Idade para vacinas e esterilização

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

NuriaAN
Membro
Registado: domingo mar 21, 2010 12:08 pm

segunda jun 28, 2010 2:11 pm

É normal á uns tempos era eu que estava cheia de duvidas, agora partilho a minha experiencia.

Pois eu não aconselho latas. Só como um petisquinho (do estilo uma vez por semana no máximo, eu nem lhe dou latas). Pode de vez em quando dar peixinho cozido, ou frango cozido (o meu fica louco com frango) mas sem por sal ou qualquer outro ingrediente (essas mariquices são so para nós) :lol:

Em termos de ração que se encontram á venda em hipermercados antigamente a melhorzinha era a Purina One, mas agora já vendem Royal Canin no Feira Nova. A sua gata já tem idade para comer ração seca por isso pode dar-lhe para junior. Penso que a Royal é a 34, o pacote é cor-de-rosa (encontra-se facilmente) tem é que comprar o que é até aos 4 meses, porque há um que é apartir dos 4 meses e penso que as embalagens sejam parecidas. Aviso já que quanto melhor for a marca mais se paga como já deve saber. Um saco de RC com 2 kilos custa mais de 20 euros mas tambem rende o mês todo. Pode tambem comprar em sacos mais pequenos com 500gramas ou 800 porque assim o alimento esta mais fresc. Eu compro uma ração que se chama Taste of The Wild e encomendo num site que depois posso dar se quiser (lá pode encomendar outras marcas e mais coisas para cão e gato) vem um saco com 2,3 kilos e custa 20 euros. Mas esta já não tem sacos mais pequenos por isso tenho que o fechar muito bem de forma a que não se oxide muito.

Neste tópico eu mais outros foristas falamos acerca da ração e esta lá tudo explicado se quiser ver: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=77898

Por norma os gatos gostam muito dele mas isso é como tudo, uns podem gostar outros nem por isso. O melhor é quando for ao vet perguntar o que é que ele acha.. Mas também não faz mal fazer um pouco de pesquisa individual. Espero ter ajudado um pouco..
NuriaAN
Membro

segunda jun 28, 2010 2:13 pm

siga também o conselho da Tassebem.

Já agora aproveito para informar a Tassebem de que o toules já esta a mastigar muito melhor. Só engole de vez em quando. Obrigada pelos conselhos! :D
JTDias
Membro Júnior
Registado: sexta abr 09, 2010 8:39 am

segunda jun 28, 2010 2:15 pm

Faço minhas, as palavras da NunriAN, obrigado a todos pelos conselhos... :)
Sem dúvida que ajudam bastante...
NuriaAN Escreveu:siga também o conselho da Tassebem.

Já agora aproveito para informar a Tassebem de que o toules já esta a mastigar muito melhor. Só engole de vez em quando. Obrigada pelos conselhos! :D
JTDias
Membro Júnior

segunda jun 28, 2010 2:21 pm

LOL Pois, o mundo é mesmo pequeno, hem? :)
Estive a fazer uma pequena pesquisa no sapo, e encontrei a "Clínica Veterinária Doutora Vanessa Carvalho, Lda", creio que fica mesmo perto da escola Nuno Gonçalves... Estou a ponderar ir a essa, tendo em conta a proximidade... :) Espero ser um sitio bom...
Tassebem Escreveu:Não acredito. Então somos vizinhos! :D

Sei de umá ou duas clínicas aqui na freguesia, embora não seja cliente. Mas alguém há-de conhecer e aconselhar.

JT, o que deve, para já, é comprar uma ração de qualidade para dar à gatinha. O vet aconselhará. Depois, durante uns dias, misture com as latinhas que lhe está a dar (cada vez menos latinha e mais ração), para fazer uma transição para uma alimentação adequada e previr problemas gastrointestinais.
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

segunda jun 28, 2010 2:23 pm

Óptimo. De nada, é (quase) sempre um prazer. Festinhas para o menino Toules! :D
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
Tassebem
Membro Veterano
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

segunda jun 28, 2010 2:26 pm

JTDias Escreveu:LOL Pois, o mundo é mesmo pequeno, hem? :)
Estive a fazer uma pequena pesquisa no sapo, e encontrei a "Clínica Veterinária Doutora Vanessa Carvalho, Lda", creio que fica mesmo perto da escola Nuno Gonçalves... Estou a ponderar ir a essa, tendo em conta a proximidade... :) Espero ser um sitio bom...
Tassebem Escreveu:Não acredito. Então somos vizinhos! :D

Sei de umá ou duas clínicas aqui na freguesia, embora não seja cliente. Mas alguém há-de conhecer e aconselhar.

JT, o que deve, para já, é comprar uma ração de qualidade para dar à gatinha. O vet aconselhará. Depois, durante uns dias, misture com as latinhas que lhe está a dar (cada vez menos latinha e mais ração), para fazer uma transição para uma alimentação adequada e previr problemas gastrointestinais.
É um ovo... :lol:

Pois, também conheço essa, mas só lá fui comprar um funil. Pergunte a vizinhos que tenham animais se são clientes e se gostam. E telefone a perguntar preços de consultas, vacinação, esterilização... :wink:
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
JTDias
Membro Júnior

segunda jun 28, 2010 2:30 pm

Tassebem Escreveu: É um ovo... :lol:

Pois, também conheço essa, mas só lá fui comprar um funil. Pergunte a vizinhos que tenham animais se são clientes e se gostam. E telefone a perguntar preços de consultas, vacinação, esterilização... :wink:
Vou fazer isso mesmo, assim que possível...
Já fui ao site da clínica, e lá apresentam os possíveis serviços que prestam, porém indicações de preços: NADA!!!
Isso irrita-me um pouco, é a mesma coisa que quando vemos algo giro numa montra e não indica o preço... Enfim...
De qualquer forma, já sei onde fica, é bem perto... :)
Tassebem
Membro Veterano

segunda jun 28, 2010 2:38 pm

Tem também esta:

CLÍNICA VETERINÁRIA DR. GIRÃO BASTOS
RUA CESÁRIO VERDE, Nº 15 - LOJA, 1170089 LISBOA
Telefone: 218126813

Como digo, também não conheço, mas tenho ouvido dizer bem do médico.

Se o vizinho precisar de mais alguma coisa em que possa ser útil, diga. :)
JTDias
Membro Júnior

segunda jun 28, 2010 2:45 pm

Obrigado pelo apoio... :)
Surpreendentemente, eu não esperava haver clinicas ali na zona... :)
Thks
Tassebem Escreveu:Tem também esta:

CLÍNICA VETERINÁRIA DR. GIRÃO BASTOS
RUA CESÁRIO VERDE, Nº 15 - LOJA, 1170089 LISBOA
Telefone: 218126813

Como digo, também não conheço, mas tenho ouvido dizer bem do médico.

Se o vizinho precisar de mais alguma coisa em que possa ser útil, diga. :)
NuriaAN
Membro

segunda jun 28, 2010 2:58 pm

JTDias Escreveu:Faço minhas, as palavras da NunriAN, obrigado a todos pelos conselhos... :)
Sem dúvida que ajudam bastante...

Da minha parte não tem que agradecer, cmo diz a Tassebem é um prazer ajudar :)
JTDias
Membro Júnior

terça jun 29, 2010 8:54 am

Bem, neste momento estou com várias dúvidas...
Começando a nomeá-las:
1. Há algum tópico/texto por aqui no fórum que indique os benefícios de levar a gatinha ao veterinário com a idade que ela tem (2,5/3 meses)?
Recebi-a no Domingo, porém, creio que nunca tinha ido, nem sequer para desparasitação... O problema, é que a minha mãe é muito protectora, e receia levar a bichinha ao vet., diz que se calhar ainda é muito nova para isso... :? Para mim, é óbvio que já deveria ter ido, mas preciso de argumentos para convencer a minha mãe... Enfim...
2. A bichinha é hiper-activa, ou seja, quase nunca pára... Quer constantemente revistar todos os cantos à casa, e tem uma fixação pela bancada da cozinha, claro que não a deixamos subir, por razões óbvias! Apenas pára para comer e fazer necessidades, e quando se sente cansada, então vai dormir...
Eu nunca tinha tido um gato, e não estou inteirado acerca dos comportamentos para a idade, porém tinha a ideia, que os gatos passariam a maior parte do tempo a dormir... A senhora que ma deu para adopção tinha dado a indicação que ela era sossegadinha, porém, está a revelar-se um autêntico tornado!!! Quer dizer, ela parece-me muito saudável, brinca muito, e é muito atenta a tudo. mas gostava de conseguir interpretar o comportamento dela.
Garfield2010
Membro Veterano
Registado: quarta abr 14, 2010 12:03 pm
Localização: 1 Oscar,1 Garfield,1 Vicente, 1 Pintarolas, 2 "caturros",1 Diamante de Gould,1 casal periquitos...

terça jun 29, 2010 9:37 am

JTDias Escreveu:Bem, neste momento estou com várias dúvidas...
Começando a nomeá-las:
1. Há algum tópico/texto por aqui no fórum que indique os benefícios de levar a gatinha ao veterinário com a idade que ela tem (2,5/3 meses)?
Recebi-a no Domingo, porém, creio que nunca tinha ido, nem sequer para desparasitação... O problema, é que a minha mãe é muito protectora, e receia levar a bichinha ao vet., diz que se calhar ainda é muito nova para isso... :? Para mim, é óbvio que já deveria ter ido, mas preciso de argumentos para convencer a minha mãe... Enfim...
2. A bichinha é hiper-activa, ou seja, quase nunca pára... Quer constantemente revistar todos os cantos à casa, e tem uma fixação pela bancada da cozinha, claro que não a deixamos subir, por razões óbvias! Apenas pára para comer e fazer necessidades, e quando se sente cansada, então vai dormir...
Eu nunca tinha tido um gato, e não estou inteirado acerca dos comportamentos para a idade, porém tinha a ideia, que os gatos passariam a maior parte do tempo a dormir... A senhora que ma deu para adopção tinha dado a indicação que ela era sossegadinha, porém, está a revelar-se um autêntico tornado!!! Quer dizer, ela parece-me muito saudável, brinca muito, e é muito atenta a tudo. mas gostava de conseguir interpretar o comportamento dela.
Não, não é demasiado nova para ir ao veterinário, aliás, já deveria ter pelo menos a desparasitação interna feita. Vou dar um exemplo, fui FAT de um gato que práticamente nasceu em minha casa e, exactamente no dia em que fez 2 meses e em que ía levá-lo ao vet pela primeira vez para a desparasitação e primeira vacina, ele vomitou parasitas (vivos!) pela casa inteira, ou seja, estava infestadíssimo, apesar de não ter diarreia nem parasitas nos seus "dejectos", serviu-me de emenda. Nunca é demasiado cedo para levar um animal ao veterinário, tal como nunca é demasiado cedo ara levar uma criança ao pediatra. Mesmo que não pudesse ainda vacinar (que pode e deve), é sempre possível um check-up geral, uma desparasitação, verificar as orelhas para eventuais otites, responder a todas as suas dúvidas, etc. Uma ida ao veterinário é "saudável", não lhe irão fazer nada que não possa ser feito, com certeza... e com essa idade só a esterilização não pode ser feita ainda... :D

Quanto ao comportamento, os gatos são mesmo assim, tem um animal bebé em casa, como todos os bebés (seja de que espécie forem), quer explorar o que a rodeia, quer fazer asneiras, quer brincar com tudo o que mexe. A maioria acalma com a idade e em alguns a esterilização também ajuda. Tudo depende da personalidade do animal em questão. O anormal seria dizer que tem um gato bebé que dorme o tempo todo, não brinca, é apático... isso sim, seria mau sinal.

Não tem um animal hiper activo, tem um animal com um comprotamento adequado à idade dele....

Boa sorte!
<p>"Os c&atilde;es podem vir quando s&atilde;o chamados; os gatos anotam a mensagem e voltam a ligar mais tarde."</p>
<p>&nbsp;Mary Bly </p>
Tassebem
Membro Veterano

terça jun 29, 2010 9:46 am

Aqui tem dois artigos da Arca sobre vacinação, desparasitação e saúde:

http://arcadenoe.sapo.pt/artigo/vacinac ... _gatos/142

http://arcadenoe.sapo.pt/artigo/a_saude_do_seu_gato/146

E este, da Leonilde Carvalho, para donos iniciados de gatas:

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=68776

Quanto à «hiper-actividade» da gatinha, é perfeitamente normal. Os gatos são como as crianças: há umas mais activas, outras menos, mesmo em bebés.
Calhou-lhe uma pestinha... parabéns! São giríssimas. :wink: :D
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
JTDias
Membro Júnior

terça jun 29, 2010 9:50 am

Obrigado pelo esclarecimento...
Vou mostrar o texto que aqui colocou à minha mãe, para ela se convencer que tem de levar o bichinho ao vet... :)

Cumps,
Garfield2010 Escreveu:
JTDias Escreveu: Não, não é demasiado nova para ir ao veterinário, aliás, já deveria ter pelo menos a desparasitação interna feita. Vou dar um exemplo, fui FAT de um gato que práticamente nasceu em minha casa e, exactamente no dia em que fez 2 meses e em que ía levá-lo ao vet pela primeira vez para a desparasitação e primeira vacina, ele vomitou parasitas (vivos!) pela casa inteira, ou seja, estava infestadíssimo, apesar de não ter diarreia nem parasitas nos seus "dejectos", serviu-me de emenda. Nunca é demasiado cedo para levar um animal ao veterinário, tal como nunca é demasiado cedo ara levar uma criança ao pediatra. Mesmo que não pudesse ainda vacinar (que pode e deve), é sempre possível um check-up geral, uma desparasitação, verificar as orelhas para eventuais otites, responder a todas as suas dúvidas, etc. Uma ida ao veterinário é "saudável", não lhe irão fazer nada que não possa ser feito, com certeza... e com essa idade só a esterilização não pode ser feita ainda... :D

Quanto ao comportamento, os gatos são mesmo assim, tem um animal bebé em casa, como todos os bebés (seja de que espécie forem), quer explorar o que a rodeia, quer fazer asneiras, quer brincar com tudo o que mexe. A maioria acalma com a idade e em alguns a esterilização também ajuda. Tudo depende da personalidade do animal em questão. O anormal seria dizer que tem um gato bebé que dorme o tempo todo, não brinca, é apático... isso sim, seria mau sinal.

Não tem um animal hiper activo, tem um animal com um comprotamento adequado à idade dele....

Boa sorte!
JTDias
Membro Júnior

terça jun 29, 2010 9:51 am

Obrigado, vou imprimir tudo o que me enviam aqui, toda a ajuda é valiosa... :) Thks

Cumps
Tassebem Escreveu:Aqui tem dois artigos da Arca sobre vacinação, desparasitação e saúde:

http://arcadenoe.sapo.pt/artigo/vacinac ... _gatos/142

http://arcadenoe.sapo.pt/artigo/a_saude_do_seu_gato/146

E este, da Leonilde Carvalho, para donos iniciados de gatas:

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=68776

Quanto à «hiper-actividade» da gatinha, é perfeitamente normal. Os gatos são como as crianças: há umas mais activas, outras menos, mesmo em bebés.
Calhou-lhe uma pestinha... parabéns! São giríssimas. :wink: :D
Responder

Voltar para “Gatos”