como dar medicação?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Dydi
Membro Júnior
Registado: segunda abr 12, 2010 8:43 pm

quarta abr 28, 2010 2:36 pm

Olá a todos!

Preciso de uns conselhos para dar a medicação a minha Kitty!!
Ela tem que tomar antibiótico durante 7 dias e não está muito fácil!
já tentei disfarçar na comida....come tudo e o comprimido fica...
Aceito umas dicas
obrigada. :)
Dydi
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quarta abr 28, 2010 2:39 pm

Já tentou abrir-lhe a boca, atirar o comprimido lá para o fundo, fechar-lhe a boca e massajar debaixo do queixo até ela engolir?
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
Dydi
Membro Júnior

quarta abr 28, 2010 2:46 pm

Iniciei a medicação hoje,por isso ainda foram so duas tentativas,umas delas consegui dar dessa forma,mas é uma gata que não gosta que lhe peguem,por isso defende-se,o que dificulta a tarefa!
Ela foi ontem esterilizada e ao forçar tenho receio de a magoar.
Dydi
Tassebem
Membro Veterano
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quarta abr 28, 2010 3:21 pm

Dydi, é proverbial que é muito difícil dar comprimidos a um gato, regra geral.

Tente o método que sugeri acima, mas sem agarrar demasiado a gata. Basta agarrar-lhe a cabeça. Ou então vá experimentando com vários «petiscos». Normalmente, há sempre um que resulta.

Também é costume aquilo que resulta uma ou duas vezes não continuar a dar resultado, porque à primeira enganamo-los, mas depois... Por isso é importante ir variando e, sobretudo, ter muita paciência.

Eu, em desespero de causa, recorro ao método da toalha, se preciso for com ajudante, e ajudando a deglutição do comprimido com um bocadinho de água no êmbolo de uma seringa, aplicada no intervalo dos dentes que eles têm na parte lateral da boca.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
omegaa
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 10:25 pm

quarta abr 28, 2010 3:27 pm

sem duvida que dar comprimidos a gatos é uma tarefa herculea, se bem que eu nunca tive problemas com as minhas!

se o método da toalha não resultar, peça ao veterinário ou procure numa loja ou fornecedor um lança comprimidos. parece uma caneta com uma ponta em borracha, coloca-se na boca do gato, carrega-se no botão e o comprimido é lançado sem o gato o conseguir cuspir!
Dydi
Membro Júnior

quarta abr 28, 2010 3:41 pm

Obrigada!
Vou tentar aplicar esses métodos,na esperança que o sétimo dia de medicaçaõ seja mais fácil que o primeiro!... :lol:
Dydi
TSaphira
Membro Veterano
Registado: quinta out 16, 2008 8:33 am

quarta abr 28, 2010 3:58 pm

omegaa Escreveu:sem duvida que dar comprimidos a gatos é uma tarefa herculea, se bem que eu nunca tive problemas com as minhas!

se o método da toalha não resultar, peça ao veterinário ou procure numa loja ou fornecedor um lança comprimidos. parece uma caneta com uma ponta em borracha, coloca-se na boca do gato, carrega-se no botão e o comprimido é lançado sem o gato o conseguir cuspir!
Sem o conseguir cuspir, se não for como um dos meus habilidosos :evil: que eu juro a pés juntos que o comprimido está no fundo dá garganta, mas ele consegue deitá-lo fora.
É que ele é de uma "raça especial", é um felinus octupus, pois que nessas alturas não tem quatro patas, tem muitas mais :evil: :)
<p>Bem hajam</p>
<p>Teresa</p>
<p>Cita&ccedil;&atilde;o: "Viver &eacute; a arte de sorrir quando a vida diz que n&atilde;o"</p>
99smiles
Membro Veterano
Registado: sexta ago 07, 2009 9:20 am

quarta abr 28, 2010 4:48 pm

A suri sempre dei medicamente de seringa, mas o Jimmy é embrulhado num lençol de banho, o meu marido agarra nele e eu abro-lhe a boca e enfio o comprimido lá para dentro o mais que consiga. tem resultado sempre a 1ª sem grandes stresses. Ele tem é de estar embrulhado para não se mexer caso contrario nada feito. Ou então misturado em paté, como ele adora, devora tudo e nem dá pelo comprimido.

Se for capsula a vet deu uma agulha de seringa para fazer um furinho e espremer a capsula para a boca dele.
Dydi
Membro Júnior

quarta abr 28, 2010 8:00 pm

Esta toma já correu melhor! :)
À segunda tentativa, a Kitty tomou o comprimido,por agora não foi preciso utilizar a toalha...fechar-lhe a boca e massajar de baixo do queixo deu resultado ...
Com o tempo,espero adquirir prática!
:)
Dydi
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

quarta abr 28, 2010 9:45 pm

TSaphira Escreveu:
omegaa Escreveu:sem duvida que dar comprimidos a gatos é uma tarefa herculea, se bem que eu nunca tive problemas com as minhas!

Sem o conseguir cuspir, se não for como um dos meus habilidosos :evil: que eu juro a pés juntos que o comprimido está no fundo dá garganta, mas ele consegue deitá-lo fora.
É que ele é de uma "raça especial", é um felinus octupus, pois que nessas alturas não tem quatro patas, tem muitas mais :evil: :)
:lol: :lol:
Tassebem
Membro Veterano

quarta abr 28, 2010 10:24 pm

Charlie2 Escreveu:
TSaphira Escreveu:

:lol: :lol:
:lol: Também tenho um ou dois arraçados dessa espécie, mas sempre se põem as oito patas dentro da toalha. Os piores (tenho um) ainda são aqueles que espumam o comprimido. Nunca se sabe que quantidade é que ingeriram ou não.
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
Tassebem
Membro Veterano

quarta abr 28, 2010 10:26 pm

Dydi Escreveu:Esta toma já correu melhor! :)
À segunda tentativa, a Kitty tomou o comprimido,por agora não foi preciso utilizar a toalha...fechar-lhe a boca e massajar de baixo do queixo deu resultado ...
Com o tempo,espero adquirir prática!
:)
Ainda bem que conseguiu. E espero que não seja a gatinha a adquirir prática... :wink:
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
miguelm8
Membro Veterano
Registado: sexta mar 26, 2010 12:02 am

quarta abr 28, 2010 11:10 pm

O meu gato costumava ser necessário pelo menos duas pessoas, apesar de eu já lhe ter conseguido dar sozinho. Sente-se no sofá e entale-o entre as suas pernas sem o apertar demasiado. Peça a alguém para lhe segurar nas patinhas e abra-lhe a boca e ponha o comprimido pela garganta abaixo. Pouse-o e verifique se não o cospe (são muito matreiros!!).
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

quarta abr 28, 2010 11:16 pm

Eu quando precisei de dar comprimidos ao meu, desabafei com uma amiga sobre as 8 patas e varias centenas de unhas que o meu arranjava na altura e ela enviou-me uma seringa que tem uma borrachinha na ponta onde se prende o comprimido e o embolo depois empurra e a partir daí foi sempre facil e rapido. Editei, porque não tinha visto que a omega ja tinha mencionado o tal aplicador entretanto encontrei uma imagem
Imagem
omegaa
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 10:25 pm

quinta abr 29, 2010 2:14 am

era isso mesmo Bondage! :wink:
Responder

Voltar para “Gatos”