Comprar gatos?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

segunda nov 10, 2003 10:27 am

Olá

Em parte por umas observações que me foram feitas por ter comprado mais um gato de raça, em parte porque já há um tempo pensava abrir este tópico, cá vai a minha pergunta, deve-se ou não comprar gatos de raça?

Eu sou a favor da compra de gatos de raça a Criadores. (assim como de outros animais a criadores). Jamais compraria um gato numa loja.
Se não existirem criadores as raças desaparecem. São os criadores que apuram as raças, com todo o amor e carinho que devotam a essa causa. E claro que isso tem de ser pago, todos nós sabemos o quanto custa manter um gato, um criador gasta dinheiro em exposições, em boas rações, em despistes de possíveis doenças, em partos etc etc. Não acho que os criadores enriqueçam à custa dos gatos.
Aqueles que se intitulam de criadores e têm uma linha de montagem talvez, mas os que criam com amor à raça e de forma planeada e ponderada não.

Neste forum noto que existe, por vezes, alguma xenofobia em relação aos gatos de raça. Mas, ao contrário do que muitos pensam os gatos de raça também são abandonados e maltratados. Temos aqui no forum, uma forista que se não estou em erro é a Dora Seixas que tem um persa encontrado num caixote do lixo em bébe...

Claro que podem dizer que com tantos gatos abandonados não se deve comprar gatos. Mas, a culpa dos abandonos não é nossa, as câmaras, o estado deveriam chamar a si a responsabilidade de esterilizar e castrar gatos de rua e em alguns anos conseguiria resolver-se este probelma. Claro que cada um de nós pode fazer o que estiver ao seu alcance para ajudar. Mas, ninguém tem a obrigação de adoptar um gato.
E não nos podemos esquecer, que adoptar um gato de rua pequeno quando já se tem gatos em casa é um risco. os despistes de doenças só são fiáveis a partir dos 6 meses (se não estou enganada) e durante esse periodo o ideal seria que o novo gato não convivesse com os outros.

Para mim o importante é que seja ou não de raça, devemos tratar com todo o carinho e condições os animais que temos.

Gostava de saber a vossa opinião.

Beijokas
kathleen
rita_x
Membro Veterano
Registado: sexta set 12, 2003 8:26 am
Localização: Trinca - cadelinha e Miss - Gatinha ambas já partiram e agora os meus amores Dandy, Gastão e Cherry,

segunda nov 10, 2003 11:19 am

Bom julgo que já dei a minha resposta!
Só me resta dizer que me revolta não haver o mínimo cuidado com os gatos que se tem em casa, como é o caso do siamês que encontrei com a patinha partida! Acho uma perfeita irresponsabilidade (se bem que neste caso, se trata mais de ignorância que outra coisa). Qdo se adquire um gatinho é para assumir todos os cuidados a ele referentes.
Como não é o teu caso Kathleen, compreendo a tua posição e principalmente qdo falas dos riscos da saúde dos gatos de rua, mas é mais forte que eu. Eu convivo quase semanalmente com os gatinhos da D. Carolina e custa-me tanto vê-los ali e saber o que passaram até ali chegar...

Enfim boa sorte e muitos carinhos para a Emília!!

Beijinhos

Rita
beta1969
Membro Veterano
Registado: quinta jan 09, 2003 8:57 am

segunda nov 10, 2003 11:33 am

Quanto à questão de se gostar de gatos de raça, eu acho que não da RAÇA que gosta não é Kat? Gosta é de gatos de pelo comprido. Se não já era preconceito mesmo... e aí ficaria triste consigo.
Eu sinceramente também gosto mais de gatos de pelo comprido e reforço algo que já disse aqui – é-me completamente indiferente que tenham registo ou não, desde que saiba exactamente de onde vêm (para evitar a questão das doenças, e algumas má-formações)
Se não me tivessem dado a Luna provavelmente teria comprado um gato de pelo comprido, mas só pelo facto de ter pelo comprido e não por ser da marca X ou Y. A Blue foi comprada e o Tomé e a Luna foram dados.
Não concordo com a aquisição de animais, pela “mania”, de se ter um gato de RAÇA. Para dizer aos amigos, que tem registo que é do criador X ou Y., que é filho de campeões, etc., etc.,
Sim eu tenho persas sem registo, a mai-mai já disse uma vez – que os meus gatos não são persas, são simples gatos domésticos. Pois para mim os meus PERSAS, são os PERSAS mais lindos do mundo.
E Kat eu posso ser muito azarada, mas conheço várias casas de criadores, e sinceramente ainda não vi nenhuma que achasse que os animais estivessem em condições e bem tratados, dentro daquilo que considero bom trato.
O último que fui buscar à casa de um criador para uma amiga (nome facultado pelo Clube, ), vimos de lá com pesadelos, só dava vontade de os COMPRAR todos e tira-los de lá... foi à 15 dias atrás...Acabamos por trazer um gato já com 6 meses, pois achamos que os pequeninos tinham mais hipóteses de arranjar Dono. È muito triste não é? Se calhar é mesmo azar meu..
O respeito pelos animais, ou melhor por todos os seres vivos é o mais importante e não fazer a separação por categorias melhor, pior, inferior. Que importa que sejam às bolinhas ou às risquinhas? interessa sim é o amor que se dá, seja no acto da criação, seja no acto da dádiva.
cpts
beta
picola
Membro Veterano
Registado: quinta mar 06, 2003 5:39 pm
Localização: 3 Gatinhos Europeus Comum: Patinhas, Noddy e Cascão

segunda nov 10, 2003 12:01 pm

Olá,

Então cá vai a minha opinião acerca deste assunto: Eu sou contra a compra de animais, sendo de raça ou não(sim porque também se vendem animais srd :o )!

E porquê?
A resposta é simples: aquilo que eu sinto pelos animais nada tem a ver com a sua raça!
O amor que lhes dedico e que recebo de volta não é directamente proporcional ao seu aspecto/caracteristicas!

Já tive gatos cegos, mancos e sem rabo e nunca gostei menos deles por não serem tão agradáveis à vista! Sou franca, até sinto um carinho especial pelos gatos mais desprezados...

Sei muito bem que quem compra gatos de raça, não o faz apenas pela sua beleza (embora muitos o façam), e sim para dar continuidade à raça, e muito embora eu tenha isto presente continuo a achar que os animais não se devem comprar! O motivo não me parece forte o suficiente!

É que de facto parte-me o coração ver tantos animais abandonados, a precisarem de um lar, e depois, com o dinheiro que se gasta a comprar um gato de raça, bem que se podia ajudar/apadrinhar animais que estão de facto necessitados!

Claro que a culpa dos abandonos não é nossa, mas nós na qualidade de amantes de animais devemos ajudar na medida do possivel e não virar a cara para o lado remetendo as culpas para as camaras/estado que como todos nós sabemos (exceptuando rarissimas excepções) estão-se borrifando para os animais abandonados/maltratados!
Obrigações não temos, claro! Mas eu digo-vos que cada vez que ajudo um animal necessitado me sinto uma pessoa melhor...(eu sinto obrigação moral de ajudar)

Quanto a adoptar gatos doentes, a solução é muito simples: adoptam-se gatos adultos, onde a análise das diversas doenças é possivel e assim já não se correm riscos!

Já agora em relação às pessoas deste forúm serem xenofobas relativamente aos animais de raça, eu peço desculpa mas não estou de acordo, o que penso é que existe mais gente a pensar como eu! As pessoas detentoras de animais de raça, nunca foram tratadas de forma diferente, pelo que não concordo com esta expressão! O que existe é tão somente uma divergência de opiniões, o que não significa que gostem menos ou mais dos animais, e este sim, é o aspecto que se deve dar mais relevancia!

Kathleen, pf não leves a mal o que escrevi! Isto é o que eu penso sobre o assunto! O que cada um faz eu respeito, mas também não podia omitir a minha opinião!

Desculpem o testamento! :oops:
Kathleen
Membro Veterano
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

segunda nov 10, 2003 12:17 pm

Olá

Como é lógico todas as opiniões são válidas e claro que não levo nenhuma a mal.
O tópico foi aberto para falar do tema de uma forma cordial e racional e sem guerras.

Eu gosto de gatos de pêlo comprido sim. Mas, é como digo sempre se eu for ao canil quero trazer os cães e os gatos todos comigo.
Quando temos um gato ou cão cego e sem uma perna gostamos menos dele por isso? Claro que não. Acamos esse gato ou cão feio? Claro que não. Nunca trataria de forma diferente um animal desses.

Quando falei da xenofobia em relação aos gatos de raça, não digo que tratem mal quem os tem. mas parece que há aqui um preconceito com estes gatos.

As raças acabam se ninguém for criador. E há criadores consciêntes, bons e que tratam os gatos de uma forma maravilhosa.

Sou A FAVOR da adopção sim, de adultos, de bébes, do que puder ser. Mas, com consciência, não se vai adoptar um gato, juntar-se aos que estão em casa e morrerem todos não é?
Nunca iria ter imensos gatos em casa, pois acho que o dinheiro tem de ser bem ponderado.

E outra coisa, não me digam que o dinheiro gato na compra de um gato dá para apadrinhar outros. Ninguém aqui sabe se quem tem gatos de raça, tem gatos apadrinhaods, ajuda instituições etc.

Mas, atenção nunca compraria um animal de raça por causa do registo, de mostrar aos amigos etc entendem?

Beijokas
kathleen
sregina
Membro Veterano
Registado: quinta mar 13, 2003 4:12 pm

segunda nov 10, 2003 12:36 pm

Boa tarde,

Gostaria de deixar um "pequeno" pormenor para debate:

Porquê a diferença de tratamento entre os donos de gatos de raça e os de cães de raça?

Nunca vi um "ataque tão feroz" aos donos dos cães de raça no forum respectivo e não há igualmente cães abandonados/rafeiros a precisarem de ser adoptados?

Porque toda a gente acha normal ter-se um cão de raça, mas gato tem de ser srd/rafeiro/abandonado?

Depois de dito isto, aqui vai a minha posição:
Sou totalmente apologista de se adoptar um gato...custa-me muito ter de pagar para ter um,quando há tantos a precisarem, mas...e este é um MAS...não posso nem devo criticar quem decide escolher um de raça. Se eu se pudesse ter muitos...um deles...lá para o 4º seria certamente um bosque da noruega (aiii bazan...o que eu "namoro" os seus ;) ).

Outra coisa...se não houvesse quem comprasse os gatos de raça...estes viriam certamente a ser "desses" candidatos a adopção.

Conclusão...o que não concordo de modo algum é com posições e opiniões extremistas. Há e haverá sempre quem faça mais/melhor ou pelo contrário menos/pior que nós próprios no que diz respeito aos animais(e já agora a tudo na vida)...pensem nisso!

Tenho dito ;) :)
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

segunda nov 10, 2003 1:30 pm

beta1969 Escreveu: Quanto à questão de se gostar de gatos de raça, eu acho que não da RAÇA que gosta não é Kat? Gosta é de gatos de pelo comprido. Se não já era preconceito mesmo...
Desculpe Beta mas não vejo porque é que é preconceito gostar da raça X.
É claro que para gostar da raça X, primeiro, há que gostar de gatos pois de contrário teria um cão, cavalo, coelho, etc. Para mim preconceito e ignorancia (tal como a Leonilde, sou muito directa e o que tenho a dizer, digo) é não se admitir ter uma predilecção especial por determinada raça. Pois se todas elas são diferentes não só no aspecto físico mas, e principalmente, no temperamento! Será então normal que determinada pessoa goste mais de uma raça do que outra. E quem diz que os gatos são todos iguais, desculpem-me mas digo e repito: Oh santa ignorância!!! :roll: :roll: :roll:. Primeiro estudem as raças e, se tiverem oportunidade, convivam e falem acerca delas e depois então, opinem mas, com conhecimento de causa. E Miadores, com esse excesso de zelo a tocar o extremismo, não me diga que chegou à conclusão de que vai prescindir de ter filhos já que os centros de adopção estão a abarrotar de crianças já mais velhinhas. E não me venha a dizer que estou a misturar tudo, que são coisas diferentes porque eu sei perfeitamente que são mas só estou a evitar que a acusem (à Miadores e outros) de falta de coerência nas suas opiniões.
Maria João
beta1969
Membro Veterano
Registado: quinta jan 09, 2003 8:57 am

segunda nov 10, 2003 1:45 pm

mjoaomarques,
Devo ter "comido", qualquer coisa no meu texto. Eu não estou a falar de raça, estou e assumo que utilizei a palavra errada, a falar de RAÇA, no contexto de vaidade nua e crua -do papel para mostrar...
Gostar só porque é de raça e não gostar porque se gosta de animais. e aqui entramos no maravilhoso mundo da moda: tenho este animal de RAÇA -porque é moda.

Assim, também entrava em contradição, quando digo que gosto de gatos de pelo comprido, não é? e não tinha persas, não é? ;)
Eu gosto de todos os gatos, mas tenho persas porque gosto mais; Gosto de todos os cães mas tenho uma cocker (que vive com os meus pais), porque gosto mais...

Só uma coisa para a Kat: Não me parece que aqui haja preconceito para quem tenha gatos persas... Nunca vi isso... diga-me onde viu isso... Acho até que há muito respeito entre todas as pessoas que aqui andam. Como por exemplo, quando nos juntamos todos para ajudar o Survivor, como também sentiu o apoio quando a Amélia foi esterelizada... Não há esse preconceito aqui e espero que nunca venha a haver, pois somos uma boa equipa quando estamos unidos por uma boa causa...
Jinhso
Beta
picola
Membro Veterano
Registado: quinta mar 06, 2003 5:39 pm
Localização: 3 Gatinhos Europeus Comum: Patinhas, Noddy e Cascão

segunda nov 10, 2003 1:56 pm

Olá a todos,

A minha opinião acerca deste assunto já foi esclarecida acima, gostaria apenas de acrescentar que em relação aos cães tenho a mesma opinião!

Uma coisa é certa, o amor, companhia e dedicação que um gato srd pode dar é o mesmo do que um com raça pode oferecer! Não é necessário ter conhecimento profundo de raças/temperamentos/caracteristicas para sabê-lo!
Acho que somos unanimes quanto ao objectivo de ter gatos, não acham? Portanto ter raças ou não depende única e exclusivamente da mentalidade de cada um!

Eu (e isto é apenas a minha modesta opinião) prefiro ajudar um animal que esteja em dificuldades (seja srd ou de raça[sim porque os de raça também são abandonados]) do que comprar um.

Eu penso assim, mas também aceito e respeito quem tem opiniões contrarias!

Claro que quem tem gatos de raça pode muito bem ajudar instituições e apadrinhar animais sem dono, o que queria dizer é que EU preferia gastar o meu dinheiro a ajudar essas mesmas instituições e animais do que adquirir um animal de raça! Pronto, é o que penso!

Picola
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

segunda nov 10, 2003 2:30 pm

picola Escreveu: ...
Uma coisa é certa, o amor, companhia e dedicação que um gato srd pode dar é o mesmo do que um com raça pode oferecer! Não é necessário ter conhecimento profundo de raças/temperamentos/caracteristicas para sabê-lo!
...
Mas aí é que está o ponto. Não discordo que seja que gato fôr tenha a capacidade de nos amar profundamente. Só que a maneira de ele nos demonstrar esse amor, varia de raça para raça. Portanto é mais fácil para uma pessoa, adquirir um gato sendo ele da raça xpto porque, à partida, já sabe como ele se vai comportar e assim é mais difícil sofrer desilusões com consequentes abandonos.
Maria João
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

segunda nov 10, 2003 3:29 pm

se vamos criticar quem compra animais de raça, deviamos primeiro recreminar quem faz deles criação. estão a aumentar a população felina. e há muito para criticar. mas não só entre os de raça. mas em geral. se não, dificilmente encontraríamos tanto animal abandonado e maltratado. sim, porque o problema não é só o abandono.éste será o problema mais visível, mas não sei se o mais grave.
eu já comprei, adoptei e tenho gatos nascidos em casa. hoje, dificilmente compraria um animal. mas com 10 mafarricos, só um doido pensaria nisso :evil:
possibly
Membro
Registado: quinta jun 12, 2003 10:08 am

segunda nov 10, 2003 3:41 pm

Aqui fica a minha opinião. Pura e simples...

Bem, eu não sou contra nem a favor de comprar gatos, de raça ou não.

Como tudo na vida, se não houvesse que quisesse gatos de raça, eles não existiam.

Quem quer gatos de raça, que os tenha. Quem quer adoptar gatos srd, que os adopte. Quem quer comprar gatos, que compre.

Desde que os ame. Desde que os respeite. Desde que realmente os queira.

Não concordo com a "exibição" de um gato de raça porque não é amá-lo. É amar a raça, o facto de dizer tenho um gato de raça.

É como comprar roupa de marca. É como comprar carros de determinada marca. Se fôr para exibir, não concordo. Mas se uma pessoa só se sente bem com calças Levi's, e se tem dinheiro, que as compre...

É tudo uma questão de liberdade de escolha.

Quanto à Kathleen, mesmo que ela pretenda um persa, seja porque razão for, sempre fez de tudo para ajudar a encontrar lar para gatos abandonados.

O importante é ajudar. Isso não significa que tenhamos que ter a casa cheia de gatos...
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

segunda nov 10, 2003 3:41 pm

picola Escreveu: Olá,

aquilo que eu sinto pelos animais nada tem a ver com a sua raça!
O amor que lhes dedico e que recebo de volta não é directamente proporcional ao seu aspecto/caracteristicas!

Já tive gatos cegos, mancos e sem rabo e nunca gostei menos deles por não serem tão agradáveis à vista! Sou franca, até sinto um carinho especial pelos gatos mais desprezados...
É que de facto parte-me o coração ver tantos animais abandonados, a precisarem de um lar, e depois, com o dinheiro que se gasta a comprar um gato de raça, bem que se podia ajudar/apadrinhar animais que estão de facto necessitados!
Claro que a culpa dos abandonos não é nossa, mas nós na qualidade de amantes de animais devemos ajudar na medida do possivel e não virar a cara para o lado !

Obrigações não temos, claro! Mas eu digo-vos que cada vez que ajudo um animal necessitado me sinto uma pessoa melhor...(eu sinto obrigação moral de ajudar)

Quanto a adoptar gatos doentes, a solução é muito simples adoptam-se gatos adultos, onde a análise das diversas doenças é possivel e assim já não se correm riscos!

Já agora em relação às pessoas deste forúm serem xenofobas relativamente aos animais de raça, eu peço desculpa mas não estou de acordo,o que penso é que existe mais gente a pensar como eu! As pessoas detentoras de animais de raça, nunca foram tratadas de forma diferente, pelo que não concordo com esta expressão! O que existe é tão somente uma divergência de opiniões, o que não significa que gostem menos ou mais dos animais, e este sim, é o aspecto que se deve dar mais relevancia!

Kathleen, pf não leves a mal o que escrevi! Isto é o que eu penso sobre o assunto! O que cada um faz eu respeito, mas também não podia omitir a minha opinião!

Desculpem o testamento! oops
... ;) :D . Ora aqui está uma opinião verdadeira e sentida... agora, SIM, dou os meus parabéns à picola porque tem, precisamente a mesma que eu...mas cuidado : sempre respeito a dos outros...e se essa é contra a minha, o meu único dever é de expressar a minha com a máxima de sinceridade e não com fingimentos, só para agradar... ? ! ;) E assim é que se chega a conclusões acertadas e se mantém um convívio saúdavel neste cantinho dos felinos... ;)

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Kathleen
Membro Veterano

segunda nov 10, 2003 3:54 pm

Olá

Por acaso a maria João tocou num ponto que me esqueci de referir.

Como já disse várias vezes, nem eu nem ninguém em minha casa gostava muito de gatos até aparecer a Amélia. A esolha de um persa foi mesmo por causa do temperamento (antes de pensarmos na sua beleza e no tamanho do pêlo), pois são doceis, meigos, mimados etc.
Claro que os SRD também o podem ser, mas a garantia já não é tanta. Eu tinha medo de gatos, para mim antes da Amélia seria impensável ter um gato minimamente bravo...

Quando falei em preconceito em relação a gatos de raça aqui no forum, falo nisso em relação a preconceito por se comprarem gatos em vez de se adoptarem. Nunca tinha sentido preconceito, mas só porque lá em casa se comprou mais um persa em vez de se adoptar e eu sempre ter sido a favor da adopção, cairam-me várias pessoas em cima :roll:

Beijokas
kathleen
MrsKiller
Membro Júnior
Registado: segunda jul 07, 2003 1:57 pm

segunda nov 10, 2003 4:32 pm

Olá a todos! :)

Eu acho que este tópico é muito interessante pois até pode ajudar pessoas a alterarem o seu ponto de vista quanto ao comprarem só animais de raça e em vez de adoptarem.

Mas sinceramente acho pouco relevante se um animal é comprado ou adoptado o que interessa é que ele tenha uma família que goste muito dele/a, que o trate bem e acima de tudo que o bichinho se sinta feliz e confortável.
Temos sempre que nos lembrar que seja comprado ou doado qualquer um tem direito a amor e carinho.
Eu já tive um gato que adoptei sendo ele já adulto e veio como uma doença que apanhou enquanto viveu na rua, a partir daí só quis gatos bebés (penso que há menos oportunidades de virem com doenças) e neste momento tenho um gato "rafeiro" e dois de raça que comprei e gosto muito DELES :D

Lembrem-se que não interessa donde ele vem ou a razão que levou uma pessoa a ter este ou aquele gato o que interessa é que pelo menos aquele (em principio) tem casa e está bem cuidado, com muito amor.

Beijinhos :)
Responder

Voltar para “Gatos”