A Joanita Não Quer Comer.....

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Ninita2
Membro Veterano
Registado: domingo out 19, 2003 1:55 pm

sábado nov 08, 2003 1:24 pm

Olá :)

Hoje venho pedir conselhos para a minha tia, que não tem net. Há umas semanas abandonaram à porta da minha avó uma gatinha linda, toda pretinha com cerca de 2 meses, no máximo. É lindíssima, parece um gatinho a pilhas :) Já foi a 3 consultas e iniciou as vacinas, e parece estar tudo ok (só tinha uns acarozitos nos ouvidos). O problema agora é que ela só quer a comida dos donos :!: Recusa-se cada vez mais a comer a ração e a minha tia telefonou-me hoje preocupada a dizer que ela não come nada e que tá magrita :( e fica LOUCA quando lhe cheira a comida cozinhada :!: Ora a minha Ninita também era assim em pequenita, adorava e ficava louca com o cheiro da nossa comida, mas nunca se recusou a comer a ração dela, pelo contrário..... assim foi fácil. Alguém já passou por situação semelhante? O que se deve fazer? Agradeço desde já os vossos palpites ;)

Beijocas
MartaF
Membro
Registado: terça jul 15, 2003 4:17 pm

sábado nov 08, 2003 1:51 pm

As minhas pequenas também aram assim e ainda hoje gostam da comida caseira...
E também foi um problema, principalmente com a Joana!!!Recusava-se a comer a ração... Também há muitos gatos que se fartam de comer sempre da mesma ração!
Eu costumo misturar um bocadinho d comida de lata na ração, e assim elas deliciam-se!Eu dou-lhes Friskies ou Whiskas, que elas adoram... e às vezes uns miminhos tipo Whiskas c/pockets rechados!!!
Não sei se é a melhor escolha, mas não sou muito exigente e elas também não ;)

Experimente mudar de ração ou misturar qualquer "coisa" na mesma para ela se ir habituando...
Com as minhas resultou!

Cumprimentos e boa sorte,
Marta
Ninita2
Membro Veterano

sábado nov 08, 2003 2:10 pm

Obrigada :)

Também já tinha pensado nisso das latinhas.... será que é mal das Joanas?? ;)

Beijocas
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

sábado nov 08, 2003 5:23 pm

acho melhor não a habituar a latas. consecutivsamente, não lhe faz bem nenhum. pode comprar uma ração própria para gatinhos e deitar por cima um bocadinho de levedura de cerveja. eles gostam e faz bem ao pelo, intestinos, etc. também é esquisito a gata não comer há dias. não terá nenhum problema?
Ninita2
Membro Veterano

sábado nov 08, 2003 5:40 pm

Ahhh boa! A levedura de cerveja :D Já não me lembrava disso. Vou dar essa ideia à minha tia. Entretanto ela disse-me agora que misturou um pouco de comida de lata na ração e ela comeu tudo com vontade, o que significa que o que ela não gosta nada é da ração em si. Problemas de saúde, segundo os vets, não tem, felizmente. Parece é que não é um bom garfo ;) Eu também não sou apologista de comida húmida, os meus só comem ração seca, mas também nunca tive um gato que recusasse assim a comer, uma pessoa fica desesperada :| ...

Beijocas
sregina
Membro Veterano
Registado: quinta mar 13, 2003 4:12 pm

sábado nov 08, 2003 6:03 pm

Ninita,

Eu não houve modo de "convencer" o Òscar a comer só ração seca. Ainda agora misturo sempre a seca com 1/4 de lata (gourmet gold...e tem de ser a de mousse :roll: ). Assim ele come bem. tenho é que lhe dividir as refeições, para aquilo não secar,senão o raio do peludo também desdenha. Assim dou-lhe de comer 3-4 vezes por dia.
Ninita2
Membro Veterano

sábado nov 08, 2003 6:11 pm

Sregina

O seu método parece-me bem, e foi também o que a minha tia fez há pouco e resultou. Não deve sêr muito prejudicial para eles pois não? Se for só um pouquinho.... Afinal é importante que comam alguma coisa! A pobre estava esganada de fome e recusava-se a comer aquilo só assim! Cada uma.... :| :roll:

Beijocas
jonniboy
Membro Veterano
Registado: quinta set 25, 2003 7:42 pm

sábado nov 08, 2003 6:14 pm

Oi!
Só se o problema for por a ração seca ser muito dura.
Experimente por um bocado de água para a ração amolecer um pouco.
Inté!
sregina
Membro Veterano
Registado: quinta mar 13, 2003 4:12 pm

sábado nov 08, 2003 6:18 pm

Jonni

Qual ser dura :lol: misturada com a húmida, ele farta-se de trincar os croquetes. tem é de estar tudo muito bem misturadinho (com um garfo).

Ninita,

Eu falei ao vet. sobre isto e ele disse que se a proporção de húmida fôr bem menor que a seca, não lhe faz mal. Claro que o idela seria só a seca, mas :roll: (a minha filha também não come fruta e que hei-de eu fazer?!?)
Ninita2
Membro Veterano

sábado nov 08, 2003 6:29 pm

sregina Escreveu: Eu falei ao vet. sobre isto e ele disse que se a proporção de húmida fôr bem menor que a seca, não lhe faz mal. Claro que o idela seria só a seca, mas :roll: (a minha filha também não come fruta e que hei-de eu fazer?!?)
Pois hehe eu tenho o mesmo problema com a fruta :roll: .... Enfim, não podemos gostar todos de amarelo, não é?

Beijocas e obrigada pelos vossos comentários :)
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

domingo nov 09, 2003 12:35 pm

Olá

A sua tia vá tentando aos poucos diminuir a quantidade de ração humida para ver se ela se habitua a comer só seca.

beijokas
Kathleen
ChinaBlue
Membro Veterano
Registado: segunda set 30, 2002 8:28 am
Localização: 3 Gatas (Maga, Charlie e Kika) e 4 Gatos (Sebastião, Alfredo, Samuel e Simão)

terça nov 11, 2003 11:52 am

Olá

Quando adoptei o Alfredo ja com mais de 7 anos ele vinha habituado a lata (e de má qualidade segundo o vet) e foi complicado mudar ... a verdade so a levedura de cerveja ajudou ... ele adorou e hoje so come ração seca.
Quando veio tinha muito tartaro nos dentes e o vet ficou com receio em o retirar pois como ele estava nutricionalmente debilitado poderia perder alguns dentes, a ração seca tem ajudado bastante e ja tem bem menos.
Por isto sou apologista de ração seca de boa qualidade ... lata é petisco dado muito de longe em longe ...

Jokas
ChinaBlue
Nikitagatita
Membro Veterano
Registado: quinta fev 27, 2003 11:10 am

terça nov 11, 2003 12:35 pm

jonniboy Escreveu: Oi!
Só se o problema for por a ração seca ser muito dura.
Experimente por um bocado de água para a ração amolecer um pouco.
Inté!
Exactamente, foi o que a Vet uma vez me aconselhou, juntar um pouco de água quente á ração seca, deixar amolecer e esmigalhar tudo, comigo funcionou ;)
Ninita2
Membro Veterano

terça nov 11, 2003 3:01 pm

Olá :D

Obrigada a todos pelas valiosas sugestões :) Já estão a sêr postas em práctica ;) Este fórum é maravilhoso :D

Beijocas a todos :D

P.S. Assim que puder ponho fotos da Joanita no meu álbum, ela é lindona!!
Ninita2
Membro Veterano

segunda nov 17, 2003 12:27 am

Olá :D

Hoje venho apresentar-vos a Joanita! Estivemos em casa da minha tia e tirámos algumas fotos ;) ela pregou-nos um grande susto, sabem, porque afinal estava doente :( por isso é que não comia. Chegou a ficar apática, e lá foram os meus tios para o hospital veterinário às 2 da manhã.... Claro que suspeitámos logo daquelas 3 doenças horríveis :( mas felizmente parece têr sido só uma indisposição devida a uma determinada comida de lata :? Tadinha, levou tantas injecções..... mas agora já come super bem e brinca que nem uma maluquita :D Enfim, foi um susto, até porque não sabemos de onde ela vem.... Fizeram-lhe os testes FIV e FELV que deramv negativos, mas bem sei que não são fiáveis.....

Bom, aqui está ela :D Reparem nas ORELHAS!! Nunca vi um gato com as pontas das orelhas assim tombadas, alguém já tinha visto??

Beijocas :D

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Responder

Voltar para “Gatos”