Deixar um gato sozinho - desaconselhável?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

MaedoSininho
Membro Júnior
Registado: quinta nov 06, 2003 12:51 am

quinta nov 06, 2003 1:16 am

Olá a todos! Imagem

Tenho um gatinho de 3 meses que tenho num apartamento. Gostaria de saber se quando ele for maior se haverá problema de o deixar sozinho no apartamento durante 2 dias (obviamente com água e comida), todas as semanas? É uma questão de o gato sa habituar? Poderá tornar-se triste ou agressivo?
Gostaria de saber as vossas opiniões e experiências, pois esta é a 1ª vez que tenho um gato ao meu encargo. :oops:

Obrigada,

Mãe do Sininho
Imagem
MissGaja
Membro
Registado: quarta jan 22, 2003 1:17 pm
Localização: 3 gatos(Mia, Sininho e Zacarias); 1 cadela(Scanitcha)

quinta nov 06, 2003 3:19 am

Bem, eu acho que seria melhor para si e para o gato se voçê lhe arranjasse um outro gatinho para lhe fazer companhia. Garanto-lhe que são mais felizes pois partilham brincadeiras e assim, como, você estará ausente durante vários períodos, quando chegasse a casa, teria para recebê-la dois gatos felizes. Esta é a minha modesta opinião. Vou só dar-lhe um exemplo- a minha avó tem um gato que por estar sozinho quando a vê só quer brincar aos arranhões, etc, e por isso chega ao ponto de magoá-la. No entanto é você que conhece a personalidade do seu gato e respectivo comportamento. Já agora tenho uma gata chamada Sininho (akela da história do Peter Pan)!
CatarinaJ
Membro
Registado: quinta set 25, 2003 2:03 pm
Localização: 2 gatas: Emilia e Maga (Europeu Comum)e um cão: Klaus (rafeiro...muito rafeiro)

quinta nov 06, 2003 9:54 am

Pois é isso mesmo!
A minha 1ª menina - a Emilia - só esteve sem companhia por 3 semanas...depois fui buscar a amiga - a Maga - e acreditem, foi a melhor decisão que tomei!
Quando ela estava sozinha ficava super acrente e quando eu chegava a casa só queria mimos...e colo...e mimos...e colo...e eu não podia fazer mais nada. Agora com a amiguinha está super divertida...tem sempre companhia e deixa-me mais tempo para as minhas tarefas domésticas. Há quem pense que ter 2 gatos dá mais trabalho do que ter apenas 1...mas é exactamente o inverso...Por isso o meu conselho é: arranje um amiguinho / a para o seu peludinho!

Beijocas.
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

quinta nov 06, 2003 10:34 am

Olá

Os gatos conseguem ficar sózinhos sim. mas a verdade é que ficam carentes. A Amélia já ficou sózinha uma vez e quando chegámos a casa parecia doida de alegria e pouco comeu durante o tempo em que esteve sózinha. cada vez que vê uma mla fica numa aflição imensa e super triste.
Arranje outro gatinho e vai ver que eles não sentem tanto pois ficam com companhia.

Beijokas
kathleen
Grunfas
Membro
Registado: terça jun 10, 2003 1:49 pm

quinta nov 06, 2003 10:35 am

Concordo plenamente!! Um gato com um amigo/a para brincar é um gato feliz! Nunca tive nenhum gato sozinho, mas quando um dos meus esteve doente e teve de estar separado do outro era um sofrimento... para mim e para ele, porque, tal como a Catarina disse, ficam super carentes e depois quando nos vêm não fazem outra coisa senão andar de volta das nossas pernas a miar! Não é que não goste dos miminhos dos meus gatinhos, mas prefiro saber que eles estão entretidos quando estão sozinhos... e quando chego a casa estão super serenos.
Por isso Mãe do Sininho não a aconselhava a deixar o seu gatinho sozinho (sendo com tanta regularidade), vai ficar muito carente...
ALONGO
Membro
Registado: quarta out 08, 2003 4:24 pm

quinta nov 06, 2003 10:54 am

Olá
apesar de a minha Pantufa estar sozinha eu aconselho-a a ter outro gatinho para fazer companhia.

A minha gata não está muito tempo sozinha em casa, é só a manhã e o inicio da tarde, como o meu marido vai trabalhar muito cedo também chega a casa muito cedo e eu e a minha filha saimos mais tarde e eu vou almoçar a casa, ela não estranha muito os tempos em que está sozinha.

Quando saimos mais que um dia, se não a podermos levar connosco, deixamos no hotel animal, e aí tem companhia constante.

Beijitos
picola
Membro Veterano
Registado: quinta mar 06, 2003 5:39 pm
Localização: 3 Gatinhos Europeus Comum: Patinhas, Noddy e Cascão

quinta nov 06, 2003 11:12 am

Olá MaedoSininho,

Benvinda ao forúm!

Só lhe posso dizer para seguir os conselhos dos outros foristas e arranjar uma companhia ao seu gatinho, ele ainda é tão pequenino!!!

Tem de arranjar-lhe um irmãozinho ou irmã....

Picola
MaedoSininho
Membro Júnior

quinta nov 06, 2003 12:49 pm

picola Escreveu: Olá MaedoSininho,

Benvinda ao forúm!

Obrigada! :oops:

Aliás, obrigada a todos pelas vossas opiniões 8)
Realmente iria-me custar muito deixar o meu anjinho sozinho (e mais ainda a ele), por isso acho que continuarei a levá-lo comigo de fim-de-semana :oops:
Roxanne
Membro
Registado: terça ago 12, 2003 12:35 pm

quinta nov 06, 2003 1:44 pm

Olá a todos...bem vinda MaedoSininho...espero que aprenda por aqui tanto quanto eu já aprendi...
Pois o meu Merlin tambem não tem companhia felina :( :( :(
Tenho pensado muito em dar-lhe uma amiguinha...até já tive essa oportunidade mas não me senti preparada para assumir mais um felino...
Há a questão de ter mais despesas que não posso comportar, não falo só da ração e do areão, porque acredito que não é por aí...mas sei que tenho que estar preparada para quando há imprevistos como agora, que o Merlin esteve doentinho e foi uma autentica rasia de Euros: consultas, medicamentos, ração específica...e daqui a pouco vai ser a castração...
não lamento nem um centimo, continuarei a dar tudo o que tenho para que a minha bola laranja fique bem e feliz... mas preciso ter as finanças mais folgadas antes de lhe arranjar companhia (espero que brevemente)...
Aproveitando o topico da MaedoSininho, uma questão que me preocupa é o espaço, eu moro num R/C e T1, e fico a pensar se esse espaço é suficiente para 2 gatos...se eles não vão ficar tristes e sentirem-se apertados... :o :o :o
O Merlin tem um pau de sisal, tem brinquedos variados, um parapeito de janela (fechada) para apanhar sol e conversar com a vizinhança...e acredito pelos seus olhinhos que é um gato feliz...mas será que o espaço chega para um casalinho?? o que acham?
MaedoSininho, acabei por não a ajudar a não ser ficando a saber que mais alguém tem a mesma preocupação...

Beijinho e ronrons do Merlin
Roxanne
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

quinta nov 06, 2003 2:21 pm

Olá

Se o seu gato gosta de viajar e não se sente mal por mudar de casa ao fim de semana, então leve-o sempre consigo. Há gatos que adoram andar de uma casa para outra e assim ele já não se sente só.

Roxane, o espaço da sua casa dá perfeitamente para dois peludinhos. Eles com companhia senten-se bem melhor e não estranham tanto a falta de espaço pois brincam um com o outro. Quando a sua vida lhe permitir arranje uma companhia felina ao seu Merlin e vai ver que ele agradece.

Beijokas
kathleen
MissGaja
Membro
Registado: quarta jan 22, 2003 1:17 pm
Localização: 3 gatos(Mia, Sininho e Zacarias); 1 cadela(Scanitcha)

quinta nov 06, 2003 2:26 pm

Bem, eu acho que mesmo sendo um T1, dá perfeitamente para ter dois gatos uma vez que eles acabarão por partilhar a casa-de-banho,as tigelas de comida, o espaço e melhor ainda, você própria dormirá mais quentinha à noite! E apesar de dizer que ele é feliz, garanto-lhe que com uma nova companhia felina o será ainda mais. O principal senão é o dinheiro, sim pk quando eles ficam doentes o dinheiro voa... Espero que a tenha ajudado a pensar nem que pouquinho na hipótese de dar uma companhia ao seu menino.
MaedoSininho
Membro Júnior

quinta nov 06, 2003 2:28 pm

Roxanne Escreveu: Olá a todos...bem vinda MaedoSininho...espero que aprenda por aqui tanto quanto eu já aprendi...

;) Ainda ontem me registei e posso dizer que já aprendi algumas coisas!
Tenho algumas duvidas e questões a colocar, e penso que aqui é o lugar ideal :)
MaedoSininho
Membro Júnior

quinta nov 06, 2003 2:30 pm

Kathleen Escreveu: Olá

Se o seu gato gosta de viajar e não se sente mal por mudar de casa ao fim de semana, então leve-o sempre consigo. Há gatos que adoram andar de uma casa para outra e assim ele já não se sente só.
Tenho o Sininho há apenas 3 semanas mas já dá pra ver que ele não se incomoda com as viagens, nem com o mudar de casa ao fim-de-semana.

8)
Musky4u
Membro Júnior
Registado: sexta mar 08, 2002 7:25 pm

quinta nov 06, 2003 2:35 pm

Pois é eu também acho que devias arranjar outro companheiro para o teu gatinho caso não tenhas mesmo tempo para ele durante o fim de semana. Convinha arranjares enquanto ele é pequenino pois quando for mais crescido já vai ser mais dificil de ele conviver c0om o outro.
MaedoSininho
Membro Júnior

quinta nov 06, 2003 2:39 pm

Musky4u Escreveu: Pois é eu também acho que devias arranjar outro companheiro para o teu gatinho caso não tenhas mesmo tempo para ele durante o fim de semana. Convinha arranjares enquanto ele é pequenino pois quando for mais crescido já vai ser mais dificil de ele conviver c0om o outro.

Pois mas isso é que não dá mesmo :( :( :( Já foi uma sorte ter 'podido' ter o Sininho, não tenho mesmo condições para ter outro :(
Responder

Voltar para “Gatos”