CRIAR FELINOS BEBÉS, À MÃO...!

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quarta mar 31, 2010 10:10 am

mar70 Escreveu:adorei o topico... devia estar como inamovivel.. de extrema utilidade
E esta :wink: esta no primeiro post da T. Lopes: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=48813

Obrigada,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
marinez
Membro Júnior
Registado: terça jun 22, 2010 12:12 pm

terça jun 29, 2010 3:35 pm

olá Leo, fiquei com pena de não ter estes conselhos aqui há dois anos, apesar de me ter safado muito bem com dois gatinhos abandonados.
Segui os meus instintos e procurei exaustivamente um biberão adequado ao tamanho deles, e comprei leite apropriado. Procedi como se tivesse um bébé, acordando de duas em duas horas para os alimentar durante um mês, espaçando depois aos poucos consoante a solicitação deles.
Hoje são lindos e estimados. De qualquer forma aprendi muito sobre o assunto, se alguem precisar já posso ajudar com mais detalhes técnicos :wink:
Obrigada pelo seu trabalho, bem haja
Inês
Osafi
Membro
Registado: quarta jun 09, 2010 9:19 am

quinta jul 01, 2010 3:12 pm

paulograve
Membro Veterano
Registado: domingo nov 08, 2009 11:05 am
Pretita;
Chico;
Sushi

sábado set 18, 2010 9:55 am

Boas,

Desde já os meus agradecimentos a Leo por partilhar a sua sabedoria, que já deve ter salvo muitos gatinhos!

Faz hoje 3 dias, encontrei um gatinho no cemitério com +- 10 dias de vida, muito maltratado, ja nao "comia" à bastante tempo, tinha pulgas como eu nunca tinha visto, e até ja tinha ovos de mosca por todo lado, um olhito com secreções... enfim....
Levei-o à vet, que teve a bondade de nem me cobrar a consulta, deu-lhe uma banhoca, catou-lhe algumas pulgas, e tentou dar-lhe leite, sem muito sucesso, pois estava muito fraco!
Trouxe-o para casa, já tenho 2 gatas, uma com 6 anos e outra que nem sei a idade pois adoptei-a ja adulta, tenho-lhe dado leitinho de 3 em 3 e por vezes de 4 em 4 horas, a minha disponibilidade nao é a melhor, mas vai-se fazendo!
Ele ja esta bem melhor, as unhas ja arranham, e quando lhe estou a dar biberão farta-se de me morder os dedos, sem dentes claro!

Faz chichi sempre que mama, mas agora a minha questão, ele nao faz cocó sempre que eu o estimulo, só as vezes, mas depois de mamar meto-o no transportador, com umas garrafas de agua morna e umas mantinhas, ele dorme, passadas as 3 horas, quase sempre tem cocózito nas mantas, e ele sujo na parte de tras... é normal ele defecar sozinho entre refeiçoes, pelo que li eles nao têm controlo sobre as necessidades, nem para fezer nem para aguentar!
Outra questão, o cocó é soposto ser liquido, assim tipo gel, meio amarelado/acastanhado? Eu deduzo que sim, como só bebe leite, mas tenho as minhas duvidas!

Muito obrigado!!
Última edição por paulograve em sábado set 18, 2010 1:21 pm, editado 1 vez no total.
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

sábado set 18, 2010 10:23 am

Paulo, muitos parabéns pela sua atitude. A esmagadora maioria das pessoas olhava para o outro lado e seguia caminho.

Olhe, do que me lembro do bebé que criei à mão, a Cristas, os cocós eram mais consistentes, embora a côr seja a que descreve. De qualquer forma, mais tarde, ela acabou até por ter prisão de vente, e era o cabo dos trabalhos para ela fazer cocó.

Dê um telefonema à veterinária e ponha-lhe a questão. É natural que essa quase diarreia tenha a ver com o facto de ele ter passado fome e agora estar a beber um leite sintético, logo o sistema digestivo ressente-se, mas de qualquer forma eu perguntava. O defecar entre refeições é normal.
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
paulograve
Membro Veterano
Pretita;
Chico;
Sushi

domingo set 19, 2010 3:20 pm

Ele continua com diarreia, ingere aproximadamente 40ml/dia de leite c/ colosto, o que julgo ser bom. Ja liguei à vet, disse-me que as fezes deviam ser pastosas, para cozer um pouco de arroz e fazer o leite com a agua do arroz pois contem amido e ajuda a prender os intestinos. Se ele continuar assim para ir à clinica pois pode desidratar...
Mas que chatisse, o gatito deve ter no maximo 15 dias, julgo eu, espero que se safe desta!

Alguem me sabe dizer qual a quantidade de agua e arroz para fazer o caldo?

Imagem
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

domingo set 19, 2010 3:38 pm

Coisa mais piquinina e fofa, Paulo... :D

Não sei, mas faça com mais água do que habitualmente, para o arroz não a chupar toda. Enquanto ainda houver água, reserve alguma para os biberões (também acho que a água do arroz não deve ficar muito «forte»). E deve ter de fazer isto diariamente, para a água ser fresquinha.

Depois pode adicionar sal e comer o arrozinho com um bocadinho de manteiga. Assim não se estraga nada. :wink:

Muito boa sorte com esse pequenino. :)
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
catrules
Membro Veterano
Registado: sábado ago 08, 2009 11:29 pm
1 Gata
1 Papagaia

domingo set 19, 2010 3:38 pm

Que coisinha mais fofa :o
Infelizmente não a consigo ajudar, nunca tive de cuidar de um gato tão bébé.

Espero que ele melhore rapidamente :wink:
S&oacute;nia
Mindless
Membro Veterano
Registado: quarta nov 25, 2009 9:52 am

domingo set 19, 2010 5:18 pm

Que grande é essa fera :D .
Pois eu também não posso ajudar, mas venho desejar-lhe boa sorte com essa coisinha linda.
paulograve
Membro Veterano
Pretita;
Chico;
Sushi

domingo set 19, 2010 7:02 pm

Obrigada por estarem a torcer por ele!! (Acho q é um ele)
EDIT: Ele na 4ªfeira pesava 150gr, imaginam o tamanho!

Ja lhe dei a primeira refeição feita com agua do arroz, é só cozer um pouco de arroz com mais agua q o normal!

Espero que ajude! Depois dou noticias!
catrules
Membro Veterano
Registado: sábado ago 08, 2009 11:29 pm
1 Gata
1 Papagaia

domingo set 19, 2010 7:08 pm

Estamos a torcer por ele ou ela.
Se for menina vai ficar como a minha Shima linda e com uns grandes bigodes, sim pq já estou a notar que ele tem uma potencial bigodaça :D

Boa sorte :wink:
S&oacute;nia
Mindless
Membro Veterano
Registado: quarta nov 25, 2009 9:52 am

domingo set 19, 2010 8:57 pm

catrules Escreveu:Estamos a torcer por ele ou ela.
Se for menina vai ficar como a minha Shima linda e com uns grandes bigodes, sim pq já estou a notar que ele tem uma potencial bigodaça :D

Boa sorte :wink:
Pois é :D !
Tem cá uns bigodes! :D
martasal
Membro Veterano
Registado: terça dez 22, 2009 6:48 pm
Localização: Nina, Tété e Ruca; mais os que vão aparecendo em condições especiais...

domingo set 19, 2010 9:12 pm

As melhoras do pirralhito!Tão Lindo! Se for "ele" podia chama-lo de Jonhy Bigode,em homenagem á personagem do nosso querido António Feio.
<p>Se os humanos t&ecirc;m Alma,os animais tamb&eacute;m t&ecirc;m Alma. Se os humanos t&ecirc;m Livre Arb&iacute;trio, os animais tamb&eacute;m o t&ecirc;m. Se n&atilde;o podermos saber isto com toda a certeza,ao menos poderemos dar-lhes o benef&iacute;cio da d&uacute;vida!&nbsp; </p>
<p>Marc Bekoff</p>
June76
Membro Veterano
Registado: quinta jul 02, 2009 2:22 am

segunda set 20, 2010 12:48 am

paulograve,

Eu também tive um gatinho que foi rejeitado pela mãe quando tinha + ou -duas semanas. A minha avó começou a alimenta-lo com leite de vaca e ele ficou com diarreia. Nessa altura lembrei-me a dar-lhe água de arroz (mas atenção que não deve lavar o arroz antes de cozer) e ele melhorou. Fez-se um gato forte e saudável. Infelizmente já partiu, mas deixou muita saudade.

Desejo melhoras rápidas para o seu gatinho!
ambv
Membro Veterano
Registado: domingo mar 22, 2009 7:14 pm

segunda set 20, 2010 1:18 am

paulograve Escreveu:
Imagem
Faz lembrar a minha Julieta quando vei para casa com 1 mesito.

Boa sorte e que o gatito resista! O nome Johny Bigode é bem apanhado! :wink:
Responder

Voltar para “Gatos”