Comprar gatos?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

rita_feria
Membro Veterano
Registado: segunda abr 28, 2003 11:20 am

terça nov 11, 2003 1:06 am

Florinda Escreveu:
rita_feria Escreveu: Olá!

Em relação às raças, não sou contra os animais de raça que não tem culpa nenhuma das suas origens mas contra a criação dessas raças. Não só acho que é contra natura como até é prejudicial cruzar animais com as mesmas características.
Na Natureza também há raças. Como pode ser contra-natura? :o
Sim, na natureza há raças , espécies e sub-espécies e por aí cujas definições hoje em dia são bastante discutidas. Mas uma coisa é a selecção feita pela Natureza, a selecção natural, outra é a selecção feita pelo Homem. Na selecção natural os mais fortes sobrevivem aos mais fracos. A Natureza encarrega-se de eliminar os mais fracos que devido às suas características não têm tanta capacidade de sobreviver no seu meio natural. Em contrapartida a Natureza escolhe aqueles que cujas características fazem com que se "safem" melhor. E assim uma espécie vai-se desenvolvendo e se apurando. A selecção feita pelo Homem não obedece a estas regras. Basta dizer que é feita pelo Homem e não pela Natureza. Não concordo com o apuramento de uma raça no sentido de aumentar a sua beleza. Não concordo com o apuramento de uma raça com o sentido de desenvolver a sua agressividade ou a sua simpatia. Não concordo com o apuramento de uma raça seja em que termos for. Quando disse que era contra-natura, pode realmente não o ser, mas pode também o ser, porque podem-se desenvolver características que diminuam as suas defesas . Enquanto na Natureza uma espécie é constituída por milhares de indivíduos, a selecção feita pelo Homem é na maior parte das vezes constituída por um numero reduzido de indivíduos. O que faz com que (é o caso da hemofilia nas famílias reais) algumas doenças se perpetuem, diminuído assim as suas defesas. Isto porque é o ser humano quem escolhe os animais e muitas vezes essas escolha obedece a características como o aumento da sua beleza.

Pode ser que se desenvolvam raças com boas intenções. Animais de guarda etc. Mas aí entra outra discussão. Para mim os animais (principalmente estes de companhia) e esta talvez seja uma das razões pela qual prefiro os gatos a cães (apesar de gostar todos os animais), não têm que servir para nada. Eu gosto deles como eles são. Não por serem mais ao menos úteis. Da mesma maneira como também não gosto da pessoas consoante a sua utilidade. E nisto os gatos são os reis. Ou gostamos deles como eles são ou não gostamos. Um gato não é moldável. Ele é aquilo que é. Primeiro está ele e depois estão os outros. Não há submissão seja a quem for. Porque eles realmente não "servem" para nada, como dizia já não me lembro quem "Prefiro gatos a cães porque não há gatos policias".

Bjs,
Rita
Albatroz2
Membro Júnior
Registado: sexta out 17, 2003 3:30 pm

terça nov 11, 2003 11:10 am

Olá!

Não venho falar de raças mas de uma questão acessória em que reparei.
Pelo menos uma coisa acertada a rita_feria disse:
não só há muita discriminação em relação aos animais rafeiros como a animais adultos como ainda a animais doentes
Suspeito que foi por esta última razão (que constitui actualmente o maior preconceito presente neste forum) que alguns membros muito válidos deixaram de cá vir, empobrecendo assim a discussão. Deixar um novo animal, que se recolheu na rua, afastado dos restantes durante 6 meses?! É de bradar aos céus!!!

Cordiais saudações.
Zeca
Tristessa
Membro
Registado: sexta jan 17, 2003 2:11 pm
Localização: 5 Cães+2 canários+1 Rola+1 hamster+2 gatos+1 coelho anão

terça nov 11, 2003 11:27 am

Olá a todos...

gostaria de dizer apenas uma coisa acerca deste tópico: só quem tem dinheiro e o pode gastar é q compra um animal.

Falando na minha experiência própria, desde sempre tive animais (gatos e cães).. e nunca comprei nenhum. Pq terá sido?
Será por eu viver numa aldeia e na altura ñ haver mt o hábito de se pagar pra ter um animal?
Será pq os animais eram ( e são) mt caros.. e esse dinheiro q se paga por eles, podemos contribuir para o seu bem estar a nível de lhes proporcionar + conforto e de os alimentarmos bem (e com boas comidas) e de os mantermos sp vigiados pelo veterinário?
Será pq o meu amor pelos animais é maior q o meu amor pelas raças?

Sinceramente.. haverá mtas razões pra eu nunca ter comprado um animal... e claro q eu ñ me importava nada de ter determinadas raças mas nunca me deu pra isso.
Ñ discordo de quem o faça, até acho bem q se comprem os animais aos criadores pois eles ajudam a manter as raças "vivas".. mas actualmente questiono-me se isso valerá a pena, qd vemos tantos cães de raça pura a serem dados pra adopção??!!
Tristessa
Membro
Registado: sexta jan 17, 2003 2:11 pm
Localização: 5 Cães+2 canários+1 Rola+1 hamster+2 gatos+1 coelho anão

terça nov 11, 2003 11:28 am

Olá a todos...

gostaria de dizer apenas uma coisa acerca deste tópico: só quem tem dinheiro e o pode gastar é q compra um animal.

Falando na minha experiência própria, desde sempre tive animais (gatos e cães).. e nunca comprei nenhum. Pq terá sido?
Será por eu viver numa aldeia e na altura ñ haver mt o hábito de se pagar pra ter um animal?
Será pq os animais eram ( e são) mt caros.. e esse dinheiro q se paga por eles, podemos contribuir para o seu bem estar a nível de lhes proporcionar + conforto e de os alimentarmos bem (e com boas comidas) e de os mantermos sp vigiados pelo veterinário?
Será pq o meu amor pelos animais é maior q o meu amor pelas raças?

Sinceramente.. haverá mtas razões pra eu nunca ter comprado um animal... e claro q eu ñ me importava nada de ter determinadas raças mas nunca me deu pra isso.
Ñ discordo de quem o faça, até acho bem q se comprem os animais aos criadores pois eles ajudam a manter as raças "vivas".. mas actualmente questiono-me se isso valerá a pena, qd vemos tantos cães de raça pura a serem dados pra adopção??!!
carlaaoliveira
Membro Veterano
Registado: terça ago 26, 2003 10:33 am

terça nov 11, 2003 11:43 am

Eu sou a favor também da adopção de animais abandonados e acredito que todos aqui somos sensiveis ao facto desta realidade existir, pois todos os dias assistimos a cenas chocantes com animais abandonados.
Eu tenho uma siamesa comprada à 10 anos numa loja que adoro e agora tenho uma gatinha, a Becky que trouxe das minhas últimas férias do Algarve, pois estava abandonada e simpatizei muito com ela. A Abby, a mais nova também é uma Europeu comum e trouxe-a de uma loja pois queria dar uma companhia à Becky que estava sózinha.Claro que tive todas as precauções antes de a inserir junto da Becky que estava saudável e já vacinada e desparazitada.
Agora é assim, quanto à situação de se comprar animais de raça, eu não condeno, pois são opções que devemos respeitar, coisa que não me parece estar a existir, cada um tem o direito de escolher não esquecendo que todos são essencialmente, GATOS. ;) ;) com raça ou sem ela, são deles que nós gostamos.
fabriro
Membro Veterano
Registado: quarta jun 12, 2002 2:52 pm
Localização: Quatro gatos europeus comuns lindos:Pantufas, Patusca, Ninja e Principe Azul

terça nov 11, 2003 11:48 am

[quote=Kathleen]
Sou A FAVOR da adopção sim, de adultos, de bébes, do que puder ser. Mas, com consciência, não se vai adoptar um gato, juntar-se aos que estão em casa e morrerem todos não é?
kathleen
[/quote]
Quanto a se comprar gatos de raça ou não, eu nunca o faria mas respeito quem o queira fazer, salvar gatos de raça já aconteceu algumas vezes e independentemente de terem registo ou não garanto-vos que a gatinha que eu tirei da rua e que agora se chama Becas é uma tartaruga PERSA PURA, não é o papel que faz deles puros.
Mas o que quero “combater” é esta afirmação da Kathleen. Há uma coisa chamada quarentena que sempre, sempre deve ser feita quando se mete um gato novo em casa. Para defesa principalmente do que já lá está, mas também do que chega. Não gostaria que esta “conversa” deixasse aqui a ideia de que um gato de rua é um perigo. Se quem recolhe e cuida animais abandonados se debate diariamente com tantas dificuldades para arranjar bons donos imaginem se pessoas que diariamente dizem adorar bichinhos, tadinhos, de repente desatam a dizer que todos eles são portadores de doenças gravíssimas que matam tudo à sua volta. Então é que as dificuldades vão aumentar.
Há gatinhos de rua portadores de vírus, de doenças, como há gatos comprados que o são igualmente. E a autora deste tópico teve um exemplo em casa ao ter uma gata de raça pura comprada, com um teste de Pif positivo. Aparentemente foi um falso positivo, mas garanto-vos que tenho conhecimento tanto de falsos positivos como tenho conhecimento de falsos negativos. A sua gata pode ser portadora do vírus e sendo assim estará a por em risco a gatinha que agora levou para casa. Claro que acredito que não, que o negativo é o correcto, mas a minha mensagem é no sentido de a alertar de que dois mais dois nem sempre são quatro e que perigos existem tanto em gatos comprados como em gatos “vadios” . A grande diferença é que rafeiros são rafeiros e por isso valem menos, para quem valem porque para mim valem todo o dinheiro do mundo.
Li uma vez num tópico deste fórum algo que me fez sorrir na altura. Dizia, já não me lembro quem, que seria mais que lógico alguém que compra um gato ter cuidados veterinários diferentes de quem adopta um gato de rua porque o primeiro tinha custado dinheiro. Vistas as coisas por este prisma o “meu” Reiki vale mais que qualquer gato de raça que anda neste fórum. A única diferença é que o dinheiro do persa foi entregue a um criador, o do Reiki foi entregue ao veterinário que o salvou de morte certa e lhe amputou a patinha.
Resumindo e concluindo gatos são gatos e para mim se precisarem de ajuda tanto pode ser rafeiro como de raça, dar dinheiro por um nunca daria mas isso é opção minha, corrijo se me saísse um totoloto tão grande, tão grande que me permitisse tratar de todos os que andam na rua , a seguir, se ainda sobrasse algum, iria comprar um Main Coon cinza tigrado :D
Fiquem bem
Fátima
Albatroz2
Membro Júnior
Registado: sexta out 17, 2003 3:30 pm

terça nov 11, 2003 12:06 pm

Olá!

A fabriro acaba de tocar noutro ponto interessante:
independentemente de terem registo ou não garanto-vos que a gatinha que eu tirei da rua e que agora se chama Becas é uma tartaruga PERSA PURA, não é o papel que faz deles puros
Já a beta1969 tinha escrito:
a mai-mai já disse uma vez – que os meus gatos não são persas, são simples gatos domésticos.
Qual a legitimidade desta afirmação, considerando que, ao fim de algumas gerações, até se pode obter o famigerado papel para os filhotes?

Cordiais saudações
Zeca
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

terça nov 11, 2003 12:07 pm

fabriro Escreveu: Mas o que quero “combater” é esta afirmação da Kathleen. Há uma coisa chamada quarentena que sempre, sempre deve ser feita quando se mete um gato novo em casa. Para defesa principalmente do que já lá está, mas também do que chega. Não gostaria que esta “conversa” deixasse aqui a ideia de que um gato de rua é um perigo. Se quem recolhe e cuida animais abandonados se debate diariamente com tantas dificuldades para arranjar bons donos imaginem se pessoas que diariamente dizem adorar bichinhos, tadinhos, de repente desatam a dizer que todos eles são portadores de doenças gravíssimas que matam tudo à sua volta. Então é que as dificuldades vão aumentar.
Há gatinhos de rua portadores de vírus, de doenças, como há gatos comprados que o são igualmente. E a autora deste tópico teve um exemplo em casa ao ter uma gata de raça pura comprada, com um teste de Pif positivo. Aparentemente foi um falso positivo, mas garanto-vos que tenho conhecimento tanto de falsos positivos como tenho conhecimento de falsos negativos. A sua gata pode ser portadora do vírus e sendo assim estará a por em risco a gatinha que agora levou para casa. Claro que acredito que não, que o negativo é o correcto, mas a minha mensagem é no sentido de a alertar de que dois mais dois nem sempre são quatro e que perigos existem tanto em gatos comprados como em gatos “vadios” . A grande diferença é que rafeiros são rafeiros e por isso valem menos, para quem valem porque para mim valem todo o dinheiro do mundo.
Peço desde já desculpa se a minha afirmação deu a ideia de que penso que todos os gatos de rua são um perigo. Não são.
Quer com gato de rua, quer com gato adoptado de um gatil, quer com gato comprado em loja ou criador, os cuidados devem ser os mesmos. Há por ai muita gente a vender gato por lebre. Há muitos criadores com gatos doentes. Por isso eu digo sempre que se devem pedir os testes ás doenças dos pais e verificar se o animal é saúdável ou não quando se compra. E quando se adopta ter o cuidado de fazer exames num vet. e ver se o animal é saudável antes de o juntar aos outros.
É que há casos de pessoas que adoptam ou compram um gato e não têm estes cuidados e matam os que já têm em casa.
A adopção ou a compra de um gato deve ser feita de forma consciente.
fabriro Escreveu: Li uma vez num tópico deste fórum algo que me fez sorrir na altura. Dizia, já não me lembro quem, que seria mais que lógico alguém que compra um gato ter cuidados veterinários diferentes de quem adopta um gato de rua porque o primeiro tinha custado dinheiro. Vistas as coisas por este prisma o “meu” Reiki vale mais que qualquer gato de raça que anda neste fórum. A única diferença é que o dinheiro do persa foi entregue a um criador, o do Reiki foi entregue ao veterinário que o salvou de morte certa e lhe amputou a patinha.
Não me lembro de ter lido isto, mas pode ser anterior a mim. mas nunca concordaria com uma afirmação destas. Qualquer animal seja ele de raça ou não deve ter todos os cuidados veterinários, carinho, e amor dos seus donos. As raças aqui não significam nada. O amor é dado ao gato não á raça que ele tem.

Beijokas
kathleen
BETAFERI
Membro Veterano
Registado: segunda set 08, 2003 1:17 pm

terça nov 11, 2003 12:27 pm

Olá

Nunca me passou pela cabeça, quando li que a Kathleen tinha arranjado uma amiga para a Amélia, que isso podesse trazer tanta polémica a este forum, fui por isso apanhada de surpresa. Se a amiga da Amélia é de raça ou SRD, para mim e simplesmente irrelevante, diria mesmo de interesse zero. Já o disse no outro Tópico, cada um faz a escolha que melhor lhe aprouver, era o que mais faltava que as pessoas não pudessem decidir da sua vida, como bem lhes convêm. Neste ponto acho que já dei a minha opinião e só me estaria a repetir. É assunto encerrado, pelo menos para mim.

Em relação à compra de um animal sou suspeita, nunca comprei um animal nem de raça nem rafeiro. Os PAs que tive foram-me oferecidos. Mas porquê é que as pessoas que gostam de determinada raça e se tem hipóteses disso, não os hão-de comprar? Qual o preconceito? Há animais lindíssimos, cujo valor no mercado é alto como é lógico, se assim não fosse todos estes animais teriam tendência a acabar. O que temos de por fim é a proliferação de animais abandonados, controlando a sua natividade.

Não se pode estar a discutir se um SRD é mais ou menos meigo ou obediente, que um de raça, depende do animal, dependa da raça, do treino e ensinamento que esse animal tem. Em pequenino tudo é permitido, facilita-se tudo e depois do animal crescer é que são impostas regras, por vezes já não se vai a tempo e depois são animais difíceis e acabam por ser abandonados. Não quero dizer com isto que não acha animais difíceis, mas muitas vezes depende da educação.
Ou gostamos deles como eles são ou não gostamos. Um gato não é moldável. Ele é aquilo que é. Primeiro está ele e depois estão os outros. Não há submissão seja a quem for. Porque eles realmente não "servem" para nada, como dizia já não me lembro quem "Prefiro gatos a cães porque não há gatos policias".
Em relação ao gato, estou 100% de acordo, o gato é a independência em pessoas, dependem de nós para comer, porque os temos em cativeiro, porque eles são caçadores natos. Em Três dias já ensinei mais coisas à minha cadela e ela aprendeu, do que aos gatos em 3 anos.
E há até quem adopte crianças para não correr o risco de ficar com o corpo deformado por uma gravidez... Mas claro que não o admitem. Há de tudo neste mundo.
Cá estamos nós a discutir mais uma vez, uma decisão muito pessoal, a mim não me cabe na cabeça uma escolha destas, é mesmo inadmissível, quem possa ser mãe não o fazer pelo prazer de ter um corpo perfeito, para além da sublime alegria de ser mãe, que é sem dúvida um dos maiores, senão o único milagre da natureza, quando a beleza física se apagar, não há mais nada para a pagar a solidão da velhice. Claro que quando esse milagre não pode acontecer, por vários motivos físicos, aí sim a adopção é importantíssima, desde que assim se entendam.

Mas quem está a adoptar um animal, seja ele de compra ou não, de raça ou RND (raça não definida), está a assumir uma responsabilidade para com o animal e para com a própria sociedade.

Franky
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

terça nov 11, 2003 7:17 pm

Albatroz2 Escreveu: Não venho falar de raças mas de uma questão acessória em que reparei.
não só há muita discriminação em relação aos animais rafeiros como a animais adultos como ainda a animais doentes
Suspeito que foi por esta última razão (que constitui actualmente o maior preconceito presente neste forum) que alguns membros muito válidos deixaram de cá vir, empobrecendo assim a discussão.
Bem, nesse caso nem isso disse correcto.

Mas que grande parvoíce....Junte animais doentes com animais saudáveis, força, vamos ser democratas e deixar tudo doente...

O que a Ritinha disse foi em bom português que os criadores com as suas ninhadas e quem compra animais impede que se adoptem animais rafeiros.

Isso é completamente falso...
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
CasadeAnaval
Membro Veterano

terça nov 11, 2003 7:19 pm

Tristessa Escreveu: Ñ discordo de quem o faça, até acho bem q se comprem os animais aos criadores pois eles ajudam a manter as raças "vivas".. mas actualmente questiono-me se isso valerá a pena, qd vemos tantos cães de raça pura a serem dados pra adopção??!!
Vamos simplificar isto,vamos é deixar todos os animais viver em liberdade.É um egoísmo atroz de todos nós ter animais em casa.

Nada mais simples que isto.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
rita_feria
Membro Veterano

terça nov 11, 2003 7:45 pm

CasadeAnaval Escreveu:
Albatroz2 Escreveu: Não venho falar de raças mas de uma questão acessória em que reparei.
Suspeito que foi por esta última razão (que constitui actualmente o maior preconceito presente neste forum) que alguns membros muito válidos deixaram de cá vir, empobrecendo assim a discussão.
Bem, nesse caso nem isso disse correcto.

Mas que grande parvoíce....Junte animais doentes com animais saudáveis, força, vamos ser democratas e deixar tudo doente...

O que a Ritinha disse foi em bom português que os criadores com as suas ninhadas e quem compra animais impede que se adoptem animais rafeiros.

Isso é completamente falso...
:o :o Que tristeza :( .... até poderia comentar...mas como o senhor não sabe ler português e eu também não conheço a sua linguagem prefiro nem dizer nada... seria concerteza não só tempo como frases perdidas...
CasadeAnaval
Membro Veterano

terça nov 11, 2003 7:50 pm

Pois, lamento que pelos vistos não saiba o que escreve nem as implicações disso.

:roll:

De facto é triste ver mais uma convertida à PETA... ( people for Rthical treatment of animals).

Se tem opiniões sobre assuntos sobre os quais não está informada, como criação, gênese das raças, selecção natural é incrivel de facto como se mete a discutir.

Mas enfim, isto na net "samos" todos peritos, bata ter um gato e ler uns textos na web :D
rita_feria
Membro Veterano

terça nov 11, 2003 7:55 pm

CasadeAnaval Escreveu: Pois, lamento que pelos vistos não saiba o que escreve nem as implicações disso.

:roll:

De facto é triste ver mais uma convertida à PETA... ( people for Rthical treatment of animals).

Se tem opiniões sobre assuntos sobre os quais não está informada, como criação, gênese das raças, selecção natural é incrivel de facto como se mete a discutir.

Mas enfim, isto na net "samos" todos peritos, bata ter um gato e ler uns textos na web :D
Tal e qual.
CasadeAnaval
Membro Veterano

terça nov 11, 2003 8:11 pm

Vá lá, ao menos admite...
rita_feria Escreveu:
Tal e qual.
Responder

Voltar para “Gatos”