Olá e bem vindo ao mundo feliz dos donos de gatos!
Feliz e por vezes... Compreendo perfeitamente as tuas dúvidas porque eu já há 7 anos que tenho gatos e ainda continuo a tentar encontrar a melhor areia... já experimentei (quase) tudo! Como já tive muitos gatos simultaneamente, procurava uma que embora pudesse ser mais cara, durasse mais em boas condições. Mas acontece que agora tenho 3 gatos muito selectivos e que se a areia ganha mais cheiro ou fica mais húmida começam a fazer os seus presentes à entrada da casota e olham-me com aquele olhar de censura... Se não fosse isso a do Continente também servia... A escolha da areia está muito dependente da reacção dos nossos gatos, e da nossa experiência em relação ao trabalho que dá, à facilidade de limpeza e durabilidade.
Relativamente à ração aconselho vivamente as das lojas de animais, os meus gostam particularmente de Hills e Purina. Já tive experiências desagradáveis com a comida de supermercado (às vezes não tinnha tempo para ir à loja...) que verifiquei que provocava irritação do estômago e dos intestinos (fezes com sangue) ao meu Biscoito que é particularmente sensível, confirmado pelo veterinário.
Como não estou em casa durante o dia, deixo-lhes a comida à vontade. Inclusivamente como eram muitos comprei um doseador, para estarem sempre servidos e poderem ir comer de acordo com as suas hierarquias: assim não implicam uns com os outros.
Quando eram pequeninos sempre deixei a comida à disposição e nunca tive más experiências, antes pelo contrário, rapidamente se habituavam a juntar-se aos adultos, de tal maneira que não esperavam pela comida deles, comiam mesmo a dos adultos.
Espero que tudo corra bem e é verdade, os gatos têm uma capacidade de resistência incrível, como vais descobrir, é preciso descontrair e aprender com eles... eles estão desejosos de nos ensinarem a servi-los bem!