Como um gato adoptou a minha família e algumas dúvidas

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

sábado abr 24, 2010 2:46 pm

June76 Escreveu:AmigodoOscar,

Realmente tem razão. Um cão exige mais tempo de nós do que um gato, pois precisa ir à rua no minimo duas vezes ao dia. Essa foi uma das razões que eu optei por trazer um gato e não um cão para viver comigo num apartamento. Por acaso tive a sorte de adoptar um gato extremamente afectuoso, que salta para o meu colo e derrete-se com festas.

Eu apenas quis alerta-lo que o comportamento do Óscar não é assim tão estranho num gato. Eu prefiro gatos a cães, mas sei que eles são mais independentes e menos afectuosos e talvez por isso adaptem-se melhor à minha personlidade. Mas numa casa onde existem crianças pequenas talvez seja preferível adoptar um cão.

Bem, mas agora isso são sopas depois do almoço, pois o destino colocou o Óscar no vosso caminho e parece que ele já começa ter o comportamento mais "canino" que desejam.

E quanto à sua pergunta, é normal que o seu gatinho se espreguice várias vezes ao dia. Os gatos fazem-no com muita frequencia.

Felicidades
E fazem muito bem. Nós devíamos imitá-los mais. :wink:
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
catlover22
Membro
Registado: segunda jan 04, 2010 5:12 pm

sábado abr 24, 2010 3:21 pm

AmigodoOscar Escreveu:
Já agora. Ele passa imenso tempo a espreguiçar-se, e isto diversas vezes ao dia. Os vossos gatinhos também fazem o mesmo?

Imagem

Os meus também se espreguiçam imenso durante todo o dia. Nós humanos também deviamos fazer mais alongamentos do que aqueles que a maioria das pessoas faz. Os gatos são um excelente exemplo nesse aspecto.

Continuo a achar o Oscar um exemplar magnífico :) e está com um aspecto de estar muito bem tratado, parabéns .
PedrocasPT
Membro Veterano
Registado: segunda mar 01, 2010 10:32 am

sábado abr 24, 2010 6:52 pm

AmigodoOscar Escreveu:Bem, desde a minha última passagem aqui pelo fórum, o Óscar continuou com a porta aberta durante a noite, pelo que tem sido visita regular do nosso quarto quando tudo fica escuro. Aparece, salta para os pés da cama, enrosca-se lá, e depois é só dormir. Houve duas noites, alternadas, em que ele não apareceu. Não sabemos o que aconteceu dessas vezes, deve ter dormido numa das camas dele, ele lá saberá, mas até achámos estranho. É engraçado como nos habituamos muito rapidamente a uma coisa, três ou quatro noites e já estranhamos é não tê-lo por lá…
É sempre bom ler noticias sobre este gato, ainda para mais quando são boas noticias. E torna-se curioso como o gato é que está agora a domesticar a familia do AmigodoOscar, até já estranham quando ele não aparece para dormir aos pés da cama, como se costuma dizer, não são os humanos que são donos dos gatos, os gatos é que são donos dos humanos. :lol:

AmigodoOscar Escreveu:Nota-se perfeitamente que está mais tranquilo, e, não sabemos se é impressão nossa, mas parece-nos ainda mais desde que começou a dormir no nosso edredon. É como se tivesse apreciado a prova de confiança.
Os gatos são seres muito inteligentes e depressa aprendem a lidar com as situações quando as mesmas lhes são favoráveis. Mas também sabem que, para fazer com que o bom ambiente dure, têm que dar algo em troca, neste caso o Oscar retribui a vossa mostra de confiança ao deixar a porta do quarto aberta para ele dormir aos pés da cama com mais tranquilidade da sua parte para com a familia que o acolheu.

Este comportamento faz lembrar a minha Yuffie que é uma interesseira de todo o tamanho, quando chegamos a casa ao final do dia, ela vem a correr dar marradinhas e até se deixa pegar ao colo e dá lambidelas, mas tudo para ver se come um bocadinho de comida de lata. Uns minutos de afectos e depois é vê-la a correr para a cozinha e a tentar abrir a porta do armário onde guardamos a comida, como quem diz "já te dei mimos, agora dá-me a guloseima que eu tanto gosto". :lol:

AmigodoOscar Escreveu:Colo é que continua a não ser com ele, festinhas só por momentos, e nem sempre, mas de resto, parece apreciar cada vez mais a nossa companhia e, tirando um gosto especial por partir bibelots e mandar para o chão o que poisamos nos móveis, nada mais a apontar. Vamos ver até onde nos leva esta evolução.
A minha Yuffie também adora atirar coisas ao chão, salta para cima dos móveis, vai muito devagarinho e sorrateiramente, depois começa a empurrar tudo com a patinha até ver as coisas a cairem ao chão. Se a chamamos à atenção, ela começa a olhar para o lado ou para o tecto, como que a disfarçar. :lol:

AmigodoOscar Escreveu:Já agora. Ele passa imenso tempo a espreguiçar-se, e isto diversas vezes ao dia. Os vossos gatinhos também fazem o mesmo?

Imagem
É completamente normal. A minha Yuffie também se espreguiça imenso, o mais engraçado é quando eles espreguiçam as patas da frente e abrem os dedos e depois encolhem-nas muito depressa junto à cara, como que a fazer um facepalm. :lol:

Bela foto. O Oscar está muito giro. Vida de gato, quem é que não gostava de ter, é comer e dormir. :lol:
PedrocasPT
Membro Veterano

sábado abr 24, 2010 6:53 pm

A propósito, o Oscar não gosta de brincar? A minha Yuffie adora brincar com uma bolinha de papel, eu atiro a bolinha para longe, ela corre a apanhá-la, depois anda ali um bocado a chutá-la com as patas e no fim apanha-a com a boca e trá-la de volta até mim. Já experimentou brincar com o Oscar assim?

Também queria avisá-lo para notar se o Oscar costuma andar de rabo no ar quando está com a familia, é sinal que se sente feliz e confiante. :wink:
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

sábado abr 24, 2010 11:10 pm

ontem ofereceram um rato um pequenino aos miaus. o pinóquio delirpu. era ve-lo assanhado quando os outros se aproximavam. já tem 8 anos, o que provaque a idade não é sinal de velhice :D se calhar, o oscar havia de gostar de um brinquedo detes. é um rato minúsculo
anjjazul
ambv
Membro Veterano
Registado: domingo mar 22, 2009 7:14 pm

domingo abr 25, 2010 2:33 am

PedrocasPT Escreveu:Eu acho que o melhor mesmo é aproveitar que o Oscar se está a deixar domesticar e não introduzir mais gatos ou cães ou outro tipo de animais que possam vir a estragar esta evolução comportamental do Oscar. Ele pode ressentir-se e ficar ainda mais arisco do que no inicio.
Concordo que introduzir um outro gato pode ter este efeito no Óscar. Mas como não há dois gatos iguais, nunca se sabe como é que ele reagiria.

Mas digo que no início iria ser muuuiiiiiiito complicado.

Teriam que ter os dois fechados.

Em relação às minhas, as duas primeiras não tive problemas de maior: conseguiram adaptar-se uma à outra com mais rapidez que me surpreendeu. :o Mas como a Julieta era muito pequenina, acho que isto ajudou a que a Tiucha a aceitasse.

Em relação à Tita, é já outro caso. Já a tenho há mais de um ano, e não há meio de se entender com as outras duas! :? Embora hoje tenha ficado surpreendida ter saltado para o sofá enquanto estava lá a Tiucha, e ouve apenas um leve "rosnar" mas lá ficou ao lado sem muitos problemas durante um bocado :o
KatzeAlgarve
Membro Júnior
Registado: sexta mai 08, 2009 7:33 pm

domingo abr 25, 2010 7:32 pm

Olá Amigo do Óscar

Vou-lhe falar de um gatinho muito lindo que tem uma personalidade muito parecida com a do seu Óscar.
O nome desse gatinho encantador é Tareco. A sua vida no começo não foi fácil - a maneira que encontraram de o abandonar foi de o lançarem de um carro em rápido movimento para a beira da estrada. Ferido e assustado, foi buscar abrigo num galinheiro, e as galinhas tomaram bem conta dele, e mantiveram-no quentinho.
Dias depois, um homem (que já tinha outros gatinhos) encontrou-o. Deu-lhe água e papinha, mas não o podia acolher pois já tinha muitos outros para cuidar. Esse homem vendia carros, e um dia eu e o meu namorado fomos ao stand ver um carro em que estávamos interessados. Vimos o gatinho e apaixonámo-nos por ele. O homem ofereceu-se para capturar o bichano, e no dia a seguir, fomos buscá-lo.
O Tareco não foi um bom menino nos primeiros dias. Estava bruto e com medo de tudo, pois a sua experiência com os humanos não tinha sido das melhores. Escondia-se, não aceitava ser agarrado ou receber festas.
Devido a certas circunstâncias, o Tareco foi viver para a casa dos pais do meu namorado. Continuava sem querer colo ou festas, e a dar dentadas. Com muita paciência, foi-se habituando o gato às rotinas, ao dia a dia, e ele passou a aceitar poucas festas. Quando queria que as festas parassem, dava dentadas.
Ele foi então habituado a não morder com força. Sempre que ele trincava a mão de alguém, a pessoa dizia com ar de muito sofrimento "ai ai ai", e ele começou a perceber que não devia morder com força. Actualmente ainda morde, mas é só para avisar, não é com força.
O Tarequinho infelizmente guarda uma "costela" feroz - como a sua socialização não foi das mais ideais, às vezes quando quer exigir a comida, dá uma dentada na perna da dona dele. Já magoou por vezes. É complicado aceitar, mas é algo muito raro de acontecer.
Mas recentemente aconteceu algo em que o Tareco provou que é um grande gato, um gentleman. A menos de dois meses, nasceu um bebé na família. O recém-nascido, assim que pode visitar a casa dos avós, foi apresentado ao Tareco - os donos não queriam que ele sentisse ciúmes, ou curiosidades desmedidas. Assim, com cuidado, vigiou-se a interacção do gato, que cheirou a roupa do bebé, a mala, etc. Quando percebeu que o bebé não iria invadir o seu território, foi dormir para o seu canto, sossegado. Dias mais tarde, o pai do bebé teve de viajar, e a mãe do bebé foi dormir para a casa dos pais. O Tareco passou a noite inteira a vigiar o bebé, e sempre que ele parecia querer chorar, o Tareco acordava o dono para ir cuidar do bebé.

Essas evoluções podem acontecer. O Tareco está na família a cerca de três anos. Ele nunca vai ser um gato de colo, nem de muitas festas. Mas é um gato amoroso, agradecido e companheiro, que está sempre à porta para receber os donos, quando estes voltam do trabalho. Por vezes não se pode ter tudo. Pode ser que o vosso Óscar evolua para gostar de festas e colo, ou pode ser que não. Nós próprios somos diferentes, há pessoas que odeiam ser abraçadas, ou demonstrações de afecto, enquanto certas pessoas são espontâneas, carinhosas, etc.

Desejo-vos boa sorte nessa caminhada, e desejo para a vossa família e para o Óscar a mesma felicidade que o Tareco trouxe à família onde ele se encontra. Os percalços vão continuar a existir, é verdade, mas que todo o resto possa compensar as coisas más que venham a acontecer.
BetaPat
Membro Veterano
Registado: terça abr 22, 2008 8:51 am

segunda abr 26, 2010 10:37 am

Ola AmigodoOscar

Não tenha receio do verão. Quando já não sentir frio, dorme na cama dele (nas noites que lá ficou, se calhar foi nessas mais quentes que apareceram) ou, se quiser estar junto de vós, fica na cadeira do quarto. É o que o meu faz quando o tempo começa a aquecer. São uns interesseiros estes nossos gatinhos!
AmigodoOscar
Membro Veterano
Registado: sexta set 04, 2009 8:25 am

sábado mai 01, 2010 7:11 am

Olá a todos. Muito obrigado ao quem fez o favor de responder, e, desde já peço desculpa, mas neste momento não me vai ser possível retribuir-vos individualmente.

Infelizmente, poucas horas depois de eu ter escrito aqui numa resposta a um post que a amiga do Óscar, minha esposa, tinha alguns problemas de saúde, um destes voltou a atacar em força e ela encontra-se hospitalizada desde essa altura.

Por motivos óbvios, tem sido difícil para mim e para as crianças lidar com essa situação, e se o tempo já era pouco, mesmo tendo sido obrigado a efectuar grandes ajustes na nossa rotina diária e conte com o apoio de familiares, tornou-se ainda mais escasso.

O Óscar continua bem, mas, ou é dos meus olhos, ou ele também sente a falta da dona, acho que anda mais cabisbaixo.

Normalmente o Óscar come quatro vezes por dia, ao nosso pequeno almoço, ao nosso jantar, ao deitar-mos, e ao almoço, porque a amiga dele vem almoçar a casa. E antes de todos estes momentos, o Óscar fica agitado, saltando perto do sítio onde guardamos o seu comer. Em virtude da situação que relatei atrás, o Óscar agora está a fazer só três refeições ao dia, mas embora eu esperasse que ele estivesse particularmente ansioso ao jantar, quer por estar mais tempo sem comer, quer porque esteve sozinho mais tempo do que habitualmente, nada disso está a acontecer. E é também por isso que acho que também ele está a sentir a falta da dona.
catrules
Membro Veterano
Registado: sábado ago 08, 2009 11:29 pm
1 Gata
1 Papagaia

sábado mai 01, 2010 8:55 am

AmigodoOscar: Desejo que a sua esposa recupere rapidamente e que não seja nada de grave. As melhoras para ela e muita força para a família.

O seu gato pode não ser um fofinho que só quer festas e colo, mas pode acreditar que ele já sabe quem é a família dele e ele já se afeiçoou, à maneira dele, a todos voces. Por isso, o facto de andar mais cabisbaixo está a demonstrar que sente falta de um membro da família.

Um grande abraço para todos aí em casa em especial para as crianças que para elas não deve estar a ser nada fácil não ter a mãe por perto.
Sónia
Bingley
Membro Veterano
Registado: sexta jan 22, 2010 4:41 pm

sábado mai 01, 2010 9:09 am

catrules Escreveu:AmigodoOscar: Desejo que a sua esposa recupere rapidamente e que não seja nada de grave. As melhoras para ela e muita força para a família.

O seu gato pode não ser um fofinho que só quer festas e colo, mas pode acreditar que ele já sabe quem é a família dele e ele já se afeiçoou, à maneira dele, a todos voces. Por isso, o facto de andar mais cabisbaixo está a demonstrar que sente falta de um membro da família.

Um grande abraço para todos aí em casa em especial para as crianças que para elas não deve estar a ser nada fácil não ter a mãe por perto.
Faço minhas as palavras da Catrules
PedrocasPT
Membro Veterano

sábado mai 01, 2010 10:16 am

Desejo à sua esposa as mais rápidas melhoras, AmigodoOscar.
Mindless
Membro Veterano
Registado: quarta nov 25, 2009 9:52 am

sábado mai 01, 2010 11:39 am

Bingley Escreveu:
catrules Escreveu:AmigodoOscar: Desejo que a sua esposa recupere rapidamente e que não seja nada de grave. As melhoras para ela e muita força para a família.

Faço minhas as palavras da Catrules
Idem aspas
June76
Membro Veterano
Registado: quinta jul 02, 2009 2:22 am

sábado mai 01, 2010 3:03 pm

AmigodoOscar,

Desejo rápidas melhoras para a sua esposa.
Miboki
Membro Veterano
Registado: quinta dez 18, 2008 9:51 pm

sábado mai 01, 2010 9:55 pm

Olá AmigodoOscar, desejo as melhores à sua esposa.

O Óscar deve ter sentido que falta qualquer coisa em casa, a sua amiga que tão bem trata dele, por isso deve estar tristinho.
Responder

Voltar para “Gatos”