Problemas com gatinhos e alturas

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Susana_Serra
Registado: segunda ago 25, 2003 3:36 pm

quinta nov 06, 2003 10:32 am

Oi :lol:
tenho um gatinho preto com cerca de 1 ano e meio e moro numa casa num sétimo andar.

Tenho também um boxer que passa a maior parte do tempo num terraço que temos com cerca de 70m2.

O meu problema é o seguinte: o meu gato adora ir para o terraço apanhar sol e brincar com o cão, mas eu tenho medo que ele caia dos parapeitos, uma vez que o meu antigo gato morreu dessa forma já aqui nesta casa :cry:

Um amigofalou-me de um sistema de uma coleira com choque que seria activada sempre que o gatito se afastasse mais do que devia :? .

Gostava de saber se alguem conhece este sistema (ou outros), se funciona, e principalmente se tem alguma implicação negativa para o gatinho.

Obrigado a todos. Um beijinho
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

quinta nov 06, 2003 10:42 am

Olá

Eu nunca ouvi falar de tal sistema. Mas com esse sistema o gato usa apenas coleira ou fica com trela?
Se o terraço tiver coisas onde o gato possa deixar a coleira presa pode ser perigoso. Se ficar de trela também pois os gatos sao muito irrequietos e pode estrangular.
A ideia do choque não me parece muito boa, mas fale com o veterinário para que ele lhe dê a opinião.

Beijokas
Kathleen
Susana_Serra
Registado: segunda ago 25, 2003 3:36 pm

quinta nov 06, 2003 10:52 am

Não, segundo o que eu peercebi, o sistema é só com coleira existindo uma central que fica em casa, com um raio de permissão para o gatinho andar.

Se ele ultrapassar esse raio leva então o choque que o faz voltar para trás.

Mas isto foi só o que me contaram nem sei se existe realmente.
ALONGO
Membro
Registado: quarta out 08, 2003 4:24 pm

quinta nov 06, 2003 10:58 am

Olá
não me parece boa ideia a de andar a dar choques ao seu gato, se não quer que vá para a varanda, feche-a ou então tente com o esguicho de água, normalmente resulta para outras situações, como não ir aos passaros, não mecher nas flores secas. etc.

Para não ter a mesma infelicidade é melhor prevenir.

Beijinhos
picola
Membro Veterano
Registado: quinta mar 06, 2003 5:39 pm
Localização: 3 Gatinhos Europeus Comum: Patinhas, Noddy e Cascão

quinta nov 06, 2003 10:59 am

Olá Susana_Serra,

Benvinda ao forúm!

Sabe, mesmo que essas coleiras existam e resultem, não me parece correcto dar choques ao gato :o :o

O melhor mesmo é deixá-lo sair apenas mediante a vossa presença!

Não descure este aspecto, os gatos por vezes portam-se bem nas varandas e terraços, mas depois passa por lá um passarinho e eles pimba...vão atrás e caiem cá abaixo!

Boa Sorte!

Picola
MartaF
Membro
Registado: terça jul 15, 2003 4:17 pm

sábado nov 08, 2003 1:07 pm

É estranho, talvez esteja errada ou os gatos "dão-se bem" com as alturas, é que as minhas gatinhas costumam andar por cima dos telhados e num terraço com cerca de 3m d altura, também andam sempre a perseguir os pássaros(sem nunca lhes tocar que eu n deixo ;) )e nunca caíram (felizmente lol )!! Não sei, talvez seja sorte minha...
Elas gostam muito de andar fora de casa, trepam às árvores... mas portam-se muito bem... e respondem ao meu chamamento (menos a joaninha, que pensa que manda lá em casa ;) lol !!)

Eu vivo no campo, e não há muitos perigos, por isso deixo-as à vontade para "explorar"!!! D

Cumprimentos,
Marta
Catarina1
Membro Veterano
Registado: sábado nov 01, 2003 4:47 pm
Contacto:

sábado nov 08, 2003 3:34 pm

Olá!!

Eu moro num 5º andar...A minha gata já foi para casa do meu vizinho pelo lado de fora do prédio...Passou por um parapeiro que tem entre 5 a 10 cm de lagura... Ou não apareceu passaro nenhum na altura,ou passou,mas ela quis continuar em frente, até encontrar uma janela aberta...Como era verão,tinhamos as janelas abertas,e lá foi ela!! Também passa da varanda da sala para a da cozinha, por um parapeito que tem msm 10 cm de largura,depois acaba...depois há um espaço de 20 cm que não é parapeito...e dp continua...Adora andar por lá...Eu é que já ia morrendo do coração quando a via lá...Agora não a deixo andar na varanda!! Quando dou conta,vou logo busca-la!!
Da outra vez, tinhamos a janela aberta mas os estores corridos,tinha uma tirinha de nada acima do parapeito,para entrar mais luz... Como os pombos gostam de andar por lá.Houve um dia que a minha gata viu os pombos e deu um salto da cama (que é um pouco (muito) afastada da janela) para a janela...a sorte dela foram os estores que estavam corridos...Ela foi contra aquilo tudo de cabeça...

Bjinhos
Catarina Duarte

Bianca - 23/01/1993 ~  05/10/2009
Ninita2
Membro Veterano
Registado: domingo out 19, 2003 1:55 pm

sábado nov 08, 2003 5:57 pm

Meu Deus, vocês não têm medo que os gatos vos caiam lá em baixo :?: É que pode acontecer.... Eu bem sei que eles adoram janelas varandas e parapeitos, e parece que quanto mais arriscado mais eles gostam, mas eu, pessoalmente, prefiro privá-los desses pequenos prazeres do que arriscar vê-los estatelados lá em baixo :!: Quanto aos choques eléctricos.... por favor, não faça isso! Uma dica: há uns tempos descobri na net um produto interessante concebido para evitar que os gatos fujam dos quintais e afins, e penso que também se adaptaria bem a um terraço ou varanda. Era uma rede que se colocava sobre o muro ou cerca, consoante os casos, e o gato, por mais que tente, não consegue saltar para lá daquilo. É difícil de explicar mas pareceu-me excelente. O pior é que não me recordo onde foi que vi aquilo, mas até tinha um video para demonstração onde se via o gato a tentar fugir sem sucesso, e sem se magoar. Vou pesquisar a net e vêr se encontro aquilo de novo pois parece-me que pode sêr uma arma muito útil na guerra contra a fuga dos peludinhos ;)

Beijocas
Catarina1
Membro Veterano
Contacto:

sábado nov 08, 2003 8:22 pm

Eu morro de medo que a minha gata caia do parapeito quando se aventura andar de varanda em varanda!!! A minha mae vai tentar poupar + algum dinheirinho para fechar a varanda da sala...Assim ,sempre é mais um espacinho que ela pode andar à vontade, e apanhar solinho,sempre por detrás dos vidros! Mas por enquanto não dá!!

Pois..Choques electricos,também não acho uma boa solução...A gata com essa coleira (e é se existir),ao apanhar o choque,vai tentar fujir,nem que seja para lá da distancia permitida pela maquina..Enquanto ela apanhar os choques sente-se mal, e até pode-se atirar da janela,com os nervos,de ter algo no pescoço a dar-lhe choques!! Pensou nisso?? Essa coisa é bem pior do que qualquer outra coisa que possa existir!! E não faz sentido haver uma cena dessas!!!
Em minha casa, também tenho um terraço (moro no 5º andar,como referi anteriormente),mas está fechado,e foi feito um quarto aí... Eu gostava que fosse mesmo um terraço aberto... Mas antes de eu nascer,já aquilo estava fechado!! A minha avó morou cá...e criou uma galinha nesse terraço,só afim dos ovitos da dita! Uma vez a galinha caiu do terraço! Morreu !!!? Claro que não...Passou o fim de semana a comer a relvinha do jardim em baixo do prédio! Até deu a volta ao prédio, e como a minha avó tinha estado fora o fim de semana,quando regressou viu que estava uma galinha do lado oposto do terraço,muito parecida com a dela...Pois é..era a dela mesmo!!!
Catarina Duarte

Bianca - 23/01/1993 ~  05/10/2009
Miadores
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm

sábado nov 08, 2003 9:26 pm

Catarina1 Escreveu:Uma vez a galinha caiu do terraço! Morreu !!!? Claro que não...
:o :o

Óbvio! Sabe que as galinhas têm asas! Embora não lhes dê para voar, propriamente, :) ajudam na descida! :D

O mesmo se não passa com os gatos! :roll: :roll:
É por isso que me "arrepio" sempre que ouço dizer que os gatos andam pelas varandas, parapeitos, terraços, etc! E têm tido sorte! Pois é! É mesmo sorte, mas até um dia ... Conhecem aquele ditado que diz:
Tantas vezes vai o cântaro á fonte, que um dia lá fica a asa?

Agora dar choques eléctricos??!

:o :o :o :o :o

Deus do Céu!! E ainda põe a hipótese de se servir disso?

Mas onde andamos nós?
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p>&nbsp;</p>
Catarina1
Membro Veterano
Contacto:

sábado nov 08, 2003 10:38 pm

Miadores Escreveu:
Catarina1 Escreveu:Uma vez a galinha caiu do terraço! Morreu !!!? Claro que não...
:o :o

Óbvio! Sabe que as galinhas têm asas! Embora não lhes dê para voar, propriamente, :) ajudam na descida! :D

Eu sei que é obvio.
Catarina Duarte

Bianca - 23/01/1993 ~&nbsp; 05/10/2009
MaedoSininho
Membro Júnior
Registado: quinta nov 06, 2003 12:51 am

sábado nov 08, 2003 10:50 pm

... assim como também é obvio e toda a gente sabe que os gatos têm capacidade físca para saltar de grandes alturas sem se magoarem :p

Acho que deveria haver um meio termo... parece-me que há pessoas que super-protegem os gatos... (não me estou a referir ninguém em particular) Eles não são flores de estufa ;)

Desculpem-me o desabafo...

Quanto a essa coleira que dá choques... acho muito má ideia... :evil: Tadinhos dos bichos :( Como disse a catarina1 eles podem ficar muito assustados e depois pode ser pior a emenda que o soneto... :|
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sábado nov 08, 2003 11:18 pm

Boa noite.

Tanto qnt sei, os gatos têm a particularidade de saberem lidar com as alturas...mas há sempre um " mas..." nem sempre saiem bem sucedidos... basta que haja uma descompensação auditiva, p.e. provocada por uma infecção ou otite...de qlq das formas há que ter cuidado prq tb depende do domínio de concentração, deles, durante a queda..se estavam distraidos aquando da mesma, ou p.e. a dormir, perdem o control de posicionamento do corpo, a tomar, durante a mesma...

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Catarina1
Membro Veterano
Contacto:

domingo nov 09, 2003 12:49 am

Oi...

Já aconteceu duas vezes, a minha gata estar a dormir aos pés da cama, e quando se foi a virar para o outro lado, caiu da cama...Como era pertinho de chão,não deu tempo para dar a voltinha e cair nas 4 patas! A segunda vez, foi quase a mesma coisa,mas aqui apercebeu-se que estava a cair e agarrou-se com unhas e dentes ao lençol, de olhos bem abertos!! lolol.. Tadinha!!
Catarina Duarte

Bianca - 23/01/1993 ~&nbsp; 05/10/2009
MaedoSininho
Membro Júnior
Registado: quinta nov 06, 2003 12:51 am

domingo nov 09, 2003 1:19 am

Catarina1 Escreveu: Oi...

Já aconteceu duas vezes, a minha gata estar a dormir aos pés da cama, e quando se foi a virar para o outro lado, caiu da cama...Como era pertinho de chão,não deu tempo para dar a voltinha e cair nas 4 patas!

Até dá dó quando a distância é pequena e eles não estão a contar e não têm tempo de pôr as patas em posição! :oops:
Quando vi o Sininho a cair assim fiquei super assustada, mas a ele parece que não se passou nada... :)
Responder

Voltar para “Gatos”