Esterilizacao - Uniao Zoofila

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Xeninha
Membro Júnior
Registado: segunda abr 15, 2002 2:20 pm

quarta jul 17, 2002 9:55 am

Olá a todos!

Eu queria esterilizar a minha gata. Ela já tem 4 anos e está a ficar com cios continuos para alem de ter comecado a marcar territorio em casa. Queria fazer no Natal porque tenho tempo para ficar em casa a figiar o progresso. Sou socia da UZ e costumo ir ao consultorio deles para vacinas dos meu dois gatos. Nunca tive problemas mas dado que a operacao me parece mais delicada estou com receio. Alguem me sabe dar informacoes? Algum médico que gostem particularmente, ou algum a evitar? A gwen (?) que participa nas campanhas de esterilizacao deve conhecer médicos de sua confianca que o facam regularmente. A UZ é de facto mais barata, mas eu se calhar prefiro pagar mais e ter a certeza que a gata nao vai ter problemas.

Qualquer informacao é muito bem vinda

Obrigado a todos

Xena ;)
York
Membro
Registado: quarta jul 10, 2002 12:25 pm

quarta jul 17, 2002 12:07 pm

Oi Xeninha!

Com certeza que irá correr tudo bem com a esterilização da tua gatinha. Eu também esterilizei as minhas duas e correu tudo bem. Os machos (o Tomás e o Chico) e a Naná foram operados na Clínica do Dr Fachada, em S. João do Estoril, em quem tenho muita confiança. Já a Magda foi esterilizada aqui nos Açores, mas correu tão bem quanto as outras. Mas veterinários bons não faltam, é uma questão de aguardar por mais respostas e com certeza não faltarão boas dicas!

Boa sorte!

Jinhos

Rita Santos
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

quarta jul 17, 2002 2:03 pm

olá
eu normalmente opero os animais nos açores, porque é um terço do preço e nunca me quexei. também já operei 3 gatas e um gato na uz. as queixas também não foram nenhumas. o vet que eu gosto mais é o dr.vasco. foi ele quem operou as gatas.
anjaazul
brindes
Membro
Registado: sábado mai 11, 2002 2:02 am
Localização: Gatos: Moisés, Maria, Risco, Mónica, Sebastião e Kong + Ivan (Boxer)

quarta jul 17, 2002 2:32 pm

Olá Xeninha,
Eu operei as minhas três gatinhas na UZ e fiquei muito contente com eles.
Nunca tinha lá ido, e telefonei para lá. Tornei-me sócia e as três gatas foram operadas no mesmo dia, pela Dr.ª Susana Melo. Muito querida e excelente vet. Durante os quinze dias que se seguiram pedia-me para lhe telefonar para lhe dizer se estava tudo bem. Há poucos vets assim.
Além disso é muito mais barato do que os outros vets.
Se tiveres mais alguma dúvida avisa.

Ron-Rons

Brindes
Lycia
Membro
Registado: domingo jul 07, 2002 12:09 pm
Localização: Um gato comum europeu amarelo (Garfield), um cão rafeiro encontrado abandonado (Lost&Found)

quarta jul 17, 2002 7:46 pm

eu na união zoofila conheço o veterinário Vasco Cardoso, foi sempre ele a tratar das minhas gatinhas e é 5 estrelas.
Lycia
Lycia
Membro
Registado: domingo jul 07, 2002 12:09 pm
Localização: Um gato comum europeu amarelo (Garfield), um cão rafeiro encontrado abandonado (Lost&Found)

quarta jul 17, 2002 8:47 pm

eu na união zoofila conheço o veterinário Vasco Cardoso, foi sempre ele a tratar das minhas gatinhas e é 5 estrelas.
Lycia
gwenevere
Membro Veterano
Registado: quinta jun 06, 2002 1:21 am

quarta jul 17, 2002 9:55 pm

Na zoof tens a Susana Melo é minha amiga e faz dezenas de esterilizações por mês. Se quizeres outras muito boas e preços baratos
diz que eu indico-te. Mas a Susana é super boa e tira tudo ou seja faz ovarios e útero. Alguns não tiram tudo.

jinhos ana
Xeninha
Membro Júnior
Registado: segunda abr 15, 2002 2:20 pm

quinta jul 18, 2002 9:26 am

Olá

Muito obrigado pelas respostas. Eu castrei o meu gato na UZ e de facto também nao tive problemas mas a operacao da gata faz-me mais impressao...

já agora, qual é a vantagem de tirar também o utero? eu sei que pode parecer estupidez, mas eu adoro a Xena (a minha gata) e faz-me tanta confussao pensar que estou a tirar imenso de dentro dela...

Beijinhos a todos

Xeninha ;)
icvcabral
Membro Veterano
Registado: quinta mar 21, 2002 12:44 am

quinta jul 18, 2002 1:01 pm

Olá

A vantagem de retirar o útero, pelo que sei, é ser menos um sítio onde podem aparecer tumores quando a gatinha for mais velha. Mas a Gwen, que percebe mais do assunto, pode explicar melhor se existem outras vantagens.

Boa sorte com a esterilização da menina. Vais ver que vai correr tudo bem
Isabel
gwenevere
Membro Veterano
Registado: quinta jun 06, 2002 1:21 am

quinta jul 18, 2002 4:01 pm

Exactamente como Isabel diz só os ovários vai deixar ali um orgão que não faz nada, o útero, e que só serve para cacros e infeções. Por outro lado tirar só os ovários faz com que muitas vezes fique um pouquinho de ovario e é o suficiente para ela poder ter cio ou comportamento de cio.

Ela não se importa com a operação são 2 ou 3 dias mais chatos e pronto. Pede penso de pele ou pontos absorviveis e ainda fica mais fácil.

Coragem e vai em frente :D

ana
monicalagoa
Membro
Registado: terça jun 25, 2002 3:43 pm

quarta jul 24, 2002 11:17 am

O útero é um órgão hormono-dependente, isto porque toda a sua actividade depende dos níveis de hormonas que são segregadas pelos ovários. Ora, se os ovário forem removidos, o útero deixa de estar activo e não faz sentido que lá continue, porque mais tarde será necessário fazer uma nova operação para o remover, uma vez que irá ter grandes probabilidades de criar quistos ou tumores!
Quanto ao tipo de incisão, existem dois métodos: um (o mais tradicional) consiste em fazer a chamada operação de barriga aberta. é feito uma incisão no abdómen, removem-se os órgão e depois é suturado; a outra técnica é menos utilizada e consiste em fazer uma pequena incisão ao nível das virilhas, é claro que com esta operação apenas os ovário são removidos, dái não ser tão aconselhável!

eu tenho uma gata, e quando chegar a hora vou fazer a operação completa (remoção de ovários e útero) e de barriga aberta!

Mónica
Responder

Voltar para “Gatos”