HELP! a gata não me deixa dormir

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
orlmro
Membro
Registado: quarta dez 30, 2009 10:47 am

sábado abr 24, 2010 10:18 am

Bom dia

A minha gata está comigo desde janeiro. Podem saber a história neste topico ( http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... as&start=0 )
Ela nunca foi de dormir a noite inteira, geralmente acordava sempre por volta das 7 da manhã, mas como me levantava sempre por volta dessa hora não havia problema (até dava jeito).
Acontece que desde há duas semanas para cá é uma festa toda a noite passa a noite a acordar-me, ora é para brincar ou para mimos enfim.
Não sei o que se passa, nada mudou na rotina cá de casa, mas isto começa a "doer" porque passo o dia cansado porque a "menina" não nos deixa dormir.
É a minha primeira gatinha e como tal tenho pouca experiencia com gatos.
Alguma dica para a bichana dormir a noite toda? Não queria tomar medidas radicais do género fechar a bichana na cozinha, ela tem acesso à casa toda e assim gostava que continua-se.
Kellinha
Membro
Registado: terça abr 03, 2007 9:17 pm

sábado abr 24, 2010 6:47 pm

Boa tarde,
a sua gata está sozinha em casa durante o dia? se estiver sozinha talvez passe o tempo a dormir e á noite como o dono chega a casa quer atenção.
Que tal adoptar mais uma gatinha para lhe fazer companhia?
PedrocasPT
Membro Veterano
Registado: segunda mar 01, 2010 10:32 am

sábado abr 24, 2010 7:01 pm

Experimente brincar com a sua gata durante um par de horas antes de ir dormir, ela há-de ficar cansada também e assim passará a dormir durante a noite também. :wink:
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

sábado abr 24, 2010 11:05 pm

e se a deixasse fechada?
anjjazul
PedrocasPT
Membro Veterano
Registado: segunda mar 01, 2010 10:32 am

sábado abr 24, 2010 11:20 pm

Deixá-la fechada numa só divisão da casa pode stressar a gata, já experimentou fechar a porta do seu quarto quando vai dormir?
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

sábado abr 24, 2010 11:24 pm

PedrocasPT Escreveu:Deixá-la fechada numa só divisão da casa pode stressar a gata, já experimentou fechar a porta do seu quarto quando vai dormir?
pode? os meus dormem na cozinha e ficam muito bem. eu é que stresso quando quero dormir mais e os oiço a miar para comerem
anjjazul
ambv
Membro Veterano
Registado: domingo mar 22, 2009 7:14 pm

domingo abr 25, 2010 2:15 am

anjjazul Escreveu:
PedrocasPT Escreveu:Deixá-la fechada numa só divisão da casa pode stressar a gata, já experimentou fechar a porta do seu quarto quando vai dormir?
pode? os meus dormem na cozinha e ficam muito bem. eu é que stresso quando quero dormir mais e os oiço a miar para comerem
não se esqueça que não tem apenas um, e por isso fazem companhia um ao outro.

Neste caso concordo que se deve conhecer as razões para este comportamento. As soluções apontadas podem ajudar a controlar o facto da gata não deixar dormir: brincar com ela e/ou arranjar uma outra companhia para que não se sinta só.

Apesar dos gatos serem animais solitários, precisam de estímulos. Na natureza nunca ficam sozinhos, pois têm a companhia de outros animais. Além disso podem andar por onde querem.
Em casa passam 24 horas fechados e quase que não têm estímulos. Não têm contacto com outros animais quaisquer que sejam. Por isso é fácil eles deprimirem.
orlmro
Membro

domingo abr 25, 2010 11:23 am

Fechar a porta não adianta pois ela começa a miar e arranha a porta para entrar...
De facto é gata única passa o dia sozinha, tirando a hora do almoço que tem companhia.
Mas à noite antes de dormir brincamos bastante com ela mas a bichana tem pilhas duracell....
Smileee
Membro Júnior
Registado: quarta fev 17, 2010 11:20 pm

domingo abr 25, 2010 12:03 pm

Kellinha Escreveu:Boa tarde,
a sua gata está sozinha em casa durante o dia? se estiver sozinha talvez passe o tempo a dormir e á noite como o dono chega a casa quer atenção.
Que tal adoptar mais uma gatinha para lhe fazer companhia?
Concordo. A minha Fiona veio antes do irmão para minha casa e também só queria brincadeira durante a noite. Um mês depois chegou o irmão e assunto resolvido. Antes de eu ir dormir gostam de fazer uma corridinha os dois e depois acabam por adormecer de cansados. As 7h da manhã tenho é também dois despertadores certinhos :P :P .
"Quanto mais conheço os Homens, mais gosto dos Animais" www.naaas.pt
beep
Membro
Registado: domingo mar 22, 2009 6:52 pm

segunda abr 26, 2010 5:35 pm

Também concordo com a adopção de mais uma gatinho... e Bee quando veio cá para casa era um autentico diabrete...mazinha que se fartava, ainda por cima, notivaga a 100%, queria brincar durante a noite e não deixava ninguém dormir ( isto quando não estava a deitar móveis e afins ao chão e estraçalhar tudo)mas depois que chegou o Nábis, ficou a gata mais doce que se pode imaginar...ele até chuchava nas maminhas dela, era ( e ainda é ) só amor e mimos de parte a parte, amam-se perdidadmente e brincam o dia todo...quando chega a hora de ir deitar vai a malta toda para a cama ( dormimos todos juntos) e toda a gente dorme maravilhosamente ( bem toda a gente, menos eu, que o meu marido e os dois gatos ressonam todos muito alto)...mas eles, estão tão cansados, que nem piam...ficam ali aos pés da cama até de manhã, encantados e sossegadinhos...
Aida Borges
orlmro
Membro

segunda abr 26, 2010 8:23 pm

Mais um gatinho cá em casa até que gostava mas num T1 é um pouco apertado, não acham?
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

segunda abr 26, 2010 8:32 pm

É espaço mais que suficiente. :)
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
catrules
Membro Veterano
Registado: sábado ago 08, 2009 11:29 pm
1 Gata
1 Papagaia

terça abr 27, 2010 12:13 am

orlmro Escreveu:Mais um gatinho cá em casa até que gostava mas num T1 é um pouco apertado, não acham?
Na minha opinião o espaço é o menos, o mais importante é adoptar em consciência e verificar se tem todas as condições para ter outro animal.

Ter um outro animal duplica tudo, desde o trabalho de ter mais pêlos para aspirar, à questão financeira, pq a partir daí tem de comprar ração para dois, a areia tem de ser também a dobrar, as consultas do veterinário, enfim, se de facto puder adoptar então força, não há coisa mais linda de se ver do que dois gatinhos lindos a brincar ou a dormir juntinhos :D mas que de facto dá mais trabalho isso dá, mas acredite que compensa.

De qualquer forma, esse comportamento também pode ser apenas uma fase, no entanto, deve ensinar-lhe que é errado ela estar a acordá-lo e deve coloca-la fora do quarto e fechar a porta, mesmo que ela fique a miar. O meu Suki tinha a mania de fazer isso entrava no quarto à noite e atirava-se para os cortinados :o conseguiu destruir aquilo tudo :evil: mas tanto que o punha lá fora quando ele fazia isso que o deixou de fazer pq o castigo era exactamente não poder dormir no quarto!

Boa sorte
Sónia
Mihos
Membro Veterano
Registado: sexta abr 09, 2010 11:30 am

terça abr 27, 2010 10:56 am

uma companhia felina solucionará isso quase de certeza!!

cuidado com as ninhadas indesejadas, a esterilização deverá ser uma prioridade :wink:

boa sorte.
orlmro
Membro

terça abr 27, 2010 10:25 pm

a Pitágoras está esterilizada.
Já agora para companhia será melhor outra gata ou um gato?
Responder

Voltar para “Gatos”