gata - caçadora... preciso de ajuda urgente

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Andreia1992
Membro
Registado: domingo fev 14, 2010 2:11 pm

domingo mai 02, 2010 2:06 pm

a minha gata preta ultimamente tem feito asneiras.... ela acha muita graça aos passarinhos e estou a ficar muito assustada com isto porque ontem matou um pardal (ela mata e come) mas nao o comeu porque eu nao deixei ela satisfazer-se...

hoje de manha como habitual a minha avo abre a porta do quintal para ela ir deitar-se ao sol e rebolar na terra.... viu um pardalinho voar nas arvores o que é que ela faz atira-se ao passarinho a minha avo ralhou muito com ela e teve de lhe dar uma palmada para ela largar o passaro.... o pardalinho sobreviveu até agora... já lá vao 3 horas.... é obvio que eu nao ia deixar o pardalinho tao fragil no quintal pois ela ia voltar a fazer o mesmo.... recolhi-o meti-o numa gaiola enquanto recupera (nao vou ficar com ele preso isso nao se faz) preciso de uma ajuda para saber o que posso fazer para que o pardalinho fique bem ... já lhe dei água ele bebeu e está mais calmo agora está a dormir....

obrigada
maraya
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

domingo mai 02, 2010 3:01 pm

O melhor será colocar o tópico no sub-forum das aves, e levar o pardalinho ao Vet.
Em que parte do corpo a gata o mordeu?
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
Andreia1992
Membro

domingo mai 02, 2010 3:30 pm

pois esse é o problema eu nao sei onde ela mordeu mas penso que tenha sido na 'barriga' do pardalito
maraya
Membro Veterano

domingo mai 02, 2010 3:31 pm

Andreia1992 Escreveu:pois esse é o problema eu nao sei onde ela mordeu mas penso que tenha sido na 'barriga' do pardalito
Mas não consegue ver marcas provocadas pelos dentes ?
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
Andreia1992
Membro

domingo mai 02, 2010 3:33 pm

nao tem marcas pelo menos nao as consegui ver
maraya
Membro Veterano

domingo mai 02, 2010 3:35 pm

Andreia1992 Escreveu:nao tem marcas pelo menos nao as consegui ver
o pardal não voa?
é adulto?
deixe-lhe agua e comer á disposição
Onde o tem? (gaiola, caixa aberta, etc...)
Andreia1992
Membro

domingo mai 02, 2010 4:04 pm

é jovem mas já tem idade para voar, tem comida e àgua à disposição e está numa gaiola.... ja deu o primeiro piu desde que lá está foi quando eu lhe puz comer e lhe passei o dedo na cabeçinha... dei-lhe pão ensopado em agua foi o que me aconselharam dar por enquanto para comer
miguine
Registado: domingo abr 11, 2010 1:19 am

domingo mai 02, 2010 4:06 pm

Quanto ao pardal, não posso adiantar nada. Mas quanto à gata, sempre me disseram para nunca castigar animais que caçam. Isso é um comportamento natural deles e não os devemos reprimir quando trazem presentes. Aliás, o castigo é entendido por eles não como um "incentivo" a parar de caçar, mas antes um "aviso" de que não caçou como deve ser ou de que para a próxima deve trazer mais. Também me explicaram que quando os gatos nos trazem comida (sei que não é o caso, mas pode vir a acontecer), eles têm é pena de nós, coitadinhos, que não conseguimos caçar e precisamos deles para nos trazerem paparoca decente! :P
Andreia1992
Membro

domingo mai 02, 2010 4:10 pm

miguine Escreveu:Quanto ao pardal, não posso adiantar nada. Mas quanto à gata, sempre me disseram para nunca castigar animais que caçam. Isso é um comportamento natural deles e não os devemos reprimir quando trazem presentes. Aliás, o castigo é entendido por eles não como um "incentivo" a parar de caçar, mas antes um "aviso" de que não caçou como deve ser ou de que para a próxima deve trazer mais. Também me explicaram que quando os gatos nos trazem comida (sei que não é o caso, mas pode vir a acontecer), eles têm é pena de nós, coitadinhos, que não conseguimos caçar e precisamos deles para nos trazerem paparoca decente! :P
pois por isso eu nao quero castigar a minha gata mas da-me muita pena os passarinhos que nao tem culpa de nada :S
PedrocasPT
Membro Veterano
Registado: segunda mar 01, 2010 10:32 am

domingo mai 02, 2010 4:42 pm

Deixe a sua gata agir como... uma gata. Se ela gosta de caçar, não a repreenda por isso. Se lhe causa impressão ou queria um animal não caçador, deveria ter optado por um hamster.
Andreia1992
Membro

domingo mai 02, 2010 4:54 pm

amigo PedrocasPT eu tenho a gata tenho um gato, tenho uma chinchila, uma cadela e actualmente 2 hamsters,
a gata ja conviveu com passaros cá em casa pois eu ja os tive... só que nao sei se por estarem numa gaiola ela nem chegava la perto.... ela gosta de estar sentada ao pé da gaiola dos hamsters a fazer-lhes companhia nao se atira a eles nem nada, isto é só mesmo com os pássaros da rua... eu já desde que nasci que vivo rodeada de animais principalmente gatos e sei que eles têm o seu instinto de caçadores...
ambv
Membro Veterano
Registado: domingo mar 22, 2009 7:14 pm

segunda mai 03, 2010 12:00 am

Os gatos são caçadores por natureza. É institivo e caçam tudo o que podem deitar a mão.

Coitados dos pássaros, sim, mas coitados dos gatos tb já que não deixamos que eles façam o que é uma característica institiva deles como animais que precisam de caçar para sobreviver (na natureza, claro)

No seu caso, como o gato está domesticado, se não quer que ele cace, porque o deixa sair de casa? Se o deixar ir para o quintal, ele vai continuar a caçar, quer você goste ou não!

Posso não gostar de ver os animais mortos por outros. Mas entendo que estes não têm culpa se é este o seu comportamento habitual e não temos que lhe a mal tal comportamento.
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

segunda mai 03, 2010 12:11 am

ambv Escreveu:
No seu caso, como o gato está domesticado, se não quer que ele cace, porque o deixa sair de casa? Se o deixar ir para o quintal, ele vai continuar a caçar, quer você goste ou não!
E tudo dito !
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
Andreia1992
Membro

terça mai 04, 2010 6:42 pm

eu vim aqui com a iniciativa de me tentarem ajudar com o passaro e nao com a gata -.-' pois eu sei que é o instinto da gata.... agora nao vale a pena mais nada porque o passarinho nao resistiu....
June76
Membro Veterano
Registado: quinta jul 02, 2009 2:22 am

quarta mai 05, 2010 2:22 am

Andreia1992,

Eu li algures que colocar um guizo na coleira do gato ajuda a evitar que ele cace, pois o barulhinho do guizo serve para prevenir as presas.

Não sei se resulta, mas não custa nada experimentar.

Boa sorte!
Responder

Voltar para “Gatos”