Já agora... a propósito do "cio" dos gatos

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
yes
Membro Júnior
Registado: terça out 21, 2003 11:33 pm

terça out 28, 2003 11:48 pm

Olá a todos!

Antes de mais, gostaria de cumprimentar com um abraço todos os membros.. ;)

Registei-me no forum há pouco tempo mas tenho acompanhado os últimos tópicos e finalmente decidi colocar as minhas dúvidas :?: Sei que é provável já terem falado destes temas em alguns tópicos antigos, mas até agora só consegui rever aproximadamente metade... são tantos!

Tenho dois gatos fabulosos (aliás, como todos eles são!)... Um deles, o Ramone, é um macho "inteiro" de um ano e tal (quase 15 meses), e até agora não deu sinais (pelo menos aqueles sinais mais aromáticos...) de mostrar comportamentos típicos de macho adulto. Certo que ele mia muito, mas isso sempre fez, e marca o território, incluindo as pessoas, esfregando-se com muito empenho... mas nada de borrifadelas!

Já li (aliás em duas ocasiões diferentes) que aproximadamente um 15% dos machos não castrados nunca marca com urina. A minha curiosidade é se já tiveram ou souberam de casos semelhantes. Talvez calhou-me a sorte grande! (Ou talvez me estou a precipitar). A vet disse-me que é muito pouco frequente mas o bicho é perfeitamente normal e está saudável.

Que é que acham?

Um abraço a humanos e felinos e até breve! :p
anabapt
Membro Veterano
Registado: sexta mar 21, 2003 11:23 pm

quarta out 29, 2003 12:18 am

Olá Yes,

Antes do mais, benvindo(a) à Arca.

Os meus peludinhos começaram a marcar território já bem mais tarde (o mais velho tinha 3 e o outro tinha 2 anos), e até a mim me marcaram, tal não era a vontade.... :oops:

Realmente não tenho conhecimento de gatos de não marquem, mas eu também não sabia que as gatas marcavam, e não é que elas marcam? :o
nana12
Membro Veterano
Registado: domingo nov 10, 2002 12:50 am
Contacto:

quarta out 29, 2003 9:27 am

anabapt Escreveu: Olá Yes,

Antes do mais, benvindo(a) à Arca.

Os meus peludinhos começaram a marcar território já bem mais tarde (o mais velho tinha 3 e o outro tinha 2 anos), e até a mim me marcaram, tal não era a vontade.... :oops: que vontade :-)

Realmente não tenho conhecimento de gatos de não marquem, mas eu também não sabia que as gatas marcavam, e não é que elas marcam? :o Mas as gatas marcam não sabia:?: :?: :?: :?: :?:
mai-mai
Membro Veterano
Registado: sexta jan 03, 2003 11:10 pm

quarta out 29, 2003 10:07 am

Olá,

Os gatos que nunca tenham conhecido sexualmente fêmea, e não estejam em contacto com elas geralmente não marcam, mas é tudo muido subjectivo, cada gato, seu caso. Tenho 2 machos e 4 fêmeas em casa pois o macho mais velho começou a marcar por volta dos 2 anos e tornou-se profissional, por outro lado o filho, que faz 3 anos em Janeiro e tendo em casa o mau exemplo do pai, é um santo não marca nada. As fêmeas também marcam, sob esse aspecto tenho sorte pois só uma, muito raramente, faz alguma coisa fora e mesmo assim julgo que não é marcação mas sim, revindicação.

O melhor, não só para prevenir que tal aconteça como também que ele se torne fugitivo à mais pequena nesga de porta ou janela aberta, é mesmo castrá-lo.

Bjs

Mai-mai
yes
Membro Júnior
Registado: terça out 21, 2003 11:33 pm

quarta out 29, 2003 8:47 pm

Obrigado pelas informações!

Então parece que está tudo bem por enquanto mas pode mudar a qualquer momento :? De qualquer forma achava um bocado extranho, a verdade é que o Ramone é um pouco... para o paneleirito, desculpem a expressão :oops: muita festinha... afinal, mais um mimado!

Abraços e até breve!
Responder

Voltar para “Gatos”