Esterilização de uma gata agressiva- Pós-Operatório difícil?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
MarisaG
Registado: domingo mai 16, 2010 10:16 am

domingo mai 16, 2010 11:57 am

A minha Kitty Simone tem quase 5 anos e eu era daquelas pessoas que tinham pena de a ter de submeter a uma operação, visto que a minha gatinha nunca tem acesso à rua nem teve nunca contacto com outros gatos desde que a encontrei abandonada, tinha ela 2 meses. No entanto, a Kitty é uma gatinha muito possessiva em relação a mim e por vezes agressiva para com as pessoas que visitam a minha casa, visto que vivemos sozinhas.

O ultimo cio foi horrivel, como no 1o dia de cio eu tive varias visitas em casa ele ficou assanhada de uma forma como eu nunca tinha visto, atirou-se a mim para me atacar e durante esse dia não me deixava aproximar dela, embora estivesse sempre a parecer desafiar-me, posicionada sempre de forma a ver-me, mas se eu me aproximava ela bufava e vinha para me atacar. Foi então que conversei com o meu veterinário, que é muito bom, e decidi operá-la porque, para além de todos os riscos que eu sei que as gatas correm se não forem esterilizadas, o comportamento está a tornar-se cada vez mais agressivo e tenho muito medo que saia do controlo.

Bem, dentro de duas semanas a Kitty vai ser operada, mas por tudo isto estou cheia de medo, por um lado em relação à própria operação, como penso que é compreensivel pois acho que todos nós ficamos angustiados pelos nossos "pequeninos", por outro lado tenho muito receio do pós-operatório dela. Pelo que já li há algumas gatas que ficam furiosas por sentirem dores e por se verem com o funil, sendo a minha Kitty por natureza agressiva será que alguém me pode dar indicações de como devo lidar com ela? Eu estava a pensar deixá-la no meu quarto, já que ela dorme na minha cama e por isso é o local mais acolhedor para ela, e vou tirar férias para estar sempre com ela, pois é muito mimada e procura estar sempre ao meu colo ou em contacto comigo, mas se ela me atacar novamente, como devo proceder? Obviamente que vou perguntar também tudo isso ao veterinário, mas gostava que alguém que tivesse passado por uma situação semelhante me pudesse dar alguns conselhos. Será melhor usar o funil, ou a tal camisolinha feita com uma meia? A única vez que lhe coloquei um arnês ela ficou tão aflita que eu tive de lho tirar antes que ela se asfixiasse, por isso estou bastante apreensiva em relação ao funil...

Desde já agradeço a quem me puder dar algumas indicações.
petnanda
Membro Júnior
Registado: sexta mar 12, 2010 12:49 pm

domingo mai 16, 2010 4:51 pm

Todos esses seus receios também já os tive há umas semanas atrás. Também achava que era desnecessário submetê-la a uma cirugia visto ser gata de casa, só que desde que a tenho (21 de Março 2010) estava com cios quase contínuos e então decidi ir para a esterilização.
Todas as experiências descritas por alguns membros foram muito úteis para mim, pois não sabia o que esperar por não ter experiência com gatos muito menos após uma cirugia.
Mas cada caso é um caso. Eu não a restringi a uma divisão da casa (excepto a cozinha, a bancada é uma tentação mas também é muito alta e logo no 2º dia tentou subir) se tivesse feito isso seria pior para ela porque não gosta de portas fechadas. Na 1ª noite acabou por escolher o tapete da casa de banho para dormir, depois o meu filho levou o wc dela para lá, a comida e a água, e como ele estava muito preocupado ficou praticamente a noite toda acordado a tomar conta dela. No dia seguinte fiquei eu a tomar conta dela, para ver se conseguia comer, beber água, fazer as necessidades e não subir para cima de nada.
O colar é que é muito incomodativo, mas já acabou por se adaptar. Como já deve ter reparado há várias técnicas para a cirugia, o meu veterinário utilizou uma em que ela tem de usar o colar, mas há outras em que eles lhes põem aquela "manga".
Mas não se esqueça que cada caso é um caso, só na altura é que vai ver como é que ela reage. Deixe-se levar pelo seu bom senso e vai ver que tudo há-de correr bem.
MarisaG
Registado: domingo mai 16, 2010 10:16 am

segunda mai 17, 2010 9:07 am

Muito obrigada pela sua resposta. De facto, sei que esta ansiedade só vai passar qd a vir bem e recuperada, e tb sei que cada caso é um caso. Vou tentar estar calma para não deixar a Kitty ansiosa também.
Gatonaa
Membro Júnior
Registado: sábado fev 16, 2013 10:41 pm

domingo fev 17, 2013 7:31 pm

MarisaG Escreveu:A minha Kitty Simone tem quase 5 anos e eu era daquelas pessoas que tinham pena de a ter de submeter a uma operação, visto que a minha gatinha nunca tem acesso à rua nem teve nunca contacto com outros gatos desde que a encontrei abandonada, tinha ela 2 meses. No entanto, a Kitty é uma gatinha muito possessiva em relação a mim e por vezes agressiva para com as pessoas que visitam a minha casa, visto que vivemos sozinhas.

O ultimo cio foi horrivel, como no 1o dia de cio eu tive varias visitas em casa ele ficou assanhada de uma forma como eu nunca tinha visto, atirou-se a mim para me atacar e durante esse dia não me deixava aproximar dela, embora estivesse sempre a parecer desafiar-me, posicionada sempre de forma a ver-me, mas se eu me aproximava ela bufava e vinha para me atacar. Foi então que conversei com o meu veterinário, que é muito bom, e decidi operá-la porque, para além de todos os riscos que eu sei que as gatas correm se não forem esterilizadas, o comportamento está a tornar-se cada vez mais agressivo e tenho muito medo que saia do controlo.

Bem, dentro de duas semanas a Kitty vai ser operada, mas por tudo isto estou cheia de medo, por um lado em relação à própria operação, como penso que é compreensivel pois acho que todos nós ficamos angustiados pelos nossos "pequeninos", por outro lado tenho muito receio do pós-operatório dela. Pelo que já li há algumas gatas que ficam furiosas por sentirem dores e por se verem com o funil, sendo a minha Kitty por natureza agressiva será que alguém me pode dar indicações de como devo lidar com ela? Eu estava a pensar deixá-la no meu quarto, já que ela dorme na minha cama e por isso é o local mais acolhedor para ela, e vou tirar férias para estar sempre com ela, pois é muito mimada e procura estar sempre ao meu colo ou em contacto comigo, mas se ela me atacar novamente, como devo proceder? Obviamente que vou perguntar também tudo isso ao veterinário, mas gostava que alguém que tivesse passado por uma situação semelhante me pudesse dar alguns conselhos. Será melhor usar o funil, ou a tal camisolinha feita com uma meia? A única vez que lhe coloquei um arnês ela ficou tão aflita que eu tive de lho tirar antes que ela se asfixiasse, por isso estou bastante apreensiva em relação ao funil...

Desde já agradeço a quem me puder dar algumas indicações.
Boa tarde MarisaG,

tenho uma gata na mesma situação, +/- 5 anos de idade e bastante ligada a mim... nao se deixa pegar por ninguem sem ser eu... por vezes 'vendia-se' por comida, mas agora ja é muito raro... quando recebia visitas ela soprava logo à chegada e desaparecia, agora continua a soprar, por vezes 'rosna' e fica de guarda aos convidados com ar de superioridade... a unica altura que deixa q outras pessoas a apanhem é quando esta com o cio, ou seja apenas pelo interesse de receber os mimos...

a minha veterinária disse-me q s ela é por norma brava ao esterilizar-mos vamos acabar com a meiguice dela e vai acabar por ficar pior em termos sociáveis... foi isso q aconteceu com a sua gata?

é q agora ela ate ataca as visitas, ja n s limita a soprar, mas vai em direcção às pessoas para morder e arranhar... o meu namorado ja sofreu vários ataques, inclusive ha dois dias ela conseguiu chegar-lhe ao ombro e fazer um rasgão com os dentes de 5 cm bem profundo. tenho receio q ela algum dia consiga fazer estragos bem piores e irreversíveis...

agradeço-lhe a atenção
Responder

Voltar para “Gatos”