Ferias: dicas/ajuda para a gata não sofrer

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
heartzinha
Membro
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

sábado ago 07, 2010 2:51 pm

Desde há 6 anos que tenho uma gata que vai connosco 15 dias de ferias para o alentejo. Nos primeiros anos correu tudo bem mas nos ultimos anos tem sido um inferno.

O ar condicionado vai sempre ligado por isso ela de calor nao padece...

Baba-se (entenda-se espuma) durante toda a viagem. Se a mantenho dentro da caixa parece que sofre mais ainda, no ano passado dei-lhe comprimido para enjoo mas nao deixou de se babar nem de miar a viagem toda. Os seus olhos notam-se que estão cheios de lagrima tal não é o seu sofirmento. Chegou inclusivamente a fazer chichi e algo mais sólido no carro. Sei que ela deve sofrer muito porque a minha gata é incapaz de fazer necessidades fora da sua WC...

Fui informada numa farmacia que há uns comprimidos sedativos que põe o nosso parceiro de 4 patas a dormir mas temo fazer mal à minha gata.

Se me puderem ajudar com dicas eu ficaria grata uma vez que já fui 15 dias para fora este ano de e ao fim de 4 dias já só queria vir para casa cheia de saudades da minha pequena... :(
Última edição por heartzinha em sábado ago 07, 2010 3:27 pm, editado 1 vez no total.
IHaveADream
Membro Veterano
Registado: segunda jul 12, 2010 2:39 pm

sábado ago 07, 2010 2:59 pm

Heartzinha, tudo o que descreve são sinais de stress. É muito vulgar nos gatos não gostarem muito de sair de casa e andar de carro.

Em relação a esses comprimidos de que fala, aconselhe-se com o seu veterinário.

E boas férias! :wink:
Lukilu
Membro Veterano
Registado: sexta mai 14, 2010 10:12 pm

sábado ago 07, 2010 3:02 pm

Heartzinha,

Não tem possibilidade de deixar a gatinha em casa e pedir a um amigo de confiança ou familiar que vá diariamente tratar dela? Os gatos não gostam muito de mudanças e submetê-la a uma viagem em que ela reage como descreveu, deve ser uma tortura para ela e para quem vai de férias com ela.

Se a puder deixar no cantinho dela, acho que a gatinha fica mais feliz .
"Procuro dono de raça, porque dono vira-lata eu já tive!"  - Campanha de adopção no Brasil
heartzinha
Membro
Contacto:

sábado ago 07, 2010 3:09 pm

Sim, tenho a possibilidade de a deixar cá em casa e uma vizinha minha vem cá todos os dias. Também sei que esse é o melhor local onde devemos deixar o gato, na sua casa.

Só que a gata fica sozinha todos os dias. Não posso exigir à Senhora que brinque com ela, já muito faz ela em vir cá todos os dias...

Por experiencias anteriores em que tive fora do país e os 15 dias que fui já este ano, a gata fica muito triste passados uns dias e tambem eu fico num sufoco estranho passado um tempo... :(

Ela adora a casa do alentejo. Tem janelas amplas com vistas para quintais(arranja namoricos de janela e tudo), coisa que aqui ela nao ve. Sinto que até lhe faz bem os ares do alentejo, só a viagem é este sufoco...
Nita77
Membro Veterano
Registado: quinta mai 28, 2009 10:48 am

sábado ago 07, 2010 4:01 pm

O melhor conselho será mesmo do vet.

O Osky também stressa imenso nas viagens que fazemos para o Alentejo, embora depois, adore estar lá.

Também nos aconselharam calmantes mas só o vet poderá analisar a situação e dar um conselho válido.

Boas férias!
<p>"Vir&aacute; o dia em que a matan&ccedil;a de um animal ser&aacute; considerada crime tanto quanto o assassinato de um homem."&nbsp;Leonardo da Vinci</p>
June76
Membro Veterano
Registado: quinta jul 02, 2009 2:22 am

sábado ago 07, 2010 4:13 pm

Heartzinha,

Era bom se os nossos amiguinhos falassem. Assim poderia perguntar à sua gata se ela preferia fazer uma viagem de várias horas até ao Alentejo ou ficar duas semanas sozinha em casa.

Eu costumo ir passar o fim-de-semana numa casa de campo e levo sempre o meu Gucci comigo. Apesar de ser uma viagem de apenas 20 minutos ele enjoa muitas vezes (mais na ida do que no regresso). Antes deixava-o aqui sozinho, mas depois achei que era melhor para ele ir, pois lá ele brinca com o Bichaninho e com a cadela e tem mais liberdade que num apartamento.

Acho que deve fazer o que lhe sugeriram, ou seja, aconselhar-se com o vet dela sobre isso.
heartzinha
Membro
Contacto:

sábado ago 07, 2010 4:32 pm

Nita77 Escreveu:O melhor conselho será mesmo do vet.
O vet já me aconselhou no ano passado os comprimidos anti-enjoo dizendo que nao seria necessario os sedativos, mas o comprimido nao fez nada, muito pelo contrario. Foi o ano em que mais sofreu...
June76 Escreveu:Era bom se os nossos amiguinhos falassem. Assim poderia perguntar à sua gata se ela preferia fazer uma viagem de várias horas até ao Alentejo ou ficar duas semanas sozinha em casa.
Eu sinto que ela privada 15 dias de mim (estou muitas horas em casa por isso somos uma companhia constante uma da outra) deverá sofrer tambem. Eu tb passo um bocado mal com isso... Por isso parece-me que para ela seria melhor ir....

Penso que vou ligar ao vet a pedir conselho entao...
Lukilu
Membro Veterano
Registado: sexta mai 14, 2010 10:12 pm

sábado ago 07, 2010 8:02 pm

No caso dos gatos não posso falar porque o meu só anda de carro para ir ao vet e mesmo assim vai muito sossegado, até adormece.
A minha vet já me tinha falado desses calmantes, porque a minha cadela entra em pânico só de me ver a preparar o carro. No carro babava-se toda e vomitava, mesmo que não tivesse comido nada há horas.
Comecei a dar umas voltas de carro com ela, com mais frequência, passeios pequenos (passeios mesmo, não idas ao vet que ela detesta), e agora ja não vomita. Continua com medo do carro, mas assim que entra deita-se vai sossegadita.

Aconselhe-se com o vet e depois diga qual o resultado.
Boa sorte!
"Procuro dono de ra&ccedil;a, porque dono vira-lata eu j&aacute; tive!"&nbsp; - Campanha de adop&ccedil;&atilde;o no Brasil
BetaPat
Membro Veterano
Registado: terça abr 22, 2008 8:51 am

domingo ago 08, 2010 9:21 am

O meu gato Felini vai sempre comigo para o Algarve. São quase 4 horas de viagem e era um pavor para ele todo o caminho: miava desesperado, atirava-se contra as grades, fazia diarreia e ficava todo sujo, e consequentemente o outro tb se sujava todo, embora a jaula onde iam (o outro já faleceu, e agora vai só ele) seja bem grande.

Agora dou-lhe um calmante por indicação do Vet e, embora mie um pouquinho, já faz a viagem sem problemas e dorme quase todo o caminho. Só me faz pena pq leva muitas horas a ficar sem aquele ar de aparvalhado...

Não há dúvida que é preferível ir comigo do que sofrer as saudades a ficar em casa sózinho (embora tenha quem o trate não tem a dona com ele todo o dia) e ao fim duns dias come muito pouco.
Responder

Voltar para “Gatos”