Ajuda urgente - Mudei de casa - é o caos!

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

NiloeSimao
Membro Júnior
Registado: terça jul 20, 2010 9:58 am

terça jul 20, 2010 10:09 am

Olá a todos, preciso da vossa ajuda:

Tenho dois gatos, ambos apanhados na rua em diferentes alturas.O primeiro ainda eu vivia com os meus pais mudou-se comigo para a minha casa nova, até ai tudo bem...Seis meses depois apanhei um gatito bebe, assim que o levei ao vet e foi devidamente vacinado comecei a fase da aproximação aos dois, primeiro foi dificil mas rapidamente se tornaram companheiros cenas de pacada com muitas lambidelas á mistura! ;)
Desta vez mudei para uma casa nova, tentei nao alterar muito a disposição de todas as coisas deles, mas á chegada foi o caos, no caminho o mais velho descuidou-se e tive que lher dar banho quando cheguei.quando os juntei, parecia que não se conheciam, bufam, rosnam (sim , parecem pit-weiler), ou seja parece que se vão matar....Não comem, não bebem e não vão ao caixote. Não sei o que faça, estou em autentico panico.
Eles são ambos castrados e já vivem juntos pelo menos á dois anos, nunco pensei que isto fosse acontecer
OhLinda
Membro
Registado: sexta jan 30, 2009 1:06 pm

terça jul 20, 2010 1:12 pm

Boa tarde NiloeSimão, deduzo que estes sejam os nomes dos seus gatinhos :wink:
Não desespere.. os gatos não gostam muito de mudanças, são animais por natureza um pouco desconfiados e receosos. O facto de já não estarem no seu habitat anterior, torna tudo novo/novidade para eles. É o desconhecido, sabem lá onde estão.. e tu quem és, conheço-te :?:
Procure falar muito com eles, acarinhá-los o mais possível, apresentá-los um ao outro: este é o ../ conheces ? e este é o.. vocês são amigos, já se conhecem !
Dê-lhes tempo, se eles se esconderem, não force - deixe-os estar - têm que perceber com o tempo, que essa agora é a casa deles/o seu novo ambiente, a dona é a mesma, eles também, e com calma, paciência e carinho vão acabar por se adaptar novamente - mas leva sempre o seu tempo.
Eles é que não falam, mas ainda vai perceber que eles estão todos satisfeitos na sua nova casinha :)
NiloeSimao
Membro Júnior

terça jul 20, 2010 1:31 pm

Obrigada,
Hoje já foram ao caixote e o mais velho até comeu...De resto continuam, um enfiado na casa de banho atrás da porta e o outro no meu roupeiro...Vamos ver como corre.
OhLinda
Membro
Registado: sexta jan 30, 2009 1:06 pm

terça jul 20, 2010 2:13 pm

Pois, é isso.. continuam assustados :? Embora a reconheçam a si, e tenham as coisas deles, para os gatos acima de tudo, é muito importante o local onde se encontram. E esse local, ainda não o reconheceram como deles, ainda lhes é estranho. Deixe-os estar escondidos, vá falando e chamando por eles.. aos poucos tudo irá regressar à normalidade.
Felicidades para todos :) :)
lemur
Membro
Registado: terça nov 15, 2005 11:00 pm
Localização: 5 Caes ( 1 casal de Dogues alemães, 1 braco alemão, 2 rafeirinhas) 6 gatos todos srd, vários peixes.

terça jul 20, 2010 5:05 pm

Boa tarde,

À cerca de 1 semana também tivemos que mudar os nossos gatos todos das casas que estavam habituados. A minha mãe trouxe 4 gatos de casa dela em trás os montes para o Porto, e, a minha irmã levou 3 da casa dos meus pais no Porto para a casa dela.

As reações de 7 gatos, como era de esperar foram as mais diversas.

1 que é completamente surdo, entrou dentro de casa como se sempre tivesse lá morado.

Uma das gatas, que era completamente arisca, má mesmo, passou 2 dias na casa de banho da minha irmã. Hoje já sai, e, pelo menos momentaneamente está muito mais meiga.

Todos os outros demoraram cerca de 48 horas a começar a ambientar-se, e, hoje passado 1 semana, estão como sempre.

Com paciência, sem forçar nada, deixar cheirar à vontade, e, se forem como os nossos, deixar que investiguem durante a noite, no silêncio, tudo irá correr pelo melhor.

Boa sorte,

carla Batista
NiloeSimao
Membro Júnior

terça jul 20, 2010 6:06 pm

Agora tive uma situação bem complicada, encontraram-se na sala parecia que se iam matar, tive que me meter no meio fiquei cheia de cortes.De momento separei-os em partes opostas da casa, não sei se fiz bem, mas precisei de uma tempo para fazer curativos.É mesmo estranho, eles sempre foram tão meigos.
pathelen
Membro Veterano
Registado: segunda out 27, 2008 9:24 am

terça jul 20, 2010 9:15 pm

Regra geral os gatos reagem mal a mudanças e por isso vai ter que ter muita paciência... se for preciso vai ter que voltar a usar a técnica da primeira apresentação e aos poucos deixá-los verem-se mais tempo.

Mas nunca se meta no meio de dois gatos zangados... :) use algo que faça barulho, tal como uma lata com umas moedas lá dentro que os assuste e faça com que se afastem ou então um borrifador com agua!
NiloeSimao
Membro Júnior

terça jul 20, 2010 9:49 pm

Pois ainda tenho que ir á procura destas coisas, tenho os caixotes que ainda estão por arrumar fechados num quarto para não os stressar!à Pouco foi outro filme....Espero que corra tudo bem, não me imagino sem um dos dois!Partia-me o coração!
NiloeSimao
Membro Júnior

quarta jul 21, 2010 12:56 pm

Impressionante,não abranda!Parece uma batalha campal!
IHaveADream
Membro Veterano
Registado: segunda jul 12, 2010 2:39 pm

quarta jul 21, 2010 1:02 pm

NiloeSimão, nunca passei por uma situação semelhante mas, no seu lugar, mantinha-os separados durante algum tempo. E, fechando um numa divisão, deixava que o outro explorasse, de vez em quando, a nova casa.

Eles devem sentir-se inseguros no novo espaço, daí estas reacções. Quando se habituarem a ele, tudo deve ir regressando ao normal.

Deixe que cada um, à vez, a "ajude" nas arrumações. Eles costumam adorar enfiar-se dentro dos caixotes. Talvez isso ajude a distendê-los. :wink:
MariaTeresa
Membro Júnior
Registado: terça jul 13, 2010 9:21 am

quarta jul 21, 2010 2:46 pm

As mudancas p os gatos sao sempre complicadas... eu tive uma gata q qdo mudámos de casa se atirava de cabeca às janelas! Era de tal forma q tivemos de fechar as persianas e abrir as janelas pq assim ela n se magoava tanto!

Levou tempo e paciência (muita!) mas ela aos poucos foi-se habituando.. espalhámos pela casa alguma roupa nossa, almofadas (q ela já conhecia da outra casa), brinquedos e claro, a comidinha preferida , pescada cozida c um bocadinho de azeite :D e a partir do momento q a casa ficou organizada, sem aquela confusao de caixotes e nós sempre de um lado p o outro, ela ficou mto mais calma e curiosa em relacão ao novo espaco.

Uma coisa q eu fazia c a Zoe e a Mia qdo elas n se davam, c uma corda prender uma porta, de forma a q esta fique um pouco aberta, mas só o suficiente p eles se poderem cheirar e n se magoarem. Com elas deu resultado, pode ser q c os seus tb :)
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

quarta jul 21, 2010 6:33 pm

há quem diga que os meus gatos são uns infelizes porque mudam muitas vezes de casa. não t~em estabilidade. pois de tanto mudarem, já não ligam. os animais como as pessoas acabam por se habituar a muita coisa. de qualquer modo, cuidado com portas e janelas abertas. são perigosas para os que vieram de novo e para os velhos residentes. eu que o diga :cry:
anjjazul
MariaTeresa
Membro Júnior
Registado: terça jul 13, 2010 9:21 am

quarta jul 21, 2010 6:44 pm

MariaTeresa Escreveu:As mudancas p os gatos sao sempre complicadas... eu tive uma gata q qdo mudámos de casa se atirava de cabeca às janelas! Era de tal forma q tivemos de fechar as persianas e abrir as janelas pq assim ela n se magoava tanto!

Levou tempo e paciência (muita!) mas ela aos poucos foi-se habituando.. espalhámos pela casa alguma roupa nossa, almofadas (q ela já conhecia da outra casa), brinquedos e claro, a comidinha preferida , pescada cozida c um bocadinho de azeite :D e a partir do momento q a casa ficou organizada, sem aquela confusao de caixotes e nós sempre de um lado p o outro, ela ficou mto mais calma e curiosa em relacão ao novo espaco.

Uma coisa q eu fazia c a Zoe e a Mia qdo elas n se davam, c uma corda prender uma porta, de forma a q esta fique um pouco aberta, mas só o suficiente p eles se poderem cheirar e n se magoarem. Com elas deu resultado, pode ser q c os seus tb :)

Uma porta mas dentro de casa, claro!!!
NiloeSimao
Membro Júnior

segunda jul 26, 2010 8:06 pm

Muito obrigada a todos!!
Os meus lindinhos já estão como novos e muito felizes por estar na casita nova!
IHaveADream
Membro Veterano
Registado: segunda jul 12, 2010 2:39 pm

segunda jul 26, 2010 8:11 pm

NiloeSimao Escreveu:Muito obrigada a todos!!
Os meus lindinhos já estão como novos e muito felizes por estar na casita nova!
:wink: :D
Responder

Voltar para “Gatos”