insuficiencia renal aguda

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Parpy
Membro Júnior
Registado: sexta jan 15, 2010 12:57 pm

quarta jul 14, 2010 1:37 pm

Olá a todos.

:cry:

Esta minha mensagem não pela as melhores razões, preciso da vossa ajuda para me ajudar a compreender melhor a insuficiencia renal aguda.
Já tinha ouvido falar da crónica, mas não da aguda.

Não estava preparada para isto. Ja estava habituada ao meu gatinho com problemas e as corridas ao vet. mas isto não.
Deixei ontem o meu tico no hosp. vet. ficou a soro. está fraquinho e vet diz que mto dificilmente vai conseguir resistir.
Já fez exames para saber a causa da insuficiencia, ainda não conseguiram descubrir, desconfia que seja um probl. congénito. Agora só posso esperar que ele reaja ao soro.

Alguem ja teve um caso assim?
Estou tão confusa, tão em choque que nem pensar correctamente consigo.
Só consigo pensar no meu tiquinho lá sozinho...

Obrigado...
IHaveADream
Membro Veterano
Registado: segunda jul 12, 2010 2:39 pm

quarta jul 14, 2010 1:44 pm

Parpy, tenho uma gatinha que teve uma crise de IR aguda há dois anos. Esteve muito mal, mas conseguiu resistir.
A partir daí, ficou crónica. Um dos rins não funciona, o outro vai compensando enquanto for possível.
Passou a fazer só alimentação RC Renal e a ser vigiada com análises regulares. Em Maio, a ureia e a creatinina voltaram a subir para valores anormais, mas por cá continua. Agora faz soro todos os dias para não desidratar.

Por isso, não desespere. Que idade tem o seu gatinho? A Alcagoita tinha 3 anos quando foi o primeiro episódio, também se julga tratar de um problema congénito.
Parpy
Membro Júnior

quarta jul 14, 2010 1:49 pm

O meu puto tem 5 aninhos.
Nada fazia esperar isto, ele até ontem estava completamente normal.
A vet disse que ele está mto mal e que corre risco de vida. Que ele tem que reagir nestas horas, pq senão mto dificilmente vai conseguir.
Fui vê-lo há hora de almoço. Ora se ontem antes de sair de perto dele, miou e levantou a cabeçinha, hoje nada. nem abriu o olho nem levantou a cabeçinha, nada. É como se ele n sentisse nada.

Estou tão... que nem consigo explicar.
IHaveADream
Membro Veterano

quarta jul 14, 2010 2:09 pm

Eles ficam completamente prostrados e não reagem a nada, não querem comer nem beber.

Os valores de ureia e creatinina da Alcagoita eram tão altos que saíam do gráfico.

Quando foi internada, repetiram análises no dia a seguir, depois passados dois dias e depois passados outros dois (já era uma segunda-feira). Na véspera à noite, quando fui à visita, ela comeu uns grãozinhos de ração, o que foi muito bom sinal. Acresce que descobri nessa altura que ela só gosta de ração seca, porque lá na clínica só lhe estavam a dar húmida, por ser normalmente mais apelativa.

E, no dia a seguir, quando fui saber os resultados das análises que seriam as decisivas, os valores tinham baixo imenso, quase como por milagre, nas palavras do veterinário.
Parpy
Membro Júnior

quarta jul 14, 2010 2:15 pm

Só quero acreditar que vai acontecer o mesmo. Que isto é só uma fase má e que vai passar.
Os valores da ureia e creatinina dele tb estão mto altos e n está a produzir urina.
O que me deixa pior é que n posso fazer nada, só esperar.
:cry:
IHaveADream
Membro Veterano

quarta jul 14, 2010 2:29 pm

Bem sei que é terrível. Pode visitá-lo? Não deixe de o fazer e de insistir com ele para comer. Leve-lhe alguma coisa de familiar para ele ter lá, um brinquedo, por exemplo. A minha Alcagoita adorava brincar com a esfregona e eu fiz-lhe uma em miniatura.

Oxalá o seu menino recupere. É o Alfredo? Tudo depende do estado dos rins dele. Se um deles estiver a funcionar, com o soro e o tratamento talvez arribe. Como é novinho...

Vamo-nos falando por aqui, e vá dando notícias, por favor.

Ânimo. :)
Parpy
Membro Júnior

quarta jul 14, 2010 2:41 pm

sim, é o Alfredo. TiquinhoAlfredo como eu lhe chamo.

Ele tem visitas, estive lá hj ao almoço e vou novamente ao final da tarde.
Pra já ele n pode ter nada ao pé dele, senão levava-lhe o tigrezinho q ele tanto gosta.
O problema é nos 2 rins. :( n produz mesmo urina. Deram-lhe um diurético mas ainda n se viu evolução.

Mais logo vou ver como ele está. Só n quero é receber um telefonema deles. É sinal que piorou.

Obrigado pelo apoio,
Vou dando noticias.
martasal
Membro Veterano
Registado: terça dez 22, 2009 6:48 pm
Localização: Nina, Tété e Ruca; mais os que vão aparecendo em condições especiais...

quarta jul 14, 2010 5:07 pm

Parpy,só lhe dou um conselho: Pensamento Positivo,Sempre!!! Acredite,dê tempo ao tempo,ele vai recuperar!
Aguardamos noticias,(Boas noticias)
<p>Se os humanos t&ecirc;m Alma,os animais tamb&eacute;m t&ecirc;m Alma. Se os humanos t&ecirc;m Livre Arb&iacute;trio, os animais tamb&eacute;m o t&ecirc;m. Se n&atilde;o podermos saber isto com toda a certeza,ao menos poderemos dar-lhes o benef&iacute;cio da d&uacute;vida!&nbsp; </p>
<p>Marc Bekoff</p>
Mindless
Membro Veterano
Registado: quarta nov 25, 2009 9:52 am

quarta jul 14, 2010 9:01 pm

Espero que tudo corra bem com o Alfredo. Vá dando notícias, por favor.
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

quarta jul 14, 2010 10:30 pm

o pantufinha era i.r. renal crónico. por vezes tinha crises muito graves. durante muiiito tempo conseguiu ultrapássa-las. uma vez tinha a temperatura muito baixa. depois disso ainda durou 5 anos.
anjjazul
Parpy
Membro Júnior

quarta jul 14, 2010 11:42 pm

Bem...
Estive com o meu menino ao final do dia.
Estava de olhinho aberto e qd ouviu a minha voz, levantou logo a cabeçinha. Ao fazer-lhe festinhas começou a ronronar, e lambeu-me a mão. ele sabia que eu estava ali.

Continua mto fraquinho, mas já tinha feito xixi, com a ajuda de um medicamento que a vet lhe deu, mas fez.
A médica disse que ele tb bebeu um pouquinho de agua.
A temperatura tb subiu, mas ainda continua baixa.
Apesar de ja ter reagido qq coisa a situação dele continua mto critica.

Amanhã terei mais noticias...
Obrigado a todos
IHaveADream
Membro Veterano

quinta jul 15, 2010 12:00 am

Parpy, oxalá ele amanhã esteja melhorzinho. Nós estamos aqui a torcer por isso. :)
ambv
Membro Veterano
Registado: domingo mar 22, 2009 7:14 pm

quinta jul 15, 2010 1:34 am

Acredito que deve ser muito difícil passar por uma situação destas. Se fosse uma das minhas gatinhas, nem sem como reagiria. :(

Espero que melhore. Não se vá abaixo. :wink:
IHaveADream
Membro Veterano

quinta jul 15, 2010 1:18 pm

Estou aqui um bocadinho ansiosa à espera de notícias (boas) do Alfredo... :roll:
Parpy
Membro Júnior

quinta jul 15, 2010 2:39 pm

Olá,
Fui vê-lo na hora de almoço e as noticias são melhores. :)
Em comparação com ontem, teve uma boa alteração. Começa a sair da hipotermia - 37º.
Já comeu e já andou a passear. Qd cheguei reconheceu-me, miou e quis ir para o colo. já se aguenta de pé. Fez um ronron de satisfação e fez "queixinhas".
Fiquei um pouco aliviada mas a preocupação continua. A vet relembrou que ele ainda mantem vigilancia muito apertada e o prognostico reservado.

Mas é um bom sinal ele ja estar a reagir.

Mais logo já terei mais noticias.
Responder

Voltar para “Gatos”