrar os outros do telhado, donde estes tinham caído, e não sobreviveriam, até porque deviam estar feridos.
O mais novo sobretudo foi impecável. Desceu logo, mas pediu-me um "balde"

Bem! O pretinho e branco foi logo apanhado! Tinha-se metido debaixo de umas plantecas que por lá tinham crescido. Veio-mo trazer. O todo pretinho nem vê-lo! Procuraram e nada! O meu coração começou a ficar pequenino ...

E tirá-lo? Foi um caso sério! Quando o vi com aquele niquinho de gato na mão, fiquei com lágrimas nos olhos!
Mas este niquinho de gato, quando peguei nele bufou-me e cuspiu!

Não sabia como agradecer aos bombeiros a ajuda!
Vi logo que estavam em muito mau estado. Além de estarem todos sujos (naquela lixeira não era de estranhar), tinham os olhitos todos remelosos, a gatinha (vi que o tal niquinho pretinho era uma pretinha

Liguei imediatamente para o meu vet, para o telefone das urgências (com estas cenas todas já passava das 9 e meia da noite), por sorte apanhei-o ainda na clínica.
O diagnóstico não foi lá muito animador,

Limpou-lhes os olhitos, receberam antibiótico injectável, e fiquei de voltar dali a dois dias. Teriam pouco mais de um mês, no máximo mês e meio, nem tanto.
Trouxe vitaminas e paté da Iams para gatinhos. O fundamental era pô-los a comer, uma vez que tinham estado assim há alguns dias.
Lá vim para casa. Tirei-lhes fotografias nessa mesma noite, mas como não são digitais, também vão ter que esperar

E comer? A unica coisa que consegui foi dar-lhes as vitaminas. Na manhã seguinte a comida que tinha deixado estava intacta

Quando voltei com eles, pedi para fazer um Rx, que confirmou a patinha partida, num sítio chato, no fémur logo acima da articulação, e uma manchinha no pulmão do gatinho, uma lesão, claro. A gatinha teria de ser operada ...
O que se passara é que o choque da queda tinha sido amortecido, no caso da gatinha, pelas patitas, o facto dela ter partido uma, diminuira o impacto interno, o que não acontecera no gatinho.

Pedi além disso para fazerem uma análise ao pêlo, para se saber ao certo o que era. Veio a confirmar-se ser tinha.
Bem, resumindo, ou fico toda a noite a escrever

Mas agora, Graças a Deus, parece que o pior está para trás!

A tinha foi vencida (só espero que o tempo que tiveram de tomar o Orafungil não venha a ater efeitos secundários). Estão com um pêlo lindo! Brilhante e fofo! (coitadinhos, no início ficaram meio rapados

Os olhinhos estão limpinhos e as orelhinhas (tinham também ácaros!).
Comem bem e têm engordado, embora pense que estão com peso abaixo do que deviam - neste momento estão com 4 mesistos +/-, e o Malhinhas tem 1,800 e a Agnés 1,700 Kgs.
Coisa extraordinária, o osso solidificou praticamente no sítio correcto! de tal forma que quase se não nota!
Brincam imenso e são uns fofos!

Podem ir vê-los! Estas fotos têm um mês e tal.
Não são uns amores?

p.s. Desculpem o testamento! Acabei por reviver toda esta história!