Adquirir um gato

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

joaoasilva
Registado: quarta jul 14, 2010 4:55 pm

quarta jul 14, 2010 5:08 pm

Amigos, acabei de mudar de casa e agora acho que tenho condições para ter um animal comigo como dd sempre desejei.
Acho que vou optar por um gato, dado que para além de ser apartamento, tenho que trabalhar durante o dia e só posso estar com ele á noite. Um cão precisa de muita atenção e é demasiado independente para as horas que poderei estar fora de casa.
Agora antes de adquirir gostaria de saber se tenho condições para o mesmo.
Poderiam-me ajudar no que terei que fazer e custos médios associados ao mesmo, tais como alimentação, desparatização, vacinação e até mesmo castrar porque não quero que o animal ande a passar-se e "sofrer" por não poder sair de casa.

Desde já muito obrigado pelas respostas!
IHaveADream
Membro Veterano
Registado: segunda jul 12, 2010 2:39 pm

quarta jul 14, 2010 5:21 pm

Joaoasilva, parabéns pela sua decisão. :)

Permita-me aconselhá-lo não um gato, mas dois, pois um só sente-se sozinho.

E, no caso, chamo-lhe a atenção para estas duas gatinhas:

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=80965
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quarta jul 14, 2010 5:26 pm

IHaveADream Escreveu:Joaoasilva, parabéns pela sua decisão. :)

Permita-me aconselhá-lo não um gato, mas dois, pois um só sente-se sozinho.

E, no caso, chamo-lhe a atenção para estas duas gatinhas:
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=80965
Ou quica se venha a apaixonar por este "moribundo" que ira dar um gatarrao lindissimo e que assim que tenha um pouco mais de corpo, precisara dum Lar e muito carinho.

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=80754

Vai dar num gatao como este: Imagem

Leo
Última edição por leonildecarvalho em quarta jul 14, 2010 5:37 pm, editado 1 vez no total.
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
joaoasilva

quarta jul 14, 2010 5:35 pm

Lol são todos uns amores! Qualquer gato é lindo independentemente da cor ou raça!
Mas, eu para assumir essa responsabilidade, gostaria de saber tudo o que perguntei neste tópico. Isto porque não vou avançar com a adopção enquanto não tiver certezas que o gatinho terá todas as condições necessárias para ser um Rei ou Rainha!
Para adoptar, de qualquer maneira já tenho em mente um bichinho de uma amiga.
Se me poderem ajudar nas dúvidas do tópico era excelente!

Obrigado!
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta jul 14, 2010 7:50 pm

Olá.

Parabéns pela decisão de dividir a vida com um gato, são animais fantásticos que, apesar de mais independentes que os cães, se afeiçoam aos donos de forma extraordinária.

Ter um animal envolve sempre despesa mas o gato é um animal "económico" quando comparado com o cão. Eu tenho uma gata e um cão de porte gigante e o custo mensal da manutenção do gato é negligente no meio do orçamento.

A maior despesa vai ser agora, quando adquirir o animal, pois terá de adquirir:
- o WC do gato, de preferência fechado, encontra-os em petshops e em grandes superfícies com preços a partir dos 20 euros.
- A areia para o wc, há para todos os preços e todos os gostos, eu uso a barata do supermercado, 5 kgs a 1 euro e pouco e serve perfeitamente. Há quem use coisas mais sofisticadas como silica ou rolos de madeira prensados (cat´s best), bastante mais caras por sinal.
- Primeira consulta vet para iniciar o calendário de vacinas e exame do gatito, custo variável dependendo do vet, conte gastar uns 30 a 50 euros.
- Pode querer comprar um cesto-cama para o gato, arranhador e brinquedos para o entreter ou ir comprando essas coisas com o tempo.
- A ração depende muito da marca e da qualidade mas um saco de quilo e meio dá para imenso tempo.

O custo mensal de ração e areia é baixo, um gato não dá nem 30 euros mensais de despesa.

Quando o gatinho tiver 6 meses deve ser castrado, prepare cerca de 70 euros para a intervenção que é rápida e segura. Pode ser menos, depende da cliníca.

No entanto ao longo da vida do animal pode sempre haver uma doença, um acidente, uma emergência qualquer. Neste aspecto é importante manter uma boa relação com o veterinário assistente, se não houver um pé de meia ou disponibilidade imediata para estas eventualidades que sempre acontecem, o vet pode facultar o pagamento se o cliente for regular e também estará acessível para questões menos urgentes via telefone que podem ser importantes.

Parabéns por ponderar estas questões antes de adquirir o animal...

Cumprimentos.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

NuriaAN
Membro
Registado: domingo mar 21, 2010 12:08 pm

quarta jul 14, 2010 8:06 pm

Olá! Tudo o que dinodane disse está certissimo, apenas venho "acrescentar" á lista a transportadora que o mais barato que vi foi 10 euros em grandes superficies. AAh e tbem uma escovinha. Mas isso ´s baratinho e pode comprar mais para a frente. Parabéns pela sua decisão e pela forma consciente como a tomou.

... Pois eu brinquedos é que já n gasto mais nada, o meu Toules só gosta d correr atras de bolinhas de papel. Então se for feita do saco do pão ainda ama mais. Nós prendemos a uma um atacador (com as partes de plástico previamente cortadas) e ficou como aquelas canas de pesca das lojinhas.. So q a cana é o nosso braço ehehe :lol: Qd ele se cansa desse jogo pega no fio e vai embora. É dois em um: diversão garantida, e gratuita! LOL
dinodane
Membro Veterano

quarta jul 14, 2010 8:54 pm

Pois... a transportadora é importante e deve comprá-la já, essencial para levar o gato ao vet.

Mindless
Membro Veterano
Registado: quarta nov 25, 2009 9:52 am

quarta jul 14, 2010 9:16 pm

Parabéns por pensar em adoptar um gato. :D

Concordo com tudo o que foi dito antes relativamente a despesas. Relativamente aos brinquedos, eu para os meus 2 gatuxos só comprei os arranhadores que eles adoram, de resto todos os brinquedos que a minha mãe ou os meus amigos trazem, não gostam. Querem é bolas de papel e rolhas de cortiça.

Os meus pequenos comem RC e gasto cerca de €35/mês.

E adopte 2, não 1. Há um ano atrás eu não achava piadinha nenhuma a gatos, mas o meu marido que por acaso nem é muito chato, não me largava com a conversa de ter um gato. Adoptei a Sakura para lhe fazer uma surpresa no nosso aniversário de casamento. 3 meses depois de ter a minha pequena comecei a procurar outro e assim que a Sakura foi esterilizada pedi para adoptar o Yuri. São fantásticos os dois juntos. Acabou-se a rotina e os finais do dia tristes. Aqui é sempre um circo!
joaoasilva

quarta jul 14, 2010 10:07 pm

Obrigado por todas as respostas!
Só me dá mais vontade de ter um rapidamente!
Em casa dos meus pais eu tenho uma gata mega peluda, o seu filhinho (q já é um super macho), 2 cães e vários pássaros. Como tal desde sempre fui habituado a ter alegria e brincadeiras de bichinhos perto de mim, o que agora me tem feito falta!
Parece-me que não será problema com as despesas, sem dúvida!
Só uma última questão, por motivos de trabalho, esporádicamente poderei ter q passar 1 noite fora de casa ou seja, no máximo estarei 1 dia e meio fora de casa. Acham que não será boa ideia?

Mais uma vez, obrigado!
dinodane
Membro Veterano

quarta jul 14, 2010 10:43 pm

Desde que deixe comida e água suficiente não há problema nenhum.

Nas férias o mais conveniente é pedir a um amigo ou vizinho que vá lá a casa tratar do wc e alimentá-lo, os gatos de casa não gostam de mudar de ambiente e de stresses.

Bagaudae
Membro
Registado: quarta jun 23, 2010 1:57 pm

quinta jul 15, 2010 9:11 am

Adoptei gato há 8 meses e concordo como que foi dito quanto a despesas e cuidados, com pequenas variações.
Como tb já foi dito, os brinquedos parecem ser uma lotaria. Eles acham piada a algumas coisas e não ligam nada a outras. O Camões perde-se com rolhas de cortiça e nem sequer pega num brinquedo que de ínicio comprei numa petShop. Também delira com bolas de papel, as fitas de plástico de embalagens e praticamente tudo o que não queremos que ele mexa (Uma vez cheguei a pensar que ele tinha comido um parafuso). Nunca lhe cheguei a comprar arranhador, porque ele sempre se habituou a usar uma caixa de vime para arrumação e por isso decidimos deixar que esse passasse a ser o arranhador. Cama também nunca lhe ligou nenhuma, dorme onde quer e lhe apetece, o que varia praticamente todos os dias.

Por vezes o Camões também passa 1,5 dias sozinho e a única coisa que acontece é que quando chegamos a casa ele cobra. Isto é, exige atenção e brincadeira em doses industriais para compensar a ausência. O que é justo.

De resto, eu considero (quase) sempre uma óptima decisão adoptar um gato. Aliás, no fim das férias vou adoptar outro. Como também já foi referido, se existir espaço suficiente, dois é muito melhor que um. Tanto para humanos como para os bichos.
joaoasilva

quinta jul 15, 2010 9:30 am

Parece-me bem então :)
Agora, poderia-me ajudar noutra coisinha?
Vou começar a fazer "levantamento" das compras para quando o bébé chegar lá a casa já ter tudo disponível.
Podem-me mandar por pm um bom site com bons preços ou então local na zona do Porto para comprar uma caixa para as necessidades do mesmo?
Gostaria de algo não muito caro mas que não deixasse odor (que odeio) e fosse facil de mudar... não sei muito bem que soluções há e onde comprar.

Obrigado mais um vez!
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quinta jul 15, 2010 10:18 am

Bom dia.

joaoasilva: Aqui lhe deixo um artigo meu que quica lhe possa ser de alguma utilidade?!:

http://arcadenoe.sapo.pt/article.php?id=317

Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
joaoasilva

quinta jul 15, 2010 10:33 am

Obrigado, já tinha lido :)
Precisava era mesmo de locais para adquirir e opinioes sobre productos especificos dado que nunca usei/testei nenhuns!
IHaveADream
Membro Veterano
Registado: segunda jul 12, 2010 2:39 pm

quinta jul 15, 2010 10:45 am

joaoasilva, tem aqui um tópico em que falámos recentemente das várias alternativas para a areia do gato.

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=80697

Conforme já referiu a Dinodane, um WC fechado também é, na minha opinião, a melhor dolução, sendo preferível a um tabuleiro.

Não sendo do Porto mas de Lisboa, não sei aconselhar locais de compra, mas sei que há no Jumbo uns WCs que devem andar pelo preço dos outros e que têm o fundo um pouco mais alto -- o que é bom, para evitar que as retroescavadoras que por vezes os nossos gatos são (li algures este termo aqui num tópico e achei muita piada) atirem pedrinhas para fora do WC, mesmo com a porta fechada. :twisted:
Responder

Voltar para “Gatos”